Caraguatatuba lidera casos de dengue no Litoral Norte | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Caraguatatuba lidera casos de dengue no Litoral Norte

Reginaldo Pupo
03 de maio de 2019 às 09:45
Área da recepção da UPA de Caraguatatuba, cidade que registra 768 casos de dengue
Área da recepção da UPA de Caraguatatuba, cidade que registra 768 casos de dengue Foto: Reginaldo Pupo

Casa localizada no bairro Rio do Ouro, com restos de garrafas de vidro. Local pode servir de criadouro para o mosquito transmissor da dengue
Casa localizada no bairro Rio do Ouro, com restos de garrafas de vidro. Local pode servir de criadouro para o mosquito transmissor da dengue Foto: Reginaldo Pupo

Contêiner instalado ao lado da UPA para abrigar acompanhantes de pacientes da dengue
Contêiner instalado ao lado da UPA para abrigar acompanhantes de pacientes da dengue Foto: Reginaldo Pupo

A exemplo de diversas cidades do estado de São Paulo, Caraguatatuba vem liderando o número de casos de dengue no litoral norte. Até esta quinta-feira, 2, ao menos 768 pacientes tiveram diagnósticos confirmados para dengue. A cidade já teve três óbitos confirmados. A última epidemia registrada em Caraguatatuba foi em 2015.


Em toda a região são 1,2 mil casos confirmados, de acordo com as prefeituras.  E os números não param de crescer.  São Sebastião registrou até o momento 192 casos, com uma morte; enquanto Ubatuba possui 207 casos e Ilhabela, 64.


Neste ano, a quantidade de casos vem alterando a rotina da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caraguatatuba desde a temporada de verão, que fica praticamente lotada durante 24 horas. O número de pacientes é tão grande que a prefeitura local instalou há algumas semanas, ao lado da UPA, um caminhão para auxiliar nos atendimentos. Um contêiner também foi instalado para abrigar os parentes que acompanham as pessoas com os sintomas da doença.


A dona de casa Isabela de Freitas, 45, afirmou que aguardou por mais de três horas para que seu sobrinho de 16 anos pudesse ser atendido. “Moro aqui há 15 anos e nunca vi tantos casos de dengue como neste ano. Na minha rua há seis casos de dengue”, disse ela, se referindo ao bairro Poiares, que registrou até o momento o maior número de casos na cidade.


Uma verdadeira operação de guerra foi montada pela prefeitura para tentar inibir o avanço da doença, com diversas ações nos bairros, entre elas, a nebulização de inseticidas contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença; e o recolhimento de objetos, latas e entulhos que possam acumular água e, desta forma, eliminar possíveis criadouros.


São Sebastião

A cidade de São Sebastião também intensificou as nebulizações em imóveis na última quarta-feira, 1º, feriado do Dia do Trabalhador, no bairro da Topolândia. Ao todo sete imóveis foram vistoriados.

De acordo com a prefeitura, as creches Adriana Vasques, Meire Vasques, Centro de Referência a Assistência Social (CRAS), Centro Integrado Profissionalizante (CIP), Centro Comunitário; e Projeto Viração foram nebulizados. Ainda durante o feriado, equipes Vigilância Epidemiológica também realizaram nebulização veicular em 20 quarteirões na Vila Sahy, na Costa Sul do município.


Ilhabela

O prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, convocou todas as secretarias municipais para participar neste sábado, 4, de um mutirão de combate à dengue, para estimular a participação do Comitê Interinstitucional da Sala de Comando Municipal de Combate a Endemias no município.

De acordo com o prefeito, os grupos começarão os trabalhos no início da manhã do sábado e seguirão um roteiro que será definido pelos coordenadores da Secretaria de Saúde. Segundo a prefeitura, o arquipélago registrou 74 casos de dengue até a última terça-feira, 30, sendo 64 de dengue autóctone e sete importados.

Comentarios

O que fazer em Caraguatatuba

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 2 a 8 de julho

  • COROA - 2 a 8 de julho

    (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) Uma força muito protetora surge em seus caminhos, é como se uma luz te guiasse para a resposta ideal colocando novas oportunidades à sua frente. Aproveite os bons momentos e siga em frente de maneira sábia, se desapegando de certas situações que só atrapalharam os seus caminhos e buscando novos dias muito mais proveitosos e seguros. No amor é hora de conversar e também de entender a opinião da pessoa amada.

  • CANDEIAS - 2 a 8 de julho

     (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) Momento oportuno para refletir sobre seus atos, muitas coisas aconteceram e fizeram com que tudo mudasse ao seu redor. Os planos não saíram como você desejava porém não é hora de desistir, dê um tempo para tudo, cuide um pouco mais de si mesmo(a) da sua espiritualidade enfim há um outro significado para tais questões e em breve muito breve você saberá de tudo. Apenas respire fundo e se prepare para uma nova fase em sua vida.

  • RODA - 2 a 8 de julho

    (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Muitas das questões ao seu redor acabam atrapalhando o seu raciocínio, mudanças acontecem de acordo com o passar dos dias porém é necessário manter o equilíbrio e a fé. Assuntos familiares são  resolvidos durante a semana porém você permanece com a mesma opinião devido a pequenos imprevistos que surgem em seus caminhos. No amor a fase é de luz e respostas e você consegue entender-se mais com a pessoa amada.

  • SINO - 2 a 8 de julho

    (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) Na busca de dias melhores você se depara com algumas situações ainda mal resolvidas, e uma delas é o amor que ainda te deixa dúvidas e incertezas. Pense antes de agir e não se deixe confundir diante das situações, o seu coração pede uma mudança radical mas a razão te traz para o raciocínio lógico te mostrando que agora não é o momento de agir dessa forma. Você está naquele exato momento em que deve fazer silêncio diante de todas as situações.

  • MOEDAS - 2 a 8 de julho

     (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) Uma nova oportunidade de recomeçar, de buscar dentro do seu eu interior novas respostas que façam mais sentido aos seus caminhos. Mudanças favorecem o seu astral, siga a sua intuição e transforme os seus dias. Com o decorrer do tempo tudo muda de maneira favorável e você consegue dar a volta por cima diante das situações. Bom momento para cuidar da sua saúde física e espiritual, voltando-se mais à sua fé você garante melhores respostas.

  • ADAGA -2 a 8 de julho

     (23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) As novidades surgem em seus caminhos e você se inspira nas questões profissionais. É hora de arriscar diante das situações, busque o equilíbrio no profissionalismo deixando tudo acontecer de maneira favorável. Manter a calma nas questões amorosas é  mais sábio a se fazer no momento, pois imprevistos acontecem e nem sempre é motivo para se levar a ferro e fogo. Respire fundo e tenha uma conversa mais tranquila e agradável.

  • FERRADURA - 2 a 8 de julho

    (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) Fase de fé e bons presságios,momento de luz e boas realizações onde você segue com mais entusiasmo e força. Os dias são favoráveis para o trabalho onde a sua criatividade vai estar em alta, os momentos são de força e otimismo e você consegue interagir diante das situações. No amor as suas dúvidas ainda permanecem porém é tempo de renovar os seus sentimentos e também de tomar decisões que te tragam mais alegrias.

  • TAÇA - 2 a 8 de julho

     (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) Não é hora de fazer corpo mole diante das situações, busque resoluções favoráveis pois você sempre foi de correr atrás dos seus objetivos, só está cansado(a) diante dos fatos ao seu redor. Encontre a sua paz interior e continue firme com seus propósitos, você tem capacidade e muito de virar o jogo, só precisa se manter em estado de alerta diante dos seus objetivos. No amor tente controlar os seus impulsos e saiba separar os setores da sua vida.

  • CAPELA - 2 a 8 de julho

     (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Fase de luz e boas realizações enfim você acorda para novas oportunidades e vence seus medos com fé e determinação. Construa uma nova oportunidade a si mesmo(a) e fuja de situações embaraçosas que possam vir a atrapalhar o seu progresso. No amor evite fantasiar as situações, seja mais exato(a) diante das questões, faça acontecer de maneira positiva e não se deixe levar por brigas desnecessárias que só afastam a pessoa amada de você.

  • PUNHAL - 2 a 8 de julho

    (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) Organize-se mais , busque o equilíbrio diante das situações pois é hora de rever conceitos e buscar a melhor resposta. Mesmo que você não concorde muito com algumas situações é hora de buscar as respostas e elas podem vir de um lado contrário porém é a ideal no momento. Busque a paz acima de tudo e todas as questões serão diferentes, tanto no amor como na área profissional que te deixou muitas dúvidas.

  • ESTRELA - 2 a 8 de julho

      (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) Fase de renovação e fé, você passa por transformações significativas em seus caminhos, quer resolver tudo de maneira positiva porém ainda existe a necessidade de esclarecer certos assuntos que ainda interrompem o seu progresso. No amor é hora de apostar no novo, na busca de novas alegrias e na positividade , criar dias melhores e situações mais agradáveis sabendo entender a pessoa amada e se desapegando das desconfianças.

  • MACHADO - 2 a 8 de julho

    (22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) Dentro em breve você estará bem em todos os sentidos, vai se sentir melhor quando conseguir resolver um assunto importante. Muitas verdades serão esclarecidas porém o seu coração está decidido a mudar, mesmo que uma resposta positiva surja em seus caminhos o seu destino já aponta uma nova jornada, uma nova história repleta de muitas alegrias. Volta a brilhar dentro de você aquela energia contagiante que eleva o seu astral.