Autoridades de Guarujá discutem atendimento à população de rua | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Autoridades de Guarujá discutem atendimento à população de rua

Da Redação
06 de fevereiro de 2020 às 12:34
Foto: Divulgação/Hygor Abreu

Foto: Divulgação/Hygor Abreu

 

A prefeitura de Guarujá participou na última sexta-feira, 31, do Fórum sobre Atendimento à População em Situação de Rua da Baixada Santista. O encontro foi promovido pela Defensoria Pública de Guarujá e aconteceu na sede da unidade, que fica na Avenida Adhemar de Barros, 1327, no Jardim Helena Maria.  


Participe dos nossos grupos  bit.ly/CNAGORA3 🕵‍♂Informe-se, denuncie!


O objetivo foi discutir a política pública de atendimento à população em situação de rua. O fórum reuniu autoridades, representantes do poder público e da sociedade civil da Região.

No total, 70 pessoas participaram dos debates. Dentre as principais propostas estão o fomento à adesão a Política Nacional da População em situação de rua, capacitação dos profissionais do serviço público, criação de uma comissão para a população de rua, entre outras ações. O próximo encontro está marcado para o dia 24 de abril.


Guarujá

Na ocasião, o secretário de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas) de Guarujá, Nicolaci Fincatti explanou sobre o trabalho realizado com a população de rua da Cidade.

“Cada pessoa em situação de rua tem um perfil diferente e para cada perfil um tipo de encaminhamento. Guarujá possui cerca de 300 pessoas em situação de rua, sendo 150 da própria Cidade. Desses, muitos com problemas de transtornos mentais e dependência de álcool ou drogas”, afirmou o secretário.

Nicolaci ressaltou ainda, que os outros 150 são os chamados migrantes, que transitam entre as cidades, seja por iniciativa própria ou compulsoriamente. Eles são trazidos por veículos clandestinos e abandonados em grupos, geralmente em locais ermos, de madrugada.


Serviços

A prefeitura possui inúmeros serviços, políticas e equipamentos à disposição da pessoa em situação de rua, a começar pelo Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (Caps AD), mantido pela Secretaria de Saúde. A unidade está localizada na Rua José Hermínia Caldas, s/nº, Jardim Progresso e atende encaminhamentos da rede socioassistencial, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Há, ainda, o Centro de Referência Especializado para População de Rua (Creas Pop), da Sedeas, localizado na Rua Orlando Silva, s/nº, no Jardim Boa Esperança. O Creas Pop é a porta de entrada para o serviço de atendimento à população de rua.


A equipe técnica realiza, diariamente, busca ativa pelas ruas do Município. Eles fazem o primeiro contato com o morador de rua, oferecendo os serviços socioassistenciais. Os principais objetivos são promover a proteção integral, prestar atendimento humanizado e individualizado, além de proporcionar o acesso às políticas públicas, fomentando a reconstrução da autonomia e reinserção social.

É para lá que são encaminhadas às pessoas durante as abordagens sociais. A unidade oferta higienização, atendimento psicológico, assistência médica e social. É disponibilizada também, a opção do recâmbio social, com o custeio de passagens rodoviárias para quem é de fora do Município, ou, ainda, a tentativa de reintegração ao núcleo familiar, quando se trata de pessoas com origem na própria Cidade.


Unidade José Calherani

Outro serviço disponível na Rede Municipal é a Unidade de Acolhimento José Calherani (Rua Manoel Otero Rodrigues, 389, Jardim Boa Esperança) - também conhecida como Albergue. O local funciona 24 horas e oferece serviço de acolhimento, cinco refeições diárias e atendimento psicológico e social. Além disso, o Albergue ajuda no encaminhamento ao mercado de trabalho, resgate da autoestima e a reintegração à sociedade. Quando necessário, também é feito o encaminhamento a serviços de Saúde.


Ainda no campo da Saúde, Guarujá possui parceria com o Governo Federal no desenvolvimento do programa Consultório de Rua, que periodicamente atende pessoas em situação de rua com equipe disciplinar contendo, por exemplo, médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, técnico em saúde bucal, cirurgião dentista, entre outros. Em parceria com o Ministério Público, está em estudo a criação de um terceiro equipamento para acolhimento adulto ainda em 2020.

Foto: Divulgação/Hygor Abreu
 


Comentarios

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 27 a 2 de junho

  • Coroa - 27 a 2 de junho

    COROA - (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) A semana pede mais equilíbrio nas questões financeiras, mais força  e dedicação nas questões profissionais enfim é hora de focar mais em seus objetivos, se desprender dos seus medos e encarar uma nova jornada com mais coragem arriscando um pouco mais. No amor a semana é bem tensa e será preciso manter a calma ao conversar, saber que nem sempre você tem razão e passar por cima de certas situações que possam vir a causar o término do seu relacionamento.

  • Candeias - 27 a 2 de junho

    CANDEIAS -  (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) Momento de recomeço, fase de paz interior enfim você busca uma nova jornada muito mais positiva, fugindo assim de situações que até a pouco tempo te atrapalhavam e muito. Você quer uma vida nova e a partir dessa semana vai mudar o que for preciso em seus caminhos, você reflete sobre tudo o que está por vir porém já tomou a decisão de arriscar, só está esperando uma resposta que durante os dias da semana com certeza aparecerá.

  • Roda - 27 a 2 de junho

    RODA - (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Uma fase de luz e conhecimento, momento de recomeços e muita paz espiritual. Você se desapega de preocupações banais, vai ao encontro da evolução e quer mais equilíbrio em todos os sentidos, sente que está na hora de rever seus conceitos e desapegar de situações que na verdade só trouxeram dores de cabeça. Este é o seu momento, é hora de viver a sua vida, curtir o seu romance e se desapegar de preocupações familiares.

  • Sino - 27 a 2 de junho

    SINO - (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) Mude o que for preciso, mas saiba verificar cada fato, entenda que tudo o que você precisa é ser coerente diante das situações, muitas vezes você  tem razão  mas devido às explosões e falta de paciência você acaba mudando tudo e infelizmente acaba desfavorecendo a sua palavra. No amor é hora de tomar decisões sérias em seus caminhos, sair de cima do muro que tanto atrapalha a sua vida e seguir com fé e boas decisões.

  • Moedas - 27 a 2 de junho

    MOEDAS - (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) A sabedoria do tempo resolve tudo inclusive as questões mais difíceis, durante a semana você terá boas respostas relacionadas a isso, e terá a certeza de que está bem perto de resolver tudo de maneira positiva. Bom momento de luz e alegrias , você se sente mais forte diante das boas decisões e se sente mais firme nas questões pessoais. No amor é questão de paciência e fé,a pessoa amada terá muitos motivos para te elogiar.

  • Adaga - 27 a 2 de junho

    ADAGA - (23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO)  A semana traz muito raciocínio lógico e você consegue dar a volta por cima diante de todas as questões. Chegou a hora de avaliar tudo de maneira positiva, colocar em ordem seus pensamentos e sentimentos e focar mais em seus objetivos. Momento de renovação, de fé e boas energias, fim de uma fase de indecisões, você toma a iniciativa diante dos fatos e vai ao encontro da luz desejada para os seus caminhos.

  • Ferradura - 27 a 2 de junho

    FERRADURA - (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) Muitas vezes você perde grandes oportunidades pela sua teimosia, acaba deixando de lado aquilo que muito te interessa só por manhas pessoais que não te levam a lugar algum, é preciso raciocinar sobre a sua vida e suas decisões, você sempre acaba tendo certas dores de cabeça por ser tão desorganizado(a) e por não ter coragem de tomar a iniciativa. Seja forte, a semana pede isso de você, vai em frente com as suas boas decisões.

  • Taça - 27 a 2 de junho

    TAÇA - (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) A semana traz ações, você vai ao encontro de respostas positivas que fazem mais sentido em sua vida, transforma os seus caminhos de maneira positiva, segue com fé e entusiasmo diante de tudo e acredita no seu potencial. No amor saiba entender os fatos e siga com fé essa nova jornada, mesmo estando com certas dúvidas o que tem de ser e o que tiver de acontecer vai acontecer não adianta tentar supor nem tomar providências sem saber ao certo no que vai dar.

  • Capela - 27 a 2 de junho

    CAPELA - (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Tudo o que você precisa na verdade é saber lidar com todas as situações, mudar aquilo que tanto te incomoda de maneira positiva e buscar a paz acima de tudo mantendo assim o equilíbrio para os seus dias. Infelizmente muitas vezes você toma atitudes impensadas e comete grandes erros irreparáveis, mas sempre está disposto a mudar e corrigir os fatos, isso favorece os seus dias, te traz mais conforto diante das situações.

  • Punhal - 27 a 2 de junho

    PUNHAL - (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) Fase de buscas, momento de reflexões sobre tudo enfim você quer mudar o que for preciso mas ainda não sabe por onde começar. As questões ficam mais claras pra você, mesmo não concordando com muitas a sua decisão será seguir em frente, pois o que deseja mesmo é progresso e fim de situações que não te trazem proveito algum. No amor depois de uma conversa franca tudo fica bem e se você souber manter essa energia da paz isso vai durar muito tempo.

  • Estrela - 27 a 2 de junho

    ESTRELA - (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) Momento de renovação, de bons sentimentos, de pensamentos fortes e decisivos, muitas questões sendo resolvidas quer sejam familiares, trabalhistas e até mesmo amorosas, a semana traz muitas respostas pra você. Chegou a hora de focar melhor em seus objetivos, fazer a escolha certa e tomar as atitudes mais adequadas. No amor seja coerente, entenda a pessoa amada e fuja de desconfianças que só atrapalham o seu romance.

  • Machado - 27 a 2 de junho

    MACHADO - (22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) A semana oportuna, a hora da reviravolta, o momento de recomeçar enfim depois de muitos imprevistos ao seu redor chegou a resposta para muitas das suas questões porém cabe à você tomar a decisão ideal, a que te trará a verdadeira paz e também o equilíbrio necessário para os seus dias. Respostas amorosas e financeiras surgem juntas te trazendo a alegria e também fortalecendo o seu astral. Momento de muita dedicação à sua fé, isso te fortalece e muito!