Escolas e comunidades coletam mais de 13 mil litros de óleo de cozinha usado | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Escolas e comunidades coletam mais de 13 mil litros de óleo de cozinha usado

Da Redação
03 de junho de 2020 às 15:34

As comunidades das escolas municipais abraçaram o programa Ação Renove o Meio Ambiente em Praia Grande. Os números reforçam a afirmação ao mostrar um crescimento de 32% quando comparados o total de óleo de cozinha usado coletado em 2019. Ano passado, a iniciativa realizada pelo Departamento de Meio Ambiente (DEA) da Secretaria de Educação (Seduc) e a empresa Cargill arrecadou 13.291 litros do produto. Em 2018, a ação totalizou 10.045 litros.


De acordo com a prefeitura, um dos fatores que impulsionaram os números foi a primeira edição da Gincana Verde das escolas municipais. O óleo de cozinha estava entre os itens que contavam pontos de arrecadação para alunos e escolas. A Ecoação mobilizou os mais de 53 mil estudantes das 77 unidades de ensino durante de junho a setembro. Neste período, o programa Renove Meio Ambiente contabilizou 9.255 litros de óleo de cozinha.


Em 2019, o programa contava com contentores em formato de garrafa em 45 escolas participantes. Destas, a EM Anahy Navarro Trovão, no Bairro Boqueirão, foi a unidade que arrecadou maior volume de óleo de cozinha, totalizando 1.187 litros. A EM Pablo Trevisan Perutich, no Anhanguera, e a EM Maria Nilza da Silva Romão, no Vila Sônia, ficaram em segundo e terceiro lugares, ao coletarem, respectivamente, 818 e 752 litros do produto.


Para este ano, a parceria entre a Seduc e a Cargill continuará ainda mais sólida. Assim que as aulas retornarem nas unidades de ensino, o programa será ampliado. O número de postos de coletas passará de 45 para as 77 escolas municipais da Cidade. “Era algo que projetamos desde o início. Mas precisávamos ver antes qual seria a aceitação da comunidade, que, prontamente, abraçou a iniciativa”, destacou a diretora do DEA, Eliane Queiroz.


Participe dos nossos grupos ℹ https://bit.ly/3crDpWp 🕵‍♂Informe-se, denuncie!


O programa Ação Renove o Meio Ambiente está entre as iniciativas adotadas pela Comissão de Desenvolvimento do Projeto de Reciclagem de Óleo de Cozinha, instalada por meio de projeto de lei nº 29.705 de 2014, pelo prefeito Alberto Mourão. Segundo a diretora do Departamento do Meio Ambiente, Eliane Queiroz, que acumula a função de presidente da comissão, a ação nas escolas busca formar cidadãos mais conscientes no futuro.


Para colocar o programa em prática, além da marca Liza, da empresa Cargill, e da Secretaria de Educação, participam da iniciativa a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e a Ecovias. “Os volumes arrecadados mostram que estamos no caminho certo. Agora ampliamos para todas as escolas, criando assim uma rede sólida de pontos de coleta mais próximos de toda a comunidade que poderá destinar seu óleo de cozinha usado de maneira ambientalmente correta”, afirmou o analista de sustentabilidade da Cargill, Fernando Janizello.


Sustentabilidade

Em Praia Grande, o programa Ação Renove o Meio Ambiente foi lançado no final de 2017 e começou as atividades no ano seguinte. No primeiro momento, 20 escolas participaram da iniciativa e coletaram 10.045 litros de óleo de cozinha usado. Em 2019, o número de postos de arrecadação passou para 45 unidades de ensino e contabilizou 13.291 litros do material. Para este ano, toda a rede municipal servirá como local de descarte.


Criado em 2010 e mantido pela marca Liza, o Programa Ação Renove o Meio Ambiente da Cargill já encaminhou para reciclagem mais de 4 milhões de litros de óleo. Com o resíduo, a iniciativa transforma todo o material adquirido em matéria-prima para produtos mais sustentáveis, como o biodiesel - combustível de fonte limpa e renovável.


Presente em 10 estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas  Gerais, Goiás, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Bahia e Pará), a inciativa conta com pontos de coleta localizados em Redes de Supermercados, Shoppings, Prefeituras, Órgãos Públicos, empresas, ONGs e escolas. Além disso, o projeto ainda conta com pontos de coleta em redes de restaurantes, oferendo aos clientes da Cargill a possibilidade da gestão dos resíduos de seus estabelecimentos.

Comentarios

O que fazer em Praia Grande

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - De 25 de junho a 1° de julho

  • COROA - 25 de junho a 1° de julho

    (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) - Os dias que se seguem serão de bons planos pessoais e voltados aos estudos e aprendizados, você quer o progresso e começa a somar os seus objetivos, raciocina diante das situações e busca novas respostas em seus caminhos. No amor o jogo será duro por estes dias, não será fácil lidar com as indecisões da pessoa amada, procure acalmar-se diante de tudo e deixe que o tempo se encarrega de mudar o que for preciso.

  • CANDEIAS - 25 de junho a 1° de julho

    (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) - Momento de luz e novidades ,fase de determinação e fé. Você muda o que for preciso e segue com mais decisões e acordos que favorecem o lado trabalhista. Muitas mudanças acontecem sim mas são para melhor, e até mesmo questões que antes te traziam muitas dúvidas nessa semana tudo se esclarece e você consegue dar importantes passos ao progresso pessoal.Questões familiares são resolvidas e no amor a paz reina esta semana.

  • RODA - 25 de junho a 1° de julho

    (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) - Dias de luz e alegrias, momento de paz e determinação, fase favorável para a sua criatividade e o destino avisa que é hora de explorar seus conhecimentos e focar em dias melhores buscando a paz interior acima de tudo. No amor uma nova luz traz a paz para o seu coração, você busca o equilíbrio diante das situações e procura entender a pessoa amada. Não se deixe levar pelo medo ou ansiedade, tudo ficará bem dentro de alguns dias.

  • SINO - 25 de junho a 1° de julho

    (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) - Com o tempo tudo começa a se resolver, você consegue esclarecer os assuntos e o que antes era complicado ganha uma nova resposta. Não é fácil lidar com algumas situações porém você pode vencer os seus medos encarando as situações. Agora é o momento de reorganizar a sua vida e transformar os seus dias em situações melhores. No amor evite complicar os seus caminhos, tente entender a pessoa amada e fuja de complicações.

  • MOEDAS - 25 de junho a 1° de julho

    (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) - Não se deixe levar pelo momento, existe uma luz alternativa em seus caminhos, procure focar em seus objetivos e acalme o seu coração. Com o passar dos dias tudo será esclarecido e você volta a ganhar a confiança de sempre. Conquiste o seu espaço com garra e determinação pois a sua capacidade permite isso, mas é preciso se desapegar de certas situações e focar em seus objetivos maiores buscando a luz e a espiritualidade.

  • ADAGA - 25 de junho a 1° de julho

    ( 23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) - Fase de respostas positivas, de questões familiares favoráveis e muitos esclarecimentos, momento de desapego de certas questões, você volta a acreditar na sua capacidade e busca dias melhores em todos os sentidos. Mudanças acontecem no meio do caminho e você encontra a paz interior. No amor é hora de tomar uma decisão mais favorável, os dias se passam rapidamente e demorar pode atrasar a sua sorte nessa questão.

  • FERRADURA - 25 de junho a 1° de julho

    (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) - Chegou  a hora de avaliar todas as questões, de mudar o que for preciso e seguir com fé e entusiasmo diante das situações. Vire a página, busque na sua fé as suas respostas, muitas vezes você encontrou dias melhores em seus caminhos quando se dedicou mais ao seu lado espiritual. Conquiste novamente o seu espaço, faça valer as suas palavras e tente reverter algumas situações. O seu destino pede progresso.

  • TAÇA - 25 de junho a 1° de julho

    (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) - Uma nova luz favorece o seu astral e você começa a tomar importantes decisões em seus caminhos. Controle os seus impulsos, vá ao encontro da luz e da determinação, nunca se deixe levar pela indecisão, pelos imprevistos busque sempre manter o seu foco, fazer com que tudo possa ser diferente em seus caminhos. Conquiste a sua paz novamente, você é capaz de mudar o que for preciso, é capaz de renovar os seus planos.

  • CAPELA - 25 de junho a 1° de julho

      (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) - Refaça os seus planos, invista em seu potencial, os dias que se seguem pedem mais determinação de sua parte, então é preciso fortalecer os seus caminhos, colocar em ordem os seus objetivos, favorecer o seu astral buscando a luz de sua espiritualidade. No amor uma nova resposta favorece os seus dias porém será necessário entender a pessoa amada, saber lidar com tudo de maneira positiva sem se prender a certas situações.

  • PUNHAL - 25 de junho a 1° de julho

    (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) - Momento de reorganização pessoal, você começa a pesar os prós e os contras de todas as situações, busca o equilíbrio acima de tudo e quer uma nova oportunidade nas questões profissionais. Bom momento para voltar-se ao lado espiritual onde seus caminhos ganham forças pois a sua Fé somada ao seu talento transforma os seus dias. No amor uma nova luz surge e te deixa mais tranquilo(a) diante das situações.

  • ESTRELA - 25 de junho a 1° de julho

    (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) - Fase de renovação e muita Fé, momento de luz e novidades que transformam os seus dias, infelizmente algumas mudanças mexeram um pouco com o seu astral, mas com o passar dos dias tudo volta ao normal. A sua capacidade de se reorganizar diante dos fatos mais uma vez te surpreenderá. Só tome cuidado para não misturar os setores da sua vida. Busque a paz em questões familiares, evite opinar em assuntos polêmicos.

  • MACHADO - 25 de junho a 1° de julho

    ( 22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) - Fase de boas decisões, de momentos de otimismo e muita fé, você se depara com questões que favorecem o seu coração, muda o que for preciso e encara uma nova jornada com mais equilíbrio e força. No amor uma nova resposta alegra o seu coração, te enche de esperança e otimismo. Os dias que se seguem serão marcados por novas respostas e também muito foco em seus objetivos, você conseguirá dar a volta por cima diante de uma importante questão.