CINÉFILA DEDICADA

Aluna conquista nota mil em redação do Enem ao usar ‘Coringa’ como inspiração

Redação nota mil, de Adrielly Enriques, foi inspirada no filme que deu o Oscar ao para o ator Joaquin Phoenix

Da redaçãoPublicado em 14/10/2021 às 17:11Atualizado há 14/10/2021 às 18:23
Estudante analisou comportamento da sociedade diante de um homem com um distúrbio neurológico (Divulgação)

Estudante analisou comportamento da sociedade diante de um homem com um distúrbio neurológico (Divulgação)

A relação entre doenças mentais e o filme ‘Coringa’ garantiram a maior nota na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para a jovem Adrielly Clara Enriques, de 18 anos. A estudante mineira se inspirou no filme que rendeu o Oscar ao ator Joaquin Phoenix, que interpreta Arthur Fleck nas telas, para escrever uma redação que garantiu a nota mil.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ http://bit.ly/CNlitoralconectado E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Apenas 28 estudantes de todo o país alcançaram a nota máxima no Enem 2020. O tema de Adrielly foi “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira” e trouxe reflexões sobre o personagem, um comediante de Gotham City acometido por um problema neurológico que o faz rir sem controle. Ao não conseguir segurar as gargalhadas, o personagem sofre humilhações.

No entanto, ao ser demitido, Arthur passa a revidar provocações e assassina três homens em um metrô, desencadeando um violento movimento popular na cidade. Em sua redação, Adrielly associa o preconceito da sociedade com a piora no quadro clínico de Arthur. Confira a introdução e o início do desenvolvimento da redação nota mil.

Introdução

“No filme estadunidense “Joker”, estrelado por Joaquin Phoenix, é retratado a vida de Arthur Fleck, um homem que, em virtude de sua doença mental, é esquecido e discriminado pela sociedade, acarretando, inclusive, piora no seu quadro clínico. Assim como na obra cinematográfica abordada, observa-se que, na conjuntura brasileira contemporânea, devido a conceitos preconceituosos perpetuados ao longo da história humana, há um estigma relacionado aos transtornos mentais, uma vez que os indivíduos que sofrem dessas condições são marginalizados. Ademais, é preciso salientar, ainda, que a sociedade atual carece de informações a respeito de tal assunto, o que gera um estranhamento em torno da questão.

Desenvolvimento 1

Em primeiro lugar, faz-se necessário mencionar o período da Idade Média, na Europa, em que os doentes mentais eram vistos como seres demoníacos, já que, naquela época, não havia estudos acerca dessa temática e, consequentemente, ideias absurdas eram disseminadas como verdades. É perceptível, então, que existe uma raiz histórica para o estigma atual vivenciado por pessoas que têm transtornos mentais, ocasionando um intenso preconceito e exclusão. Outrossim, não se pode esquecer de que, graças aos fatos supracitados, tais indivíduos recebem rótulos mentirosos, como, por exemplo, o estereótipo de que todos que possuem problemas psicológicos são incapazes de manter relacionamentos saudáveis, ou seja, não conseguem interagir com outros seres humanos de forma plena. Fica claro, pois, que as doenças mentais são tratadas de forma equivocada, ferindo a dignidade de toda a população.

ENEM 2021

Apesar do atraso na realização do Enem 2020, devido à pandemia de covid-19, o Enem 2021 deverá seguir o protocolo. O último Enem (2020), foi realizado em 17 e 24 de janeiro de 2021. No entanto, as provas deste ano não devem atrasar, devido ao avanço da vacinação contra o vírus. Confira as principais dúvidas sobre o Enem.

Quando será o Enem 2021?

Nesta edição o Enem terá duas aplicações. A primeira será nos dias 21 e 28 de novembro de 2021 para os participantes inscritos nas modalidades impressa e digital, conforme previsto em edital.

Como se inscrever Enem 2021?

A inscrição no Enem deve ser feita por meio da Página do Participante. Segundo o Inep, os candidatos que realizarem a inscrição até o dia 26 de setembro terão a isenção da taxa assegurada. Além disso, apenas a versão impressa da prova estará disponível para esses candidatos.

Quanto é a inscrição do Enem 2021?

A versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 irá seguir a mesma logística do Enem impresso. Tanto a versão em computador quanto a impressa serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, além de contarem com itens iguais e o mesmo tema de redação.

Assuntos

O Sistema Costa Norte de Comunicação atua no litoral paulista há mais de vinte anos levando informação a toda a população com seriedade e imparcialidade

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@costanorte.com.br

Comercial e parcerias:

contato@costanorte.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Sistema Costa Norte de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por