Praia da Fome recebe conceito de agrofloresta | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Praia da Fome recebe conceito de agrofloresta

Da Redação
10 de janeiro de 2020 às 15:45
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A prefeitura de Ilhabela, por meio do Viveiro Municipal Aroeira, coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, deu início, no final de 2019, ao projeto de implantação de agroflorestas nas comunidades tradicionais do arquipélago.


Participe dos nossos grupos ℹ bit.ly/CNAGORA8 🕵‍♂Informe-se, denuncie!


A primeira localidade beneficiada com o projeto foi a Praia da Fome, na região Norte da cidade. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, o objetivo é resgatar os hábitos e conhecimentos de agricultura das comunidades, além de ser uma fonte acessível e mais sustentável de alimentação saudável.


De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o uso de agrotóxicos e outras substâncias químicas matam 193 mil pessoas no mundo por ano – número divulgado pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), durante reunião em Brasília (DF), em 2018.


A secretária municipal de Meio Ambiente, Maria Salete Magalhães, destaca que o projeto é um estímulo à produção sustentável de alimentos, além de ser a melhor saída para reduzir a morte por agrotóxicos.


Os funcionários do Viveiro Municipal fizeram duas visitas à comunidade antes da implantação da horta. Na primeira delas, ocorreu uma conversa com os moradores para ouvir as demandas, necessidades e a opinião de todos. Na segunda oportunidade, foi escolhido o local mais adequado para a implantação da horta.


Na última terça-feira, 7, foi realizada a efetiva plantação. Foram levadas e plantadas mudas de árvores frutíferas como graviola (Annona muricata), limão (Citrus × limon), abacate (Persea americana), grumixama (Eugenia brasiliensis), urucum (Bixa orellana) e cabeludinha –jabuticaba amarela (Myrciaria glazioviana) e hortaliças: hortelã (Mentha spicata), coentro (Coriandrum sativum), rúcula (Eruca vesicaria ssp. Sativa) e arruda (Ruta graveolensentre).


Também foram semeadas mudas de berinjela (Solanum melongena) e jiló (Gilo Group) e plantadas algumas sementes de melancia (Citrullus lanatus) e abóbora (Cucurbita). A Secretaria de Meio Ambiente encarregou-se da implantação da horta e sua manutenção; a colheita e administração dos recursos serão executados pela própria comunidade.


Para auxiliar nesse trabalho, a pasta responsável entregou cartilha com recomendações acerca dos cuidados,entretanto, a maioria dos moradores já possui conhecimento sobre cultivos agrícolas.


Com a realização do projeto, a prefeitura de Ilhabela cumpre mais uma das ações constantes no Plano Municipal da Mata Atlântica (estratégia 2), que trata de incentivar práticas agroecológicas através da implantação de Sistemas Agroflorestais (SAF’s), uso e produção de adubação orgânica e defensivos ecológicos.


A atividade também faz parte do Programa Município VerdeAzul (PMVA) e contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, que pretende acabar com todas as formas de fome e má-nutrição até 2030, de modo a garantir que todas as pessoas,especialmente as crianças, tenham acesso suficiente a alimentos nutritivos durante todos os anos.


Para alcançar esse objetivo, é necessário promover práticas agrícolas sustentáveis, por meio do apoio à agricultura familiar, do acesso equitativo à terra, à tecnologia e ao mercado, assim como faz a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Ilhabela.


A Praia da Fome foi a primeira localidade atendida pelo projeto, mas o objetivo é atingir todas as comunidades do município. O trabalho só está sendo possível graças a embarcação marítima que foi adquirida pela Secretaria de Meio Ambiente, para uso compartilhado com o Parque Estadual de Ilhabela, visto que algumas das Comunidades Tradicionais do arquipélago só possuem acesso via mar.


O projeto conta ainda com a parceria da empresa Electra, que disponibilizou orientadores de educação ambiental para o correto direcionamento dos trabalhos. Os demais objetivos da Agenda 2030 podem ser consultados no link http://www.agenda2030.org.br/ods/2.

Comentarios

O que fazer em Ilhabela

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo cigano - de 1 a 8 de abril

  • Coroa - 1 a 8 de abril

    COROA_ Fase de reorganização pessoal, você busca uma nova resposta diante de um determinado assunto, vai atrás dos seus objetivos com força e determinação. Apesar de certos problemas particulares tudo tende a se resolver com o passar dos dias, o mais importante é manter o foco dos seus projetos e não se deixar levar pelos imprevistos e por questões banais. No amor a semana promete ser positiva e de também de momentos felizes ao lado da pessoa amada.

  • Candeias - 1 a 8 de abril

    CANDEIAS_ Momento onde você se dedica a cuidados pessoais, tanto em questões de saúde como em questões espirituais. Depois de analisar a sua vida ao todo você consegue tomar importantes decisões que realmente farão a diferença em seus caminhos. No amor o segredo é ter muita paciência e saber lidar com o temperamento da pessoa amada, você sabe como colocar fim a certas situações desagradáveis e com certeza vai conseguir transformar os momentos ruins em dias melhores.

  • Roda - 1 a 8 de abril

    RODA_ Vibrações positivas para o amor, uma fase de luz e bons presságios onde você consegue manter a paz acima de tudo. Semana favorável para a reflexão onde você consegue organizar a sua vida pessoal e a sua vida profissional, os dias que se seguem trarão as respostas ideais para o trabalho, algo que estava te atrapalhando já não te incomodará mais e você segue com mais alegria e entusiasmo, apostando mais na sua criatividade.

  • Sino - 1 a 8 de abril

    SINO_ Algumas indecisões acabam surgindo em seus caminhos, esta é uma fase de mudanças onde tudo pode acontecer de uma maneira diferente da qual você planejou, este não é um bom momento para encarar certas situações desagradáveis, vá em busca de dias melhores e deixe de lado certas situações que não te favoreceram em nada. Chegou a hora de mudar para melhor, e a oportunidade surgirá em seus caminhos dentro em breve transformando os seus dias.

  • Moedas - 1 a 8 de abril

    MOEDAS_ Dias de respostas positivas onde você consegue colocar tudo no lugar, chegou a hora de analisar todas as questões, colocar em ordem seus pensamentos e sentimentos, alcançar maiores níveis profissionais pois a sua alma pede progresso neste período e você segue com garra e determinação em busca de respostas favoráveis. No amor você tranquiliza o seu coração e segue com mais alegria e otimismo na certeza de que tudo ficará bem daqui pra frente.

  • Adaga - 1 a 8 de abril

    ADAGA_ Chegou a hora de arriscar mais, de ir ao encontro de respostas positivas que trarão a paz ideal para os seus caminhos. Com o passar dos dias tudo tende a acontecer de uma maneira diferente, você começa a organizar a sua vida e foge do comodismo indo ao encontro de respostas favoráveis em todos os sentidos. Na busca de dias melhores você se depara com situações que te favorecem e com propostas quase que irrecusáveis, porém a decisão fica em suas mãos.

  • Ferradura - 1 a 8 de abril

    FERRADURA_ Você busca a paz interior, está atravessando uma fase bem delicada onde a sua vontade é jogar tudo para  alto e seguir uma nova vida. Com o passar dos dias tudo tende a ser melhor pois o raciocínio lógico fará com que você desperte para a realidade mostrando que há novas oportunidades sempre, e que nem tudo está perdido diante das situações e a semana trará uma importante resposta que fará você acreditar mais na sua força pessoal.

  • Taça - 1 a 8 de abril

    TAÇA_ Uma nova fase onde você se dedica mais às questões profissionais, tenta manter o equilíbrio em todos os sentidos e vai em busca de novidades que mudarão a sua rotina. Os dias que se seguem trarão boas oportunidades em seus caminhos e também uma surpresa amorosa que vai mexer e muito com você. Em questões familiares não se preocupe tanto, tudo tem o tempo certo para acontecer e você vai conseguir ajudar da maneira que você deseja.

  • Capela - 1 a 8 de abril

    CAPELA_ Dias de respostas positivas que farão mais sentido em seus caminhos, uma fase de alegria e otimismo diante das situações. No amor uma nova resposta equilibra o seu astral e você segue uma fase mais tranquila ao lado da pessoa amada. Um pequeno imprevisto trabalhista pode surgir mas você conseguirá colocar tudo no lugar em breve, apenas não se deixe levar por questões banais que possam atrapalhar o bom andamento de seus planos.

  • Punhal - 1 a 8 de abril

    PUNHAL_ A semana promete ser positiva em questões profissionais, período onde você se destaca pela sua dedicação e também por ter pulso firme diante das questões. No amor a semana vai ser bem agitada e você terá alguns desentendimentos com a pessoa amada, mas com o passar dos dias vocês conseguem chegar a um acordo, mas tente conversar antes de tomar conclusões precipitadas para não causar maiores transtornos.

  • Estrela - 1 a 8 de abril

    ESTRELA_ Fase complicada onde você decide mudar algumas questões pessoais, vai em busca de dias melhores e tenta manter a calma diante de certas situações. No amor a semana será meio complicada é preciso ter cuidado para não jogar tudo pro alto. Em questões profissionais você aposta em sua capacidade e arrisca um pouco mais diante das situações, e apesar de certos confrontos com supostos concorrentes tudo tende a acontecer de maneira positiva.

  • Machado - 1 a 8 de abril

    MACHADO_ Você atravessa uma fase bem delicada em questões amorosas, será preciso manter a calma para não ofender a pessoa amada, pois seu limite de paciência se esgotou diante de certas situações, chegou a hora de mudar e apesar de estar atravessando uma fase de indecisões o progresso trabalhista está batendo à sua porta e é preciso aproveitar todas as oportunidades que surgirem mantendo o foco dos seus objetivos.