0711Geral05T08

Redação
Publicado em 09/11/2018, às 08h58 - Atualizado em 23/08/2020, às 17h50

FacebookTwitterWhatsApp

Desde a terça-feira, 6, Bertioga deixou de ter um CEP único para toda a cidade, e passou a ter 1.389 CEPs individualizados. A medida, aguardada há muitos anos pela população, teve sinal positivo dos Correios desde que a população estimada de Bertioga ultrapassou os 50 mil habitantes - exigência para a implantação da mudança. O intuito é acabar com a necessidade de muitos moradores retirarem suas correspondências na agência, para que eles recebam em suas casas, além de diminuir a incidência de extravios, melhorar a logística, com maior agilidade no recebimento e envio de correspondências e encomendas. Em março de 2017, a diretoria regional da estatal esteve em Bertioga, quando afirmou em entrevista ao Sistema Costa Norte que, para a mudança, deveria ser feito um levantamento pela prefeitura para verificar quais vias faltavam ter seus nomes oficializados, por meio de decreto ou lei, para que fossem providenciados e devidamente aprovados. Feito isso, a lista de logradouros seria encaminhada aos Correios para que os CEPs fossem implantados. Os munícipes podem consultar seus CEPs, oficialmente, no site dos Correios pelo http://www.buscacep.correios.com.br. Para isso, basta digitar o endereço no campo correspondente para fazer a busca do CEP.

Mesmo assim, alguns munícipes relataram dificuldades em encontrar o código de endereçamento postal de suas ruas. Sobre isso, o prefeito esclareceu: “Muitas pessoas, por costume, continuam chamando as próprias ruas por nomes que não são mais os atuais [...] Por exemplo, a avenida do Telégrafo, no Indaiá, é a avenida Emancipador Diney Lyra - foi aprovado em algum momento pelo Legislativo. Esse pode ser um motivo pelo qual as pessoas não conseguem encontrar seus respectivos CEPs. Eu pedi para o setor de comunicação colocar essa informação, os nomes dos logradouros, ou seja, as ruas e o CEP individual no Boletim Oficial. Mas não é necessário afobação, aos poucos as pessoas vão conhecendo, um que pegou passa para o outro, e algumas dúvidas podem ser tiradas na Secretaria de Planejamento”. O Boletim Oficial do Município pode ser acessado no site da prefeitura de Bertioga, pelo endereço

http://www.bertioga.sp.gov.br/. Segundo os Correios, por enquanto, nenhuma encomenda deixará de ser entregue se for postada com o CEP único antigo. No entanto, a recomendação é que a população atualize seus cadastros (contas de água, luz e telefone, sites de compras) com os novos códigos postais. O CEP, Código de Endereçamento Postal, é um conjunto numérico constituído de oito algarismos, cujo objetivo principal é orientar e acelerar o encaminhamento, tratamento e a distribuição de objetos de correspondência, por meio da sua atribuição a localidades, logradouros, unidades dos Correios, serviços, órgãos públicos, empresas e edifícios.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!