A ex-aluna do Projeto Social de Futsal da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarujá, Evelyn Santos, foi contratada pelo São Paulo Futebol Clube. A jogadora se destacou num teste e assinou por cinco anos com a equipe da capital. A peneira aconteceu em junho deste ano.

A atleta trocou a quadra pelos gramados e agora integra o elenco sub 17 do clube, onde atua como meia-atacante. Os GCM’s Adriano dos Santos e Magno Mazagão, que treinaram Evelyn nas categorias sub-8, sub-10 e sub-12, se recordam com orgulho dos tempos em que ela se destacou na cidade.

Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNGUARUJA2 🕵‍♂Informe-se, denuncie!

Segundo Magno, a jogadora se sobressaiu mesmo ao jogar entre os meninos. ”Ela chutava bem e sabia passar a bola. E no primeiro jogo que fez pelo nosso time, marcou um belíssimo gol de canhota, dando um chapéu no adversário antes de chutar. Aí ela foi galgando caminhos maiores e conseguiu uma bolsa de estudo no Objetivo Santos, onde sagrou-se tricampeã da Copa TV Tribuna de Futsal Escolar”.

Adriano, por sua vez, ressalta a boa influência que a ex-aluna deixa aos mais jovens. “Evelyn é um orgulho muito grande. Ela inspira, principalmente, por ser uma menina. Nos já formamos outros alunos que tiveram destaque, mas ela é pioneira no feminino”.

Contudo, ele também salientou que o intuito da GCM não é formar atletas. O nosso objetivo é formar cidadãos, e não apenas esportistas de alto rendimento. “Mas, quando percebemos que a criança se desponta, acabamos fazendo o possível para ajudar”, explicou o professor e atual responsável pelos projetos sociais da GCM. 

Atualmente, aos 15 anos de idade, Evelyn ainda reside em Guarujá. No entanto, viaja às terças e quintas-feiras para treinar no Complexo Social do Morumbi, em São Paulo. A prática esportiva é sempre das 15h às 17h30. 

Para a meio-campista, todo esforço vale a pena. “A rotina é cansativa, mas estou muito feliz. Não existem palavras que possam descrever a gratidão que sinto com tudo isso. Sonho em um dia poder vestir a camisa da seleção. Também quero conseguir dar tudo do bom e do melhor para a minha família”, frisou.

Projetos sociais da GCM

A Guarda Civil Municipal de Guarujá hoje atende 360 jovens de 7 a 16 anos, com aulas de futsal. Desses, 240 treinam na sede da GCM, que fica na rua Carlos Nehring, 405, no Jardim Helena Maria. O projeto disponibiliza 60 vagas para a modalidade. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, em dois períodos: 8h30 às 11h30 e 14h às 17h30.

Os interessados devem ir até o local acompanhados dos seus respectivos responsáveis legais. Ambos precisam estar munidos de RG, sendo também necessário levar foto 3x4, atestado médico do aluno e comprovante de residência.

Os outros 120 alunos atendidos pela iniciativa treinam na Escola Municipal Napoleão Rodrigues Laureano, localizada na Avenida Oswaldo Aranha, 365 - Jardim Maravilha, em Vicente de Carvalho. As aulas são às segundas, quartas e sextas-feiras, das 17h30 às 22 horas. Nesta unidade, porém, não há vagas disponíveis no momento. A previsão é de que novas turmas recebam inscrições em março de 2020.