Morte da pequena Lolô gera comoção | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Morte da pequena Lolô gera comoção

Da Redação
05 de março de 2020 às 14:10
Foto:

Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

A pequena Lorena Victoria Camilo Miranda, a Lolô, morreu na quarta-feira, 4, após contrair meningite e sofrer lesões no cérebro e parada cardíaca. Ela permaneceu internada para tratamento da doença, inclusive na UTI pediátrica do Hospital Ana Costa, em Santos. A menina de apenas cinco anos ficou conhecida em Bertioga e toda a região pela luta contra a mielomeningocele, uma malformação congênita da coluna vertebral que impede os movimentos das pernas e causa dificuldade no funcionamento da bexiga e do intestino.


Participe dos nossos grupos ℹ https://bit.ly/2wamGr9 🕵‍♂Informe-se, denuncie!


Para proporcionar uma melhor qualidade de vida à criança, uma campanha, iniciada em 2016, visou a arrecadação de recursos para um tratamento com células-tronco. Ela passou por seis cirurgias e, em 2019, realizou aplicação de células-tronco e teve melhoras.


Nas redes sociais, sua morte gerou grande comoção, com mais de mil comentários de pesar tanto na página da Campanha Juntos pela Lolô, quanto no perfil pessoal da mãe da menina, Caroll Camilo. Todos prestaram condolências à família, e alguns comentaram a convivência ou até mesmo o período que acompanharam sua luta contra a doença. Luciana Nascimento postou: “Você ensinou muita coisa a todos que tiveram a chance de conviver com você. Que possamos ser gratos por essa chance. Ter um ser tão pequeno e tão iluminado, cheio de garra e perseverança, é uma dádiva. Guardo de você o sorriso fácil, menina cativante e simpática. Vai com Deus, Lorena, os momentos foram poucos, mas valeram a pena, é isso o que importa, a marca que deixamos dentro das pessoas, e tenho certeza que você deixou sua marca dentro de cada um. Será, para sempre, eterna dentro de cada um de nós”.


A internauta Jessica Longo acredita que o curto período em que Lorena viveu, foi de grande transformação para aqueles que conheceram sua história. Disse ela: “Que Lolô descanse. Ela cumpriu sua missão aqui na terra. Ela ensinou muita coisa às pessoas: amor, gratidão, solidariedade e muitas outras coisas boas”. Também na postagem sobre o falecimento de Lorena, Elizete Faustino comentou: “Lolô, menina guerreira, forte, um verdadeiro anjo que Deus colocou na terra para levar alegria por onde ela passava. Uma princesa com um sorriso lindo, que mesmo nas horas difíceis no hospital, fazia live transmitindo paz. [...] Agradeço a Deus por ter me dado o prazer de conhecer esse seu anjinho iluminado”.


A mãe de Lolô postou as seguintes mensagens em agradecimento às condolências: “Gente, gratidão por todo carinho, é uma dor imensa, inexplicável... Peço a Deus muita força pra passar por isso, o que me conforta é saber o quão querida e amada foi nossa pequena” e, anteriormente, “agrademos a Deus por nos permitir conviver com um ser tão lindo e iluminado, brilhe muito meu amor já estamos com saudades”.

 

Últimos dias

No dia 23 de fevereiro, Lolô, que já estava internada para tratamento da meningite, teve uma parada cardíaca. Sua mãe contou ao Sistema Costa Norte na ocasião que a filha estava na segunda semana de tratamento com antibióticos e teve uma crise convulsiva no dia 18. "Ela precisou ser entubada, mas no dia seguinte já tirou e estava apresentando melhora. Ela estava tratando para poder trocar a válvula". No dia 1º de março, ela postou a informação de que Lorena teve uma grave lesão no cérebro, e realizava uma série de exames para resolver o que seria feito por ela.

 

Mielomeningocele

O tratamento com aplicações de células-tronco proporcionou melhoras para a mobilidade e no sistema digestivo de Lolô. A terceira e última aplicação do procedimento foi realizado dia 17 de julho de 2019, na Ciudad Del Este, no Paraguai, na PanAm Stem Cell, uma empresa de medicina regenerativa focada em terapias com células-tronco. A mãe notou, inclusive, uma melhora na cicatrização de ferimentos nas regiões de cirurgias, que surgiam com frequência.


Após a aplicação, Lolô deu seus primeiros passos e gravou um vídeo em agradecimento a todos que a ajudaram, dizendo que deu tudo certo. O tratamento foi possível após a campanha, que mobilizou a cidade e região. A página é seguida por mais de 2 mil pessoas.


O primeiro país escolhido para o tratamento foi a Tailândia, no entanto, devido a dificuldades financeiras, a família optou pelo Paraguai. Carolina soube da clínica por meio de outras mães que passam pela mesma situação.

 

Comentarios

O que fazer em bertioga

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo cigano - de 1 a 8 de abril

  • Coroa - 1 a 8 de abril

    COROA_ Fase de reorganização pessoal, você busca uma nova resposta diante de um determinado assunto, vai atrás dos seus objetivos com força e determinação. Apesar de certos problemas particulares tudo tende a se resolver com o passar dos dias, o mais importante é manter o foco dos seus projetos e não se deixar levar pelos imprevistos e por questões banais. No amor a semana promete ser positiva e de também de momentos felizes ao lado da pessoa amada.

  • Candeias - 1 a 8 de abril

    CANDEIAS_ Momento onde você se dedica a cuidados pessoais, tanto em questões de saúde como em questões espirituais. Depois de analisar a sua vida ao todo você consegue tomar importantes decisões que realmente farão a diferença em seus caminhos. No amor o segredo é ter muita paciência e saber lidar com o temperamento da pessoa amada, você sabe como colocar fim a certas situações desagradáveis e com certeza vai conseguir transformar os momentos ruins em dias melhores.

  • Roda - 1 a 8 de abril

    RODA_ Vibrações positivas para o amor, uma fase de luz e bons presságios onde você consegue manter a paz acima de tudo. Semana favorável para a reflexão onde você consegue organizar a sua vida pessoal e a sua vida profissional, os dias que se seguem trarão as respostas ideais para o trabalho, algo que estava te atrapalhando já não te incomodará mais e você segue com mais alegria e entusiasmo, apostando mais na sua criatividade.

  • Sino - 1 a 8 de abril

    SINO_ Algumas indecisões acabam surgindo em seus caminhos, esta é uma fase de mudanças onde tudo pode acontecer de uma maneira diferente da qual você planejou, este não é um bom momento para encarar certas situações desagradáveis, vá em busca de dias melhores e deixe de lado certas situações que não te favoreceram em nada. Chegou a hora de mudar para melhor, e a oportunidade surgirá em seus caminhos dentro em breve transformando os seus dias.

  • Moedas - 1 a 8 de abril

    MOEDAS_ Dias de respostas positivas onde você consegue colocar tudo no lugar, chegou a hora de analisar todas as questões, colocar em ordem seus pensamentos e sentimentos, alcançar maiores níveis profissionais pois a sua alma pede progresso neste período e você segue com garra e determinação em busca de respostas favoráveis. No amor você tranquiliza o seu coração e segue com mais alegria e otimismo na certeza de que tudo ficará bem daqui pra frente.

  • Adaga - 1 a 8 de abril

    ADAGA_ Chegou a hora de arriscar mais, de ir ao encontro de respostas positivas que trarão a paz ideal para os seus caminhos. Com o passar dos dias tudo tende a acontecer de uma maneira diferente, você começa a organizar a sua vida e foge do comodismo indo ao encontro de respostas favoráveis em todos os sentidos. Na busca de dias melhores você se depara com situações que te favorecem e com propostas quase que irrecusáveis, porém a decisão fica em suas mãos.

  • Ferradura - 1 a 8 de abril

    FERRADURA_ Você busca a paz interior, está atravessando uma fase bem delicada onde a sua vontade é jogar tudo para  alto e seguir uma nova vida. Com o passar dos dias tudo tende a ser melhor pois o raciocínio lógico fará com que você desperte para a realidade mostrando que há novas oportunidades sempre, e que nem tudo está perdido diante das situações e a semana trará uma importante resposta que fará você acreditar mais na sua força pessoal.

  • Taça - 1 a 8 de abril

    TAÇA_ Uma nova fase onde você se dedica mais às questões profissionais, tenta manter o equilíbrio em todos os sentidos e vai em busca de novidades que mudarão a sua rotina. Os dias que se seguem trarão boas oportunidades em seus caminhos e também uma surpresa amorosa que vai mexer e muito com você. Em questões familiares não se preocupe tanto, tudo tem o tempo certo para acontecer e você vai conseguir ajudar da maneira que você deseja.

  • Capela - 1 a 8 de abril

    CAPELA_ Dias de respostas positivas que farão mais sentido em seus caminhos, uma fase de alegria e otimismo diante das situações. No amor uma nova resposta equilibra o seu astral e você segue uma fase mais tranquila ao lado da pessoa amada. Um pequeno imprevisto trabalhista pode surgir mas você conseguirá colocar tudo no lugar em breve, apenas não se deixe levar por questões banais que possam atrapalhar o bom andamento de seus planos.

  • Punhal - 1 a 8 de abril

    PUNHAL_ A semana promete ser positiva em questões profissionais, período onde você se destaca pela sua dedicação e também por ter pulso firme diante das questões. No amor a semana vai ser bem agitada e você terá alguns desentendimentos com a pessoa amada, mas com o passar dos dias vocês conseguem chegar a um acordo, mas tente conversar antes de tomar conclusões precipitadas para não causar maiores transtornos.

  • Estrela - 1 a 8 de abril

    ESTRELA_ Fase complicada onde você decide mudar algumas questões pessoais, vai em busca de dias melhores e tenta manter a calma diante de certas situações. No amor a semana será meio complicada é preciso ter cuidado para não jogar tudo pro alto. Em questões profissionais você aposta em sua capacidade e arrisca um pouco mais diante das situações, e apesar de certos confrontos com supostos concorrentes tudo tende a acontecer de maneira positiva.

  • Machado - 1 a 8 de abril

    MACHADO_ Você atravessa uma fase bem delicada em questões amorosas, será preciso manter a calma para não ofender a pessoa amada, pois seu limite de paciência se esgotou diante de certas situações, chegou a hora de mudar e apesar de estar atravessando uma fase de indecisões o progresso trabalhista está batendo à sua porta e é preciso aproveitar todas as oportunidades que surgirem mantendo o foco dos seus objetivos.