Rio inaugura enfermaria para pacientes com primeiros sintomas de covid | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Rio inaugura enfermaria para pacientes com primeiros sintomas de covid

Da Redação
21 de junho de 2020 às 14:39
.

A prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou hoje, 21, a primeira enfermaria que vai garantir assistência aos pacientes que apresentarem os primeiros sintomas moderados da covid-19 e suspeita de infecção pelo novo coronavírus. A unidade vai funcionar no Polo de Cuidado Comunitário, instalado no pátio do Centro Municipal de Saúde Belizário Penna, em Campo Grande, zona oeste da cidade, ao lado do centro de imagem recém-inaugurado, e terá 24 leitos de observação clínica. As atividades serão iniciadas na próxima sexta-feira, 26.

De acordo com dados de ontem, 20, do painel Rio covid-19, da prefeitura carioca, Campo Grande é o bairro da cidade com mais óbitos (300), e o terceiro com maior número de casos (1.932), atrás de Copacabana (2.107) e Barra da Tijuca (2.028).

O prefeito Marcelo Crivella destacou que o polo vai cuidar das pessoas que apresentarem os primeiros sintomas da covid-19. "Ao invés de irem para casa e, quando agravar, virem procurar tratamento, vão ficar sob a vigilância de médicos e enfermeiros 24 horas por dia. É uma nova estratégia que nós estamos lançando. Uma inovação para controlar o contágio e evitar que essas pessoas se agravem e precisem de enfermaria ou UTI".

Avaliação

A indicação de internação precoce no polo será dada após avaliação médica e resultado da tomografia realizada no centro de imagem, construído ao lado, informou a prefeitura, por meio de sua assessoria de imprensa.

Do total de 24 leitos, 20 serão leitos de observação e quatro para pacientes com quadro clínico considerado mais delicado, que precisem de estabilização para transferência a hospitais de referência, como o de Campanha, no Riocentro, ou o Ronaldo Gazolla, em Acari.

enfermaria, posto de saúde Belizário Penna enfermaria, posto de saúde Belizário Penna
enfermaria, posto de saúde Belizário Penna - Jorge Antonio Pex / Prefeitura do Rio

A prefeitura informou, ainda, que o espaço vai oferecer também coleta de exames laboratoriais de rotina (laboratório conveniado) e urgência (unidades de 24h de referência); testagem rápida de pacientes com critérios de inclusão; centro de imagem com radiografia simples e tomografia computadorizada; acompanhamento por equipe multidisciplinar, que inclui fisioterapia, nutrição, psicologia; e estabilização de pacientes graves até a remoção.

Início do atendimento

A obra foi realizada pela RioUrbe e todo o espaço dispõe de pias e 'dispenseres de álcool gel, entre outros itens para garantir a higiene de profissionais e pacientes'. Os atendimentos começarão a ser feitos no polo a partir do próximo dia 26, dando prioridade a pessoas com doenças crônicas, como diabetes, por exemplo, e que estiverem com sintomas gripais e de covid. "Elas ficarão em observação por até 72 horas e, quem precisar de internação, será levado para os nossos hospitais, que estão com leitos exclusivos para covid sobrando diante da redução dos casos da doença", disse a secretária municipal de Saúde, Beatriz Busch.

Serão priorizados, ainda, atendimento s a pacientes que façam parte dos grupos de risco, como maiores de 60 anos, portadores de doença crônica cardiovascular ou pulmonar, imunossuprimidos (por doença ou uso de medicação imunossupressora) e obesos, com Índice de Massa Corporal (IMC acima de 40).

A prefeitura prevê instalar também, neste primeiro momento, polos comunitários em Santa Cruz, no anexo à Policlínica Lincoln de Freitas Filho; em Bangu, no anexo à Policlínica Manoel Guilherme da Silveira; e, na Pavuna, em terreno na Avenida Sargento de Milícias 265.

Edição: Nélio de Andrade

Fonte: EBC Geral

Comentarios

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 8 a 15 de julho

  • COROA -8 a 15 de julho

      (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) Este é um período de decisões importantes onde você coloca fim a todas as dúvidas anteriores, começa a focar mais em seus objetivos e vai à luta com mais entusiasmo, pois enfim depois de uma semana de difíceis situações chegou a hora de aproveitar melhor os novos caminhos que estão surgindo. No amor a alegria toma conta do seu relacionamento deixando tudo na mais perfeita paz, os dias que se seguem serão proveitosos em todos os sentidos.

  • CANDEIAS - 8 a 15 de julho

      (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO)  Bom momento para cuidar da sua saúde , pois o estado emocional pode ficar um pouco abalado esta semana devido a muitos assuntos pessoais, evite a rotina buscando diferentes situações que possam entreter você, é o que está faltando sim uma oportunidade para você se sentir melhor, expor seus pensamentos e até mesmo usar a sua criatividade. Infelizmente esta semana você vai estar dividido(a) entre o coração e a razão.

  • RODA - 8 a 15 de julho

     (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Uma fase de luz e raciocínio, momento de buscar a paz interior acima de tudo pois você precisa fazer mudanças em sua vida mas carrega muitas dúvidas sem eu coração. Chega uma hora em que é preciso decidir , tomar uma atitude para que a sua vida ande pois ficar na mesma situação por medo de arriscar, de sair da zona de conforto é um erro que compromete a sua evolução. Você precisa de uma resposta e a semana te trará a oportunidade de tê-la.

  • SINO - 8 a 15 de julho

     (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) Um período de muitas batalhas pessoais, apesar de inúmeras questões o seu coração precisa de uma resposta no amor, você ainda fica com algumas dúvidas pois não é fácil decidir a sua vida diante de tudo o que está te acontecendo, e as respostas estão surgindo em questões profissionais e tudo acontece de uma vez. É hora de colocar o pensamento no lugar, buscar na paz do raciocínio a melhor resposta para o momento e tudo o que for para o seu progresso deve ter prioridade no momento.

  • MOEDAS - 8 a 15 de julho

     (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) Uma fase de muitas lutas pessoais principalmente em questões amorosas pois você quer manter a paz acima de tudo e está enfrentando grandes lutas para conseguir alcançar seus objetivos. Com o passar dos dias tudo tende a ficar melhor só não se desespere diante das situações busque focar mais naquilo que realmente faça sentido para a sua vida. Em breve uma importante resposta em questão de novos aprendizados vai te trazer alegrias e entusiasmo.

  • ADAGA - 8 a 15 de julho

     (23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) Chegou a hora de progredir, de ir ao encontro de novas oportunidades, de virar o jogo diante das situações enfim a semana te traz importantes respostas que fazem mais sentido para os seus caminhos. No amor os dias que se seguem serão mais tranquilos e você consegue manter a paz para os seus caminhos deixando tudo na mais perfeita ordem entre você e a pessoa amada.Algumas questões particulares podem vir a te preocupar mas com o passar dos dias tudo pode ficar bem.

  • FERRADURA - 8 a 15 de julho

    (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) Fase de muita Fé e devoção, momento onde você busca a força interior em todos os sentidos, chegou a hora de refletir sobre a sua vida pessoal e ir em busca de todas as respostas para os seus caminhos. No amor uma nova resposta traz alegrias ao seu coração, você fica em paz depois de uma conversa franca e objetiva. Fase de progresso em questões profissionais e financeiras , novas oportunidades podem surgir por estes dias.

  • TAÇA - 8 a 15 de julho

      (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) Dias de alegrias e muita paz, chegou o momento de refletir sobre a sua vida pessoal, manter o equilíbrio acima de tudo e viver os bons momentos fugindo de questões que só embaralharam seus bons pensamentos. No amor deixe tudo acontecer e o passar dos dias sempre trazem melhores respostas, não se desespere tente manter o mesmo pensamento de sempre, a fase começa a se tornar positiva a partir de agora, basta ter Fé e manter seus bons pensamentos.

  • CAPELA - 8 a 15 de julho

     (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Momentos de fé e devoção, você se entrega às preces e busca dias melhores em seus caminhos, deixando de lado certos medos buscando na força da fé os seus melhores objetivos. Os dias que se seguem serão bem agitados porém será preciso manter a ordem, ir em busca daquilo que realmente faça mais sentido para a sua vida, deixando de lado certas questões que só atrapalham os seus pensamentos. Pense em você e nos seus projetos, afaste-se de certas pessoas que atrapalham seus bons planos.

  • PUNHAL -8 a 15 de julho

     (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) Esta será uma semana de muitas certezas enfim você vai conseguir decidir de vez uma importante questão pessoal, vai colocar fim às dúvidas que tanto te atrapalhavam e segue com mais entusiasmo diante das questões profissionais. No amor devido a certos imprevistos você prefere seguir, deixar pra lá certas situações que só te aborreceram e resolve recomeçar colocando certos pontos finais em problemas anteriores buscando a paz para o relacionamento.

  • ESTRELA - 8 a 15 de julho

      (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) Uma fase de luz e alegrias enfim a semana te traz a paz desejada, depois de um período de muitas lutas chegou a hora de ficar bem, ter uma trégua diante das situações acalmando assim seus pensamentos e sentimentos. A resposta ideal vem esta semana, o seu coração se alegra diante das situações e você segue com mais entusiasmo e deposita toda a confiança em seus novos projetos trabalhistas e também fica em paz com a pessoa amada.

  • MACHADO - 8 a 15 de julho

     (22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) Uma fase de luz e alegrias, de respostas favoráveis onde você consegue ficar bem, a semana promete ser de muita luz e muita paz interior, mesmo com tantos trabalhos pessoais tudo tende a acontecer de uma maneira favorável em seus caminhos. No amor depois de uma fase de muitas dúvidas as respostas começam a chegar de maneira positiva em seus caminhos, apenas deixe tudo acontecer o destino se encarrega de trazer as respostas certas pra você.