27012701Geral08T010302

Redação
Publicado em 30/01/2018, às 12h58 - Atualizado em 23/08/2020, às 16h25

FacebookTwitterWhatsApp

Carnaval repleto de opções no litoral norte

Desfile de escolas de samba, blocos e shows nas quatro cidades

Celso Moraes/PMSS

Em São Sebastião, a rua da praia será palco de shows, a partir do dia 9

Região

Da redação

O Carnaval do litoral norte tem uma programação diversificada e de muita tradição. As quatro cidades oferecem folia para todos os gostos, com desfiles de escolas de samba, blocos, shows, desfile de barcos no mar e muita brincadeira.

São Sebastião

Entre os destaques estão as apresentações musicais do grupo Sambô, no dia 9 de fevereiro, e do cantor e compositor Dudu Nobre, no dia 13, a partir das 23 horas. Todas as apresentações acontecem no palco montado na rua da Praia e a entrada é gratuita. Na quinta-feira, 8, haverá o ensaio geral das escolas de samba a partir das 19h30, na rua da Praia e, na sequência, a partir das 22h, o show com a banda Os Originais do Samba. A abertura oficial da festa será na sexta-feira, 9, a partir das 20h, com a apresentação do famoso Bloco do Barbosa, de São Luiz do Paraitinga, seguida pela apresentação do grupo Sambô.

As matinês acontecem a partir de sábado, 10, e seguem até terça-feira,13, na praça do Coreto, no centro histórico, das 16h às 20h. Na costa sul, de sexta a terça-feira, a prefeitura também programou atrações para os dias de folia em Paúba (Bloco Unidos do Paúba); Maresias (B.Hits); Cambury (Samdosa Samba); Boiçucanga (praça da Mentira); e Barra do Una (Cavuca). No domingo, 11, o Banho da Doroteia será realizado em Boiçucanga, das 15h às 19h30, com saída da praça da Alegria.

Ilhabela

A folia começará na noite de quinta-feira, 8, com o ensaio geral das escolas de samba na praça Coronel Julião, a partir das 21h. Na sexta-feira, 9, após a entrega da chave da cidade à corte de Momo, às 22h, os blocos de embalo arrastam foliões, a começar pelo Bloco da Camisinha. Depois tem baile de rua até as 4h, como ocorrerá em todas as outras noites, até a terça-feira, 13. No sábado, 10, a partir das 22h, sairão os blocos oficiais, em desfile competitivo: Unidos do Morro, Banda das Bonitas, União da Ilha, Tim Malha, Pequeá e Azul e Branco.

No domingo, 11, a partir das 23h, desfilam as escolas de samba Mocidade Sul da Ilha, Mocidade Independente e Unidos de Padre Anchieta. Na segunda-feira, 12, também a partir das 23h, saem a Unidos do Garrafão, a Água na Boca e a Acadêmicos Leões do Ita. Na terça-feira, 13, a apuração das notas dos blocos e escolas de samba começará às 11h. Às 22h30 tem premiação das vencedoras, que voltarão a desfilar, a partir das 23h.

Atração à parte é o tradicional Banho da Dorotéia, desfile de blocos, com foliões vestindo fantasias de papel crepom, que acaba no mar. Neste ano terá duas edições, uma na Praia Grande, na tarde de domingo, e a tradicional saída da terça-feira à tarde, na Vila.

Caraguatatuba

A folia fica por conta dos tradicionais blocos de Carnaval nos bairros do Centro, Indaiá, Porto Novo e Massaguaçu.

A abertura acontece na sexta-feira, 9, às 20 horas, com desfile do Bloco da Solidariedade, coordenado pelo Fundo Social de Solidariedade, que sai às ruas pela primeira vez. O ponto de encontro é o Quiosque Guaruçá, no centro. No sábado, 10, a animação começa com o tradicional Bloco das Piranhas, que percorre as avenidas Geraldo Nogueira da Silva e Arthur Costa Filho, com concentração a partir das 16 horas na ponte sobre o rio Santo Antonio e dispersão na praça da Cultura, no centro. Na sequência, às 20 horas, os integrantes do bloco Gaiola das Loucas partem do Quiosque 29 (Indaiá) em sentido à praça Tom Ferreira (centro).

A novidade é o bloco Juca Teles, famoso em São Luiz do Paraitinga por reunir grande número de foliões, que se apresenta no domingo, 11, na praça da Cultura (centro), às 22 horas. Tradicional na cidade, o Carnaval de Antigamente começará na sexta-feira, 9, com o Desfile do Corso, com a participação dos Bonecos Gigantes de Caraguatatuba, de carros antigos, da Banda Municipal Carlos Gomes, e de artistas locais fantasiados.

*Programação completa no nosso site www.costanorte.com.br

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!