Ilhabela realiza reunião técnica sobre o novo coronavírus | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Ilhabela realiza reunião técnica sobre o novo coronavírus

Da Redação
14 de março de 2020 às 11:16
Foto: Divulgação/PMI

Foto: Divulgação/PMI

Foto: Divulgação/PMI

A prefeita de Ilhabela, Maria das Graças Ferreira, a Gracinha reuniu na sexta-feira, 13, secretários, vereadores, representantes do Dersa, Contur e Associação Comercial, para tratar de ações de prevenção e controle do novo coronavírus.


Participe dos nossos grupos ℹ https://bit.ly/2wamGr9 🕵‍♂Informe-se, denuncie!


Na reunião, foram esclarecidas dúvidas sobre a situação epidemiológica da doença no município, bem como plano de ação dos diversos setores, plano executado desde o dia 2 de fevereiro. “A reunião foi participativa e envolveu vários setores da prefeitura e do município. A doença tem se alastrado pelo mundo rapidamente e precisamos nos unir para garantir que as ações sejam efetivas”, declarou a prefeita.


Segundo a prefeitura, a cidade registrou mais dois casos suspeitos. “Estamos com três casos suspeitos do coronavírus (COVID-19). Os pacientes estão estáveis e em isolamento domiciliar. Desde que foram anunciados os primeiros casos da doença pelo mundo, já reforçamos as medidas de controle contra o coronavírus no município. O trabalho é feito a partir das recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS), que lançou um Boletim Epidemiológico sobre essa nova cepa viral”, declarou o secretário de Saúde, Gustavo Barboni.


O encontro definiu novas ações que integrarão o plano, como a suspensão de grandes eventos e paradas de navios. O plano inclui também, abordagens na balsa com áudio explicativo sobre a prevenção da doença e equipes de orientação para pedestres e motoristas. “Em uma ação conjunta entre prefeitura e o Dersa, foi disponibilizado no embarque da balsa display com álcool gel. A empresa Fênix, também tomará medidas preventivas, para garantir a segurança dos usuários”, salientou Gracinha.


Novas medidas poderão ser adotadas conforme a situação epidemiológica do município, que tem sido acompanhada diariamente pela equipe da Secretaria de Saúde, por meio de um grupo Inter setorial.

Desde o fim de janeiro, a prefeitura tem se mobilizado na implantação de ações de prevenção da doença como:

- Orientação aos trabalhadores do receptivo de navios de cruzeiro (2 de fevereiro);

- Treinamentos para os profissionais da Atenção Básica e Hospitalar a fim de orientá-los a efetuarem o diagnóstico precoce da doença, acompanhamento adequado dos pacientes, bem como, definição do fluxo de atendimento dentro de cada unidade de saúde e ainda a definição de salas para eventual isolamento dos casos;

- Orientação para recepção e equipe de limpeza da Prefeitura de Ilhabela, a respeito do coronavírus;

- Treinamento dos gestores das escolas, coordenadores da frota de veículo, supervisores de limpeza das unidades escolares e representantes de todos os setores da sede da Secretaria de Educação;

- Definição de estratégia em conjunto com a Secretaria de Educação para prevenir o contágio da doença dentro dos ônibus escolares;

- Treinamento para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) a respeito da doença. Prevenção e acompanhamento dos casos;

- Instituição de grupo de trabalho para monitoramento diário da situação epidemiológica da doença, acompanhamento dos pacientes e proposição de medidas de prevenção, composto por profissionais da Vigilância Epidemiológica, médicos infectologistas, coordenadores da Atenção básica, coordenador do Hospital Mário Covas, Secretarias de Turismo, Cultura, Educação, Saúde e gabinete da prefeita.


A prefeitura destacou que a situação epidemiológica da doença em Ilhabela tem sido avaliada diariamente e, caso haja alteração negativa, outras medidas poderão ser adotadas, sempre respeitando os protocolos da Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde em consonância com as orientações da Organização Mundial de Saúde.

 

 

Comentarios

O que fazer em ilhabela

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo - 25 de março a 1 de abril

  • Coroa - 25 de março a 1 de abril

    COROA_ Momento de buscar a paz interior, não tente forçar uma situação; deixe o tempo apaziguar tudo, muitas vezes quando alguém não quer uma resposta não adianta tentar provar a sua razão, o momento pede recuo, desvie-se de situações embaraçosas e procure valorizar-se mais. A semana apesar de ser meio complicada traz um importante raciocínio lógico que fará muito mais sentido à frente, porém desde já você sente os sintomas das mudanças.

  • Candeias - 25 de março a 1 de abril

    CANDEIAS_ Fase de mudanças, momento de raciocínio lógico diante das situações, você sente a necessidade de refletir sobre algumas questões, diminui a intensidade diante de certos assuntos e busca a paz acima de tudo, principalmente nas questões amorosas que de alguns dias para cá você ganhou muitos desafios. Bom momento para cuidar de si mesmo(a), buscando a sua fé pessoal que de uma certa forma sempre te ajudou.

  • Roda - 25 de março a 1 de abril

    RODA_ Semana onde as dúvidas começam a desaparecer, você esclarece certas questões que antes atrapalhavam os seus caminhos, situações familiares e até mesmo afetivas ganham uma nova jornada mais decisiva. Momento oportuno para refletir e tomar decisões certeiras que farão mais sentido para a sua vida até mesmo questões profissionais. A semana será de luz e alegrias , de boas e novas oportunidades que alegram o seu coração.

  • Sino - 25 de março a 1 de abril

    SINO_ Você pode enfrentar certas situações esta semana porém tudo pode mudar dentro de um determinado tempo. Tente tranquilizar-se diante das questões, favoreça o seu astral de maneira positiva, busque a paz espiritual para os seus caminhos, cuide-se mais pois apesar dos imprevistos a sua capacidade de dar a volta por cima é bem maior. Você vai conseguir o que deseja basta focar em seus objetivos e seguir em frente.

  • Moedas - 25 de março a 1 de abril

    MOEDAS_ Momento de muita dedicação pessoal, fim daquele velho medo e da vontade de jogar tudo pro alto, você ganha esperanças depois de uma resposta positiva que alegra o seu coração. Uma nova oportunidade muda o seu astral e você ganha forças para continuar, acredita mais na sua capacidade e se dedica muito à nova oportunidade. No amor um desafio ainda existe mas mesmo assim você busca focar na melhor resposta, consegue de uma certa forma mudar o que for preciso.

  • Adaga - 25 de março a 1 de abril

    ADAGA_ Uma novidade faz a diferença em seus caminhos, tudo dependia de uma resposta mais confiante por isso você adiou certas decisões. Agora chegou a hora de opinar diante de uma questão, seguir com determinação e fé diante das situações que estão ao seu redor, confiar muito no seu talento pessoal e arriscar mais. No amor o momento é de confissões e acertos, o esclarecimento de assuntos mal resolvidos fazem com que você se sinta melhor.

  • Ferradura - 25 de março a 1 de abril

    FERRADURA_ Os dias que se seguem serão de alegria e otimismo, momento onde você se depara com a exatidão, foge de situações desagradáveis e quer de todas as maneiras resolver tudo o que está ao seu redor. O seu maior desafio será o amor onde tudo começa a acontecer de uma maneira diferente e mesmo que você tenha lutado para vencer esta fase e ficar bem parece que algo te desmotivou e muito. Concentre-se mais busque na sua Fé os seus motivos para não desistir.

  • Taça - 25 de março a 1 de abril

    TAÇA_ Coerência será a palavra da semana pra você, saiba lidar com as situações e procure focar mais em seus objetivos, busque a paz acima de tudo e mantenha-se em estado de alerta para lidar com as situações ao seu redor. Seja firme em suas decisões, faça valer cada oportunidade e não pare no meio do caminho, dessa vez você siga em frente e faça o que for preciso para alcançar os seus objetivos. No amor não exija muito de quem já aturou os seus surtos, seja um pouco mais coerente.

  • Capela - 25 de março a 1 de abril

    CAPELA_ Um breve momento de luz e dedicação, fase de paz interior onde você se sente bem e se desprende de certas situações ao seu redor. Os dias à frente pedem uma atitude de sua parte, é hora de ir ao encontro de suas respostas, parar de perder tempo com guerras banais e seguir com mais entusiasmo e dedicação. Em breve uma nova resposta vai fazer com que você se sinta bem e se concentre mais no seu lado profissional.

  • Punhal - 25 de março a 1 de abril

    PUNHAL_ Fase de reorganização pessoal, momento de dedicação nas questões trabalhistas, enfim você almeja progresso e boas respostas, quer se livrar de situações que de certa maneira atrapalharam os seus bons negócios, por isso está analisando cada detalhe das questões. No amor uma nova resposta traz a tranquilidade para os seus dias, você se sente bem depois de uma resposta positiva vinda da pessoa amada. Bom momento para cuidar mais de sua saúde.

  • Estrela - 25 de março a 1 de abril

    ESTRELA_ Fase de luz, liderança e bons negócios, o fim das dúvidas em questões profissionais, muitos esclarecimentos e decisões importantes te levam a um rumo melhor. No amor tudo se confunde porém você precisa se centralizar, não se deixar levar pelo momento e tentar acalmar-se buscando entender a pessoa amada. Muitas ocupações podem fazer com que você se desprenda de certos afetos e momentos familiares importantes.

  • Machado - 25 de março a 1 de abril

    MACHADO_ Há muitas indecisões em seus caminhos, porém a busca de respostas te leva a um destino melhor, uma nova porta que se abre fortalecendo o seu astral, te deixando mais seguro(a) de si. Mesmo com alguns duelos a enfrentar tudo acaba se tornando comum aos seus olhos, você encara com naturalidade pois a força que te motiva é bem maior, você vai encontrar a resposta desejada dentro de alguns dias, tanto no amor como nas finanças.