Todo ano em que ocorrem os Jogos Olímpicos, a maior celebração do esporte mundial, no Brasil surge uma pergunta frequente: por que o futsal não é disputado nas Olimpíadas? Edição após edição modalidades novas são adicionadas ao evento, como skate, breakdance e escalada - então, o questionamento é bastante válido, pois um esporte tão consolidado e tradicional quanto o futsal nunca fez parte dos jogos.

Bom, para sanar esse questionamento é importante traçar alguns pontos, principalmente os critérios que são utilizados pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) para inserir um esporte nos Jogos Olímpicos. Para tal feito, primeiramente é preciso que a modalidade tenha uma federação internacional, esteja de acordo com a carta olímpica e seja praticada em ao menos 75 países em quatro continentes (para a categoria masculina) ou em 40 países e três continentes (para a categoria feminina). A grande polêmica por trás do assunto é que o futsal cumpre todos esses requisitos do COI, sendo praticado em mais de 170 nações. Porém, o possível problema é que ele é regulado pela FIFA (Federação Internacional de Futebol), e a não-inclusão do futebol de salão nos Jogos Olímpicos, se deve a uma disputa de interesses entre o Comitê Olímpico Internacional e a FIFA. 

Nos dias de hoje, a FIFA é a única entidade que pode e consegue promover competições com a mesma relevância e popularidade mundial das Olímpiadas, a adorada Copa do Mundo de Futebol. Por conta dessa disputa, vários entraves entre as duas entidades são comuns - um exemplo claro é o limite de idade de 23 anos, para os futebolistas que forem disputar as Olimpíadas. Dessa forma, o torneio não conta com diversos craques, e assim não consegue bater a importância da Copa do Mundo. 

E, é claro, a FIFA não apresenta interesse algum em fomentar a inclusão do futebol de salão nos jogos, já que isso acabaria diminuindo o impacto da Copa do Mundo de Futsal organizada pela entidade. É sabido que o esporte é o quinto mais jogado no Brasil, tendo mais de 10,7 milhões de praticantes em território nacional, sendo que a seleção brasileira é uma das principais equipes da modalidade e sem dúvidas entraria para a disputa  das Olimpíadas como uma forte candidata a medalha de ouro. 

Por enquanto, até os Jogos Olímpicos de Paris em 2024 não há previsão da inclusão do futsal no evento, já que todas as modalidades já foram definidas e oficializadas, e não há possibilidade de mudança. Para nós, só resta aguardar e torcer para que um dia a FIFA e o COI deixem suas diferenças de lado para que a modalidade faça parte da maior comemoração do esporte mundial. Até lá, os amantes do bom futebol podem continuar assistindo, torcendo e até mesmo dando palpites nas plataformas presentes no site de apostas online, que cobrem as principais competições tanto do futebol quanto do futsal nacional e internacional.

 

undefined

A nona edição da Copa do Mundo de Futsal da FIFA está prevista para acontecer entre os dias 12 de setembro e 3 de outubro de 2021, na Lituânia. A competição aconteceria em 2020, porém, por conta da crise sanitária, precisou ser adiada, como diversos outros eventos esportivos. A seleção brasileira também é pentacampeã do evento, sendo que conquistou o último título em 2012 - contudo, em 2016, acabou sendo eliminada ainda nas oitavas de finais, e a Argentina acabou sagrando-se campeã, vencendo a competição pela primeira vez. Para esta edição, a seleção brasileira deve ir com tudo para voltar a ocupar o posto mais alto do futebol de salão, e sem dúvidas são um dos favoritos para tal feito.