Helicópteros seguem com rotina de trazer veranistas para condomínios e marinas | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Helicópteros seguem com rotina de trazer veranistas para condomínios e marinas

Eleni Nogueira
01 de abril de 2020 às 11:49

 Na luta para combater a propagação do novo coronavírus (Covid-19), a prefeitura de Guarujá instalou barreiras para controlar os acessos rodoviários e também via balsas, com um serviço intermitente de 24hs. Mas, a determinação não tem chegado a todos, segundo denunciam moradores do bairro Cachoeira, região próxima dos condomínios e marinas localizados na Serra do Guararú. Eles têm acompanhado o ir e vir de helicópteros que trazem pessoas para estes locais. 

Autor: TV Cultura Litoral
 


Ao longo da estrada Guarujá-Bertioga, há quatro helipontos, instalados em marinas e loteamentos de luxo.  O pescador Damião dos Santos Machado diz que há cerca de uma semana tem notado um aumento no número de pousos.  Ele vê toda a movimentação embarcado, no canal de Bertioga. "Na segunda-feira [dia 30] depois das 18 horas  vi cinco pousos, não estavam tirando gente, mas trazendo", disse ele na segunda-feira, 30. 


No dia 20 de março, a Associação de Amigos do Sítio Tijucopava emitiu um comunicado a seus condôminos de que uma jovem, hospedada no condomínio, tinha a exame positivo de Covid-19 estava em quarentena no local. No documento, a administração informou que havia avisado a Vigilância Sanitária do município e que estava tomando todas as providências necessárias, como isolamento da casa e dos residentes e proibição de visitação.


Sobre entrega de alimentos e remédios, o texto dizia que estava sendo seguido um protocolo de deixar na calçada e os residentes retirarem, com supervisão, ao longe, de um funcionário da associação. O texto finalizava com a seguinte mensagem: "Em solidariedade, estamos dando o apoio que for necessário, sem comprometer a segurança de todos".  


O secretário geral da Associação dos Moradores e Amigos da Cachoeira, Sidnei Bibiano Silva dos Santos afirma que muitos membros de famílias daquela região trabalham nos condomínios e estão com medo de serem contaminados.  "Os helicópteros não param. Nossos amigos e familiares continuam trabalhando lá e a gente não sabe por onde estas pessoas andam; eles viajam para fora do país", disse ele, também chamando a atenção para o grande movimento de lanchas e jet skys no canal de Bertioga. 


Sobre a denúncia, a prefeitura de Guarujá disse  lamentar que pessoas, proprietárias de imóveis na cidade ou não, estejam "se valendo de subterfúgios para burlar as barreiras montadas nas vias de acesso à cidade – seja com o uso de veículos de terceiros com placas da cidade, ou com o uso de aeronaves, na medida em que o município não detém o controle do espaço aéreo".

 

A administração municipal afirmou não ter recebido qualquer denúncia sobre este tema, mas que, agora, ciente da situação, providenciará uma diligência às marinas e loteamentos da cidade a fim de verificar a situação. Ainda segundo a prefeitura, serão exigidos comprovantes de propriedade, contratos de locação temporários e, ainda, se as regras de não-aglomeração de pessoas estão sendo seguidas nesses locais.

 

Denúncias relativas ao descumprimento dos decretos municipais e normas estipuladas para o controle e combate à pandemia do Covid-19 podem ser feitas pelo telefone 153. A ligação é gratuita e o serviço é 24 horas.

 

 


Comentarios

O que fazer em Guarujá

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 27 a 2 de junho

  • Coroa - 27 a 2 de junho

    COROA - (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) A semana pede mais equilíbrio nas questões financeiras, mais força  e dedicação nas questões profissionais enfim é hora de focar mais em seus objetivos, se desprender dos seus medos e encarar uma nova jornada com mais coragem arriscando um pouco mais. No amor a semana é bem tensa e será preciso manter a calma ao conversar, saber que nem sempre você tem razão e passar por cima de certas situações que possam vir a causar o término do seu relacionamento.

  • Candeias - 27 a 2 de junho

    CANDEIAS -  (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) Momento de recomeço, fase de paz interior enfim você busca uma nova jornada muito mais positiva, fugindo assim de situações que até a pouco tempo te atrapalhavam e muito. Você quer uma vida nova e a partir dessa semana vai mudar o que for preciso em seus caminhos, você reflete sobre tudo o que está por vir porém já tomou a decisão de arriscar, só está esperando uma resposta que durante os dias da semana com certeza aparecerá.

  • Roda - 27 a 2 de junho

    RODA - (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Uma fase de luz e conhecimento, momento de recomeços e muita paz espiritual. Você se desapega de preocupações banais, vai ao encontro da evolução e quer mais equilíbrio em todos os sentidos, sente que está na hora de rever seus conceitos e desapegar de situações que na verdade só trouxeram dores de cabeça. Este é o seu momento, é hora de viver a sua vida, curtir o seu romance e se desapegar de preocupações familiares.

  • Sino - 27 a 2 de junho

    SINO - (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) Mude o que for preciso, mas saiba verificar cada fato, entenda que tudo o que você precisa é ser coerente diante das situações, muitas vezes você  tem razão  mas devido às explosões e falta de paciência você acaba mudando tudo e infelizmente acaba desfavorecendo a sua palavra. No amor é hora de tomar decisões sérias em seus caminhos, sair de cima do muro que tanto atrapalha a sua vida e seguir com fé e boas decisões.

  • Moedas - 27 a 2 de junho

    MOEDAS - (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) A sabedoria do tempo resolve tudo inclusive as questões mais difíceis, durante a semana você terá boas respostas relacionadas a isso, e terá a certeza de que está bem perto de resolver tudo de maneira positiva. Bom momento de luz e alegrias , você se sente mais forte diante das boas decisões e se sente mais firme nas questões pessoais. No amor é questão de paciência e fé,a pessoa amada terá muitos motivos para te elogiar.

  • Adaga - 27 a 2 de junho

    ADAGA - (23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO)  A semana traz muito raciocínio lógico e você consegue dar a volta por cima diante de todas as questões. Chegou a hora de avaliar tudo de maneira positiva, colocar em ordem seus pensamentos e sentimentos e focar mais em seus objetivos. Momento de renovação, de fé e boas energias, fim de uma fase de indecisões, você toma a iniciativa diante dos fatos e vai ao encontro da luz desejada para os seus caminhos.

  • Ferradura - 27 a 2 de junho

    FERRADURA - (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) Muitas vezes você perde grandes oportunidades pela sua teimosia, acaba deixando de lado aquilo que muito te interessa só por manhas pessoais que não te levam a lugar algum, é preciso raciocinar sobre a sua vida e suas decisões, você sempre acaba tendo certas dores de cabeça por ser tão desorganizado(a) e por não ter coragem de tomar a iniciativa. Seja forte, a semana pede isso de você, vai em frente com as suas boas decisões.

  • Taça - 27 a 2 de junho

    TAÇA - (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) A semana traz ações, você vai ao encontro de respostas positivas que fazem mais sentido em sua vida, transforma os seus caminhos de maneira positiva, segue com fé e entusiasmo diante de tudo e acredita no seu potencial. No amor saiba entender os fatos e siga com fé essa nova jornada, mesmo estando com certas dúvidas o que tem de ser e o que tiver de acontecer vai acontecer não adianta tentar supor nem tomar providências sem saber ao certo no que vai dar.

  • Capela - 27 a 2 de junho

    CAPELA - (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Tudo o que você precisa na verdade é saber lidar com todas as situações, mudar aquilo que tanto te incomoda de maneira positiva e buscar a paz acima de tudo mantendo assim o equilíbrio para os seus dias. Infelizmente muitas vezes você toma atitudes impensadas e comete grandes erros irreparáveis, mas sempre está disposto a mudar e corrigir os fatos, isso favorece os seus dias, te traz mais conforto diante das situações.

  • Punhal - 27 a 2 de junho

    PUNHAL - (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) Fase de buscas, momento de reflexões sobre tudo enfim você quer mudar o que for preciso mas ainda não sabe por onde começar. As questões ficam mais claras pra você, mesmo não concordando com muitas a sua decisão será seguir em frente, pois o que deseja mesmo é progresso e fim de situações que não te trazem proveito algum. No amor depois de uma conversa franca tudo fica bem e se você souber manter essa energia da paz isso vai durar muito tempo.

  • Estrela - 27 a 2 de junho

    ESTRELA - (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) Momento de renovação, de bons sentimentos, de pensamentos fortes e decisivos, muitas questões sendo resolvidas quer sejam familiares, trabalhistas e até mesmo amorosas, a semana traz muitas respostas pra você. Chegou a hora de focar melhor em seus objetivos, fazer a escolha certa e tomar as atitudes mais adequadas. No amor seja coerente, entenda a pessoa amada e fuja de desconfianças que só atrapalham o seu romance.

  • Machado - 27 a 2 de junho

    MACHADO - (22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) A semana oportuna, a hora da reviravolta, o momento de recomeçar enfim depois de muitos imprevistos ao seu redor chegou a resposta para muitas das suas questões porém cabe à você tomar a decisão ideal, a que te trará a verdadeira paz e também o equilíbrio necessário para os seus dias. Respostas amorosas e financeiras surgem juntas te trazendo a alegria e também fortalecendo o seu astral. Momento de muita dedicação à sua fé, isso te fortalece e muito!