Atletas da terceira idade são exemplo de disposição e saúde | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Atletas da terceira idade são exemplo de disposição e saúde

Da Redação
22 de janeiro de 2020 às 15:06
José Gregório dos Santos, 83 anos
José Gregório dos Santos, 83 anos Foto: Divulgação

 José Bartolino da Silva, 81 anos
José Bartolino da Silva, 81 anos Foto: Divulgação

Cerca de 285 troféus e aproximadamente 750 medalhas decoram as prateleiras da sala de estar e da cozinha do atleta José Gregório dos Santos de 83 anos. O desempenho de Gregório no pedestrianismo é perceptível pelas inúmeras taças conquistadas em primeiro lugar.  O aposentado é o mais veloz e resistente do Estado de São Paulo na categoria atletismo dos Jogos Regionais do Idoso (JORI) e todos os anos participa representando Itanhaém. E há doze anos mantém o primeiro lugar na competição.


José Gregório diz que a rotina de alguns dos seus amigos aposentados consistia em levantar da cama e ir direto para os bares jogar dominó e consumir bebidas alcoólicas. “No máximo dois anos os caras já iam conversar com São Pedro. Eu falei: não vou querer uma vida sedentária dessa. E sabe o que eu fiz? Comecei a praticar esporte nos finais de semana”, contou ele.


Participe dos nossos grupos ℹ bit.ly/CNAGORA8 🕵‍♂Informe-se, denuncie!


As caminhadas de Gregório pelo parque eram acompanhadas pela esposa Irma Fereira dos Santos de 71 anos, que participou de corridas até quatro anos atrás, mas parou por conta de questões de saúde. Casados há 51 anos, o casal tem um filho que também é esportista e se inspirou nos pais.


“Percebi que se a gente quer ter uma boa qualidade de vida temos que praticar o esporte e ter uma boa alimentação e foi isso que eu fiz e estou fazendo até hoje, espero fazer sempre”, afirmou Gregório.


Faça chuva ou faça sol Gregório acorda todos os dias às cinco horas da manhã. Ele é muito focado nos treinos e revela o segredo que está por trás de tanta disposição: duas castanhas do Pará, damasco, banana, maçã, granola zero açúcar, abacate, mamão e um copo de leite desnatado, esses seis ingredientes fazem parte do café da manhã do atleta.


Após tomar um copo e meio da vitamina, ele faz 25 minutos de alongamento e abdominal. Depois de aquecido, vai até a praia e faz mais 50 minutos de exercício. “Tudo funciona bem, eu não sinto cansaço, termino os treinos e o tiro – correr rápido – e não fico nem ofegante”.


Em setembro fez uma bateria de exames e os resultados impressionaram os médicos. “Não tenho diabetes, nem colesterol, minha pressão é 12/8 e sabe o remédio que eu tomo? Muita água e alimentação que a minha princesa me dá”, disse Gregório sorridente.


Bartolino e suas 33 maratonas

“Não dou moleza pro corpo não, eu só peço a Deus saúde”, conta José Bartolino da Silva, de 81 anos, que já participou de 33 maratonas e 11 São Silvestres. Bartolino começou primeiro no judô, onde treinou por 14 anos, fez um pouco de capoeira, só então entrou no atletismo e não parou mais.


José Bartolino cresceu em uma casa com 12 irmãos. E com apenas oito anos começou a trabalhar na roça para ajudar o pai. Por isso, saiu da escola. Em busca de melhores condições de vida mudou-se para Curitiba e depois para Itanhaém.


Ele trabalhava como segurança de um banco e costumava ir correndo para o local. Como o serviço dele necessitava de treinamento e da prática de atividades físicas começou então o judô.


Conheceu o atletismo por intermédio de um amigo que viu em Bartolino um grande potencial de atleta. Em seu primeiro dia de treino foi aconselhado a ir mais devagar. “Mas eu queria estar sempre passando na frente”, contou risonho.


Participou de uma maratona em Curitiba que começou às 10 horas e terminou às 10 do domingo. “Sofri, mas fiquei em primeiro lugar, vencendo um campeão que ganhava há três anos seguidos”, disse José Bartolino. Os troféus e medalhas ficam espalhados pela sala de estar e pelo quarto dele.


Bartolini participava de provas de percursos maiores. A última que participou foi o circuito das praias de 20 km em Itanhaém e assim encerrou com 33 maratonas. Já a corrida de São Silvestre pretende deixar de correr quando alcançar 13 participações – faltam apenas duas. E é claro que todos os anos ele não deixa de competir no JORI, sempre representando a cidade onde vive, Itanhaém.

 

Comentarios

Mais em Itahaém

O que fazer em Itahaém

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo - 18 a 24 de março

  • Coroa - 18 a 24 de março

    COROA_ Momento de muita fé e devoção, você se apega aos seus princípios e busca a verdadeira paz interior, foge de situações desagradáveis e deseja a estabilidade acima de tudo. Mesmo que ainda existam certos obstáculos tudo ainda pode ficar bem, basta que para isso você busque a verdadeira paz para os seus caminhos. A sua força não está no ataque e sim na resistência, controle-se e tudo vai ficar bem, confie pois a sua Fé já realizou verdadeiros milagres.

  • Candeias - 18 a 24 de março

    CANDEIAS_ Fase de luz e dedicação, momento oportuno para recomeçar, mesmo diante de verdadeiros desafios a sua força interior conta e muito essa semana. Vibrações positivas te impulsionam para melhores respostas e aquela pequena dúvida que antes parava os seus dias vai embora te deixando o caminho aberto para novas conquistas. Você deve sempre se lembrar da sua capacidade, mesmo tendo grandes imprevistos.

  • Roda - 18 a 24 de março

    RODA_ Momento de muita dedicação familiar, de fé e devoção, embora muitas questões ainda permaneçam em seus caminhos a semana promete boas resoluções, o fim das grandes preocupações onde você consegue um tempo para si mesmo(a) se desapegando de velhos pensamentos que só fizeram seus dias se complicarem. Nas questões profissionais tudo começa a fazer mais sentido e você se depara com boas respostas em seus caminhos.

  • Sino - 18 a 24 de março

    SINO_ As respostas que você precisa começa a surgir em seus caminhos, uma nova luz traz a paz interior que você precisa. Depois de muita dedicação e até mesmo muita Fé tudo começa a acontecer de uma maneira mais favorável. Apesar de as mudanças serem significativas em sua vida tudo o que está ao seu redor precisa de um novo sentido, uma nova direção e você quer focar nas novidades porém um determinado assunto mal resolvido ainda te incomoda. Encare-o!

  • Moedas - 18 a 24 de março

    MOEDAS_ Vibrações positivas para o amor, uma nova fase de luz e dedicação à pessoa amada, você se desprende dos medos e busca a paz acima de tudo, encontra boas respostas e busca focar em seus objetivos. Ainda há como reverter certos quadros, basta manter o foco, manter a paz dentro de você, lembrar de seus reais valores e saber que mesmo estando no meio de certas situações tudo tem uma resposta, e o mais importante, você vai encontrá-la

  • Adaga - 18 a 24 de março

    ADAGA_ Dias de luz, paz e dedicação pessoal, você sente a necessidade de recompor as suas energias, quer buscar o melhor para você, sente que tudo pode ser diferente depois de mudar o foco dos seus objetivos. Momento de refazer seus planos, de ir em busca da sua resposta, de criar novas oportunidades sem medo do que está por vir. É o destino agindo de uma maneira diferente em seus caminhos fazendo com que você acredite em seu potencial.

  • Ferradura - 18 a 24 de março

    FERRADURA_ Fase de renovação, de alegria e otimismo, você sente a necessidade de mudar para melhor, de encontrar respostas verdadeiras, de valorizar os seus objetivos. A semana promete boas respostas em questões trabalhistas, novidades em questões profissionais e muito equilíbrio nas questões amorosas. A pessoa amada se mostra mais compreensiva e tudo muda para melhor, estando em equilíbrio até mesmo as preocupações familiares começam a se afastar.

  • Taça - 18 a 24 de março

    TAÇA_ Você precisa acordar para a realidade, vencer seus medos e encarar os seus objetivos de frente, não se deixe levar pela ansiedade, pelos acontecimentos ao seu redor, é preciso focar em seus objetivos, buscar a paz interior acima de tudo, refazer seus planos e voltar a acreditar que tudo pode ser diferente e que tem um novo sentido também. Acredite pois tudo vai acontecer de uma nova maneira e você vai enfrentar bons desafios em breve porém precisa agir, ir ao encontro daquilo que te interessa.

  • Capela - 18 a 24 de março

    CAPELA_ Novidades surpreendem os seus caminhos, momento de muita dedicação pessoal onde você quer a estabilidade acima de tudo. Uma nova questão profissional faz com que você desperte aquela velha vontade de vencer, e a dedicação vem logo atrás fazendo toda a diferença em seus caminhos. Boas respostas, boas soluções enfim a semana promete ser de novas conquistas então não perca tempo com confusões banais.

  • Punhal - 18 a 24 de março

    PUNHAL_ Liberte-se dos seus medos, encare a realidade de frente, é hora de encontrar as respostas para os seus dias. No meio de muitas indecisões chegou a hora de agir pois, esta sim é a sua energia, onde você se sente bem e está conectado(a) com a sua essência. Até mesmo no amor as questões amenizam e as respostas aparecem, é tudo uma questão de tempo para a situação melhorar, pois você sabe o que plantou e não teme a colheita.

  • Estrela - 18 a 24 de março

    ESTRELA_ Uma fase de luz e dedicação, momento de boas realizações onde você conquista o seu espaço com mais tranquilidade. Mesmo estando com muitas dúvidas a semana traz respostas significativas em seus caminhos, mudando para melhor tudo aquilo que está ao seu redor. As conquistas costumam acontecer depois de um breve silêncio em sua vida quando você se desapega das preocupações tudo acontece em seus caminhos.

  • Machado - 18 a 24 de março

    MACHADO_ Uma overdose de energia positiva muda a sua semana para melhor, todas as respostas chegam para você de maneira satisfatória. Aquele medo de arriscar se dissipa e os dias se tornam melhores. A sua Fé é transformadora e tudo acontece de maneira positiva, você verá que os dias que se seguem serão de muita luz pessoal, de boas respostas. No amor novas conquistas fazem com que você se sinta bem, e a sensação de liberdade surge em seu coração de maneira satisfatória.