ALERTA

Black Friday: 90 sites para você evitar a qualquer custo

Sites que não são confiáveis foram explanados afim de conscientizar consumidores nas compras online nesta Black Friday

Da redação
Publicado em 25/11/2021, às 10h58 - Atualizado às 12h15

FacebookTwitterWhatsApp
Black Friday: Procon-SP lista 90 sites suspeitos para compras” Black Friday: Procon-SP lista 90 sites suspeitos para compras: “Evite Esses Sites” Lista de sites suspeitos de aplicar golpes em consumidores - Fonte: Procon-SP
Black Friday: Procon-SP lista 90 sites suspeitos para compras” Black Friday: Procon-SP lista 90 sites suspeitos para compras: “Evite Esses Sites” Lista de sites suspeitos de aplicar golpes em consumidores - Fonte: Procon-SP

A Black Friday é considerada uma das campanhas de varejo mais famosas e esperadas do mundo. Este ano, a ação acontecerá no dia 26 de novembro e, com o cenário econômico atual, algumas percepções de compras mudaram e inseguranças surgiram.

Pensando nisso, o Procon-SP preparou uma lista com endereços de lojas suspeitas para compra na Internet. Batizada de “Evite Esses Sites”, o órgão explana mais de 90 estabelecimentos de várias cidades do país, que não são confiáveis. Lista pode ser útil na hora de fazer compras na Black Friday 2021.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp http://bit.ly/CostaNortealerta2E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

A lista está disponível em uma página especial dentro do site do Procon e expõe o endereço URL que deve ser evitado, a razão social da loja, o número do CNPJ e a data de inclusão na plataforma. Além disso, também é possível saber se o e-commerce ainda está disponível para visitas ou se já foi tirado do ar.

Black Friday: Procon-SP lista 90 sites suspeitos para compras” Black Friday: Procon-SP lista 90 sites suspeitos para compras: “Evite Esses Sites” Lista de sites suspeitos de aplicar golpes em consumidores (Fonte: Procon-SP)

Black fraude: preço do Iphone 11 sobe 15% em 2 dias

As expectativas do mercado para a Black Friday estão altas, principalmente no que se refere às vendas on-line. Isso se deve, em grande parte, à confiança que o consumidor adquiriu no e-commerce durante a pandemia. No entanto, a popularização do comércio virtual traz consigo alguns perigos, como o aumento das tentativas de golpes.

Na edição do ano passado, foram registrados no Procon-SP mais de dois mil atendimentos relacionados à Black Friday, 1.912 reclamações de consumidores que enfrentaram problemas com as compras e 542 consultas e orientações sobre o assunto.

Segundo o Procon-SP, as principais queixas relatadas foram: atraso ou não entrega; pedido cancelado após a finalização da compra; maquiagem de desconto (situação em que o desconto oferecido sobre o preço do produto/serviço não é real); produto/serviço indisponível; mudança de preço ao finalizar a compra; produto/serviço entregue diferente do pedido, incompleto ou danificado.

“As ofertas e promessas feitas aos consumidores deverão ser cumpridas integralmente e os preços, informados de forma correta e não deixando espaço para dúvidas. Casos de descumprimento da legislação ficarão sujeitos à multa prevista no Código de Defesa do Consumidor”, alerta Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP.

O órgão reforça ainda que o consumidor deve valorizar o seu dinheiro, refletir antes das suas compras e ficar atento aos cuidados necessários para evitar dor de cabeça.

“O Procon-SP deseja que a data seja um sucesso para todos. Aos consumidores, compras feitas de modo consciente e aos fornecedores, boas vendas. As empresas já sabem o que devem fazer e quais são suas obrigações, esperamos que tudo corra bem, mas estaremos atentos aos casos de desrespeito ao consumidor”, afirma o diretor executivo do órgão de defesa.

***Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Nortehttps://bit.ly/newslettercostanorte& leia sua dose diária de informação direto no e-mail

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!