Ilhabela projeta aumento de 25% no número de visitantes no Race Village em 2019 | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Ilhabela projeta aumento de 25% no número de visitantes no Race Village em 2019

Da Redação
18 de julho de 2019 às 10:47
Race Village lotado no desfile dos barcos
Race Village lotado no desfile dos barcos Foto: Ronald Kraag

Semana de Vela está reunindo 120 barcos
Semana de Vela está reunindo 120 barcos Foto: Marco Yamin / Sectur Ilhabela

Por definição, uma ilha é um pedaço de terra cercado por água. Por analogia, o Race Village pode ser considerado uma ilha dentro de Ilhabela. O espaço instalado no Centro Histórico da Vila está cercado por turistas desde o início de julho. No mês náutico de 2019, cuja principal competição é a Semana Internacional de Vela, a expectativa é para crescimento na casa de 25% no número de visitantes em relação ao ano anterior no local que conta com 100 atrações grátis, entre shows, palestras, feira literária, sala de cinema, entre outras.

Em 2018, o Race Village recebeu cerca de 68 mil visitantes em 24 dias. Para 2019, a estimativa é chegar a 86 mil em 23 dias. Apenas nos dez primeiros dias de atividades, 30 mil pessoas passaram pelo espaço de convivência no Centro Histórico. Os shows receberam bom público todas as noites, as cinco palestras realizadas até agora tiveram lotação máxima e o desfile de barcos encheu o Píer da Vila no domingo (14). “Os números do ano passado são estimados. Estamos trabalhando para implantar uma inteligência no turismo que inclui a observação real de dados. Nesta temporada já temos pesquisadores em ação. Estou feliz porque os dias estão lindos em Ilhabela e turistas, velejadores e moradores têm marcado presença no Race Village”, avalia a secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Ilhabela, Bianca Colepicolo.

O crescimento no número de visitantes no Race Village é reflexo do grande envolvimento da comunidade e dos turistas com o novo espaço e também com o aumento do número de atividades. Neste ano, o espaço de convivência receberá 100 eventos até o dia 28 de julho, um incremento de 150% em relação à temporada anterior, que promoveu 40 atrações. Os dados são superlativos em diversas áreas. A curva ascendente mais significativa em relação a 2018 vem dos shows: 75% maior. Cresceu de 18 no ano passado para 32 apresentações em 2019.

Defensora do chamado Turismo Regenerativo (conceito de que usa turismo para restaurar as características geográficas e culturais do local), Bianca explica o novo layout e arquitetura do Race Village. “Procuramos impactar o mínimo possível na paisagem do Centro Histórico e no jeito de as pessoas conviverem no espaço próximo ao Píer da Vila”, relata a secretária, lembrando que a montagem permite que o público transite com mais liberdade pelos estandes. “Também buscamos racionalizar custos. Ações como corte da queima de fogos, foco em palestras locais, entre outras, permitiram oferecer maior variedade de eventos, mantendo a qualidade, e com uma economia na casa de R$ 2 milhões”, detalha.


Mais desafios para o turismo em Ilhabela

Para a secretária, o trabalho iniciado neste ano segue a orientação para que o município tenha realmente ‘a cara’ do conceito implícito no slogan ‘Vida Natural’, valorizando a vocação turística de terra e mar. E não ficará restrito ao mês náutico. Entre os principais projetos estão a implantação de estrutura para observação de pássaros, o Birdwatching, com a construção de seis torres no Parque Estadual de Ilhabela, uma das maiores reservas de Mata Atlântica conservada do mundo; a qualificação dos guias e certificação dos barcos para avistamento de baleias e o projeto ‘Comer e Morar’, com a preservação e valorização da cultura e culinária em uma das últimas vilas de caiçaras do Litoral Norte, em Castelhanos.


Grandes shows nos próximos dias

Kiko Zambianchi traz sua famosa canção ‘Primeiros Erros’ e demais sucessos para o palco principal do Race Village nesta quinta-feira (18), a partir das 20h. Mais cedo, às 19h, a Banda Mano Beethoven abre a programação noturna.

Entre os shows mais esperados estão a tradicional banda Ira!, de sucessos como ‘Flores em Você’, ‘Envelheço na Cidade’, ‘Tarde Vazia’, entre outros, embalados pelo vocalista Nasi e o guitarrista Edgard Scandurra. A apresentação será na segunda-feira (22). João Suplicy também subirá no palco principal do Race Village na sexta-feira (26). Irmão do cantor Supla e filho do político Eduardo Suplicy, ele apresentará o espetáculo de ‘De Elvis a Jobim’. 

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 28 a 5 de março

  • Coroa - 28 a 5 de março

    COROA_ A semana pede mais equilíbrio nas questões financeiras, mais força  e dedicação nas questões profissionais enfim é hora de focar mais em seus objetivos, se desprender dos seus medos e encarar uma nova jornada com mais coragem arriscando um pouco mais. No amor a semana é bem tensa e será preciso manter a calma ao conversar, saber que nem sempre você tem razão e passar por cima de certas situações que possam vir a causar o término do seu relacionamento.

  • Candeias - 28 a 5 de março

    CANDEIAS_ Momento de recomeço, fase de paz interior enfim você busca uma nova jornada muito mais positiva, fugindo assim de situações que até a pouco tempo te atrapalhavam e muito. Você quer uma vida nova e a partir dessa semana vai mudar o que for preciso em seus caminhos, você reflete sobre tudo o que está por vir porém já tomou a decisão de arriscar, só está esperando uma resposta que durante os dias da semana com certeza aparecerá.

  • Roda - 28 a 5 de março

    RODA_ Uma fase de luz e conhecimento, momento de recomeços e muita paz espiritual. Você se desapega de preocupações banais, vai ao encontro da evolução e quer mais equilíbrio em todos os sentidos, sente que está na hora de rever seus conceitos e desapegar de situações que na verdade só trouxeram dores de cabeça. Este é o seu momento, é hora de viver a sua vida, curtir o seu romance e se desapegar de preocupações familiares.

  • Sino - 28 a 5 de março

    SINO_  Mude o que for preciso, mas saiba verificar cada fato, entenda que tudo o que você precisa é ser coerente diante das situações, muitas vezes você  tem razão  mas devido às explosões e falta de paciência você acaba mudando tudo e infelizmente acaba desfavorecendo a sua palavra. No amor é hora de tomar decisões sérias em seus caminhos, sair de cima do muro que tanto atrapalha a sua vida e seguir com fé e boas decisões.

  • Moedas - 28 a 5 de março

    MOEDAS_ A sabedoria do tempo resolve tudo inclusive as questões mais difíceis, durante a semana você terá boas respostas relacionadas a isso, e terá a certeza de que está bem perto de resolver tudo de maneira positiva. Bom momento de luz e alegrias , você se sente mais forte diante das boas decisões e se sente mais firme nas questões pessoais. No amor é questão de paciência e fé,a pessoa amada terá muitos motivos para te elogiar.

  • Adaga - 28 a 5 de março

    ADAGA_ A semana traz muito raciocínio lógico e você consegue dar a volta por cima diante de todas as questões. Chegou a hora de avaliar tudo de maneira positiva, colocar em ordem seus pensamentos e sentimentos e focar mais em seus objetivos. Momento de renovação, de fé e boas energias, fim de uma fase de indecisões, você toma a iniciativa diante dos fatos e vai ao encontro da luz desejada para os seus caminhos.

  • Ferradura - 28 a 5 de março

    FERRADURA_ Muitas vezes você perde grandes oportunidades pela sua teimosia, acaba deixando de lado aquilo que muito te interessa só por manhas pessoais que não te levam a lugar algum, é preciso raciocinar sobre a sua vida e suas decisões, você sempre acaba tendo certas dores de cabeça por ser tão desorganizado(a) e por não ter coragem de tomar a iniciativa. Seja forte, a semana pede isso de você, vai em frente com as suas boas decisões.

  • Taça - 28 a 5 de março

    TAÇA_ A semana traz ações, você vai ao encontro de respostas positivas que fazem mais sentido em sua vida, transforma os seus caminhos de maneira positiva, segue com fé e entusiasmo diante de tudo e acredita no seu potencial. No amor saiba entender os fatos e siga com fé essa nova jornada, mesmo estando com certas dúvidas o que tem de ser e o que tiver de acontecer vai acontecer não adianta tentar supor nem tomar providências sem saber ao certo no que vai dar.

  • Capela - 28 a 5 de março

    CAPELA_ Tudo o que você precisa na verdade é saber lidar com todas as situações, mudar aquilo que tanto te incomoda de maneira positiva e buscar a paz acima de tudo mantendo assim o equilíbrio para os seus dias. Infelizmente muitas vezes você toma atitudes impensadas e comete grandes erros irreparáveis, mas sempre está disposto a mudar e corrigir os fatos, isso favorece os seus dias, te traz mais conforto diante das situações.

  • Punhal - 28 a 5 de março

    PUNHAL_ Fase de buscas, momento de reflexões sobre tudo enfim você quer mudar o que for preciso mas ainda não sabe por onde começar. As questões ficam mais claras pra você, mesmo não concordando com muitas a sua decisão será seguir em frente, pois o que deseja mesmo é progresso e fim de situações que não te trazem proveito algum. No amor depois de uma conversa franca tudo fica bem e se você souber manter essa energia da paz isso vai durar muito tempo.

  • Estrela - 28 a 5 de março

    ESTRELA_ Momento de renovação, de bons sentimentos, de pensamentos fortes e decisivos, muitas questões sendo resolvidas quer sejam familiares, trabalhistas e até mesmo amorosas, a semana traz muitas respostas pra você. Chegou a hora de focar melhor em seus objetivos, fazer a escolha certa e tomar as atitudes mais adequadas. No amor seja coerente, entenda a pessoa amada e fuja de desconfianças que só atrapalham o seu romance.

  • Machado - 28 a 5 de março

    MACHADO_ A semana oportuna, a hora da reviravolta, o momento de recomeçar enfim depois de muitos imprevistos ao seu redor chegou a resposta para muitas das suas questões porém cabe a você tomar a decisão ideal, a que te trará a verdadeira paz e também o equilíbrio necessário para os seus dias. Respostas amorosas e financeiras surgem juntas te trazendo a alegria e também fortalecendo o seu astral. Momento de muita dedicação à sua fé, isso te fortalece e muito!