ONG diz que Maré acumula mais de 700 suspeitas de covid-19 sem teste | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

ONG diz que Maré acumula mais de 700 suspeitas de covid-19 sem teste

Da Redação
26 de junho de 2020 às 17:29
.

O Complexo de Favelas da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro, tinha ao menos 713 suspeitas de covid-19 que não foram descartadas ou confirmadas por testes até o dia 22 de junho, segundo o boletim "De Olho no Corona!", divulgado hoje (26) pela organização não-governamental Redes da Maré. O levantamento também aponta que 29 pessoas mortas não tiveram o diagnóstico cravado com relação à doença.

"Observa-se, assim, que a parcela de pessoas sintomáticas na Maré que não tiveram acesso a testagem ou diagnóstico continua em torno de 70%", avalia a Redes da Maré, que comparou os números levantados com os 75 óbitos e 297 casos confirmados na região até 22 de junho.  

O complexo de favelas tem o maior número de casos e de óbitos entre as comunidades da capital fluminense, tanto no o painel de dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) quanto no Painel Covid-19 nas Favelas, organizado pelo jornal Voz das Comunidades. Com mais de 100 mil habitantes, o complexo de favelas somava até ontem (26) 324 casos confirmados e 78 óbitos.

Quando observados apenas os casos confirmados, a ONG ainda avalia que os números da semana encerrada em 22 de junho apontam aceleração no avanço da doença. "Esses números indicam que o ritmo de expansão da covid-19 na Maré, que havia desacelerado na semana anterior, voltou a aumentar. Entre os dias 08 e 15/06, os casos confirmados aumentaram 7% (de 241 para 258) e os óbitos 3% (de 65 para 67). Já na semana de 16 a 22/06, os casos confirmados subiram 15%, de 258 para 297, enquanto os óbitos tiveram um aumento de 11%, de 67 para 75 óbitos confirmados", descreve o texto do boletim.

A Rocinha, na zona sul, é a segunda comunidade do Rio de Janeiro com mais casos e óbitos por covid-19, segundo o Painel Covid-19 nas Favelas, que contabiliza 284 diagnósticos e 61 vítimas. Já no balanço da SMS, foram 267 casos confirmados e 59 óbitos até ontem. 

No painel municipal, o Jacaré, na zona norte, tem 281 casos, com mais confirmações que a Rocinha, e 35 mortes. Os números são os mesmos informados pelo Voz das Comunidades.

Operações policiais

O boletim da ONG Redes da Maré também traz dados sobre operações policiais nas comunidades do Complexo da Maré durante a pandemia. Segundo a Redes, foram realizadas quatro operações policiais desde o início do isolamento social, durante as quais uma pessoa foi morta. Os confrontos suspenderam as atividades de unidades de saúde locais em três dias.

A ONG compara que, no mesmo período do ano passado, aconteceram 16 operações policiais no complexo de favelas, durante as quais houve 15 mortes e 19 pessoas feridas. A suspensão de atividades nos serviços de saúde no mesmo período do ano passado ocorreu em nove dias.

Durante o isolamento social, o Complexo da Maré teve 35 tiroteios entre grupos de criminosos armados, que causaram três mortes e deixaram uma pessoa ferida. O número de confrontos foi maior que em 2019, quando ocorreram 22 tiroteios entre esses grupos. Apesar disso, o número de vítimas foi menor, já que, no ano passado, os confrontos entre grupos armados deixaram 11 mortos.

"A totalização do número de vítimas nas operações policiais e nas ações violentas entre os grupos armados mostra uma substancial redução da violência letal na Maré durante o isolamento social. Comparando o período de 16/03 a 20/06 de 2020 com o mesmo período de 2019, o número de mortos caiu de 26 para quatro e o de feridos, de 28 para oito", diz a ONG, que avalia: "a redução do número de operações policiais nesse período contribuiu decisivamente para garantir, sobretudo, o direito à vida na Maré".

Uma das quatro operações contabilizadas pelo boletim durante o isolamento social ocorreu depois da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que limitou a ocorrência de ações policiais em favelas do Rio de Janeiro durante a pandemia de covid-19. A decisão do STF afirma que as operações só podem ocorrer em casos excepcionais, que devem ser justificados por escrito pela autoridade competente e comunicadas ao Ministério Público estadual.

"Como resultado da ação, três pessoas ficaram feridas e precisaram ser socorridas em unidades de saúde da região, já sobrecarregadas em função da covid-19", diz a ONG, que informa que a operação foi realizada no dia 17 de junho pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar.

Procurada pela Agência Brasil, a Polícia Militar respondeu que "o policiamento ostensivo está atuando nas ruas, praias e outras áreas de lazer em todo Estado visando o distanciamento social para conter o avanço do novo coronavírus conforme os decretos estaduais e municipais em vigor".

Ainda segundo a Secretaria Estadual de Polícia Militar, "há locais que podem vir a ter eventos não autorizados e com aglomeração, onde devido às características precisam de mobilização de recursos operacionais visando resguardar a vida da população local, policiais militares envolvidos e demais pessoas que circulam nestas regiões. Estas áreas com atuação de grupos criminosos demandam ações preventivas e planejamento prévio, que, quando constantes, frustram tal tipo de ocorrência, trabalho este que vem sendo limitado diante da decisão judicial do do Supremo Tribunal Federal vigente no Estado do Rio de Janeiro".

Edição: Aline Leal

Fonte: EBC Geral

Comentarios

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 8 a 15 de julho

  • COROA -8 a 15 de julho

      (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) Este é um período de decisões importantes onde você coloca fim a todas as dúvidas anteriores, começa a focar mais em seus objetivos e vai à luta com mais entusiasmo, pois enfim depois de uma semana de difíceis situações chegou a hora de aproveitar melhor os novos caminhos que estão surgindo. No amor a alegria toma conta do seu relacionamento deixando tudo na mais perfeita paz, os dias que se seguem serão proveitosos em todos os sentidos.

  • CANDEIAS - 8 a 15 de julho

      (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO)  Bom momento para cuidar da sua saúde , pois o estado emocional pode ficar um pouco abalado esta semana devido a muitos assuntos pessoais, evite a rotina buscando diferentes situações que possam entreter você, é o que está faltando sim uma oportunidade para você se sentir melhor, expor seus pensamentos e até mesmo usar a sua criatividade. Infelizmente esta semana você vai estar dividido(a) entre o coração e a razão.

  • RODA - 8 a 15 de julho

     (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Uma fase de luz e raciocínio, momento de buscar a paz interior acima de tudo pois você precisa fazer mudanças em sua vida mas carrega muitas dúvidas sem eu coração. Chega uma hora em que é preciso decidir , tomar uma atitude para que a sua vida ande pois ficar na mesma situação por medo de arriscar, de sair da zona de conforto é um erro que compromete a sua evolução. Você precisa de uma resposta e a semana te trará a oportunidade de tê-la.

  • SINO - 8 a 15 de julho

     (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) Um período de muitas batalhas pessoais, apesar de inúmeras questões o seu coração precisa de uma resposta no amor, você ainda fica com algumas dúvidas pois não é fácil decidir a sua vida diante de tudo o que está te acontecendo, e as respostas estão surgindo em questões profissionais e tudo acontece de uma vez. É hora de colocar o pensamento no lugar, buscar na paz do raciocínio a melhor resposta para o momento e tudo o que for para o seu progresso deve ter prioridade no momento.

  • MOEDAS - 8 a 15 de julho

     (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) Uma fase de muitas lutas pessoais principalmente em questões amorosas pois você quer manter a paz acima de tudo e está enfrentando grandes lutas para conseguir alcançar seus objetivos. Com o passar dos dias tudo tende a ficar melhor só não se desespere diante das situações busque focar mais naquilo que realmente faça sentido para a sua vida. Em breve uma importante resposta em questão de novos aprendizados vai te trazer alegrias e entusiasmo.

  • ADAGA - 8 a 15 de julho

     (23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) Chegou a hora de progredir, de ir ao encontro de novas oportunidades, de virar o jogo diante das situações enfim a semana te traz importantes respostas que fazem mais sentido para os seus caminhos. No amor os dias que se seguem serão mais tranquilos e você consegue manter a paz para os seus caminhos deixando tudo na mais perfeita ordem entre você e a pessoa amada.Algumas questões particulares podem vir a te preocupar mas com o passar dos dias tudo pode ficar bem.

  • FERRADURA - 8 a 15 de julho

    (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) Fase de muita Fé e devoção, momento onde você busca a força interior em todos os sentidos, chegou a hora de refletir sobre a sua vida pessoal e ir em busca de todas as respostas para os seus caminhos. No amor uma nova resposta traz alegrias ao seu coração, você fica em paz depois de uma conversa franca e objetiva. Fase de progresso em questões profissionais e financeiras , novas oportunidades podem surgir por estes dias.

  • TAÇA - 8 a 15 de julho

      (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) Dias de alegrias e muita paz, chegou o momento de refletir sobre a sua vida pessoal, manter o equilíbrio acima de tudo e viver os bons momentos fugindo de questões que só embaralharam seus bons pensamentos. No amor deixe tudo acontecer e o passar dos dias sempre trazem melhores respostas, não se desespere tente manter o mesmo pensamento de sempre, a fase começa a se tornar positiva a partir de agora, basta ter Fé e manter seus bons pensamentos.

  • CAPELA - 8 a 15 de julho

     (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Momentos de fé e devoção, você se entrega às preces e busca dias melhores em seus caminhos, deixando de lado certos medos buscando na força da fé os seus melhores objetivos. Os dias que se seguem serão bem agitados porém será preciso manter a ordem, ir em busca daquilo que realmente faça mais sentido para a sua vida, deixando de lado certas questões que só atrapalham os seus pensamentos. Pense em você e nos seus projetos, afaste-se de certas pessoas que atrapalham seus bons planos.

  • PUNHAL -8 a 15 de julho

     (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) Esta será uma semana de muitas certezas enfim você vai conseguir decidir de vez uma importante questão pessoal, vai colocar fim às dúvidas que tanto te atrapalhavam e segue com mais entusiasmo diante das questões profissionais. No amor devido a certos imprevistos você prefere seguir, deixar pra lá certas situações que só te aborreceram e resolve recomeçar colocando certos pontos finais em problemas anteriores buscando a paz para o relacionamento.

  • ESTRELA - 8 a 15 de julho

      (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) Uma fase de luz e alegrias enfim a semana te traz a paz desejada, depois de um período de muitas lutas chegou a hora de ficar bem, ter uma trégua diante das situações acalmando assim seus pensamentos e sentimentos. A resposta ideal vem esta semana, o seu coração se alegra diante das situações e você segue com mais entusiasmo e deposita toda a confiança em seus novos projetos trabalhistas e também fica em paz com a pessoa amada.

  • MACHADO - 8 a 15 de julho

     (22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) Uma fase de luz e alegrias, de respostas favoráveis onde você consegue ficar bem, a semana promete ser de muita luz e muita paz interior, mesmo com tantos trabalhos pessoais tudo tende a acontecer de uma maneira favorável em seus caminhos. No amor depois de uma fase de muitas dúvidas as respostas começam a chegar de maneira positiva em seus caminhos, apenas deixe tudo acontecer o destino se encarrega de trazer as respostas certas pra você.