Praia da Fome recebe conceito de agrofloresta | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Praia da Fome recebe conceito de agrofloresta

Da Redação
10 de janeiro de 2020 às 15:45
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A prefeitura de Ilhabela, por meio do Viveiro Municipal Aroeira, coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, deu início, no final de 2019, ao projeto de implantação de agroflorestas nas comunidades tradicionais do arquipélago.


Participe dos nossos grupos ℹ bit.ly/CNAGORA8 🕵‍♂Informe-se, denuncie!


A primeira localidade beneficiada com o projeto foi a Praia da Fome, na região Norte da cidade. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, o objetivo é resgatar os hábitos e conhecimentos de agricultura das comunidades, além de ser uma fonte acessível e mais sustentável de alimentação saudável.


De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o uso de agrotóxicos e outras substâncias químicas matam 193 mil pessoas no mundo por ano – número divulgado pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), durante reunião em Brasília (DF), em 2018.


A secretária municipal de Meio Ambiente, Maria Salete Magalhães, destaca que o projeto é um estímulo à produção sustentável de alimentos, além de ser a melhor saída para reduzir a morte por agrotóxicos.


Os funcionários do Viveiro Municipal fizeram duas visitas à comunidade antes da implantação da horta. Na primeira delas, ocorreu uma conversa com os moradores para ouvir as demandas, necessidades e a opinião de todos. Na segunda oportunidade, foi escolhido o local mais adequado para a implantação da horta.


Na última terça-feira, 7, foi realizada a efetiva plantação. Foram levadas e plantadas mudas de árvores frutíferas como graviola (Annona muricata), limão (Citrus × limon), abacate (Persea americana), grumixama (Eugenia brasiliensis), urucum (Bixa orellana) e cabeludinha –jabuticaba amarela (Myrciaria glazioviana) e hortaliças: hortelã (Mentha spicata), coentro (Coriandrum sativum), rúcula (Eruca vesicaria ssp. Sativa) e arruda (Ruta graveolensentre).


Também foram semeadas mudas de berinjela (Solanum melongena) e jiló (Gilo Group) e plantadas algumas sementes de melancia (Citrullus lanatus) e abóbora (Cucurbita). A Secretaria de Meio Ambiente encarregou-se da implantação da horta e sua manutenção; a colheita e administração dos recursos serão executados pela própria comunidade.


Para auxiliar nesse trabalho, a pasta responsável entregou cartilha com recomendações acerca dos cuidados,entretanto, a maioria dos moradores já possui conhecimento sobre cultivos agrícolas.


Com a realização do projeto, a prefeitura de Ilhabela cumpre mais uma das ações constantes no Plano Municipal da Mata Atlântica (estratégia 2), que trata de incentivar práticas agroecológicas através da implantação de Sistemas Agroflorestais (SAF’s), uso e produção de adubação orgânica e defensivos ecológicos.


A atividade também faz parte do Programa Município VerdeAzul (PMVA) e contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, que pretende acabar com todas as formas de fome e má-nutrição até 2030, de modo a garantir que todas as pessoas,especialmente as crianças, tenham acesso suficiente a alimentos nutritivos durante todos os anos.


Para alcançar esse objetivo, é necessário promover práticas agrícolas sustentáveis, por meio do apoio à agricultura familiar, do acesso equitativo à terra, à tecnologia e ao mercado, assim como faz a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Ilhabela.


A Praia da Fome foi a primeira localidade atendida pelo projeto, mas o objetivo é atingir todas as comunidades do município. O trabalho só está sendo possível graças a embarcação marítima que foi adquirida pela Secretaria de Meio Ambiente, para uso compartilhado com o Parque Estadual de Ilhabela, visto que algumas das Comunidades Tradicionais do arquipélago só possuem acesso via mar.


O projeto conta ainda com a parceria da empresa Electra, que disponibilizou orientadores de educação ambiental para o correto direcionamento dos trabalhos. Os demais objetivos da Agenda 2030 podem ser consultados no link http://www.agenda2030.org.br/ods/2.

O que fazer em Ilhabela

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 16 a 23 de janeiro

  • Coroa - de 16 a 23 de janeiro

    COROA_ Novidades mudam o seu astral, você encara a realidade e segue em frente mais confiante de todas as situações. Este é o momento de arriscar, de ir atrás dos seus sonhos, de encarar os fatos e sair da zona de conforto. No amor alguns imprevistos fazem com que você mude por completo a sua maneira de pensar e de agir diante dos fatos. Você ouve a pessoa amada e consegue dar a volta por cima salvando assim o seu relacionamento.

  • Candeias - de 16 a 23 de janeiro

    CANDEIAS_ Ainda existem dúvidas em seu coração e mesmo assim você segue na esperança de resolver tudo, de ficar em paz e busca manter o equilíbrio e a Fé. Há muitas mudanças em seus caminhos e você determina a direção dos seus passos, não se incomode tanto com situações do passado pois há novos horizontes a ser conquistados. Afaste-se de pessoas que te sugam e busque estar com quem soma sua ideias e objetivos.

  • Roda - de 16 a 23 de janeiro

    RODA_ Você precisava tomar uma atitude diante dos fatos e fez o certo em agir dessa maneira, mesmo estando de coração partido foi o melhor a fazer, mas o tempo traz novas respostas, te guia para novas oportunidades enfim você só precisa aprender a controlar os seus impulsos. Os momentos que se seguem serão marcados por novidades e respostas, além de uma certa tranquilidade ao saber notícias de pessoas que você tanto ama.

  • Sino - de 16 a 23 de janeiro

    SINO_ Um período de muitas batalhas pessoais, apesar de inúmeras questões o seu coração precisa de uma resposta no amor, você ainda fica com algumas dúvidas pois não é fácil decidir a sua vida diante de tudo o que está te acontecendo, e as respostas estão surgindo em questões profissionais e tudo acontece de uma vez. É hora de colocar o pensamento no lugar, buscar na paz do raciocínio a melhor resposta para o momento e tudo o que for para o seu progresso deve ter prioridade no momento.

  • Moedas - de 16 a 23 de janeiro

    MOEDAS_ Uma fase de muitas lutas pessoais, principalmente em questões amorosas pois você quer manter a paz acima de tudo e está enfrentando grandes lutas para conseguir alcançar seus objetivos. Com o passar dos dias tudo tende a ficar melhor só não se desespere diante das situações busque focar mais naquilo que realmente faça sentido para a sua vida. Em breve uma importante resposta em questão de novos aprendizados vai te trazer alegrias e entusiasmo.

  • Adaga - de 16 a 23 de janeiro

    ADAGA_ Chegou a hora de progredir, de ir ao encontro de novas oportunidades, de virar o jogo diante das situações enfim a semana te traz importantes respostas que fazem mais sentido para os seus caminhos. No amor os dias que se seguem serão mais tranquilos e você consegue manter a paz para os seus caminhos deixando tudo na mais perfeita ordem entre você e a pessoa amada. Algumas questões particulares podem vir a te preocupar mas com o passar dos dias tudo pode ficar bem.

  • Ferradura - de 16 a 23 de janeiro

    FERRADURA_ Fase de muita Fé e devoção, momento onde você busca a força interior em todos os sentidos, chegou a hora de refletir sobre a sua vida pessoal e ir em busca de todas as respostas para os seus caminhos. No amor uma nova resposta traz alegrias ao seu coração, você fica em paz depois de uma conversa franca e objetiva. Fase de progresso em questões profissionais e financeiras , novas oportunidades podem surgir por estes dias.

  • Taça - de 16 a 23 de janeiro

    TAÇA_ Dias de alegrias e muita paz, chegou o momento de refletir sobre a sua vida pessoal, manter o equilíbrio acima de tudo e viver os bons momentos fugindo de questões que só embaralharam seus bons pensamentos. No amor deixe tudo acontecer e o passar dos dias sempre trazem melhores respostas, não se desespere tente manter o mesmo pensamento de sempre, a fase começa a se tornar positiva a partir de agora, basta ter Fé e manter seus bons pensamentos.

  • Capela - de 16 a 23 de janeiro

    CAPELA_ Momentos de fé e devoção, você se entrega às preces e busca dias melhores em seus caminhos, deixando de lado certos medos buscando na força da fé os seus melhores objetivos. Os dias que se seguem serão bem agitados porém será preciso manter a ordem, ir em busca daquilo que realmente faça mais sentido para a sua vida, deixando de lado certas questões que só atrapalham os seus pensamentos. Pense em você e nos seus projetos, afaste-se de certas pessoas que atrapalham seus bons planos.

  • Punhal - de 16 a 23 de janeiro

    PUNHAL_ Os dias que se seguem serão de positividade e otimismo; mesmo estando numa fase de mudanças radicais, o seu coração segue confiante diante das situações. No amor tente manter a paz, muitas vezes você se depara com situações desagradáveis e acaba se estressando, e com palavras ofensivas acaba tendo problemas em seu relacionamento. Bom momento para voltar-se à sua fé, buscar o equilíbrio.

  • Estrela - de 16 a 23 de janeiro

    ESTRELA_ Uma fase de luz e alegrias, enfim a semana te traz a paz desejada, depois de um período de muitas lutas chegou a hora de ficar bem, ter uma trégua diante das situações acalmando assim seus pensamentos e sentimentos. A resposta ideal vem esta semana, o seu coração se alegra diante das situações e você segue com mais entusiasmo e deposita toda a confiança em seus novos projetos trabalhistas e também fica em paz com a pessoa amada.

  • Machado - de 16 a 23 de janeiro

    MACHADO_ Uma fase de luz e alegrias, de respostas favoráveis onde você consegue ficar bem, a semana promete ser de muita luz e muita paz interior, mesmo com tantos trabalhos pessoais tudo tende a acontecer de uma maneira favorável em seus caminhos. No amor depois de uma fase de muitas dúvidas as respostas começam a chegar de maneira positiva em seus caminhos, apenas deixe tudo acontecer o destino se encarrega de trazer as respostas certas pra você.