SEGURANÇA ACIMA DE TUDO

Confira 10 dicas para curtir o mar em segurança e evitar afogamentos

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), os afogamentos são a terceira maior causa de morte acidental no mundo e representam quase 8% do total de mortes globais

Da redação
Publicado em 26/07/2022, às 09h52 - Atualizado às 17h05

FacebookTwitterWhatsApp
Estudo da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) aponta que, a cada uma hora e meia, um brasileiro morre afogado Confira 10 dicas para curtir o mar em segurança e evitar afogamentos Guarda-vidas mulher sinaliza para banhistas na praia de San - Raimundo Rosa/Prefeitura de Santos
Estudo da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) aponta que, a cada uma hora e meia, um brasileiro morre afogado Confira 10 dicas para curtir o mar em segurança e evitar afogamentos Guarda-vidas mulher sinaliza para banhistas na praia de San - Raimundo Rosa/Prefeitura de Santos

Nesta segunda-feira (25), foi celebrado o Dia Mundial da Prevenção ao Afogamento e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Leste da cidade de Santos alertou para os perigos deste tipo de acidente nas praias e o que fazer para evitá-los. 

A diretora técnica da unidade, Gisele Abud, explica que o afogamento ocorre, de uma forma geral, por asfixia decorrente da aspiração de líquido, que obstrui as vias aéreas (traquéia, brônquios ou pulmões), ocasionando alterações das trocas gasosas que levam à falta de oxigênio no sangue e, por consequência, a acidez excessiva do sangue e dos fluidos corporais.

➥ 𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀: Portal Costa Norte | Linktree

“Infelizmente, o risco de afogamento em cidades litorâneas é real. A maioria das mortes ocorre porque as pessoas ignoram os riscos, não respeitam seus limites pessoais e não sabem como agir nessas situações”, alerta a profissional.

Um estudo da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) aponta que a cada uma hora e meia um brasileiro morre afogado e 90% dos óbitos acontecem em águas naturais, ou seja, em rios, oceanos, represas e cachoeiras. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), os afogamentos são a terceira maior causa de morte acidental no mundo e representam quase 8% do total. 

No Brasil, as principais causas de afogamento nas praias são a ingestão de bebidas alcoólicas (que alteram a capacidade de julgamento e resposta do banhista), correntes de retorno (o banhista é puxado para dentro do mar), depressão no fundo das praias e o impacto das ondas (o movimento forte da água arremessa o banhista para baixo, em turbilhão).

Como a prevenção é a ferramenta mais eficaz contra os afogamentos, a unidade divulgou 10 dicas para curtir o mar em segurança e evitar afogamentos. Confira: 

1- Procure o guarda-vidas mais próximo antes de entrar na água, ele saberá informar sobre as condições do mar e o local mais apropriado para banho;

2- Respeite as sinalizações como bandeiras verde, amarela e vermelha. Em caso de alerta de perigo, não entre no mar;

3- Fique na parte rasa, principalmente se não souber nadar. Como diz o ditado: “Água no umbigo, sinal de perigo”;

4- Entre no mar acompanhado;

5- Não entre no mar sob efeito de drogas ou álcool ou após ter ingerido alimentos pesados;

6- Não entre no mar à noite e em situações com chuva e raios;

7- Nade em locais seguros, longe de pedras e costões;

8- Tenha atenção redobrada com crianças, que devem entrar no mar sempre acompanhadas por um adulto. É importante também colocar pulseiras de identificação;

9- Lembre-se que no mar há condições adversas. Dados apontam que 50% dos afogados são pessoas que sabem nadar, então cuidado com o excesso de confiança.

10- No caso de uma ocorrência ligue imediatamente para os bombeiros (193), ou chame o guarda-vidas quando perceber pessoas em situação de afogamento.

Caso seja necessário agir, entre no mar sempre com uma boia ou objeto flutuante que possa ser jogado para o banhista. “Evite se aproximar, pois,  no momento do desespero, o banhista pode se agarrar a você e ambos se afogarem”, alerta a médica.

Leia também: Estado vai contratar mais de 400 guarda-vidas para Operação Verão no litoral de SP

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!