variedades
18 de abril de 2019 Última atualização: 12:19
Por Da Redação

O Senac Bertioga recebe entre 22 e 27 de abril a 4ª Semana Senac de Leitura, que aborda nesta edição o tema Mulheres na Literatura – leitura e escrita que transformam vidas. A iniciativa, realizada em 60 unidades da rede em todo o estado, visa contribuir com a assiduidade à leitura de adolescentes e adultos. A programação inclui encontros com autores, rodas de conversas, palestras e a tradicional Feira de Troca de Livros e Gibis.


Participe dos nossos grupos ℹ https://bit.ly/2V5uzJq 🕵♂Informe-se, denuncie!

A proposta desta edição da Semana Senac de Leitura é dar visibilidade à produção literária feminina, ainda com pouca representatividade no âmbito nacional. Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Brasília (UnB) intitulada A Personagem do Romance Brasileiro Contemporâneo, 70% da produção brasileira no segmento são de homens brancos, de classe média, nascidos no eixo Rio-São Paulo. 


Gestora da rede de bibliotecas do Senac São Paulo, Cristiane Camizão Rokicki, comenta: “O que eu leio e o que eu compreendo podem me transformar e a escola deve contribuir com isso, com espaços de discussão, com estímulo ao pensamento crítico e criando lugares do ouvir, falar e compartilhar”.

Um dos principais eventos da programação é a palestra gratuita de abertura com as escritoras Maria Vilani (mãe do cantor, rapper e compositor Criolo), Jarid Arraes e Goimar Dantas, com a mediação de Bel Santos Mayer, coordenadora de projetos de fomento à leitura, no dia 22, das 15 horas às 17h30, no Edifício Sede do Senac – Salão Nobre (Rua Dr. Vila Nova, 228 - Vila Buarque – São Paulo - SP). Haverá transmissão simultânea para todas as unidades participantes da ação. Para acompanhar basta acessar o Facebook do Senac São Paulo no dia e horário de realização da mesa-redonda.

Em três edições, o projeto já atraiu mais de 70 mil pessoas, que participaram de diversos eventos. Em 2016, as unidades organizaram ações dentro do universo da leitura e educação em parceria com o Instituto Rubem Alves. Nos anos seguintes, as atividades foram realizadas com base nos temas literatura fantásticas e HQ´s (2017) e livros que viraram filmes e séries (2018).


A tradicional Feira de Troca de Livros e Gibis, promovida há mais de 15 anos na rede, passou a fazer parte da Semana Senac de Leitura por estar alinhada à proposta estimular a reflexão sobre a importância da produção escrita e da leitura como elementos formadores de indivíduos críticos.


Bertioga

No Senac Bertioga, estão previstas a Feira de Troca de Livros, uma exposição, roda de conversa, oficina de arte e cinedebate. A programação completa e inscrições para qualquer atividade podem ser realizadas no Portal Senac: www.sp.senac.br/semanadeleitura, escolhendo a opção Senac Bertioga. As vagas são limitadas.

Nos acompanhe

São eles que farão suas experiências inesquecíveis. Errar na escolha de um produto ou serviço pode prejudicar qualquer experiência. Nossos parceiros lhe garantirão momentos ímpares.