De acordo com pesquisa eleitoral da Quality Pesquisas, o ex-prefeito Toninho Colucci (PL), lidera pesquisa de intenção de votos na corrida eleitoral para a prefeitura de Ilhabela.

A pesquisa indica que, se as eleições fossem hoje, Toninho Colucci seria eleito prefeito de Ilhabela com 54,4% das intenções de voto. Com 11%, a segunda colocada seria a atual prefeita Gracinha Ferreira (PSD), principal concorrente direta ao cargo, que deve tentar a reeleição.

O levantamento foi realizado pela Quality Pesquisas e registrado no Tribunal Superior Eleitoral.

“Ficamos felizes ao receber essa notícia. Nós trabalhamos muito de 2009 a 2016 e fizemos um grande governo. Tivemos todas as contas aprovadas pelo Tribunal do Contas do Estado de São Paulo. Esse resultado é o reconhecimento da população com a nossa gestão”, disse Colucci ao Sistema Costa Norte de Comunicação.

Ainda segundo a pesquisa, aparece o vereador Luizinho da Ilha (PSDB), que deve concorrer ao cargo pela primeira vez. Segundo o levantamento realizado pela Quality, Luizinho aparece com 6,5% das intenções de voto, seguido por Irê Juliane (PTB), que aparece com 6%.

Trata-se de um empate técnico entre os candidatos do PSDB e PTB, uma vez que a pesquisa tem margem de erro de 4,5 pontos percentuais. Luizinho, no entanto, está numericamente à frente de Irê Juliane.

Nesse cenário, com nove postulantes à prefeitura de Ilhabela, cinco possíveis candidatos aparecem tecnicamente empatados. Pela classificação numérica, o médico Alberto Orro (PV) seria o quinto colocado com 2% das intenções de voto, seguido pelo advogado Ulisses Moreira (DC) com 1,5%. Em sétimo lugar aparecem empatados os candidatos Valdir Veríssimo (Podemos), Kiko Choruck (PSL) e Ditinho Ilhabela (Pros), todos com 1%.

Nessa simulação, os eleitores que não souberam em quem votar e indecisos totalizaram 9,5% e os que disseram que não escolheriam nenhum desses nomes somaram 6%.

Rejeição

Outro dado coletado pela pesquisa realizada em Ilhabela na última semana foi com relação a REJEIÇÃO dos candidatos perante os entrevistados.

Os índices de rejeição demonstram a insatisfação da maioria esmagadora dos entrevistados com o atual governo da prefeita Gracinha Ferreira.

Segundo os dados, Gracinha tinha na data em que os questionários foram aplicados, 39% de rejeição, um patamar muito elevado quando a atual prefeita é comparada com os demais postulantes ao cargo. Neste cenário aparecem o ex-prefeito Toninho Colucci (13,5%), Kiko Choruck (13,5%), Luizinho da Ilha (13%), Ditinho (13%), Irê Juliane (10%), Valdir Veríssimo (9,5%), Ulisses Moreira (9,5%) e Alberto Orro (7%).

Para chegar aos números percentuais validados pelo estatístico Guilherme Neves, a Quality utilizou amostragem com aplicação de questionário e abordagem pessoal em domicílios, de acordo com a definição do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Ainda foram levados em conta o conjunto do eleitorado do município com 16 anos ou mais, criando o universo da pesquisa.

Ainda de acordo com a empresa responsável pela coleta e compilação dos dados, para se chegar ao nível de 95% de confiança nos números, após os trabalhos de campo, os questionários foram submetidos a fiscalização, que consistiu no retorno a campo de 20% dos questionários aplicados individualmente pelos entrevistadores para verificação das respostas. Internamente, todo o material foi verificado, respeitando os percentuais de sexo — sendo 49% homens e 51% mulheres —, variável de idade, grau de instrução e nível econômico.

O levantamento realizado pela Quality Pesquisas foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número SP- 05113/2020 e ouviu 467 pessoas que moram em Ilhabela, entre os dias 28 e 30 de agosto.

O nível de confiança é de 95% e a margem de erro, de 4,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Para mais informações Quality Pesquisas disponibilizou o contato por meio do telefone (011) 94514-3161.