Medida anunciada pelo Banco do Brasil nesta segunda-feira, 11, deve atingir 5 mil funcionários. O banco vai abrir dois Programas de Demissão Voluntária, com prazo até 5 de fevereiro. A instituição também anunciou que irá fechar 361 unidades, das quais 112 agências, sete escritórios e 242 postos de atendimento, ainda no primeiro semestre deste ano. 

As modalidades de desligamento a serem utilizadas pelo BB, conforme anunciado, são:

Programa de Adequação de Quadros (PAQ) - otimiza a distribuição da força de trabalho, equacionando as situações de vagas e excessos nas unidades do banco. Além da opção de desligamento, o programa incentiva movimentações laterais para unidades onde existam vagas.

Programa de Desligamento Extraordinário (PDE) -  disponível a todos os funcionários do BB que atenderem aos pré-requisitos; é específico para o incentivo ao desligamento, com limite de 5 mil adesões.

O Banco do Brasil anunciou que a reorganização da rede de atendimento, incluindo o fechamento de unidades, deve trazer uma economia líquida anual, estimada com despesas administrativas, de R$ 353 milhões em 2021, e R$ 2,7 bilhões até 2025.

O objetivo do fechamento das unidades, segundo o banco, é dar maior eficiência à rede de atendimento, assim como propiciar recursos para abertura das unidades de atendimento especializado e, ainda, melhorar a experiência do cliente.

O Banco do Brasil garantiu que manterá sua presença nos locais em que houve fechamento, seja com outras unidades próprias já existentes, em 221 municípios, ou com correspondentes bancários Mais BB nos demais.

As mudanças nas agências acontecem a partir de 22 de fevereiro, e os clientes dessas unidades serão informados por meio de SMS, aplicativo para celular, internet banking, terminais de autoatendimento, além de correspondências, e-mail marketing e cartazes nas agências.

A mudança de agência é automática. Os clientes não precisam fazer qualquer procedimento adicional e podem manter seus cartões e senhas para transações na nova agência, mesmo que haja alteração no número da conta.

Os clientes podem esclarecer dúvidas no hotsite; via WhatsApp – (61) 4001-0001; ou na Central de Atendimento 0800 729 5291, de segunda a sexta-feira, das 8 às 20h.