BOM DIA

Chegou seu resumo diário desta segunda-feira. Tema de hoje: primeiros passos

Comece seu dia com motivação, bom humor e bem informado. Confira as principais notícias do litoral e do mundo em uma leitura de cinco minutos

Da redação
Publicado em 19/09/2021, às 18h06 - Atualizado às 20h11

FacebookTwitterWhatsApp
Bom dia 31.08.2021 / 02.02.2022 Bom dia 31.08.2021 - Copyright: WP Flare
Bom dia 31.08.2021 / 02.02.2022 Bom dia 31.08.2021 - Copyright: WP Flare

O primeiro passo da viagem

Hoje é segunda-feira, aquele começão de semana. Se uma longa viagem começa com um único passo, como diz o provérbio chinês, uma grande semana começa com uma boa segunda-feira. Então, se o desânimo der as caras por aí, use o mesmo pé com que vai dar seus passos e mete uma bica nele - que a vida é mais dura com quem é mais mole.

O Costa Norte chega todo dia cedinho com seu resumo diário, aqui no portal, e também no seu email trazendo as principais notícias da região, pra você começar seus dias com bom humor, informação e muita positividade em uma leitura de cinco minutos. Todo dia, um tema motivacional diferente. Ainda não recebe o email? Assine nossa newsletter.

DESTAQUES

VENTOS DE ATÉ 60 KM/H NO LITORAL DE SP, ALERTA MARINHA

A Marinha do Brasil emitiu um alerta de ventos fortes em parte da faixa litorânea brasileira, incluindo o litoral paulista. A aproximação de um sistema frontal, prevê o órgão, poderá provocar ventos de direção Leste a Nordeste, com intensidade de até 60 km/h (33 nós), na faixa litorânea entre os estados de São Paulo, ao norte de Santos, e do Rio de Janeiro, ao sul de Arraial do Cabo, entre as manhãs dos dias 20 e 21 de setembro.

No mesmo período, na faixa litorânea mais ao Sul - entre  Santa Catarina e Rio Grande do Sul - são esperados ventos ainda mais fortes, de até 75 km/h, além de agitação marítima em alto mar, com ondas de até 4,0 metros de altura.

EUA, REINO UNIDO E AUSTRÁLIA ANUNCIAM NOVO PACTO E IRRITAM A CHINA

O Pacto de Aukus reúne os Estados Unidos, o Reino Unido e a Austrália para fazer frente às pretensões territoriais da China no Indo-Pacífico. O acordo, no âmbito da Segurança e Defesa, prevê que Camberra possa construir, pela primeira vez, submarinos com capacidade nuclear, mas também a estreita colaboração das três nações ao nível das capacidades cibernéticas, quânticas e de inteligência artificial.

Analistas consideram o acordo como um dos mais significativos nas áreas de segurança e defesa desde o fim da Segunda Guerra Mundial. O pacto vai permitir à Austrália a construção de submarinos com propulsão nuclear, com o apoio dos aliados, Estados Unidos e Reino Unido.

A embaixada chinesa em Washington criticou o acordo trilateral e pediu às nações que “deixem a mentalidade de guerra fria e o preconceito ideológico”, afirmou o porta-voz Liu Pengyu.

OS 04 DESTAQUES DO LITORAL

Prefeito de Guarujá sai da prisão: foi encerrada a custódia provisória impingida pela Polícia Federal ao prefeito Válter Suman e ao secretário de Educação do município, Marcelo Feliciano Nicolau. Com isso, Suman retorna às suas atividades como prefeito da cidade.

Deu BO em Ubatuba: Uma van da prefeitura de Ubatuba foi flagrada deixando pessoas em situação de rua em Taubaté, no Vale do Paraíba. A prefeitura de Taubaté registrou um boletim de ocorrência contra a prefeitura de Ubatuba e afirmou que aguarda o andamento da investigação da Polícia Civil "para adotar medidas cabíveis, para que eventos desta natureza não retornem a acontecer no município".

Mar... de lixo em Santos: em dois dias de limpeza, duas toneladas e meia de lixo foram retiradas dos canais e comportas de Santos. A limpeza faz parte da mobilização de limpeza das praias e cidades praianas, da qual participam dez cidade do litoral de São Paulo, em comemoração à década de limpeza dos oceanos, da ONU.

Emoção e indignação em Guarujá:após encontrar um vira-lata caramelo "quase morto" pela 2ª vez, uma jovem de Guarujá fez um protesto comovente. “Resgatei ele quase sem vida. Machucado. Pela segunda vez”, relembrou a jovem protetora, que fez um anúncio de adoção de partir o coração, assumindo ponto de vista do animal abandonado. 

BRASIL

CORONAVAC DÁ PROTEÇÃO ACIMA DE 90% A QUEM TEM COMORBIDADES, DIZ ESTUDO

Informações preliminares do estudo CovacManaus, realizado na capital amazonense, mostram que a CoronaVac, vacina da farmacêutica chinesa Sinovac contra a covid-19 garante proteção contra a doença superior a 90% em pessoas com comorbidades. As informações são do Instituto Butantan, que produz o imunizante no Brasil.

A pesquisa está sendo feita com 5 mil profissionais da educação e da segurança pública da rede estadual de Manaus, com idades entre 18 e 49 anos.

Do total desse público vacinado com o imunizante, somente 2,6% tiveram infecções causadas pelo SARS-CoV-2. O índice de hospitalizações pela doença foi de 0,1%, e o de admissões em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) foi de 0,04%. Um óbito foi confirmado, configurando uma porcentagem de 0,02% da amostra.

DELEGADO É PRESO NO BANHEIRO DURANTE ASSALTO A DROGARIA EM SÃO PAULO

Um delegado acabou preso no banheiro durante um assalto a uma drogaria em São Paulo.  Ele foi rendido junto de outros clientes e funcionários que estavam no local no momento do crime. A autoridade tentou reagir, mas foi desarmada e trancada no banheiro.

MUNDO

TESTE DE MÍSSIL ELEVA TENSÃO ENTRE AS DUAS COREIAS

A Coreia do Norte lançou um míssil, a partir de um sistema de transporte ferroviário, em mais uma demonstração de força. A agência central de notícias do país informou que se trata de um sistema desenhado para um potencial contra-ataque a quaisquer forças que ameacem o país.

O míssil voou cerca de 800 quilômetros até que caiu no mar, ao norte da costa norte-coreana.

Esse teste dos norte-coreanos ocorre no momento em que a Coreia do Sul testou um míssil balístico lançado a partir de um submarino, tornando-se o primeiro país sem armas nucleares a desenvolver o sistema, diz a Reuters. A tensão entre as Coreias subiu de nível nos últimos tempos.

UNICEF PEDE REABERTURA DE ESCOLAS EM PAÍSES ATINGIDOS PELA PANDEMIA

O Fundo das Nações Unidas para a Infância pediu que as autoridades do setor de educação reabram as escolas o mais cedo possível em países nos quais milhões de alunos ainda não voltaram às salas de aula 18 meses após o início da pandemia de cvid-19.

Em 17 países, as escolas permanecem totalmente fechadas e, em 39, estão parcialmente fechadas, informa um relatório divulgado pelo Unicef nesta quinta-feira (16).

O relatório acrescenta que os professores deveriam ter prioridade na vacinação contra covid-19, depois dos profissionais de saúde e das pessoas sob risco maior, para protegê-los da transmissão comunitária.

Por hoje, é isso

Uma ótima semana. Até amanhã.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!