Prêmio Sesc de Literatura distingue regiões Sudeste e Sul | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Prêmio Sesc de Literatura distingue regiões Sudeste e Sul

Da Redação
23 de junho de 2020 às 17:15

O escritor Caê Guimarães tem carreira como poeta desde 1997, mas foi com seu primeiro e inédito romance, intitulado Encontro você no oitavo round, que ele conquistou o primeiro lugar nessa categoria na edição 2020 do Prêmio Sesc de Literatura. Falando hoje, 23, à Agência Brasil, o poeta, escritor, jornalista, redator e roteirista nascido no Rio de Janeiro e criado no Espírito Santo, onde vive atualmente, comentou que o prêmio o incentiva a seguir desvendando os caminhos do romance. Não à toa, ele já está se debruçando em nova obra (O Filho de Zeus e Seu Avô), mas que se encontra em estágio ainda inicial.

Guimarães disse ter sido surpreendido ao ganhar o prêmio com seu primeiro romance. Considera que o concurso abre para ele "uma avenida de contatos e de circulação". Na sua avaliação, "o grande barato do Prêmio Sesc de Literatura é romper barreiras e conhecer outros escritores e leitores de várias partes do país".

Participe dos nossos grupos  http://bit.ly/CNAGORA3 🕵‍♂Informe-se, denuncie!

Com alguns contos publicados em coletâneas desde 2018, o servidor público municipal e especialista em literatura brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Tônio Caetano, foi o vencedor do Prêmio Sesc deste ano na categoria conto, com a obra também inédita Terra nos Cabelos. Caetano confessou à Agência Brasil que tem tentado escrever romance, mas considera que a tarefa envolve "uma questão de fôlego e de estrutura". Por isso, prefere seguir no mesmo caminho literário. "Ano que vem, ainda vai ser conto", prometeu.

Revelações

Desde 2003, o Prêmio Sesc de Literatura revela anualmente dois escritores nas categorias romance e conto, com o objetivo de oferecer oportunidades a novos talentos e, com isso, promover a renovação no panorama literário brasileiro. O concurso só recebe obras inéditas e é considerado referência por críticos literários e escritores brasileiros, além de ser visto também como porta de entrada para o mercado editorial no Brasil. Os livros são inscritos gratuitamente pela internet e são protegidos por pseudônimos.

Nesta 17ª edição, foram inscritos 1.358 livros, sendo 692 romances e 666 contos. O analista de Literatura do Departamento Nacional do Sesc, Henrique Rodrigues, destacou que o recorde de inscrições foi registrado no ano passado, com 1.969 trabalhos, dos quais 1.043 eram romances e 926, contos. "Mesmo assim, a gente considera que foi um número confortável de inscritos, porque ficou acima de mil". Rodrigues lembrou que como a inscrição e a análise das obras puderam ser feitas de forma remota, o trabalho não foi afetado pela pandemia do novo coronavirus e o resultado pôde ser divulgado no prazo previsto. As comissões julgadoras desta edição foram comandadas por Renata Pimentel e Samarone Lima, na categoria romance; e por Ana Paula Maia e Marcelo Moutinho, na categoria conto.

No início, o concurso começava em um ano e a divulgação dos vencedores acontecia no ano seguinte. A partir de 2015, porém, foi feito ajuste no cronograma para que o prêmio pudesse começar e terminar no mesmo ano. Os dois livros vencedores da edição de 2020 já estão na Editora Record para publicação e distribuição. O lançamento está previsto para novembro, quando as obras entrarão no circuito nacional do Sesc.

Pós-quarentena

Henrique Rodrigues observou, por outro lado, que a circulação dos autores pelo país deverá ocorrer somente em 2021 e, mesmo assim, vai depender da pós-quarentena. "Ainda não dá para prever". Em função da pandemia, os vencedores de 2019, que foram João Gabriel Paulsen, de Minas Gerais, com o livro O doce e o amargo, na categoria conto, e Felipe Holloway, de Mato Grosso, com a obra O legado de nossa miséria, na categoria romance, não puderam ainda percorrer o país. "A gente tem essa esperança de juntar os quatro vencedores no próximo ano, mas isso depende de termos condições (financeiras) e aprovação superior do Sesc. Mas a nossa intenção é essa", sinalizou Rodrigues.

Temas

O romance de Caê Guimarães Encontro você no oitavo round trata de redenção: um pugilista se debate entre um incômodo zumbido e a memória de outra ocupação antes de se dedicar ao boxe. Dias antes da sua última luta, ele conhece uma jornalista que se dispõe a desvendar o que o fez tomar o caminho dos ringues. Já o livro de contos Terra nos Cabelos, de Tônio Caetano, tem várias mulheres como personagens principais. "Cada uma é única e está vivendo seu processo de tempo e narrativa", expôs Caetano.

Comentarios

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - De 25 de junho a 1° de julho

  • COROA - 25 de junho a 1° de julho

    (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) - Os dias que se seguem serão de bons planos pessoais e voltados aos estudos e aprendizados, você quer o progresso e começa a somar os seus objetivos, raciocina diante das situações e busca novas respostas em seus caminhos. No amor o jogo será duro por estes dias, não será fácil lidar com as indecisões da pessoa amada, procure acalmar-se diante de tudo e deixe que o tempo se encarrega de mudar o que for preciso.

  • CANDEIAS - 25 de junho a 1° de julho

    (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) - Momento de luz e novidades ,fase de determinação e fé. Você muda o que for preciso e segue com mais decisões e acordos que favorecem o lado trabalhista. Muitas mudanças acontecem sim mas são para melhor, e até mesmo questões que antes te traziam muitas dúvidas nessa semana tudo se esclarece e você consegue dar importantes passos ao progresso pessoal.Questões familiares são resolvidas e no amor a paz reina esta semana.

  • RODA - 25 de junho a 1° de julho

    (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) - Dias de luz e alegrias, momento de paz e determinação, fase favorável para a sua criatividade e o destino avisa que é hora de explorar seus conhecimentos e focar em dias melhores buscando a paz interior acima de tudo. No amor uma nova luz traz a paz para o seu coração, você busca o equilíbrio diante das situações e procura entender a pessoa amada. Não se deixe levar pelo medo ou ansiedade, tudo ficará bem dentro de alguns dias.

  • SINO - 25 de junho a 1° de julho

    (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) - Com o tempo tudo começa a se resolver, você consegue esclarecer os assuntos e o que antes era complicado ganha uma nova resposta. Não é fácil lidar com algumas situações porém você pode vencer os seus medos encarando as situações. Agora é o momento de reorganizar a sua vida e transformar os seus dias em situações melhores. No amor evite complicar os seus caminhos, tente entender a pessoa amada e fuja de complicações.

  • MOEDAS - 25 de junho a 1° de julho

    (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) - Não se deixe levar pelo momento, existe uma luz alternativa em seus caminhos, procure focar em seus objetivos e acalme o seu coração. Com o passar dos dias tudo será esclarecido e você volta a ganhar a confiança de sempre. Conquiste o seu espaço com garra e determinação pois a sua capacidade permite isso, mas é preciso se desapegar de certas situações e focar em seus objetivos maiores buscando a luz e a espiritualidade.

  • ADAGA - 25 de junho a 1° de julho

    ( 23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) - Fase de respostas positivas, de questões familiares favoráveis e muitos esclarecimentos, momento de desapego de certas questões, você volta a acreditar na sua capacidade e busca dias melhores em todos os sentidos. Mudanças acontecem no meio do caminho e você encontra a paz interior. No amor é hora de tomar uma decisão mais favorável, os dias se passam rapidamente e demorar pode atrasar a sua sorte nessa questão.

  • FERRADURA - 25 de junho a 1° de julho

    (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) - Chegou  a hora de avaliar todas as questões, de mudar o que for preciso e seguir com fé e entusiasmo diante das situações. Vire a página, busque na sua fé as suas respostas, muitas vezes você encontrou dias melhores em seus caminhos quando se dedicou mais ao seu lado espiritual. Conquiste novamente o seu espaço, faça valer as suas palavras e tente reverter algumas situações. O seu destino pede progresso.

  • TAÇA - 25 de junho a 1° de julho

    (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) - Uma nova luz favorece o seu astral e você começa a tomar importantes decisões em seus caminhos. Controle os seus impulsos, vá ao encontro da luz e da determinação, nunca se deixe levar pela indecisão, pelos imprevistos busque sempre manter o seu foco, fazer com que tudo possa ser diferente em seus caminhos. Conquiste a sua paz novamente, você é capaz de mudar o que for preciso, é capaz de renovar os seus planos.

  • CAPELA - 25 de junho a 1° de julho

      (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) - Refaça os seus planos, invista em seu potencial, os dias que se seguem pedem mais determinação de sua parte, então é preciso fortalecer os seus caminhos, colocar em ordem os seus objetivos, favorecer o seu astral buscando a luz de sua espiritualidade. No amor uma nova resposta favorece os seus dias porém será necessário entender a pessoa amada, saber lidar com tudo de maneira positiva sem se prender a certas situações.

  • PUNHAL - 25 de junho a 1° de julho

    (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) - Momento de reorganização pessoal, você começa a pesar os prós e os contras de todas as situações, busca o equilíbrio acima de tudo e quer uma nova oportunidade nas questões profissionais. Bom momento para voltar-se ao lado espiritual onde seus caminhos ganham forças pois a sua Fé somada ao seu talento transforma os seus dias. No amor uma nova luz surge e te deixa mais tranquilo(a) diante das situações.

  • ESTRELA - 25 de junho a 1° de julho

    (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) - Fase de renovação e muita Fé, momento de luz e novidades que transformam os seus dias, infelizmente algumas mudanças mexeram um pouco com o seu astral, mas com o passar dos dias tudo volta ao normal. A sua capacidade de se reorganizar diante dos fatos mais uma vez te surpreenderá. Só tome cuidado para não misturar os setores da sua vida. Busque a paz em questões familiares, evite opinar em assuntos polêmicos.

  • MACHADO - 25 de junho a 1° de julho

    ( 22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) - Fase de boas decisões, de momentos de otimismo e muita fé, você se depara com questões que favorecem o seu coração, muda o que for preciso e encara uma nova jornada com mais equilíbrio e força. No amor uma nova resposta alegra o seu coração, te enche de esperança e otimismo. Os dias que se seguem serão marcados por novas respostas e também muito foco em seus objetivos, você conseguirá dar a volta por cima diante de uma importante questão.