Da primeira hora de sexta-feira (26) até as 14h deste domingo (28) 71,6 mil veículos passaram pelas rodovias do Sistema Anchieta-Imigrantes em direção à Baixada Santista. As informações são da Ecovias, concessionária das principais vias que conduzem às cidades litorâneas.  

Este é o primeiro final de semana da região em lockdown, com praias fechadas todos os dias e restrições severas ao funcionamento do comércio -  que só pode funcionar até às 20h durante a semana e deve fechar aos finais de semana, quando apenas as vendas por delivery são autorizadas.  As medidas, que perduram até 4 de abril, buscam conter a disseminação da covid-19 e a sobrecarga dos sistemas de saúde das cidades da região.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApphttp://bit.ly/NoticiasLitoral2 E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Adicionalmente, após pedido das prefeituras da Baixada Santista, as operações de descida nas vias do Sistema Anchieta-Imigrantes foram suspensas pelo governo estadual ao longo do mês de março, como forma de desestimular o intenso fluxo turístico para a região.  

De acordo com a Ecovias, o volume do tráfego em direção ao litoral vem caindo durante todo o mês de março. Neste final de semana o número de veículos foi 24% menor que o mesmo período da semana passada.

Além deste ser o primeiro final de semana em lockdown, a data era vista com apreensão pelas prefeituras da região por ser também o primeiro final de semana do megaferiado da Capital paulista, na medida em que a Baixada tradicionalmente recebe um intenso fluxo turístico quando a Capital para em feriados prolongados.