Santos utiliza novo veneno contra roedores nas praias | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Santos utiliza novo veneno contra roedores nas praias

Da Redação
30 de janeiro de 2020 às 13:28
Foto: Divulgação/Susan Hortas

Foto: Divulgação/Susan Hortas


A força-tarefa da prefeitura para a desratização na orla da praia ganhou um novo aliado esta semana, com a aplicação de mais um produto para combater roedores, que será utilizado em complemento às armadilhas comestíveis já instaladas nas tocas.

As ações realizadas durante todo o ano pelas secretarias de Serviços Públicos (Seserp), Saúde (SMS) e Meio Ambiente (Semam) são intensificadas nas praias durante a temporada de verão, quando aumenta a quantidade de banhistas e, consequentemente, o descarte irregular de resíduos.


Participe dos nossos grupos ℹ bit.ly/CNAGORA3 🕵‍♂Informe-se, denuncie!


Em forma de pó, o produto, que tem o cumatetralil como princípio ativo, é aplicado nas tocas cavadas pelos próprios ratos nos canteiros.  Enquanto o raticida que já é utilizado pela Seção de Vigilância e Controle de Zoonoses (Sevicoz) deve ser ingerido pelo rato, o novo veneno acaba ficando nos pelos dos roedores quando eles entram e saem dos esconderijos. Assim, os animais lambem o produto ao se limpar e morrem em dois a três dias, enquanto a armadilha comestível mata em três a cinco dias.


“Primeiro, a Seserp entra fazendo toda a limpeza dos canteiros ornamentais e na região das pedras (na Ponta da Praia), no maior apoio possível à equipe da Zoonoses, que depois aplica os venenos”, explica a secretária de Serviços Públicos, Larissa Oliveira, reforçando a importância do descarte correto de lixo pelos frequentadores das praias. “A prefeitura realiza campanhas permanentes junto aos quiosques, banhistas e ambulantes para que a população descarte o lixo no lugar certo”.


O pó utilizado nas tocas é hidrorrepelente, ou seja, não é levado pela chuva. “É a primeira vez que estamos usando esse produto e, pela quantidade de ratos mortos, já reparamos que funciona. Tomamos o cuidado de colocar dentro das tocas por conta de animais e crianças que circulam por aqui”, explicou o veterinário da Sevicoz, Alexandre Nunes.


Segundo ele, é importante alternar ou manter métodos diferentes para o controle dos roedores. Por isso, tanto o cumatetralil quanto o comestível flocumafeno serão usados ao mesmo tempo. “Ratos são animais espertos e, no caso das armadilhas comestíveis, vão percebendo que podem morrer se ingerirem o produto”.


DESAFIO

Engenheiro agrônomo da Seserp, Marco Aurélio Neves da Silva reforçou que o descarte irregular de lixo é o principal desafio no combate aos roedores na Cidade. “O lixo concorre com o veneno aplicado pela Saúde nos canteiros. Claro que o roedor vai preferir a comida do que as armadilhas. Por isso, as equipes entram tentando eliminar ao máximo restos de alimento e de embalagens para reduzir a quantidade de ratos”. Vale lembrar que os ratos consomem qualquer tipo de alimento, de sanduíche até balas.


Durante a temporada, a coleta de lixo nos canteiros, quiosques e faixa de areia é intensificada, sendo que uma é realizada às 5h e outra às 15h. Por dia, são 20 sacos a mais, de 200 litros cada, retirados dos canteiros em uma região que vai de um canal a outro, por exemplo. “No caso dos quiosques, eles são fiscalizados pela Semam porque os que são grandes geradores de lixo (que produzem dois sacos de 200 litros por dia) devem contratar destinação correta”.


OUTRAS AÇÕES

Várias outras ações são adotadas pela prefeitura para reduzir a quantidade de lixo descartado incorretamente nas praias santistas. No último sábado, 25, a Administração Municipal iniciou a Operação Areia Limpa, parceria inédita no País com ambulantes que passaram a colocar uma lixeira e uma bituqueira de bambu junto aos guarda-sóis, cadeiras e banquinhos. Além disso, cada barraca tem um carrinho coletor, manejado pelos comerciantes para recolher o material depositado nas lixeiras, mesmo no período de permanência dos clientes.


Pontos de descarte de resíduos estão espalhados pela orla e perto dos quiosques. Além disso, a Semam vem criando novos locais para a destinação correta desses detritos. Um dos exemplos é a instalação de 20 novos conjuntos de contentores de lixo, feitos de madeira plástica (a partir da reciclagem de plástico). Eles possuem três contentores, cada unidade com capacidade para 240 litros, sendo dois para recicláveis e outro para material orgânico. O mobiliário também tem uma bituqueira e mensagens de alerta sobre o risco que o lixo jogado nas praias e no mar oferece à vida marinha.


O que fazer em Santos

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo - de 14 a 20 de fevereiro

  • Coroa - 14 a 20 de fevereiro

    COROA_ Momento de luz e equilíbrio, fase onde você valoriza mais as questões profissionais e busca o aperfeiçoamento para tais questões. Não será fácil manter o equilíbrio diante de muitas tarefas, mas a vontade de progredir é muito maior portanto você analisa os prós e os contras de tudo e decide o que vai fazer daqui pra frente. No amor o período é de paz e luz onde você consegue tranquilizar o seu coração e a pessoa amada entende seus esforços.

  • Candeias - 14 a 20 de fevereiro

    CANDEIAS_ Dias de luz e alegrias, fase de recomeços enfim você se conscientiza de certas questões e analisa o tempo em que perdeu com situações desagradáveis. Você está renascendo das cinzas, criando novos projetos, pensando numa nova fase muito mais positiva em questões amorosas, muitas vezes é preciso buscar a paz em todos os sentidos pois é o que a sua vida precisa agora, e a semana vai ser de muito raciocínio lógico principalmente na área trabalhista.

  • Roda - 14 a 20 de fevereiro

    RODA_ Confusões em seus pensamentos, pode ser que você tenha se precipitado em assumir um compromisso familiar no qual não estaria com tempo disponível para cumprir. Agora você enfrenta uma fase muito mais difícil pois não quer voltar atrás com a sua palavra, mas na verdade tudo é uma questão de tempo e em breve você vai conseguir conciliar todos os setores de sua vida. Bom momento para cuidar da sua saúde física e espiritual.

  • Sino - 14 a 20 de fevereiro

    SINO_ Infelizmente você apostou errado novamente, e acabou encontrando muitos problemas no meio do caminho, agora enfrenta as circunstâncias porém tudo pode ser diferente se você encarar a realidade e ir em busca de novas respostas que façam mais sentido para a sua vida. Principalmente no amor onde tudo está muito confuso em sua mente e em seu coração, estar com alguém por estar não faz sentido nenhum, vá atrás do que realmente você quer pra sua vida.

  • Moedas - 14 a 20 de fevereiro

    MOEDAS_ Dias de muitas alegrias, momento de paz e novas oportunidades onde tudo começa a fazer mais sentido em sua vida. Uma fase favorável para questões profissionais, momento oportuno em todos os sentidos, chegou a hora de progredir, vá em busca de novos aprendizados, busque o foco dos seus objetivos sem se prender a nada. No amor esta é uma fase de equilíbrio e muita luz, você busca a paz ao lado da pessoa amada e encontra motivos de sobra pra continuar.

  • Adaga - 14 a 20 de fevereiro

    MACHADO_ Você está ganhando forças diante das situações, muita luz espiritual e alegrias em todos os sentidos, este é um momento muito favorável onde você vai conseguir a resposta ideal para os seus objetivos. Uma resposta positiva no amor trará muita paz a você, chegou a hora de reverter este quadro que a um bom tempo só te trouxe preocupações. Os dias que se seguem serão de muito progresso principalmente nas questões profissionais.

  • Ferradura - 14 a 20 de fevereiro

    FERRADURA_ Momento de progresso, a semana será de muitas oportunidades pessoais, você está numa fase de boas negociações nas questões profissionais, boas respostas surgem e você arrisca um pouco mais. Você se preocupa demais com questões familiares e acaba se enrolando no meio do caminho, infelizmente muitas coisas precisam de tempo para serem resolvidas, e apesar dos seus esforços muitas delas acabam não sendo solucionadas. Deixe o tempo agir.

  • Taça - 14 a 20 de fevereiro

    TAÇA_ As mudanças que se seguem trarão as respostas ideais em seus caminhos, tudo pode mudar sim e será preciso manter a calma para lidar com algumas situações. Novas oportunidades em questões trabalhistas, cabe a você decidir qual caminho irá seguir, mas lembre-se que a liberdade sempre foi o seu lema, procure seguir os seus instintos pois neste momento será preciso manter o equilíbrio e a fé diante dos seus objetivos.

  • Capela - 14 a 20 de fevereiro

    CAPELA_ Momento de boas realizações, fase de progresso e luz, dias de muitas novidades e grandes respostas, é preciso manter a ordem dos seus objetivos, tentar buscar a paz interior para lidar com questões principalmente familiares, pois imprevistos acontecem mas você não deve generalizar os fatos, para tudo tem uma explicação. No amor surge uma grande confusão em seus pensamentos, é preciso saber lidar com os fatos.

  • Punhal - 14 a 20 de fevereiro

    PUNHAL - Avalie cada resultado ao seu redor, permita-se a este luxo nessa semana pois você tem batalhado muito para alcançar os seus objetivos. Construa a sua força interior, livre-se de certas situações que venham a te incomodar de  certa maneira. O momento é favorável a você e o seu precioso tempo deve ser valorizado com questões mais positivas. Você pediu respostas e estas chegaram, aproveite-as de maneira positiva.

  • Estrela - 14 a 20 de fevereiro

    ESTRELA_ Não adianta cruzar os braços e esperar que a resposta caia do céu, muitas vezes é preciso correr atrás dos seus objetivos, ir em frente na busca de dias melhores, de respostas realmente significativas e não ficar imaginando o que pode ter ocorrido, imprevistos acontecem o mais importante é a sua capacidade de dar a volta por cima, é hora de acordar e criar novas respostas. No amor não é diferente, se não deu certo não enrole pois a vida passa e as boas oportunidades também.

  • Machado - 14 a 20 de fevereiro

    MACHADO_ Você está ganhando forças diante das situações, muita luz espiritual e alegrias em todos os sentidos, este é um momento muito favorável onde você vai conseguir a resposta ideal para os seus objetivos. Uma resposta positiva no amor trará muita paz a você, chegou a hora de reverter este quadro que a um bom tempo só te trouxe preocupações. Os dias que se seguem serão de muito progresso principalmente nas questões profissionais.