Ecoturismo: mais de uma dezena de trilhas do Perb já podem ser visitadas | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Ecoturismo: mais de uma dezena de trilhas do Perb já podem ser visitadas

Da Redação
27 de fevereiro de 2019 às 13:59
Foto: Diego Bachiéga/PMB

Foto: Diego Bachiéga/PMB

Foto: Diego Bachiéga/PMB

Foto: Diego Bachiéga/PMB

Foto: Diego Bachiéga/PMB

Foto: Diego Bachiéga/PMB

Um dos principais potenciais de Bertioga, o ecoturismo deve ganhar novo impulso. As agências e monitores de turismo cadastrados já podem oferecer 11 trilhas do Parque Estadual da Restinga de Bertioga (Perb) para passeio e atividades como rapel, rafting, trekking, tirolesa, observação de aves, expedições fotográficas e outras que serão gradativamente implantadas. Anteriormente, às agências e monitores só era possível ofertar duas trilhas abertas em 2015 na área administrada pela Fundação Florestal por se tratar de um dos últimos remanescentes de restinga em alto estágio de conservação de todo o estado. 


O aumento no número de trilhas ocorreu após chamamento público pela Fundação Florestal, órgão do governo do estado, para que entidades interessadas em monitoria ambiental em trilhas do Perb enviassem suas propostas. As associações Bertioguense de Ecoturismo (Abeco) e de Monitores Locais (Amolb) cumpriram os requisitos exigidos e já assinaram o Termo de Autorização de Uso (TAU). 


A presidente da Amolb, Luciana Nehme, comentou em sua página nas redes sociais a escolha da entidade como uma das duas escolhidas pelo estado. "Sempre foi e sempre será nossa casa. Nascemos aqui e, com toda certeza, continuaremos cuidando de nossas reservas com todo carinho".


Para a presidente da Abeco, Letícia Trindade, a escolha de duas entidades de Bertioga reforça a importância para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do turismo. Disse ela: "[Isso] gerará novas oportunidades de negócio no âmbito turístico local, comunitário e proporcionará a captação de recursos públicos e privados para conservação, pesquisa, educação ambiental e turística nas áreas em que  Abeco irá desenvolver as atividades".


Ainda, Letícia ressalta que entrar na Mata Atlântica pode causar riscos ao aventureiro, por isso a importância de se contratar um monitor local, que ofereça segurança e responsabilidade com a área de preservação. 


Ambas entidades poderão explorar as trilhas e, em contrapartida, deverão realizar, entre outras obrigações, o controle de acesso, limpeza e manutenção, dispor de monitores capacitados e garantir a segurança dos visitantes. Além disso, elas devem oferecer a gratuidade dos serviços de monitoria ambiental a alunos e professores de escolas públicas e promover serviços voluntários de melhoria no parque.


A prefeitura informou que as visitas monitoradas poderão ser realizadas nas seguintes trilhas: Guaratuba, Torre 47, Itatinga, Vale Verde, Casa de Pedra do Rio Itapanhaú, Véu da Noiva, Família Pinto, Garganta do Gigante, Itaguaré, Ribeirão dos Monos e Morro do Itaguá (Aeromoças). Em 2015 foram liberadas para visitação monitorada as trilhas D'Água e Guaratuba.


A abertura oficial das trilhas é resultado de uma parceria entre a prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, e a Fundação Florestal. O diretor executivo da Fundação Florestal, Rodrigo Levkovicz, destacou que a união garante o uso público das trilhas, traz segurança aos visitantes, gera receita para a comunidade do entorno, reduz o gasto público, resultando em mais eficiência à gestão do Parque.


Para o secretário municipal de Turismo, Esporte e Cultura, Ney Carlos da Rocha, a operação das trilhas do PERB representa um passo importante para o desenvolvimento do ecoturismo em Bertioga. Disse ele: “A abertura do parque marca a conclusão de dois anos de trabalho árduo dos técnicos da prefeitura e traz a perspectiva de uma nova expansão do Turismo no município. Tenho certeza que Bertioga se transformará no principal polo de ecoturismo do estado. A expectativa é que milhares de pessoas visitem as trilhas do PERB ao longo deste primeiro ano de operação”.


Segundo o diretor de Turismo do município, Filipe Sofiati, abrir o parque à visitação significa geração de emprego e renda, utilizando todo o potencial ecológico e natural em benefício dos moradores de Bertioga e dos turistas.


A aprovação do Plano de Manejo do Perb foi imprescindível para a liberação das novas trilhas, isso porque, devido a ele, este passo importante, o número de trilhas autorizadas saltou de duas para 23 no total. A secretaria está realizando trabalhos em busca da abertura das demais trilhas envolvidas no documento. 


A trilha D'Água, que já havia sido aberta em 2015, continua apta à visitação monitorada. 


Perb

O Parque Estadual da Restinga de Bertioga (Perb) possui mais de 9 mil hectares, com matas intocadas, cachoeiras e rios, além de várias espécies de aves, répteis e mamíferos, algumas delas só encontradas em Bertioga e região. É um dos poucos parques estaduais que reúne áreas montanhosas, mangue, restinga e praia, oferecendo uma experiência única aos visitantes.


Além da paisagem deslumbrante, o Perb reserva diversas atrações ecoturísticas e esportes aquáticos, como caiaque, canoagem ou stand-up paddle.


Para participar das atividades, os visitantes devem agendar previamente os passeios com as associações. Das 11 trilhas em operação, uma é autoguiada, a do Itaguaré, e pode ser feita com ou sem a contratação de monitores. Para as demais é obrigatório o acompanhamento de profissionais credenciados.


A Associação Bertioguense de Ecoturismo (Abeco) pode ser contatada pelo telefone (13) 3317-1835 e a Associação de Monitores Locais (Amolb) pelo (13) 3317-5970. 

Comentarios

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 2 a 8 de julho

  • COROA - 2 a 8 de julho

    (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) Uma força muito protetora surge em seus caminhos, é como se uma luz te guiasse para a resposta ideal colocando novas oportunidades à sua frente. Aproveite os bons momentos e siga em frente de maneira sábia, se desapegando de certas situações que só atrapalharam os seus caminhos e buscando novos dias muito mais proveitosos e seguros. No amor é hora de conversar e também de entender a opinião da pessoa amada.

  • CANDEIAS - 2 a 8 de julho

     (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) Momento oportuno para refletir sobre seus atos, muitas coisas aconteceram e fizeram com que tudo mudasse ao seu redor. Os planos não saíram como você desejava porém não é hora de desistir, dê um tempo para tudo, cuide um pouco mais de si mesmo(a) da sua espiritualidade enfim há um outro significado para tais questões e em breve muito breve você saberá de tudo. Apenas respire fundo e se prepare para uma nova fase em sua vida.

  • RODA - 2 a 8 de julho

    (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Muitas das questões ao seu redor acabam atrapalhando o seu raciocínio, mudanças acontecem de acordo com o passar dos dias porém é necessário manter o equilíbrio e a fé. Assuntos familiares são  resolvidos durante a semana porém você permanece com a mesma opinião devido a pequenos imprevistos que surgem em seus caminhos. No amor a fase é de luz e respostas e você consegue entender-se mais com a pessoa amada.

  • SINO - 2 a 8 de julho

    (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) Na busca de dias melhores você se depara com algumas situações ainda mal resolvidas, e uma delas é o amor que ainda te deixa dúvidas e incertezas. Pense antes de agir e não se deixe confundir diante das situações, o seu coração pede uma mudança radical mas a razão te traz para o raciocínio lógico te mostrando que agora não é o momento de agir dessa forma. Você está naquele exato momento em que deve fazer silêncio diante de todas as situações.

  • MOEDAS - 2 a 8 de julho

     (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) Uma nova oportunidade de recomeçar, de buscar dentro do seu eu interior novas respostas que façam mais sentido aos seus caminhos. Mudanças favorecem o seu astral, siga a sua intuição e transforme os seus dias. Com o decorrer do tempo tudo muda de maneira favorável e você consegue dar a volta por cima diante das situações. Bom momento para cuidar da sua saúde física e espiritual, voltando-se mais à sua fé você garante melhores respostas.

  • ADAGA -2 a 8 de julho

     (23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) As novidades surgem em seus caminhos e você se inspira nas questões profissionais. É hora de arriscar diante das situações, busque o equilíbrio no profissionalismo deixando tudo acontecer de maneira favorável. Manter a calma nas questões amorosas é  mais sábio a se fazer no momento, pois imprevistos acontecem e nem sempre é motivo para se levar a ferro e fogo. Respire fundo e tenha uma conversa mais tranquila e agradável.

  • FERRADURA - 2 a 8 de julho

    (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) Fase de fé e bons presságios,momento de luz e boas realizações onde você segue com mais entusiasmo e força. Os dias são favoráveis para o trabalho onde a sua criatividade vai estar em alta, os momentos são de força e otimismo e você consegue interagir diante das situações. No amor as suas dúvidas ainda permanecem porém é tempo de renovar os seus sentimentos e também de tomar decisões que te tragam mais alegrias.

  • TAÇA - 2 a 8 de julho

     (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) Não é hora de fazer corpo mole diante das situações, busque resoluções favoráveis pois você sempre foi de correr atrás dos seus objetivos, só está cansado(a) diante dos fatos ao seu redor. Encontre a sua paz interior e continue firme com seus propósitos, você tem capacidade e muito de virar o jogo, só precisa se manter em estado de alerta diante dos seus objetivos. No amor tente controlar os seus impulsos e saiba separar os setores da sua vida.

  • CAPELA - 2 a 8 de julho

     (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Fase de luz e boas realizações enfim você acorda para novas oportunidades e vence seus medos com fé e determinação. Construa uma nova oportunidade a si mesmo(a) e fuja de situações embaraçosas que possam vir a atrapalhar o seu progresso. No amor evite fantasiar as situações, seja mais exato(a) diante das questões, faça acontecer de maneira positiva e não se deixe levar por brigas desnecessárias que só afastam a pessoa amada de você.

  • PUNHAL - 2 a 8 de julho

    (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) Organize-se mais , busque o equilíbrio diante das situações pois é hora de rever conceitos e buscar a melhor resposta. Mesmo que você não concorde muito com algumas situações é hora de buscar as respostas e elas podem vir de um lado contrário porém é a ideal no momento. Busque a paz acima de tudo e todas as questões serão diferentes, tanto no amor como na área profissional que te deixou muitas dúvidas.

  • ESTRELA - 2 a 8 de julho

      (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) Fase de renovação e fé, você passa por transformações significativas em seus caminhos, quer resolver tudo de maneira positiva porém ainda existe a necessidade de esclarecer certos assuntos que ainda interrompem o seu progresso. No amor é hora de apostar no novo, na busca de novas alegrias e na positividade , criar dias melhores e situações mais agradáveis sabendo entender a pessoa amada e se desapegando das desconfianças.

  • MACHADO - 2 a 8 de julho

    (22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) Dentro em breve você estará bem em todos os sentidos, vai se sentir melhor quando conseguir resolver um assunto importante. Muitas verdades serão esclarecidas porém o seu coração está decidido a mudar, mesmo que uma resposta positiva surja em seus caminhos o seu destino já aponta uma nova jornada, uma nova história repleta de muitas alegrias. Volta a brilhar dentro de você aquela energia contagiante que eleva o seu astral.