Rosana Valle pede mais testes do novo coronavírus
Atualmente, o país conta com 11 tipos de testes para detectar o covid-19
Divulgação
Deputada federal quer o envio de 100 mil kits de testes para a Baixada Santista e Vale do Ribeira
Região
Da redação
A deputada federal Rosana Valle (PSB) pediu ao Ministério da Saúde o envio de 100 mil kits de testes, para o diagnóstico do novo coronavírus, para a Baixada Santista e Vale do Ribeira.
Rosana argumenta que a falta de testes para diagnosticar o novo coronavírus tem sido motivo de tensão na população do Brasil e também na Baixada Santista e Vale do Ribeira. Embora algumas autoridades de saúde recomendem, oficialmente, testes apenas em casos suspeitos e em pessoas do chamado grupo de risco, há especialistas que defendem que somente os testes podem identificar e priorizar aqueles que devem ir para o isolamento hospitalar.
A parlamentar afirma que a prova da necessidade e importância dos testes é que a Petrobras está disponibilizando 600 mil kits que fazem diagnóstico rápido (15 minutos). Estes kits são importados dos Estados Unidos e serão doados 400 mil para o Ministério da Saúde e 200 mil para a Secretaria de Saúde do estado do Rio de Janeiro. Países que apresentaram o melhor desempenho no combate ao vírus são justamente aqueles que fizeram testes em grande escala, de forma que puderam isolar os contaminados e, consequentemente, o coronavírus.
Testes no Brasil
O Brasil conta com 11 tipos de testes para detectar o covid-19 aprovados pela Anvisa. Dentre os 11, está o que precisa de apenas uma amostra de sangue para produzir o resultado em cerca de 15 minutos. “Temos visto na imprensa que autoridades de várias esferas têm sido submetidas a testes ante a revelação de que tiveram contato com possíveis contaminados. A mesma disponibilidade de testes não tem sido observada para com pessoas comuns que também relatam suspeitas”, ressalta. A deputada lembra que, na região, também tem recebido reclamações de pessoas que querem fazer o teste e não conseguem. Além das restrições ao teste para quem não é do grupo de risco, ou seja, idosos com doenças pré-existentes, as unidades de saúde informam que não há testes para todos os que solicitam. Diante deste quadro, Rosana Valle solicitou ao Ministério da Saúde e à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo um aumento na quantidade de testes para a região da Baixada Santista e Vale do Ribeira, considerada estratégica na prevenção ao coronavírus por abrigar o maior porto da América do Sul e também por ser cortada pela BR-116, que liga São Paulo ao sul do país.
“Que pelo menos 100 mil destes 600 mil kits doados pela Petrobras, que tem refinaria na região, sejam destinados para a rede de saúde da Baixada Santista e Vale do Ribeira”, concluiu a deputada.
Comentários