SP EM ATENÇÃO

Defesa Civil de SP reforça alerta para ventos fortes no litoral paulista

Órgão emite aviso sobre ventania e queda de temperatura em várias regiões do estado. Ventos do ciclone extratropical também podem proporcionar condições para evento raro na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro

Esther Zancan
Publicado em 09/08/2022, às 14h17 - Atualizado às 16h45

FacebookTwitterWhatsApp
Ondas de até cinco metros já foram registradas na Laje da Besta, na Baía de Guanabara Defesa Civil de SP reforça alerta para ventos fortes no litoral paulista Surfista pegando grande onda formada na Baía de Guanabara - Reprodução/Renan Vignoli/Climatempo
Ondas de até cinco metros já foram registradas na Laje da Besta, na Baía de Guanabara Defesa Civil de SP reforça alerta para ventos fortes no litoral paulista Surfista pegando grande onda formada na Baía de Guanabara - Reprodução/Renan Vignoli/Climatempo

Após advertências de institutos de meteorologia e do Serviço Meteorológico Marinho a respeito de fortes ventos que devem atingir o litoral paulista nesta semana, devido à formação de um ciclone extratropical entre os litorais de Santa Catarina e São Paulo, a Defesa Civil do estado também reforçou o alerta nesta terça-feira (9).

➥ 𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀: Portal Costa Norte | Linktree

Segundo o órgão, a ventania deve atingir o litoral sul e a Baixada Santista com força entre 50 e 102 km/h. A MetSul Meteorologia chegou a falar em potencial para ventos de 120 até 140 km/h na costa paulista.

Ainda de acordo com a Defesa Civil de São Paulo, o alerta é válido das 21 horas desta terça até às 9 horas da quinta-feira (11). 

Há também condições para ressaca marítima durante o período, com ondas chegando até três metros. Diante deste cenário, a Defesa Civil recomenda que se evite a prática de esportes aquáticos ou influenciados pelo vento, como surf, windsurf e kitesurf.

Em outro comunicado, a Defesa Civil estadual adverte para as baixas temperaturas em algumas regiões do estado de São Paulo entre os dias 10 e 11. No litoral paulista, a mínima deve ser de 15 graus, com ventos de até 115 km/h. No Vale do Ribeira, os termômetros devem marcar mínima de 13 graus e os ventos vão soprar a até 100 km/h. 

A capital paulista também não vai ficar livre da ventania, não! A Defesa Civil alerta para rajadas de até 90 km/h em toda a Região Metropolitana da Grande São Paulo e para mínima de 11 graus.

𝗙𝗶𝗾𝘂𝗲 𝗯𝗲𝗺 𝗶𝗻𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝗱𝗼, 𝗳𝗮𝗰̧𝗮 𝗽𝗮𝗿𝘁𝗲 𝗱𝗼 𝗻𝗼𝘀𝘀𝗼 𝗴𝗿𝘂𝗽𝗼 𝗻𝗼 𝗪𝗵𝗮𝘁𝘀𝗔𝗽𝗽 ➥ https://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

Laje da Besta

A previsão do tempo indica que os fortes ventos ocasionados pelo ciclone extratropical também vão atingir o litoral fluminense. Isso pode proporcionar condições para um evento raro na cidade do Rio de Janeiro: a formação de grandes ondas na Baía de Guanabara, em um local chamado Laje da Besta.

A Laje da Besta fica localizada entre o Forte de Santa Cruz, em Niterói, e o Pão de Açúcar, no Rio. 

Ondas de até cinco metros já foram registradas na Laje da Besta, na Baía de Guanabara Defesa Civil de SP reforça alerta para ventos fortes no litoral paulista Surfista pegando grande onda formada na Baía de Guanabara (Reprodução/Renan Vignoli/Climatempo)

De acordo com o Instituto Climatempo, na sexta-feira (12),  a ondulação de sul-sudeste esperada para a região da costa do Rio de Janeiro, além das marés altas associadas à lua cheia, vão favorecer a entrada das ondas na Baía de Guanabara. Ao encontrarem a laje, essas ondas são amplificadas pela perda de profundidade. Em condições similares, no passado, ondas de até cinco metros já foram registradas na Laje da Besta. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!