Câmeras influenciam a queda de furtos e roubos de veículos | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Câmeras influenciam a queda de furtos e roubos de veículos

Da Redação
14 de fevereiro de 2020 às 10:49
A COIBE ficará responsável pelo sistema de monitoramento
A COIBE ficará responsável pelo sistema de monitoramento Foto: Diego Bachiega/PMB

Foto: Renata de Brito/PMB

Foto: DiegoBachiéga/PMB

Foto: JCN

Implantado em maio de 2018, o Centro Operacional de Imagens de Bertioga (Coibe) obteve resultados positivos e influenciou, principalmente, na redução dos casos de furto e roubo de veículo. Dados da Secretaria de Segurança e Cidadania de Bertioga apontam, por exemplo, diminuição de 43,13% em roubos de veículos entre 2018 e 2019.


Participe dos nossos grupos ℹ https://bit.ly/2wamGr9 🕵‍♂Informe-se, denuncie!


O titular da pasta Luiz Fernando Stefani acredita em uma ligação direta na redução destes crimes com o monitoramento. “Obviamente que sim. A queda nos indicadores demonstra que a prevenção vem sendo eficaz, sendo a vigilância a principal prevenção, aliada ao fato de que a possibilidade de os criminosos e infratores serem identificados, diminui a incidência de delitos”.


O Coibe iniciou as atividades com aproximadamente 50 câmeras, além de integrar ao sistema mais de 200 câmeras de comércios e residências que fornecem imagens à central. No ano passado, a quantidade de equipamentos do próprio município aumentou para 58.


As câmeras integradas ao sistema proporcionam monitoramento 24 horas dos principais pontos da cidade, no intuito de garantir mais segurança à população e prevenis crimes e vandalismo. Conforme apontado pela secretaria, no comparativo entre 2018 e 2019, houve redução também de 8,23% em furtos diversos e 6,75% de furtos de veículos.


Para melhor aproveitamento do serviço, a instalação ocorre conforme o planejamento e necessidades do município, explicou o secretário: “As câmeras do Coibe são implantadas em pontos estratégicos da cidade, como as principais avenidas do Centro e as entradas e acessos pela rodovia Rio-Santos”. Além disso, ele destaca que o posicionamento das câmeras é constantemente analisado e, caso seja necessário, é realizada realocação ou incremento de câmera.


Em dezembro do ano passado, por exemplo, o Coibe foi utilizado também nas investigações de um assalto. O proprietário de uma motocicleta entrou em contato com os agentes da central e informou o caso. As imagens indicaram o rumo tomado pelos criminosos, que foram em direção a Guarujá. Com esta informação, a GCM relatou às polícias Militar e Civil e, com a identificação das placas e ação conjunta, a moto foi localizada e devolvida ao proprietário.

 

Equipamentos

As câmeras possuem resolução HDTV, com capacidade de movimentação horizontal de 360 graus e vertical de 180 graus, zoom de 32 vezes e captam imagens nítidas, ajustando-se à iluminação do ambiente.


As câmeras podem se posicionar automaticamente ou a partir de comandos dos operadores do Coibe. As telas exibem várias imagens simultaneamente, capturadas em tempo real, em monitores de LED de 55 polegadas, com a localização, data e hora de cada câmera. As filmagens ficam armazenadas por 30 dias em servidor remoto e em formato DVD por até cinco anos.


Integração com o estado A integração do Coibe com o sistema Detecta, do estado, está prevista para ocorrer em breve, segundo expectativa da prefeitura. A partir do convênio, haverá integração com a base de dados criminal do estado, do Coibe, e da Guarda Civil Municipal (GCM). “O objetivo principal da parceria é a leitura e consulta de placas de veículos que tenham envolvimento criminal em qualquer lugar do estado. Ao passar nas principais entradas e saídas da cidade, através das câmeras do Coibe, o ‘Detecta’ será acionado automaticamente, auxiliando o trabalho da Polícia e trazendo mais segurança para a população bertioguense”, comentou Stefani.

 

Invasões

No segundo semestre de 2019, também foram integradas mais duas câmeras ao Coibe, desta vez, com foco no monitoramento a invasões no bairro Chácaras. A iniciativa do Departamento de Operações Ambientais (DOA) conta com equipamentos instalados no alto de postes e contam com zoom de alcance de dois quilômetros. O intuito é conter o desmatamento irregular e evitar novas ocupações e ampliação das já existentes. Além disso, o sistema também verifica a circulação de caminhões de entrega de material de construção.


As câmeras foram instaladas na Vila do Bem e no Neim Chácara Vista Linda. Para reforçar o trabalho de monitoramento, a prefeitura conta com drone, usado para detectar áreas invadidas, comparando-as com imagens aéreas anteriores. Todo o local passou por levantamento fotográfico em alta resolução.


No ano passado, cinco construções irregulares foram derrubadas por equipes da prefeitura após verificação de imagens das câmeras. Um caminhão que entregaria material de construção na área, embargada pela Justiça, também foi flagrado e identificado. O DOA estuda a instalação de mais uma câmera, na Estrada 1.


Segundo o diretor do DOA, Nelson Jorge de Castro, o monitoramento destas câmeras é realizado em dois locais, no Coibe e no próprio departamento. Ele detalha a origem dos recursos para a instalação destes dois equipamentos. “As câmeras que monitoram as áreas de invasão foram instaladas com recurso do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema)”.

 

Escolas

Para garantir mais conforto, comodidade e segurança, também está em andamento pela prefeitura a implantação de monitoramento nos prédios escolares da rede municipal, inclusive a Univesp. As imagens serão captadas e enviadas ao Coibe, além de ser monitoradas pela empresa responsável.


A Secretaria de Educação do município informou que o investimento ocorreu por meio de processo de locação, por aproximadamente R$330 mil. A empresa vencedora da licitação deve manter uma equipe de vigilância para prestar os primeiros socorros às escolas em caso de ocorrência. Em caso de furto, por meio de seguro, a empresa deverá também repor os itens que forem levados da unidade escolar.


A iniciativa está em fase de instalação, e a expectativa é que esteja em funcionamento até o mês de abril deste ano. A proposta da prefeitura é de instalar a primeira câmera na Emeif Boraceia.

Comentarios

O que fazer em bertioga

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo - 18 a 24 de março

  • Coroa - 18 a 24 de março

    COROA_ Momento de muita fé e devoção, você se apega aos seus princípios e busca a verdadeira paz interior, foge de situações desagradáveis e deseja a estabilidade acima de tudo. Mesmo que ainda existam certos obstáculos tudo ainda pode ficar bem, basta que para isso você busque a verdadeira paz para os seus caminhos. A sua força não está no ataque e sim na resistência, controle-se e tudo vai ficar bem, confie pois a sua Fé já realizou verdadeiros milagres.

  • Candeias - 18 a 24 de março

    CANDEIAS_ Fase de luz e dedicação, momento oportuno para recomeçar, mesmo diante de verdadeiros desafios a sua força interior conta e muito essa semana. Vibrações positivas te impulsionam para melhores respostas e aquela pequena dúvida que antes parava os seus dias vai embora te deixando o caminho aberto para novas conquistas. Você deve sempre se lembrar da sua capacidade, mesmo tendo grandes imprevistos.

  • Roda - 18 a 24 de março

    RODA_ Momento de muita dedicação familiar, de fé e devoção, embora muitas questões ainda permaneçam em seus caminhos a semana promete boas resoluções, o fim das grandes preocupações onde você consegue um tempo para si mesmo(a) se desapegando de velhos pensamentos que só fizeram seus dias se complicarem. Nas questões profissionais tudo começa a fazer mais sentido e você se depara com boas respostas em seus caminhos.

  • Sino - 18 a 24 de março

    SINO_ As respostas que você precisa começa a surgir em seus caminhos, uma nova luz traz a paz interior que você precisa. Depois de muita dedicação e até mesmo muita Fé tudo começa a acontecer de uma maneira mais favorável. Apesar de as mudanças serem significativas em sua vida tudo o que está ao seu redor precisa de um novo sentido, uma nova direção e você quer focar nas novidades porém um determinado assunto mal resolvido ainda te incomoda. Encare-o!

  • Moedas - 18 a 24 de março

    MOEDAS_ Vibrações positivas para o amor, uma nova fase de luz e dedicação à pessoa amada, você se desprende dos medos e busca a paz acima de tudo, encontra boas respostas e busca focar em seus objetivos. Ainda há como reverter certos quadros, basta manter o foco, manter a paz dentro de você, lembrar de seus reais valores e saber que mesmo estando no meio de certas situações tudo tem uma resposta, e o mais importante, você vai encontrá-la

  • Adaga - 18 a 24 de março

    ADAGA_ Dias de luz, paz e dedicação pessoal, você sente a necessidade de recompor as suas energias, quer buscar o melhor para você, sente que tudo pode ser diferente depois de mudar o foco dos seus objetivos. Momento de refazer seus planos, de ir em busca da sua resposta, de criar novas oportunidades sem medo do que está por vir. É o destino agindo de uma maneira diferente em seus caminhos fazendo com que você acredite em seu potencial.

  • Ferradura - 18 a 24 de março

    FERRADURA_ Fase de renovação, de alegria e otimismo, você sente a necessidade de mudar para melhor, de encontrar respostas verdadeiras, de valorizar os seus objetivos. A semana promete boas respostas em questões trabalhistas, novidades em questões profissionais e muito equilíbrio nas questões amorosas. A pessoa amada se mostra mais compreensiva e tudo muda para melhor, estando em equilíbrio até mesmo as preocupações familiares começam a se afastar.

  • Taça - 18 a 24 de março

    TAÇA_ Você precisa acordar para a realidade, vencer seus medos e encarar os seus objetivos de frente, não se deixe levar pela ansiedade, pelos acontecimentos ao seu redor, é preciso focar em seus objetivos, buscar a paz interior acima de tudo, refazer seus planos e voltar a acreditar que tudo pode ser diferente e que tem um novo sentido também. Acredite pois tudo vai acontecer de uma nova maneira e você vai enfrentar bons desafios em breve porém precisa agir, ir ao encontro daquilo que te interessa.

  • Capela - 18 a 24 de março

    CAPELA_ Novidades surpreendem os seus caminhos, momento de muita dedicação pessoal onde você quer a estabilidade acima de tudo. Uma nova questão profissional faz com que você desperte aquela velha vontade de vencer, e a dedicação vem logo atrás fazendo toda a diferença em seus caminhos. Boas respostas, boas soluções enfim a semana promete ser de novas conquistas então não perca tempo com confusões banais.

  • Punhal - 18 a 24 de março

    PUNHAL_ Liberte-se dos seus medos, encare a realidade de frente, é hora de encontrar as respostas para os seus dias. No meio de muitas indecisões chegou a hora de agir pois, esta sim é a sua energia, onde você se sente bem e está conectado(a) com a sua essência. Até mesmo no amor as questões amenizam e as respostas aparecem, é tudo uma questão de tempo para a situação melhorar, pois você sabe o que plantou e não teme a colheita.

  • Estrela - 18 a 24 de março

    ESTRELA_ Uma fase de luz e dedicação, momento de boas realizações onde você conquista o seu espaço com mais tranquilidade. Mesmo estando com muitas dúvidas a semana traz respostas significativas em seus caminhos, mudando para melhor tudo aquilo que está ao seu redor. As conquistas costumam acontecer depois de um breve silêncio em sua vida quando você se desapega das preocupações tudo acontece em seus caminhos.

  • Machado - 18 a 24 de março

    MACHADO_ Uma overdose de energia positiva muda a sua semana para melhor, todas as respostas chegam para você de maneira satisfatória. Aquele medo de arriscar se dissipa e os dias se tornam melhores. A sua Fé é transformadora e tudo acontece de maneira positiva, você verá que os dias que se seguem serão de muita luz pessoal, de boas respostas. No amor novas conquistas fazem com que você se sinta bem, e a sensação de liberdade surge em seu coração de maneira satisfatória.