1703Geral03T03

Redação
Publicado em 14/03/2018, às 14h02 - Atualizado em 23/08/2020, às 16h35

FacebookTwitterWhatsApp

Na capital paulista

Na quinta-feira, 15, o vereador Carlos Ticianelli (PSDB), deixou Bertioga rumo a São Paulo. Foi à Assembleia Legislativa conversar com o deputado Coronel Camilo (PSD) sobre a possibilidade de conseguir uma viatura da Polícia Militar (PM) e respaldo para obter a infraestrutura necessária para reativar em Bertioga o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), mantido pelas PMs de todo o País em parceria com o sistema educacional, baseado em atividades interativas com estudantes, suas famílias e professores.

Na capital federaI

Os vereadores Dr. Arnaldo (PV) e Eduardo Pereira (SD), vice-presidente da Câmara Municipal, devem começar a próxima semana em Brasília, para participar do VIII Fórum Mundial da Água, a ser realizado de domingo, 18, a 23 de março. Mas a motivação principal é visitar o Ministério das Cidades, para mostrar projetos de reurbanização do Executivo, para os bairros Vista Linda, Vista Alegre, Rio da Praia e Indaiá, e projetos de macro e microdrenagem, para o Jardim Ana Paula e o Rio da Praia. Eles também devem apresentar projetos da prefeitura no Ministério do Turismo.

No Guarujá

Para permitir, de forma mais rápida, a instalação de grandes shoppings, hotéis e redes de lojas, e do Aeroporto Civil Metropolitano, vereadores do Guarujá aprovaram, em segundo turno, na terça-feira, 13, o projeto de lei complementar 001/2018, do Executivo, que acrescenta o artigo 95-A à lei complementar 156, que instituiu o Plano Diretor do município em 2013. Agora, aguarda-se sanção do prefeito Válter Suman.

Internet para Todos

Na segunda-feira, 12, em Brasília, o deputado federal Marcelo Squassoni (PRB) participou da cerimônia de assinatura dos termos de adesão ao Programa Internet para Todos, do governo federal, ao lado de mais de dois mil prefeitos. Na Baixada Santista, entre as 18 localidades de Guarujá, Santos, São Vicente, Cubatão, Itanhaém e Peruíbe que terão cobertura de internet ampliada e a custo mais acessível estão os bairros Caiubura, Sítio São João e Guaratuba, em Bertioga.

Mourão fora

Depois de causar muito frisson com sua pré-candidatura ao governo do estado de São Paulo, oficializada na segunda-feira, 12, na tarde de sexta-feira, 16, em cima da hora das prévias do PSDB, que começarão neste domingo, 18, Alberto Mourão, prefeito de Praia Grande, enviou carta ao Diretório Estadual do partido desistindo da disputa, sem maiores explicações. Continuam no páreo o ex-senador José Aníbal, presidente do Instituto Teotônio Vilela, o cientista político e empresário Luiz Felipe D’Ávila, o secretário estadual de Desenvolvimento Social Floriano Pesaro, e o prefeito paulistano João Doria. Se nenhum pré-candidato faturar mais de 50% dos votos no domingo, o segundo turno das prévias do PSDB será realizado no domingo seguinte, 25. Oficialmente ninguém diz, mas, nos bastidores, dá-se como certo que Doria irá ganhar de lavada.

O peso da Baixada

Mesmo com a desistência do pré-candidato Alberto Mourão à disputa pela vaga de candidato do PSDB ao governo paulista, a Baixada Santista mantém sua importância na briga. O prefeito paulistano João Doria, tido como o favorito, vem garimpando apoio entre os prefeitos tucanos, que são maioria na região. Raul Christiano, coordenador regional do PSDB, apoia o secretário estadual de Desenvolvimento Social Floriano Pesaro, um dos quatro concorrentes à vaga. Sem contar que a região é área do vice-governador Márcio França (PSB), que foi prefeito de São Vicente duas vezes, assumirá o comando do estado de São Paulo no lugar de Geraldo Alckmin (PSDB) em poucas semanas, e é candidato à reeleição.

Grana mais fácil

O decreto estadual 63.264, publicado nesta semana, muda a forma de liberação de recursos de convênio para estâncias turísticas paulistas. Agora, o governo poderá liberar 20% do valor quando a prefeitura assinar a ordem de serviço da obra para a qual pleiteou recursos. A liberação só era feita após comprovada a realização do projeto ou de parte dele. Vale para projetos com valores a partir de R$ 500 mil.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!