0712Geral09T01

Redação
Publicado em 03/12/2019, às 13h03 - Atualizado em 23/08/2020, às 21h06

FacebookTwitterWhatsApp

Guarujá entrega mais 62 armas à Guarda Civil Municipal

Atualmente, 120 GCMs estão habilitados a usar armas de fogo no município

Hygor Abreu/PMG

Novas armas somam-se a outras 35 entregues em março, totalizando 97 pistolas para a corporação

Guarujá

Da redação

Às vésperas da temporada de verão, a Guarda Civil Municipal (GCM) contará com mais 62 pistolas calibre 380; atualmente, 140 agentes já estão habilitados a usar arma de fogo. Essas novas armas somam-se a outras 35 entregues em março, totalizando 97 pistolas. O armamento da Guarda Civil Municipal contribui com mais sensação de segurança à população e possibilita ao agente uma atuação mais efetiva em locais de comprovados índices de criminalidade. No mês passado, a corporação recebeu 50 coletes balísticos.

O prefeito Válter Suman ressaltou a importância de uma guarda bem equipada e preparada para garantir a segurança da cidade. “Segurança é um item fundamental, e isso passa pela ampliação do efetivo da GCM, oferecendo mais condições de trabalho, treinamento e parceria com outros setores de segurança. Tudo isso é fruto de muito trabalho”, destacou Suman lembrando a parceria dos vereadores, já que as armas são fruto de reservas da Câmara Municipal. O Decreto nº 12.381/2017 regulamentou o uso de arma de fogo de calibre permitido pela GCM de Guarujá. Há oito meses armada, a Guarda Civil Municipal iniciou importantes ações, entre elas a operação permanente para reprimir invasões de áreas remanescentes de Mata Atlântica, no Jardim Enseada; e também o combate à receptação de fios de cobre e cabos furtados de empresas de serviço. O diretor da Guarda Civil Municipal Luiz Carlos Mariano, disse: “É momento de reconhecimento e fortalecimento da instituição. Há tempos perseguimos essa valorização, que hoje se torna realidade”.

Porte de arma

Para ter autorização para o porte, o guarda deve realizar um treinamento técnico de 100 horas, para porte de armas semiautomáticas. A instrução, regulada pela Polícia Federal, é composta por duas etapas, uma teórica e outra prática. Na teórica, os GCMs aprendem sobre legislação brasileira; normas de segurança; conduta; nomenclatura e funcionamento de peças. Já na prática, são instruídos sobre resolução de planos; manuseio; e manutenção. Além disso, realizam o teste de tiro em alvos de silhueta humana, com 20 disparos, e também, em alvos de quatro cores, com 24 disparos. As atividades são realizadas na sede da GCM e também na Base Aérea de Santos, em Guarujá. O treinamento conta com o apoio da Guarda Civil Municipal de Campinas.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!