UEFA CHAMPIONS LEAGUE

UEFA Champions League: Os melhores defensores do Brasil na European Cup

Brasil produziu uma longa lista de campeões da Champions League ao longo dos prestigiosos 67 anos, a nação samba está lá em cima na linha de produção com as grandes nações do continente

Da redação
Publicado em 18/05/2022, às 13h54 - Atualizado às 14h12

FacebookTwitterWhatsApp
De fato, com um total de 52 campeões europeus diferentes, a nação samba está lá em cima na linha de produção com as grandes nações do continente - Divulgação
De fato, com um total de 52 campeões europeus diferentes, a nação samba está lá em cima na linha de produção com as grandes nações do continente - Divulgação

O Brasil produziu uma longa lista de campeões da Champions League ao longo dos prestigiosos 67 anos de história do torneio. De fato, com um total de 52 campeões europeus diferentes, a nação samba está lá em cima na linha de produção com as grandes nações do continente - atrás apenas das potências, como Espanha, França, Alemanha, Itália, Inglaterra e Holanda. 

A cada ano que passa, parece que apenas mais brasileiros estão sendo acrescentados ao rol de honra, e se o Real Madrid chatear esta casa de aposta brasil para vencer o Liverpool na próxima final em Paris, em 28 de maio, então Vinícius Júnior, Rodrygo e Éder Militão serão três novos nomes gravados nos livros de recordes.

À frente da final de 2022, que também contará com Marcelo e Casemiro para o Real Madrid e Alisson do Liverpool, Roberto Firmino e Fabinho (todos os cinco vencedores anteriores da Liga dos Campeões), reunimos ou melhor do Brasil XI e, neste artigo, vamos nos concentrar no goleiro e nos defensores.

Goleiro 

Equipe brasileira da Champions League: Dida como goleiro (Equipe brasileira da Champions League: Dida como goleiro)

Dida - 72 aparições, 35 folhas limpas, dois títulos 

O recorde de Dida de duas medalhas de campeão da Champions League em três partidas finais poderia ser igualado por Alisson este ano, mas por enquanto ele ainda é o goleiro brasileiro mais condecorado da competição. 

Ele conquistou seu primeiro título com o Milan em 2002-03, com seu heroísmo na cobrança de pênaltis ajudando sua equipe a derrotar a Juventus na primeira final da Itália. Foi só em 2006/07 que Dida o venceu novamente, já que o Milan registrou uma vitória por 2-1 sobre o Liverpool em Atenas - vingando-se do "Milagre de Istambul" dois anos antes. 

Defensor 

Equipe brasileira da Champions League: defensores Equipe brasileira da champions league: defensores (Divulgação)

Dani Alves - 111 aparições, três títulos

Dani Alves, o jogador de futebol mais bem-sucedido do mundo em termos de troféus, venceu a Champions League três vezes durante sua passagem de oito anos pelo Barcelona - derrotando o Manchester United nas finais de 2008-09 e 2010-11, antes de levar a melhor sobre a Juventus em 2014-15. 

Com uma breve passagem pela Juve e Paris Saint-Germain após sua saída do Nou Camp, Alves teria gostado de ter conquistado um quarto título. Mas ele teve que se contentar com uma Serie A, duas Ligue 1 e mais duas copas. 

Thiago Silva - 97 aparições, um título

A longevidade de Thiago Silva valeu a pena no ano passado, quando o veterano zagueiro finalmente conquistou seu primeiro título da Liga dos Campeões com o Chelsea. O jogador de 37 anos jogou em mais de 10 temporadas consecutivas da competição europeia antes de se transferir para o time da Premier League, fazendo quase 80 partidas, mas nunca conseguiu colocar suas mãos no prêmio. 

Tudo isso mudou com uma vitória chocante sobre o Manchester City no Porto, em maio passado. Silva foi forçado a sair por lesão a apenas 37 minutos do jogo, mas o gol de Kai Havertz significou que ele ainda conseguiu a medalha de campeão.

Lúcio - 83 aparições, um título

Lúcio também conquistou o título da Champions League apenas uma vez em sua carreira. O zagueiro central duro fez sua primeira final com o Bayer Leverkusen em 2001-02, marcando o gol de abertura, mas acabou perdendo para o Real Madrid quando Zinedine Zidane marcou aquele famoso voleio que mais tarde coroou o melhor gol da competição. 

Foi só em 2009-10 e após cinco anos no Bayern de Munique que Lúcio realmente levantou o prestigioso troféu. Agora, o brasileiro enfrentou seus empregadores anteriores na final da Inter de Milão e manteve o placar limpo, já que o time italiano venceu por 2x0 graças aos dois gols de Diego Milito. 

Roberto Carlos - 120 aparições, três títulos

No nível dos títulos com Dani Alves, Roberto Carlos ganhou a European Cup três vezes com o antigo rival do Barcelona, o Real Madrid. Fazendo 120 partidas na competição, o icônico lateral esquerdo conquistou seu primeiro título em 1997-98, quando Lost Blancos venceu a Juventus por 1x0 na Arena de Amsterdã. 

Dois anos depois, o Madrid venceu seu rival espanhol Valencia por 3x0 no Stade de France, o destino da final deste ano - mas Los Blancos não estão previstos para vencer nas apostas final Champions 2022 desta vez. E, em 2001-02, Carlos fez um hat-trick no Hampden Park, na Escócia - onde o Madrid venceu o Leverkusen de Lúcio por 2-1

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!