Em Praia Grande, Escola Municipal Joaquim Mourão traça estratégias de ensino | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Em Praia Grande, Escola Municipal Joaquim Mourão traça estratégias de ensino

Da Redação
30 de junho de 2020 às 10:39

Em tempos de pandemia e isolamento, plataformas e redes sociais se tornaram ferramentas imprescindíveis para garantir a interação entre alunos e escola na continuidade do ano letivo. Para avaliar a qualidade dessa relação à distância, a equipe técnica da EM Joaquim Augusto Ferreira Mourão, no Bairro Melvi, teve uma ideia. Com base em diagnóstico minucioso identificar quais desafios enfrentados pelos estudantes em participar das atividades propostas.

Participe dos nossos grupos ℹ https://chat.whatsapp.com/D90x1udyGXz81Qzyiy55jS   🕵‍♂Informe-se, denuncie!

Com a retomada do ano letivo em 22 de abril, a unidade de ensino adotou a  plataforma Google Sala de Aula como principal meio para compartilhar conteúdo pedagógico com os alunos. Auxiliada pelos professores, que são responsáveis diretos pela interação com os jovens, a unidade identificou por segmento os estudantes que apresentaram mais facilidade em acessar o material e quais motivos interferiam de forma negativa.

Do total de 652 alunos matriculados em turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, 473 estudantes (72%) participam ativamente das atividades publicadas no Google Sala de Aula. No local de interação, a equipe técnica disponibiliza as atividades publicadas na Plataforma Digital Educacional(PDE), que fica no site Cidadão PG, e mais lições complementares. Deste total, seis jovens recebem o Atendimento Educacional Especializado (AEE) a distância.Já 127 estudantes (20%) utilizam o conteúdo impresso disponibilizado pela Secretaria de Educação para darem continuidade aos estudos. “Após 25 dias de aulas a distância decidimos fazer esse diagnóstico. Isso nos trouxe uma visão mais precisa de quais estratégias necessitávamos para despertar,ainda mais o interesse dos alunos”, destacou a diretora da EM Joaquim Augusto Ferreira Mourão, Erica Kortz Nascimento.O diagnóstico apontou também questões sobre a interação dos estudantes coma plataforma Google Sala de Aula.

Os números mostram que o índice de participação dos alunos de 6º e 7º anos são levemente inferiores se comparados com jovens dos 8º e 9º anos. Fatores como a necessidade do auxílio de um responsável para fazer as atividades e o fato de usar o aparelho celular dos pais, na ausência de um notebook ou computador,influenciam nessa diferença.Enquanto isso, os alunos dos 8º e 9º anos por terem mais autonomia e muitos possuírem aparelho celular próprio apresentaram mais engajamento nas atividades. “Tanto que, para os alunos do 9º ano, demos continuidade ao grupo de estudos para os vestibulinhos da Escola Técnica (Etec) e a Federal de Cubatão. Uma vez por semana, os jovens se reúnem remotamente com os professores que tiram dúvidas e passam novos exercícios”, completou Erica Nascimento.Avanço – Com os resultados em mãos, professores e equipe técnica discutiram mecanismos de incrementar as aulas a distância. Uma das soluções colocadas em prática foram as aulas online. No começo, os docentes entravam em contato com os estudantes para um bate-papo.

Com o passar dos tempos, os encontros ganharam formato de aulas mesmo, com as video chamadas ocorrendo uma vez por semana.Outra iniciativa que deu bastante sucesso foi a LiveShow. No último dia 19 de junho, cerca de 120 alunos, professores e integrantes da equipe técnica participaram da Mega Live que contou com jogo de música, desafios de raciocínio lógico, leitura de poesia, quizz de esportes, entre outros.“Ficamos reunidos mais de duas horas e a grande maioria continuou online com a gente até o final. Tanto que alguns ainda queriam que a gente continuasse a live por mais tempo”, comentou a diretora.Além do Google Sala de Aula, a escola conta com uma página no Facebook por onde passa os recados pertinentes aos alunos e comunidade.

A interação dos docentes com os estudantes ocorre via Whatsapp e outras ferramentas.“Trabalhamos com vidas. Mesmo em tempo tão difíceis, a equipe do Joaquim Mourão tem se esforçado para que cada aluno saiba quanto nos importamos com eles. A educação no Brasil precisa ser pública e de qualidade para todos”, finalizou Erica Nascimento.Reinício – Desde o dia 22 de abril, a Secretaria de Educação realizou a retomada do ano letivo com aula online, para isso a pasta municipal reorganizou o calendário escolar. Por meio da Plataforma Digital Educacional (PDE) e interação virtual com os professores, os mais de 55 mil alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA) voltaram a rotina de aprendizado.

O novo calendário também atende à Medida Provisória (MP), nº 934,divulgada pelo Governo Federal, na última quarta-feira, 1º. De acordo coma publicação, o documento dispensa as escolas de educação básica do cumprimento do mínimo de 200 dias letivos anuais previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação do País. Entretanto, as unidades devem cumprir carga horária mínima anual exigida na lei, de 800 horas.

Comentarios

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 8 a 15 de julho

  • COROA -8 a 15 de julho

      (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) Este é um período de decisões importantes onde você coloca fim a todas as dúvidas anteriores, começa a focar mais em seus objetivos e vai à luta com mais entusiasmo, pois enfim depois de uma semana de difíceis situações chegou a hora de aproveitar melhor os novos caminhos que estão surgindo. No amor a alegria toma conta do seu relacionamento deixando tudo na mais perfeita paz, os dias que se seguem serão proveitosos em todos os sentidos.

  • CANDEIAS - 8 a 15 de julho

      (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO)  Bom momento para cuidar da sua saúde , pois o estado emocional pode ficar um pouco abalado esta semana devido a muitos assuntos pessoais, evite a rotina buscando diferentes situações que possam entreter você, é o que está faltando sim uma oportunidade para você se sentir melhor, expor seus pensamentos e até mesmo usar a sua criatividade. Infelizmente esta semana você vai estar dividido(a) entre o coração e a razão.

  • RODA - 8 a 15 de julho

     (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Uma fase de luz e raciocínio, momento de buscar a paz interior acima de tudo pois você precisa fazer mudanças em sua vida mas carrega muitas dúvidas sem eu coração. Chega uma hora em que é preciso decidir , tomar uma atitude para que a sua vida ande pois ficar na mesma situação por medo de arriscar, de sair da zona de conforto é um erro que compromete a sua evolução. Você precisa de uma resposta e a semana te trará a oportunidade de tê-la.

  • SINO - 8 a 15 de julho

     (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) Um período de muitas batalhas pessoais, apesar de inúmeras questões o seu coração precisa de uma resposta no amor, você ainda fica com algumas dúvidas pois não é fácil decidir a sua vida diante de tudo o que está te acontecendo, e as respostas estão surgindo em questões profissionais e tudo acontece de uma vez. É hora de colocar o pensamento no lugar, buscar na paz do raciocínio a melhor resposta para o momento e tudo o que for para o seu progresso deve ter prioridade no momento.

  • MOEDAS - 8 a 15 de julho

     (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) Uma fase de muitas lutas pessoais principalmente em questões amorosas pois você quer manter a paz acima de tudo e está enfrentando grandes lutas para conseguir alcançar seus objetivos. Com o passar dos dias tudo tende a ficar melhor só não se desespere diante das situações busque focar mais naquilo que realmente faça sentido para a sua vida. Em breve uma importante resposta em questão de novos aprendizados vai te trazer alegrias e entusiasmo.

  • ADAGA - 8 a 15 de julho

     (23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) Chegou a hora de progredir, de ir ao encontro de novas oportunidades, de virar o jogo diante das situações enfim a semana te traz importantes respostas que fazem mais sentido para os seus caminhos. No amor os dias que se seguem serão mais tranquilos e você consegue manter a paz para os seus caminhos deixando tudo na mais perfeita ordem entre você e a pessoa amada.Algumas questões particulares podem vir a te preocupar mas com o passar dos dias tudo pode ficar bem.

  • FERRADURA - 8 a 15 de julho

    (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) Fase de muita Fé e devoção, momento onde você busca a força interior em todos os sentidos, chegou a hora de refletir sobre a sua vida pessoal e ir em busca de todas as respostas para os seus caminhos. No amor uma nova resposta traz alegrias ao seu coração, você fica em paz depois de uma conversa franca e objetiva. Fase de progresso em questões profissionais e financeiras , novas oportunidades podem surgir por estes dias.

  • TAÇA - 8 a 15 de julho

      (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) Dias de alegrias e muita paz, chegou o momento de refletir sobre a sua vida pessoal, manter o equilíbrio acima de tudo e viver os bons momentos fugindo de questões que só embaralharam seus bons pensamentos. No amor deixe tudo acontecer e o passar dos dias sempre trazem melhores respostas, não se desespere tente manter o mesmo pensamento de sempre, a fase começa a se tornar positiva a partir de agora, basta ter Fé e manter seus bons pensamentos.

  • CAPELA - 8 a 15 de julho

     (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Momentos de fé e devoção, você se entrega às preces e busca dias melhores em seus caminhos, deixando de lado certos medos buscando na força da fé os seus melhores objetivos. Os dias que se seguem serão bem agitados porém será preciso manter a ordem, ir em busca daquilo que realmente faça mais sentido para a sua vida, deixando de lado certas questões que só atrapalham os seus pensamentos. Pense em você e nos seus projetos, afaste-se de certas pessoas que atrapalham seus bons planos.

  • PUNHAL -8 a 15 de julho

     (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) Esta será uma semana de muitas certezas enfim você vai conseguir decidir de vez uma importante questão pessoal, vai colocar fim às dúvidas que tanto te atrapalhavam e segue com mais entusiasmo diante das questões profissionais. No amor devido a certos imprevistos você prefere seguir, deixar pra lá certas situações que só te aborreceram e resolve recomeçar colocando certos pontos finais em problemas anteriores buscando a paz para o relacionamento.

  • ESTRELA - 8 a 15 de julho

      (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) Uma fase de luz e alegrias enfim a semana te traz a paz desejada, depois de um período de muitas lutas chegou a hora de ficar bem, ter uma trégua diante das situações acalmando assim seus pensamentos e sentimentos. A resposta ideal vem esta semana, o seu coração se alegra diante das situações e você segue com mais entusiasmo e deposita toda a confiança em seus novos projetos trabalhistas e também fica em paz com a pessoa amada.

  • MACHADO - 8 a 15 de julho

     (22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) Uma fase de luz e alegrias, de respostas favoráveis onde você consegue ficar bem, a semana promete ser de muita luz e muita paz interior, mesmo com tantos trabalhos pessoais tudo tende a acontecer de uma maneira favorável em seus caminhos. No amor depois de uma fase de muitas dúvidas as respostas começam a chegar de maneira positiva em seus caminhos, apenas deixe tudo acontecer o destino se encarrega de trazer as respostas certas pra você.