Ilhabela amplia capacidade da rede municipal | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Ilhabela amplia capacidade da rede municipal

Da Redação
23 de junho de 2020 às 13:00

As aulas nas escolas da rede municipal de Ilhabela serão realizadas em condições muito melhores nos próximos meses, quando ficarão prontas as obras de construção de um novo prédio, recuperação de outra grande escola que estava interditada; além de uma dezena de reformas, ampliações e adaptações que foram concluídas ou estão em fase final.

Nessa lista, que amplia significativamente a capacidade de atendimento à demanda, estão dois grandes prédios que logo estarão à disposição dos alunos do sul da ilha, a construção da nova Escola Municipal Luiza Aparecida de Souza Tangerino, no bairro Itapecerica, e a recuperação e reforma do prédio da E.M. Anna Leite Julião Torres, no Bexiga.

Participe dos nossos grupos  http://bit.ly/CNAGORA3  🕵‍♂Informe-se, denuncie!

A construção da nova escola “Luiza Tangerino”, agora com 970 m², substitui um antigo prédio da década de 80, que possuía apenas 270 m².  Antes da reforma a escola atendia apenas 30 alunos e quando estiver pronta terá capacidade para atender até 200. A nova instalação receberá os alunos de Ensino Infantil da região do São Pedro ao Borrifos, com moderna estrutura, salas adaptadas às crianças de creche e ensino infantil. São oito salas de aula, seis para creche (duas de 0 a 1 ano e duas de 1 a 2 anos) e duas de fases (de 4 a 6 anos). Com a demolição do antigo prédio, as crianças haviam sido transferidas para a E.M. Natã Ugo Soares Domingos, no São Pedro.

A recuperação e reforma do prédio da E.M. Anna Leite Julião Torres, uma das maiores do sul do arquipélago, também entrou na reta final. Recebeu serviços de troca de piso do pátio, corredores, construção de muro de arrimo, substituição de telhas, pintura, entre outros. A escola, interditada por medida de segurança após apresentar problemas estruturais, terá alunos do ensino Fundamental II (6º o 9º) e também do Ensino Médio (jovens de 15 a 17 anos), em parceria com o governo do Estado de São Paulo, para atender reivindicação da comunidade, que solicitava duas salas do 1º ano, uma do 2º ano e uma do 3º ano.

Muito mais

A lista é muito maior que essas duas unidades e segue de norte ao sul, com obras prontas, em conclusão e em andamento. Exemplo de prédio pronto é a E.M. Prefeito Leonardo Reale, no bairro Armação, que recebeu cinco novas salas, o que permitiu atender a antiga reivindicação da comunidade do norte da ilha, de trazer o grupo de alunos do ensino fundamental II (do 6º ao 9º ano) para estudar no seu bairro. Agora a escola atenderá 231 crianças. Antes os alunos saíam para estudar na escola do Saco da Capela, E.M. Mércia dos Nascimento Dias.

Outros exemplos de prédios praticamente concluídos e já em condição de receber aulas, mesmo com as obras externas, são as escolas Professora Ophélia Reale Montanhesi, no Itaguaçu, e a Prefeito Eurípedes da Silva Ferreira, ambas na região central. Na Ophélia, a obra foi de reforma, ampliação e construção de um grande muro de arrimo com pedras, do lado de fora, com o objetivo de evitar desmoronamento do barranco de sustentação da estrutura. Foram realizadas reformas em todas as salas, troca do piso por porcelanato e ampliações da secretaria, cozinha e a construção de mais uma sala, além de reforço na estrutura do telhado, troca e instalação de calhas, pintura geral, construção de lavanderia e dois banheiros, etc.

Na E.M. Prefeito Eurípedes da Silva Ferreira, que funciona em período integral (fora da pandemia da Covid-19) falta apenas a obra externa, de ampliação de salas, porque já foram concluídos os serviços de aumento da cozinha, reforma dos banheiros, troca de piso e pintura das salas.

Foram realizadas ainda obras de reformas e melhorias em muitas outras unidades escolares, como a Thereza de Freitas Vidal, Waldemar Belisário, Nilce Signorini, Ruth Cardoso, Antonio Marques, etc.

E as escolas das comunidades tradicionais também foram beneficiadas, por meio da reforma geral e ampliação da E.M. Professor João Antonio Cesar, na Praia Mansa; reforma da E.M.  Nilce Terezinha Salinas, na Ilha da Vitória, e reforma e ampliação da E.M. Vereador José Donizete da silva, na Praia da Fome.

O secretário de Educação, João Paulo de Souza, falou sobre as obras. “O novo prédio, a recuperação da Anna Leite, as ampliações e reformas, em todo o município transformarão o ambiente escolar ainda mais adequado”. Destacou.

A prefeita Maria das Graças Ferreira dos Santos Souza, a Gracinha, comentou os investimentos de ampliação e melhoria da estrutura da rede municipal de ensino. “Todas essas obras permitirão melhorar as condições de ensino em Ilhabela e tornarão o ambiente escolar ainda mais adequado”. Afirmou.

Comentarios

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - De 25 de junho a 1° de julho

  • COROA - 25 de junho a 1° de julho

    (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) - Os dias que se seguem serão de bons planos pessoais e voltados aos estudos e aprendizados, você quer o progresso e começa a somar os seus objetivos, raciocina diante das situações e busca novas respostas em seus caminhos. No amor o jogo será duro por estes dias, não será fácil lidar com as indecisões da pessoa amada, procure acalmar-se diante de tudo e deixe que o tempo se encarrega de mudar o que for preciso.

  • CANDEIAS - 25 de junho a 1° de julho

    (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) - Momento de luz e novidades ,fase de determinação e fé. Você muda o que for preciso e segue com mais decisões e acordos que favorecem o lado trabalhista. Muitas mudanças acontecem sim mas são para melhor, e até mesmo questões que antes te traziam muitas dúvidas nessa semana tudo se esclarece e você consegue dar importantes passos ao progresso pessoal.Questões familiares são resolvidas e no amor a paz reina esta semana.

  • RODA - 25 de junho a 1° de julho

    (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) - Dias de luz e alegrias, momento de paz e determinação, fase favorável para a sua criatividade e o destino avisa que é hora de explorar seus conhecimentos e focar em dias melhores buscando a paz interior acima de tudo. No amor uma nova luz traz a paz para o seu coração, você busca o equilíbrio diante das situações e procura entender a pessoa amada. Não se deixe levar pelo medo ou ansiedade, tudo ficará bem dentro de alguns dias.

  • SINO - 25 de junho a 1° de julho

    (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) - Com o tempo tudo começa a se resolver, você consegue esclarecer os assuntos e o que antes era complicado ganha uma nova resposta. Não é fácil lidar com algumas situações porém você pode vencer os seus medos encarando as situações. Agora é o momento de reorganizar a sua vida e transformar os seus dias em situações melhores. No amor evite complicar os seus caminhos, tente entender a pessoa amada e fuja de complicações.

  • MOEDAS - 25 de junho a 1° de julho

    (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) - Não se deixe levar pelo momento, existe uma luz alternativa em seus caminhos, procure focar em seus objetivos e acalme o seu coração. Com o passar dos dias tudo será esclarecido e você volta a ganhar a confiança de sempre. Conquiste o seu espaço com garra e determinação pois a sua capacidade permite isso, mas é preciso se desapegar de certas situações e focar em seus objetivos maiores buscando a luz e a espiritualidade.

  • ADAGA - 25 de junho a 1° de julho

    ( 23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) - Fase de respostas positivas, de questões familiares favoráveis e muitos esclarecimentos, momento de desapego de certas questões, você volta a acreditar na sua capacidade e busca dias melhores em todos os sentidos. Mudanças acontecem no meio do caminho e você encontra a paz interior. No amor é hora de tomar uma decisão mais favorável, os dias se passam rapidamente e demorar pode atrasar a sua sorte nessa questão.

  • FERRADURA - 25 de junho a 1° de julho

    (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) - Chegou  a hora de avaliar todas as questões, de mudar o que for preciso e seguir com fé e entusiasmo diante das situações. Vire a página, busque na sua fé as suas respostas, muitas vezes você encontrou dias melhores em seus caminhos quando se dedicou mais ao seu lado espiritual. Conquiste novamente o seu espaço, faça valer as suas palavras e tente reverter algumas situações. O seu destino pede progresso.

  • TAÇA - 25 de junho a 1° de julho

    (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) - Uma nova luz favorece o seu astral e você começa a tomar importantes decisões em seus caminhos. Controle os seus impulsos, vá ao encontro da luz e da determinação, nunca se deixe levar pela indecisão, pelos imprevistos busque sempre manter o seu foco, fazer com que tudo possa ser diferente em seus caminhos. Conquiste a sua paz novamente, você é capaz de mudar o que for preciso, é capaz de renovar os seus planos.

  • CAPELA - 25 de junho a 1° de julho

      (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) - Refaça os seus planos, invista em seu potencial, os dias que se seguem pedem mais determinação de sua parte, então é preciso fortalecer os seus caminhos, colocar em ordem os seus objetivos, favorecer o seu astral buscando a luz de sua espiritualidade. No amor uma nova resposta favorece os seus dias porém será necessário entender a pessoa amada, saber lidar com tudo de maneira positiva sem se prender a certas situações.

  • PUNHAL - 25 de junho a 1° de julho

    (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) - Momento de reorganização pessoal, você começa a pesar os prós e os contras de todas as situações, busca o equilíbrio acima de tudo e quer uma nova oportunidade nas questões profissionais. Bom momento para voltar-se ao lado espiritual onde seus caminhos ganham forças pois a sua Fé somada ao seu talento transforma os seus dias. No amor uma nova luz surge e te deixa mais tranquilo(a) diante das situações.

  • ESTRELA - 25 de junho a 1° de julho

    (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) - Fase de renovação e muita Fé, momento de luz e novidades que transformam os seus dias, infelizmente algumas mudanças mexeram um pouco com o seu astral, mas com o passar dos dias tudo volta ao normal. A sua capacidade de se reorganizar diante dos fatos mais uma vez te surpreenderá. Só tome cuidado para não misturar os setores da sua vida. Busque a paz em questões familiares, evite opinar em assuntos polêmicos.

  • MACHADO - 25 de junho a 1° de julho

    ( 22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) - Fase de boas decisões, de momentos de otimismo e muita fé, você se depara com questões que favorecem o seu coração, muda o que for preciso e encara uma nova jornada com mais equilíbrio e força. No amor uma nova resposta alegra o seu coração, te enche de esperança e otimismo. Os dias que se seguem serão marcados por novas respostas e também muito foco em seus objetivos, você conseguirá dar a volta por cima diante de uma importante questão.