1403Geral12T31

Redação
Publicado em 12/03/2020, às 06h56 - Atualizado em 23/08/2020, às 22h15

FacebookTwitterWhatsApp

Forte São João receberá turistas com novos atrativos

Primeira fortaleza do Brasil será reformada e terá exposição permanente e interativa

Diego Bachiéga

Reforma ocorrerá durante todo o mês de abril, quando a fortaleza será fechada para visitação pública

Bertioga

Da redação

O Forte São João de Bertioga, a primeira fortaleza do Brasil, e candidato a Patrimônio da Humanidade pela Unesco, oferecerá novos atrativos para moradores e turistas a partir de maio. A fortificação será reformada durante o mês de abril e contará com exposição permanente e interativa para todas as idades.

A prefeitura informou, entre as melhorias, o alinhamento do telhado colonial, a substituição de portas e janelas, além de pintura especial à base de cal virgem, material apropriado para edificações de caráter histórico. Outra importante melhoria com a reforma é a acessibilidade, já que o projeto prevê a instalação de um elevador na plataforma externa, onde estão localizados os canhões e as guaritas. Desta forma, a vista do canal da Enseada pelo Forte São João ficará com fácil acesso, e poderá ser apreciada por deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida. Os trabalhos serão executados por mão de obra qualificada, e os funcionários que executarão os serviços passarão por capacitação especial de reparo e pintura, por meio de curso de zeladoria do patrimônio cultural. A atividade será realizada pelo Estúdio Sarasá, empresa responsável pela conservação e restauração de importantes construções históricas do país, como o Museu de Arte Sacra de São Paulo. Esta capacitação, programada para os dias 2 e 3 de abril, no Forte São João, será gratuita, e aberta ao público em geral. Os interessados podem se inscrever entre 27 e 28 de março, das 9h às 16 horas, na Casa da Cultura, na avenida Tomé de Souza, 130, Centro. É necessário levar documento de identidade.

Exposição permanente

A fortificação só voltará a ser aberta ao público no início de maio, quando deve inaugurar a nova mostra interativa, desenvolvida por meio de parceria entre a prefeitura de Bertioga e o Sesc, sob a supervisão do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan).

De acordo com a diretora de Cultura Camila Quelhas, todas as ações integram o processo de candidatura do Forte São João a Patrimônio da Humanidade, pela Unesco. Disse ela: “Com o título, nosso forte entrará para uma seleta lista de patrimônios mundiais, que inclui, por exemplo, as Pirâmides de Gizé, a Grande Muralha da China e o Taj Mahal. É um reconhecimento de grande importância que projetará Bertioga para o mundo”. Na mostra, o público poderá interagir e conhecer a história da fortificação por meio de jogos, cenografias, painéis, ilustrações e engenhocas. As riquezas naturais e a cultura de Bertioga também serão representadas em elementos que representam a Mata Atlântica, a pesca, a culinária e o povo indígena. A exposição é assinada pela historiadora Marília Bonas Conte. Especialista em exposições históricas, também foi curadora do Museu do Café de Santos e responsável pela nova mostra do Memorial do Imigrante de São Paulo. Parte do acervo atual permanecerá, como quadros, armadura e canhões, e as demais peças serão expostas em outros espaços públicos, levando um pouco do forte para os bairros. O Forte São João e a Fortaleza da Barra Grande de Guarujá representam São Paulo na candidatura seriada do Conjunto de Fortificações do Brasil a Patrimônio Mundial, que inclui 19 monumentos em dez estados do país. A candidatura deve ser oficializada em 2021, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A inclusão do Forte São João nesta lista reconhece a importância única da fortificação para o mundo, criando um compromisso internacional para garantir a sua preservação.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!