Praia Grande reduz mortes no trânsito em 47% nos últimos 5 anos | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Praia Grande reduz mortes no trânsito em 47% nos últimos 5 anos

Da Redação
21 de maio de 2020 às 15:33


Em relatório emitido pelo projeto Respeito à Vida, do Governo de São Paulo, com balanços sobre as ações viárias e resultados destes trabalhos desenvolvidos nos municípios conveniados ao projeto, Praia Grande conta com redução de 47,6% no número de óbitos causados por acidentes de trânsito, entre janeiro de 2015 e dezembro de 2019.


Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNAGORA10 🕵‍♂Informe-se, denuncie!


Os números são ainda mais positivos quando analisados separadamente por tipos de vias: com redução de 64% de mortes em vias municipais (grande maioria em Praia Grande, com cerca de 800 km) e 34,8% em rodovias estaduais (com cerca de 27 km).


Os números são resultado de ações realizadas nas áreas de fiscalização, engenharia viária e de educação de trânsito na cidade coordenadas pela Secretaria de Trânsito (Setran).


Ao todo, foram 250 óbitos registrados entre 2015 e 2019 no município (passando de 63 casos em 2015 para 33 em 2019). Dentre os públicos alvos,a maior queda foi registrada entre os pedestres, com redução de 55,5% de óbitos (com 27 casos em 2015, 9 em 2016, 14 em 2017, 15 em 2018 e 12 no ano passado); seguido por motociclistas, com 47,3% a menos de mortes no trânsito nestes cinco anos, inclusive registrando a menor taxa de óbitos no último ano (19 em 2015, 20 em 2016, 26 em 2017, 21 em 2018 e 10 em 2019).


Dentre as faixas etárias com maiores casos de mortes nos últimos cinco anos está de jovens adultos, com idades entre 30 e 34 anos, representando 12% do total. Além disso, entre todas as vítimas fatais registradas neste período, 80% foram do sexo masculino e 20% feminino.


O relatório aponta também que, do total, na maioria dos casos, as mortes são ocasionadas por colisões (com 104 ocorrências), seguido por atropelamentos (77 casos) e outros.


A taxa de óbitos por acidentes com vítimas registrados em Praia Grande também apresentou melhoras. Em 2015, Praia Grande apresentava uma morte para cada 15,6 acidentes. Já em 2019, o município teve um óbito para cada 27, 3 ocorrências. Além disso, quando analisado a quantidade de moradores da cidade, os números também apresentam saldo positivos: Praia Grande tinha em 2015 uma taxa de 21,66 óbitos a cada 100 mil habitantes, e em 2019 a taxa foi de 10,59.


Os levantamentos levam em conta também o crescimento populacional e de frota de veículos emplacadas, que foram, inclusive, maiores que a média estadual. A população de Praia Grande cresceu 6,9% entre 2015 e 2019, segundo projeção do Sistema Estadual de Análise de Dado (Fundação Seade).


A taxa de crescimento da população em todo o Estado de São Paulo para o mesmo período foi de 2,95%. Já no caso da frota de veículos, em Praia Grande o crescimento nestes cinco anos foi de 18,14% e no Estado de 12,98%.


Dentre as ações desenvolvidas na cidade que resultaram nestas reduções de mortes no trânsito, realizadas junto ao Programa Respeito à Vida, estão melhorias na sinalização viária (horizontal, vertical e semafórica) e implantação de faixas elevadas para travessia de pedestres. Ações desenvolvidas pelo município voltadas a fiscalização e trabalhos de conscientização junto à população e turistas também estão entre os principais fatores para a queda.


O secretário de Trânsito de Praia Grande, Marcelo Afonso Prado, destacou que a meta da cidade é continuar com essas reduções ao longo dos próximos anos. “Vamos continuar realizando atividades que garantam mais segurança viária, mas, ainda assim, continuamos também contando com toda a população para que isso surta efeito, uma vez que é comprovado que, estatisticamente, no mundo todo a grande maioria dos acidentes é causada por falha humana. Ou seja, podemos dizer que em grande parte dos casos a imprudência do condutor é determinante para que estes acidentes ocorram.Por isso, também focamos muito em campanhas e ações de educação e orientação de trânsito”.

Comentarios

O que fazer em Praia Grande

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 21 a 27 de maio

  • Coroa - 21 a 27 de maio

    COROA - (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) Vibrações positivas para o amor, uma nova fase de luz e compreensão enfim você se adapta mais às questões pessoais, entende todas as situações e busca a paz interior. Mude o que for preciso porém não perca o foco dos seus objetivos, a semana tende a ser positiva também nas questões profissionais. Bom momento para cuidar da sua saúde física e espiritual, ter e mente em ordem é fundamental neste momento de mudanças repentinas.

  • Candeias - 21 a 27 de maio

    CANDEIAS -  (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) É preciso parar de fantasiar certas situações, acordar para os bons momentos de luz e seguir com fé e entusiasmo, deixar de lado certas manhas pessoais, encarar de frente as questões e resolver de vez pois o tempo é precioso demais neste momento atual. No amor tudo tende a acontecer de uma maneira mais branda, seja apenas um pouco mais gentil e tudo volta ao normal, saber ouvir também é uma virtude.

  • Roda - 21 a 27 de maio

    RODA - (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Vibrações positivas para o amor, uma nova fase de luz e bons presságios, você se sente bem depois de uma resposta favorável e segue com bons planos para a sua vida amorosa. Bom momento em questões familiares enfim a compreensão reina e tudo fica em paz. Essa será uma semana dedicada ao lado profissional, a busca pelo progresso é intensa e as boas respostas surgem devido ao seu empenho, até mesmo questões familiares ganham um novo sentido.

  • Sino - 21 a 27 de maio

    SINO - (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) Busque a sua paz interior, deixe de lado os seus medos e tente resolver de maneira positiva certas questões. A semana pede atitudes de sua parte, vá ao encontro da luz pessoal, siga a sua intuição os dias pedem mais atrevimento então encare as situações com otimismo, garra e muita fé! No amor o seu coração ainda carrega algumas dúvidas, seja mais firme em seus atos, decida de vez que caminho deseja seguir e se desprenda de tudo  que atrapalha a sua vida.

  • Moedas - 21 a 27 de maio

    MOEDAS -  (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) É preciso se desapegar de certos pensamentos e sentimentos, focar em seus objetivos e fugir de situações desagradáveis, busque a paz interior algo ainda te incomoda de uma certa maneira, não se deixe levar pelo medo entenda os fatos e vire a página, crie uma nova história muito mais positiva e deixe ir, o tempo se encarrega de trazer novas respostas desde que você aprenda a desapegar daquilo que não te traz resposta alguma.

  • Adaga - 21 a 27 de maio

    ADAGA - (23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) A capacidade de dar a volta por cima, a força interior que muda tudo de maneira positiva, a semana será marcada por situações agradáveis que elevam o seu astral. Bom momento para novos aprendizados e para os estudos, as boas oportunidades financeiras e trabalhistas também surgem em seus caminhos. No amor você consegue dar a volta por cima e resolve tudo de maneira positiva, a pessoa amada se apega mais à você

  • Ferradura - 21 a 27 de maio

    FERRADURA - (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) A palavra da semana é capacidade! Você verá a capacidade que tem depois de passar por uma determinada situação. A força interior transforma os seus caminhos e você se dedica mais aos seus objetivos maiores. Bons planos, boas realizações enfim você desperta para o que realmente te traz bons resultados, deixa de lado os medos e segue em frente decidindo os seus caminhos com muita luz e energia positiva.

  • Taça - 21 a 27 de maio

    TAÇA - (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) Realize os seus bons planos, faça valer todas as situações e não se prenda ao medo, os dias que se seguem serão meio complicados porém a sua força interior e a sua verdade serão libertadoras neste momento. Confie na sua intuição e siga em frente , você tem a capacidade de dar a volta por cima e estes momentos são fortes e significativos em sua vida. No amor e em outras questões pessoais tudo tende a melhorar dentro de alguns dias.

  • Capela - 21 a 27 de maio

    CAPELA - (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Resoluções, mudanças e boas respostas marcam a sua semana. Chegou a hora de reavaliar seus planos trabalhistas e não se desesperar diante das situações. Bom momento para cuidar da sua saúde física e espiritual, encontrar a paz interior e deixar de lado certos assuntos desagradáveis. Muitas vezes você bate de frente com questões que não valem à pena, o momento requer mais maturidade e raciocínio lógico diante das situações.

  • Punhal - 21 a 27 de maio

    PUNHAL - (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) Momentos de luz e realizações, enfim você consegue respirar de maneira aliviada depois de um período de muitas batalhas. A semana tende a ser mais otimista e com novas realizações, bons projetos profissionais enfim este é o momento de organizar-se mais , seguir com entusiasmo e foco pois as boas oportunidades voltam a surgir em seus caminhos. No amor tende entender as crises da pessoa amada e não revide qualquer situação desagradável.

  • Estrela - 21 a 27 de maio

    ESTRELA - (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) Fase de renovação , de fé e entusiasmo, a semana tende a ser agitada devido aos seus bons planos, apesar de ainda estar em certas crises amorosas você tende a pensar numa resolução para tal questão. O seu coração carrega algumas dúvidas com respeito ao amor, porém esses dias serão decisivos pois o destino se encarrega de trazer resoluções. Confie no seu potencial e não se deixe levar pelo desânimo, tudo pode mudar repentinamente.

  • Machado - 21 a 27 de maio

    MACHADO - (22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) Força e entusiasmo, as novas respostas surgem em seus caminhos e a paz interior volta a reinar em sua mente e em seu coração. Uma nova resposta amorosa traz a paz desejada, você fica bem depois de esclarecer os assuntos mal resolvidos. Mesmo estando com muitas ocupações conseguirá encontrar tempo para se divertir e relaxar um pouco, e merecidamente o destino te traz duas importantes respostas que favorecerão o seu astral