TEMPO NO LITORAL

Ciclone Yakecan: confira a previsão do tempo para o fim de semana no litoral de SP

Tempestade subtropical começou a se afastar do Brasil, porém, o alerta iminente para rajadas de vento, ressaca com ondas de até 4 metros e frio intenso no litoral de SP permanecem neste fim de semana

Lenildo Silva
Publicado em 19/05/2022, às 19h04 - Atualizado às 19h20

FacebookTwitterWhatsApp
Tempestade subtropical começou a se afastar do Brasil, porém, o alerta para rajadas de vento, ressaca com ondas de até 4 metros e frio intenso no litoral de SP permanecem neste fim de semana Ciclone Yakecan - Fonte: Climatempo
Tempestade subtropical começou a se afastar do Brasil, porém, o alerta para rajadas de vento, ressaca com ondas de até 4 metros e frio intenso no litoral de SP permanecem neste fim de semana Ciclone Yakecan - Fonte: Climatempo

O ciclone subtropical Yakecan começou a se afastar do litoral brasileiro e foi descartada a possibilidade de um furacão atingir o país. No entanto, está mantido o alerta para rajadas de vento nas regiões Sul e Sudeste e para o frio intenso e geadas em grande parte do Brasil nos próximos dias. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (18) pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Defesa Civil Nacional.

Segundo a pasta, a tempestade subtropical Yakecan avançou sobre o mar em direção ao litoral de São Paulo e, no decorrer desta quinta-feira (19), se deslocou para alto-mar, afastando-se cada vez do Brasil. O sistema perdeu força, mas ainda pode provocar rajadas de vento entre 60 km/h e 90 km/h entre o litoral de São Paulo e do Rio De Janeiro.

Tempestade subtropical começou a se afastar do Brasil, porém, o alerta para rajadas de vento, ressaca com ondas de até 4 metros e frio intenso no litoral de SP permanecem neste fim de semana Ciclone Yakecan (Fonte: Climatempo)

Mar agitado e ressaca

Desde o início da semana, a ventania sobre o oceano provocada por Yakecan e outros ciclones extratropicais deixaram o mar muito agitado na costa do Sul e do Sudeste do Brasil. Grandes ondas foram geradas e foram em direção ao litoral provocando fortes ressacas. Segundo o Instituto Climatempo, nesta quinta-feira, espera-se ressaca forte nas praias do litoral paulista, com ondas de 2,5 a 3,5 metros, mas com picos de até 4 metros.

Até quando vai o frio?

Na sexta-feira (20), o amanhecer é frio e com geada em áreas do extremo norte e sul do estado, mas de forma pontual. Os ventos que sopram do mar, transportam umidade para o Litoral Norte e região da Baixada Santista, mas a chuva ainda acontece de forma isolada.

Tempo firme e seco

As temperaturas continuam baixas no fim de semana e o amanhecer pode novamente começar com geada em áreas da Serra da Mantiqueira, tanto no sábado (21), quanto no domingo (22). Há formação de névoa no litoral, mas que aos poucos se dissipa dando lugar ao sol.

Ainda de acordo com os meteorologistas, não há expectativa de chuva, pelo menos até terça-feira (24) da semana que vem no estado de São Paulo. Com o predomínio de sol, quase sem nebulosidade em várias áreas do centro-norte do estado, o destaque volta a ser os baixos índices de umidade relativa do ar, principalmente no período da tarde.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!