Museus italianos oferecem visitas virtuais durante pandemia | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Museus italianos oferecem visitas virtuais durante pandemia

Agência Brasil
09 de maio de 2020 às 16:09


O Instituto Italiano de Cultura (IIC) do Rio de Janeiro está disponibilizando gratuitamente ao público que se encontra em isolamento social por conta da pandemia material inédito de ricas instituições culturais da Itália.


Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNAGORA8 🕵‍♂Informe-se, denuncie!


A diretora do IIC do Rio, Lívia Raponi, disse à Agência Brasil que a instituição ajuda na divulgação dessa oportunidade para as pessoas interessadas fazerem visitas virtuais a vários museus italianos. 


“Para nós é muito importante que o público brasileiro saiba que é possível entrar na Galleria degli Uffizi (palácio situado em Florença) e no Museu do Vaticano, só com um click, apertando uma tecla do computador. Acho uma oportunidade fantástica”, opinou.


Ao mesmo tempo, o IIC tem produzido conteúdos próprios que também são disponibilizados gratuitamente à população em quarentena.


“Tem uma dupla atividade”, salientou a diretora. “Uma é difundir o que está acontecendo de positivo na Itália, apesar da dificuldade do momento, porque “A Cultura Não Para”, título de uma campanha do Ministério da Cultura italiano e, por outro lado, o instituto está produzindo iniciativas utilizando os próprios canais virtuais e se referindo aos contatos próprios, como atores e chefs de cozinha que já trabalharam conosco e estão oferecendo conteúdos online gratuitos. É um esforço para manter vivo o interesse para a cultura e a arte italianas”, disse Lívia.


Adesão da maioria

A maioria dos museus italianos aderiu ao movimento. Alguns preveem visitas guiadas por diretores e curadores, outros visitas virtuais, mais tecnológicas, onde o visitante tem acesso a uma visão de 360 graus dos salões.


Outros ainda, como o Maxxi, museu nacional de arte e arquitetura contemporânea, localizado no bairro de Flaminio, em Roma, propõem novas atividades. O Maxxi elaborou encontros virtuais com especialistas de diferentes setores, desde psicanalistas a escritores, curadores de arte e de dança contemporânea, entre outros. 


“Quero dizer que o museu se coloca como lugar de trocas interdisciplinares. Não se fala só das coleções, mas [trata-se] de um lugar de reflexão e debate sobre a situação atual, claramente com interesse para conteúdos culturais”, sintetizou Lívia.


Ainda no Maxxi é feito um resumo dos dez anos da produção da instituição, através das vozes dos seus protagonistas e das imagens das mostras mais importantes. Os ícones da arquitetura e do design são abordados pelos curadores do museu em vídeos curtos.


No Palazzo del Quirinale, em Roma, as visitas virtuais podem ser feitas a partir do link. 


De acordo com informação do Instituto Italiano de Cultura do Rio, uma ida ao Quirinale permite ao visitante passear com os seus tablets, smartphones ou computadores pelo palácio, por seus jardins ou pelo parque da Villa Rosebery, percorrendo os ambientes através de imagens imersivas.


O Museo di Roma disponibiliza a Mostra Antonio Canova. Eterna Beleza, neste link. Ali, as pessoas podem assistir a um vídeo da exposição com mais de 170 obras de Canova e outros artistas que animam as salas do Palazzo Braschi, através de um jogo de luzes e sombras, onde se descrevem em 13 seções a arte canoviana e a sua época. 


A mostra objetiva percorrer com atenção as relações e o contexto histórico nos quais Canova expressou sua arte, informou o instituto.


Já no Palazzo delle Esposizioni, em Roma, o projeto Os Andares do Edificio, acessível neste link, permite a visitação, com depoimentos dos curadores e materiais inéditos das exposições realizadas no presente e no passado, podendo o visitante ouvir palestras de cientistas, artistas e teóricos, assim como participar de laboratórios online para crianças e jovens. 


“Eu vejo um cenário muito vivo neste momento na Itália”, garantiu Lívia. Ela considera que "essa é uma tendência em que todos os museus do mundo vão investir nessa fase de incertezas e com as medidas coercitivas que temos que tomar (devido à pandemia)”, disse.


Cozinha italianas

As iniciativas do IIC do Rio de Janeiro, criadas para o período do isolamento social no combate à covid-19, deverão se estender por um tempo mais longo, ultrapassando a quarentena.


No ciclo La cucina italiana a casa tua”, por exemplo, aberto com o vídeo promocional Menù di Pasqua, lançado por ocasião das festividades de Páscoa no canal do ICC no Youtube, a série de vídeos conta com a colaboração de chefs brasileiros e italianos e é inteiramente dedicada à arte culinária da Itália. 


Programas ensinando a fazer pizza ou pão nas próprias casas são sucesso garantido no atual momento, estimou a diretora.


Os vídeos, de curta duração, entre 15 e 30 minutos, são divulgados gratuitamente no canal Youtube do IIC Rio e postados diretamente nas redes sociais.


“Uma coisa que a gente acha possível é que essa modalidade de aproveitamento virtual possa ser definitiva para algumas pessoas, que elas possam querer ter acesso desta forma, mesmo depois que essa emergência sanitária for superada”, disse Lívia. 


É o caso dos cursos de idioma online, lançados pelo instituto em abril. Há alunos que frequentavam as aulas presenciais e que já demonstraram vontade de seguir na modalidade online a partir de agora. 


“Querem fazer testes em suas casas porque descobriram que é mais confortável, eles gastam menos tempo em transporte. Acho que essa fase que estamos vivendo é uma oportunidade de avaliarmos novos formatos”, assegurou Lívia.


Além da gastronomia, o instituto oferece outros conteúdos baseados em literatura. A novidade é que será possível ter acesso a grandes mestres da literatura italiana, como Luigi Pirandello, em português. 


O ator Nicola Siri, filho de mãe brasileira e pai italiano, vai ler textos de Pirandello em italiano e português em uma série de encontros do tipo Café Literário e vai estimular debate entre os ouvintes.


“É só acompanhar as nossas redes sociais para ter a informação de todas as atividades que estão prestes a começar”, finalizou.

Comentarios

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 21 a 27 de maio

  • Coroa - 21 a 27 de maio

    COROA - (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) Vibrações positivas para o amor, uma nova fase de luz e compreensão enfim você se adapta mais às questões pessoais, entende todas as situações e busca a paz interior. Mude o que for preciso porém não perca o foco dos seus objetivos, a semana tende a ser positiva também nas questões profissionais. Bom momento para cuidar da sua saúde física e espiritual, ter e mente em ordem é fundamental neste momento de mudanças repentinas.

  • Candeias - 21 a 27 de maio

    CANDEIAS -  (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) É preciso parar de fantasiar certas situações, acordar para os bons momentos de luz e seguir com fé e entusiasmo, deixar de lado certas manhas pessoais, encarar de frente as questões e resolver de vez pois o tempo é precioso demais neste momento atual. No amor tudo tende a acontecer de uma maneira mais branda, seja apenas um pouco mais gentil e tudo volta ao normal, saber ouvir também é uma virtude.

  • Roda - 21 a 27 de maio

    RODA - (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Vibrações positivas para o amor, uma nova fase de luz e bons presságios, você se sente bem depois de uma resposta favorável e segue com bons planos para a sua vida amorosa. Bom momento em questões familiares enfim a compreensão reina e tudo fica em paz. Essa será uma semana dedicada ao lado profissional, a busca pelo progresso é intensa e as boas respostas surgem devido ao seu empenho, até mesmo questões familiares ganham um novo sentido.

  • Sino - 21 a 27 de maio

    SINO - (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) Busque a sua paz interior, deixe de lado os seus medos e tente resolver de maneira positiva certas questões. A semana pede atitudes de sua parte, vá ao encontro da luz pessoal, siga a sua intuição os dias pedem mais atrevimento então encare as situações com otimismo, garra e muita fé! No amor o seu coração ainda carrega algumas dúvidas, seja mais firme em seus atos, decida de vez que caminho deseja seguir e se desprenda de tudo  que atrapalha a sua vida.

  • Moedas - 21 a 27 de maio

    MOEDAS -  (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) É preciso se desapegar de certos pensamentos e sentimentos, focar em seus objetivos e fugir de situações desagradáveis, busque a paz interior algo ainda te incomoda de uma certa maneira, não se deixe levar pelo medo entenda os fatos e vire a página, crie uma nova história muito mais positiva e deixe ir, o tempo se encarrega de trazer novas respostas desde que você aprenda a desapegar daquilo que não te traz resposta alguma.

  • Adaga - 21 a 27 de maio

    ADAGA - (23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) A capacidade de dar a volta por cima, a força interior que muda tudo de maneira positiva, a semana será marcada por situações agradáveis que elevam o seu astral. Bom momento para novos aprendizados e para os estudos, as boas oportunidades financeiras e trabalhistas também surgem em seus caminhos. No amor você consegue dar a volta por cima e resolve tudo de maneira positiva, a pessoa amada se apega mais à você

  • Ferradura - 21 a 27 de maio

    FERRADURA - (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) A palavra da semana é capacidade! Você verá a capacidade que tem depois de passar por uma determinada situação. A força interior transforma os seus caminhos e você se dedica mais aos seus objetivos maiores. Bons planos, boas realizações enfim você desperta para o que realmente te traz bons resultados, deixa de lado os medos e segue em frente decidindo os seus caminhos com muita luz e energia positiva.

  • Taça - 21 a 27 de maio

    TAÇA - (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) Realize os seus bons planos, faça valer todas as situações e não se prenda ao medo, os dias que se seguem serão meio complicados porém a sua força interior e a sua verdade serão libertadoras neste momento. Confie na sua intuição e siga em frente , você tem a capacidade de dar a volta por cima e estes momentos são fortes e significativos em sua vida. No amor e em outras questões pessoais tudo tende a melhorar dentro de alguns dias.

  • Capela - 21 a 27 de maio

    CAPELA - (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Resoluções, mudanças e boas respostas marcam a sua semana. Chegou a hora de reavaliar seus planos trabalhistas e não se desesperar diante das situações. Bom momento para cuidar da sua saúde física e espiritual, encontrar a paz interior e deixar de lado certos assuntos desagradáveis. Muitas vezes você bate de frente com questões que não valem à pena, o momento requer mais maturidade e raciocínio lógico diante das situações.

  • Punhal - 21 a 27 de maio

    PUNHAL - (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) Momentos de luz e realizações, enfim você consegue respirar de maneira aliviada depois de um período de muitas batalhas. A semana tende a ser mais otimista e com novas realizações, bons projetos profissionais enfim este é o momento de organizar-se mais , seguir com entusiasmo e foco pois as boas oportunidades voltam a surgir em seus caminhos. No amor tende entender as crises da pessoa amada e não revide qualquer situação desagradável.

  • Estrela - 21 a 27 de maio

    ESTRELA - (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) Fase de renovação , de fé e entusiasmo, a semana tende a ser agitada devido aos seus bons planos, apesar de ainda estar em certas crises amorosas você tende a pensar numa resolução para tal questão. O seu coração carrega algumas dúvidas com respeito ao amor, porém esses dias serão decisivos pois o destino se encarrega de trazer resoluções. Confie no seu potencial e não se deixe levar pelo desânimo, tudo pode mudar repentinamente.

  • Machado - 21 a 27 de maio

    MACHADO - (22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) Força e entusiasmo, as novas respostas surgem em seus caminhos e a paz interior volta a reinar em sua mente e em seu coração. Uma nova resposta amorosa traz a paz desejada, você fica bem depois de esclarecer os assuntos mal resolvidos. Mesmo estando com muitas ocupações conseguirá encontrar tempo para se divertir e relaxar um pouco, e merecidamente o destino te traz duas importantes respostas que favorecerão o seu astral