Caio Matheus anuncia novas medidas de combate ao novo coronavírus | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Caio Matheus anuncia novas medidas de combate ao novo coronavírus

Da Redação
21 de março de 2020 às 16:49

Em pronunciamento oficial veiculado no Facebook da Prefeitura de Bertioga, às 16h, o prefeito Caio Mateus anunciou novas medidas de combate ao novo coronavírus.

Conforme comunicado, não há nenhum caso confirmado do novo coronavírus em Bertioga, e a Prefeitura continua empenhada em enfrentar o novo coronavírus na região. "As medidas que estão sendo tomadas são rígidas, mas são necessárias para garantia da contenção da evolução da pandemia", reitera a Prefeitura.

O contágio comunitário já foi reconhecido pelo Governo Federal e isto quer dizer que hoje já não é mais possível saber quem está ou não contaminado, o que é muito grave. De acordo com a Prefeitura, é preciso cumprir as regras de isolamento social e ficar em casa.

As medidas preventivas foram definidas nesta tarde, por meio de uma videoconferência entre o prefeito Caio Matheus e demais prefeitos da Baixada Santista.


Participe dos nossos grupos ℹ https://bit.ly/2wamGr9 🕵‍♂Informe-se, denuncie!


As providências que foram discutidas conjuntamente, pelos prefeitos do Condesb são as seguintes:

1 - Acessos às cidades da Baixada Santista: diante da peculiaridade da região, com o grande movimento de veículos que ainda estão se dirigindo à Baixada Santista, cada cidade realizará controle estratégico de acesso, a fim de evitar a propagação do vírus, priorizando entrada de moradores, profissionais da área pública, trabalhadores de serviços essenciais e transporte de cargas.

Será encaminhado pedido ao Governo do Estado para a realização de campanha de comunicação para que turistas não venham à região, além de pedido de triagem pelo Estado dos veículos no pedágio, preservando as excepcionalidades, como profissionais de serviços essenciais, veículos de abastecimento, Porto e Polo Petroquímico.

2 - Comércio: fechamento total dos estabelecimentos comerciais, a partir deste domingo, 22, incluindo marinas, clubes, lojas de conveniência em postos de combustível. Serão mantidos abertos apenas supermercados, padarias, feiras livres, mercado de peixes, venda de gás, postos de combustível, farmácias e estabelecimentos do ramo alimentício (restaurantes) apenas para delivery.

3 - Insumos: Diante da dificuldade de compra de materiais necessários para hospitais e equipamentos de Saúde, solicitação de apoio do Governo do Estado para preferência na compra desses materiais para os municípios da região.

4 - Calamidade Pública: Todas as Cidades estão decretando em conjunto calamidade pública o que vai permitir realizar ações ainda mais ágeis para o combate ao avanço da doença.


Além dessas decisões regionais, em Bertioga há outras medidas como:

- Bancos e lotéricas: deverão adotar medidas de controle de acesso e aglomerações de pessoas, assim como reforço das medidas de higiene;

- Velórios: a duração dos funerais será limitada a no máximo 1 hora. Poderão entrar até 4 pessoas por vez na sala de velório para a despedida do ente querido, devendo adotar todas as medidas de prevenção e higiene. Nos casos em que o óbito seja em decorrência de problemas respiratórios, o caixão deverá estar obrigatoriamente lacrado.

- Feiras livres: Aumento do espaçamento entre barracas e maximização da limpeza por parte feirantes quanto a higienização dos produtos e forma de comercialização.

- Supermercados e padarias: determinação que haja regulação da forma de operação, com controle de acesso, devendo limitar a 50 % da ocupação máxima dos estabelecimentos. Também deverá haver reforço da higienização, em especial dos carrinhos de compras e demais superfícies de contato, assim como criação de horários alternativos de atendimento para melhorar o fluxo de pessoas e atender àqueles que estejam no grupo de risco

- Funcionamento da Prefeitura: será definido em breve e amplamente divulgado, sendo priorizada a continuidade dos serviços essenciais, em especial Saúde, Segurança, Desenvolvimento Social e todos os que sejam primordiais à continuidade do funcionamento da administração pública. Lembrando que na área da Educação, teremos a manutenção de pessoal necessário para assegurar serviços essenciais, como a alimentação dos alunos em vulnerabilidade social.


O comunicado termina com um apelo do prefeito para que a população tenha respeito e consciência neste momento, "Ressalto que a prioridade absoluta neste momento é salvar vidas e faremos o que for necessário para isso. Aproveito para reforçar a importância dos cuidados que todos devem tomar, já amplamente divulgados. Quem puder, fique em casa. É hora de responsabilidade, bom senso. O cuidado de cada um protege a todos.Contem com nosso total empenho, dia e noite.

Comentarios

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo - 18 a 24 de março

  • Coroa - 18 a 24 de março

    COROA_ Momento de muita fé e devoção, você se apega aos seus princípios e busca a verdadeira paz interior, foge de situações desagradáveis e deseja a estabilidade acima de tudo. Mesmo que ainda existam certos obstáculos tudo ainda pode ficar bem, basta que para isso você busque a verdadeira paz para os seus caminhos. A sua força não está no ataque e sim na resistência, controle-se e tudo vai ficar bem, confie pois a sua Fé já realizou verdadeiros milagres.

  • Candeias - 18 a 24 de março

    CANDEIAS_ Fase de luz e dedicação, momento oportuno para recomeçar, mesmo diante de verdadeiros desafios a sua força interior conta e muito essa semana. Vibrações positivas te impulsionam para melhores respostas e aquela pequena dúvida que antes parava os seus dias vai embora te deixando o caminho aberto para novas conquistas. Você deve sempre se lembrar da sua capacidade, mesmo tendo grandes imprevistos.

  • Roda - 18 a 24 de março

    RODA_ Momento de muita dedicação familiar, de fé e devoção, embora muitas questões ainda permaneçam em seus caminhos a semana promete boas resoluções, o fim das grandes preocupações onde você consegue um tempo para si mesmo(a) se desapegando de velhos pensamentos que só fizeram seus dias se complicarem. Nas questões profissionais tudo começa a fazer mais sentido e você se depara com boas respostas em seus caminhos.

  • Sino - 18 a 24 de março

    SINO_ As respostas que você precisa começa a surgir em seus caminhos, uma nova luz traz a paz interior que você precisa. Depois de muita dedicação e até mesmo muita Fé tudo começa a acontecer de uma maneira mais favorável. Apesar de as mudanças serem significativas em sua vida tudo o que está ao seu redor precisa de um novo sentido, uma nova direção e você quer focar nas novidades porém um determinado assunto mal resolvido ainda te incomoda. Encare-o!

  • Moedas - 18 a 24 de março

    MOEDAS_ Vibrações positivas para o amor, uma nova fase de luz e dedicação à pessoa amada, você se desprende dos medos e busca a paz acima de tudo, encontra boas respostas e busca focar em seus objetivos. Ainda há como reverter certos quadros, basta manter o foco, manter a paz dentro de você, lembrar de seus reais valores e saber que mesmo estando no meio de certas situações tudo tem uma resposta, e o mais importante, você vai encontrá-la

  • Adaga - 18 a 24 de março

    ADAGA_ Dias de luz, paz e dedicação pessoal, você sente a necessidade de recompor as suas energias, quer buscar o melhor para você, sente que tudo pode ser diferente depois de mudar o foco dos seus objetivos. Momento de refazer seus planos, de ir em busca da sua resposta, de criar novas oportunidades sem medo do que está por vir. É o destino agindo de uma maneira diferente em seus caminhos fazendo com que você acredite em seu potencial.

  • Ferradura - 18 a 24 de março

    FERRADURA_ Fase de renovação, de alegria e otimismo, você sente a necessidade de mudar para melhor, de encontrar respostas verdadeiras, de valorizar os seus objetivos. A semana promete boas respostas em questões trabalhistas, novidades em questões profissionais e muito equilíbrio nas questões amorosas. A pessoa amada se mostra mais compreensiva e tudo muda para melhor, estando em equilíbrio até mesmo as preocupações familiares começam a se afastar.

  • Taça - 18 a 24 de março

    TAÇA_ Você precisa acordar para a realidade, vencer seus medos e encarar os seus objetivos de frente, não se deixe levar pela ansiedade, pelos acontecimentos ao seu redor, é preciso focar em seus objetivos, buscar a paz interior acima de tudo, refazer seus planos e voltar a acreditar que tudo pode ser diferente e que tem um novo sentido também. Acredite pois tudo vai acontecer de uma nova maneira e você vai enfrentar bons desafios em breve porém precisa agir, ir ao encontro daquilo que te interessa.

  • Capela - 18 a 24 de março

    CAPELA_ Novidades surpreendem os seus caminhos, momento de muita dedicação pessoal onde você quer a estabilidade acima de tudo. Uma nova questão profissional faz com que você desperte aquela velha vontade de vencer, e a dedicação vem logo atrás fazendo toda a diferença em seus caminhos. Boas respostas, boas soluções enfim a semana promete ser de novas conquistas então não perca tempo com confusões banais.

  • Punhal - 18 a 24 de março

    PUNHAL_ Liberte-se dos seus medos, encare a realidade de frente, é hora de encontrar as respostas para os seus dias. No meio de muitas indecisões chegou a hora de agir pois, esta sim é a sua energia, onde você se sente bem e está conectado(a) com a sua essência. Até mesmo no amor as questões amenizam e as respostas aparecem, é tudo uma questão de tempo para a situação melhorar, pois você sabe o que plantou e não teme a colheita.

  • Estrela - 18 a 24 de março

    ESTRELA_ Uma fase de luz e dedicação, momento de boas realizações onde você conquista o seu espaço com mais tranquilidade. Mesmo estando com muitas dúvidas a semana traz respostas significativas em seus caminhos, mudando para melhor tudo aquilo que está ao seu redor. As conquistas costumam acontecer depois de um breve silêncio em sua vida quando você se desapega das preocupações tudo acontece em seus caminhos.

  • Machado - 18 a 24 de março

    MACHADO_ Uma overdose de energia positiva muda a sua semana para melhor, todas as respostas chegam para você de maneira satisfatória. Aquele medo de arriscar se dissipa e os dias se tornam melhores. A sua Fé é transformadora e tudo acontece de maneira positiva, você verá que os dias que se seguem serão de muita luz pessoal, de boas respostas. No amor novas conquistas fazem com que você se sinta bem, e a sensação de liberdade surge em seu coração de maneira satisfatória.