Como a telemedicina está contribuindo para salvar vidas na pandemia do coronavírus? | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Como a telemedicina está contribuindo para salvar vidas na pandemia do coronavírus?

De tudo um pouco

De tudo um pouco

Na coluna De tudo um pouco, você encontra de viagens e tecnologia até moda e saúde. Mantenha-se informado com matérias das mais diferentes temáticas, com qualidade e um jornalismo informativo e 100% voltado para você.

Desde o início da propagação do coronavírus no Brasil, a recomendação de médicos e especialistas é que as pessoas fiquem em casa e evitem sair às ruas. Isso obrigou os brasileiros a mudarem seus hábitos e repensarem os compromissos do dia a dia, como fazer compras e pagar contas.


Entretanto, como fica a situação para milhões de brasileiros que necessitam de acompanhamento médico constante? Para não adiar consultas essenciais para os pacientes que precisam ter outros quadros clínicos acompanhados, a solução encontrada foi a telemedicina, uma evolução no setor de atendimento.


Desde maio, o Ministério da Saúde disponibilizou o atendimento virtual nos postos de saúde da Atenção Primária para os pacientes do SUS. Dessa forma, profissionais da área da saúde, como médicos e enfermeiros, são capazes de atender a população de forma segura, evitando as aglomerações do atendimento presencial.


A medida traz benefícios de diversas formas. Uma delas é a redução da circulação de pessoas nos postos de saúde, que contribui para a diminuição do contágio do coronavírus. Essa mudança faz com que os profissionais e os pacientes tenham menos chances de serem infectados.


Outro benefício é que os pacientes podem continuar tendo um acompanhamento médico de sua saúde. Quem necessita solicitar os exames de rotina, por exemplo, não precisa adiar o check-up para saber se a saúde está em dia. Aqueles que carecem de receita para comprar remédios também se beneficiam com o uso da telemedicina.


A teleconsulta ainda facilita o atendimento daqueles que moram longe dos postos de saúde. Assim, a parte da população que poderia ter dificuldades em ter um atendimento presencial não é excluída, tendo um canal para manter sua saúde em dia.


A adoção da teleconsulta é benéfica até do ponto de visto econômico. Os postos de saúde conseguem uma certa economia em relação aos gastos de recursos da unidade.

Funcionamento

A teleconsulta pode acontecer tanto por telefone, ou videoconferência, em celulares ou computadores. O processo é bem semelhante com o de uma consulta normal, em que o paciente descreve, com detalhes, o que está sentindo, respondendo às questões feitas pelo médico.


O atendimento é registrado em um prontuário clínico preenchido a cada consulta. Eles deverão conter data, hora, tecnologia e tipo de comunicação utilizada no atendimento, além do número do Conselho Regional Profissional do médico.


Ao final da consulta, o profissional pode emitir um atestado ou uma receita, a ser enviada para o paciente por e-mail ou mesmo no celular, via aplicativo de troca de mensagens. Também é enviado um resumo do que foi discutido na consulta, acompanhado de uma pesquisa de satisfação.


As informações da consulta, como receitas, prontuário e diagnóstico, ficam salvas em plataformas on-line. Uma vez armazenadas, não será possível alterar os dados no futuro, nem mesmo por questões judiciais. As informações salvas também servirão para criar ou dar continuidade ao histórico do paciente.


Além das consultas de rotina e que visam tratar outras questões de saúde, a telemedicina ajuda no combate ao coronavírus. Por meio desses atendimentos, os médicos podem assistir pessoas que relatam ter os sintomas da doença, sem a necessidade de sair de casa e colocar mais indivíduos em risco.

Futuro

A adoção da teleconsulta foi aprovada no Brasil somente enquanto durar o período de pandemia do coronavírus no país. Uma eventual extensão do programa irá depender da regulamentação do Conselho Federal de Medicina (CFM).


Em países como a China e a Itália, a adoção do serviço pelo público tem sido alta, mostrando que a estratégia é uma boa ideia para aproximar o médico ao paciente. Porém, uma extensão do programa deve pensar, também, em como chegar as pessoas que não tem acesso à Internet, para que elas não fiquem de fora desse avanço.

Comentarios

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 30 de julho a 6 de agosto

  • COROA - 30 de julho a 6 de agosto

     (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) Fase de revoluções onde você vira o jogo e busca respostas de uma maneira mais agressiva, é preciso ter cautela com as palavras para não ter problemas maiores. Cuidado para não confundir o seu relacionamento amoroso com suas questões profissionais. Bom momento para cuidar da sua saúde física e espiritual, buscando o equilíbrio para lidar com algumas questões particulares. Questões familiares são melhores resolvidas depois de uma conversa amiga.

  • CANDEIAS - 30 de julho a 6 de agosto

     (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) O momento não te favorece muito, porém tudo pode mudar dentro de um determinado tempo, basta você saber lidar com todas as situações e não se precipitar diante dos fatos. Cuide-se mais em questões profissionais, fuja do comodismo e arrisque um pouco mais, as questões que te rondam podem não estar favoráveis mas isso não quer dizer que você não tenha a capacidade para dar a volta por cima. Saiba lidar com todas as situações.

  • RODA - 30 de julho a 6 de agosto

     (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Fase de renovação, de entusiasmo e muita fé, você se depara com boas respostas porém os dias esclarecem os assuntos e você passa a se preocupar menos, tudo começa a fazer mais sentido enfim até mesmo há uma melhora nas questões de saúde. O momento é de bons pensamentos, bons sentimentos enfim aquela nuvem de preocupações familiares começa a se dissipar e os dias ficam melhores, mais oportunos.

  • SINO - 30 de julho a 6 de agosto

     (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO)  Momento de renovação, de fé e entusiasmo, você volta a agir diante das situações, consegue mudar o que for preciso e vai um pouco mais além daquilo que você precisa. As mudanças favorecem o seu astral, mas você precisa resolver certos assuntos pendentes, encarar de frente certas situações que acabaram te trazendo uma certa dor de cabeça. No amor tente entender a pessoa amada, muitas vezes voc~e age com grosseria sem necessidade.

  • MOEDAS - 30 de julho a 6 de agosto

     (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) Você tende a mudar a sua maneira de agir nas questões profissionais, está mais tranquilo(a) diante dos assuntos financeiros porém ainda enfrenta certas dificuldades em particular. Controle-se diante dos fatos, busque a paz acima de tudo, deixe o tempo agir e liberte-se do passado vivendo uma vida mais equilibrada no presente. No amor tudo tende a ficar bem dentro de alguns dias, os relacionamentos começam a acontecer de maneira positiva.

  • ADAGA - 30 de julho a 6 de agosto

    ( 23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) Fase de fé e determinação, momento de luz e boas energias astrais, você busca novidades para os seus caminhos, está decidido(a) a inverter as situações e seguir uma nova jornada muito mais positiva. Garra e determinação não vão faltar neste momento de mudanças radicais e sentimentos fortes e intensos, será preciso fôlego para seguir com seus bons planos. No amor será preciso tomar cuidado com as palavras pois sem querer você pode ofender a pessoa amada.

  • FERRADURA - 30 de julho a 6 de agosto

    (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) Dias de luz e alegrias, momento de boas realizações e novidades que mudam o seu astral, é hora de agir diante das questões, favorecer a sua vida de maneira positiva. Concentre-se mais em seus objetivos, busque a paz espiritual para os seus caminhos, não se deixe levar pelos imprevistos que rondam a sua vida. Esqueça o passado e viva o presente, corra atrás dos seus objetivos com mais intensidade e muita fé.

  • TAÇA - 30 de julho a 6 de agosto

     (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) Será preciso muito equilíbrio e muita compreensão de sua parte para virar o jogo diante das questões, não se deixe levar pelos fatos, faça o que for preciso para vencer seus obstáculos, deixe pra lá tudo aquilo que só atrapalha os seus caminhos, vá viver as suas oportunidades de maneira positiva sem se deixar levar pelos acontecimentos. Mudanças em sua maneira de pensar e de agir, reviravoltas favoráveis que trazem a ti uma alegria a mais para continuar, para criar uma nova história.

  • CAPELA - 30 de julho a 6 de agosto

     (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Você decide seguir com mais fé e entusiasmo, porém ainda enfrenta certas situações de maneira firme e decidida, sabe que está enfrentando grandes batalhas porém ainda mantém o foco dos seus objetivos. Mudanças costumam acontecer em seus caminhos para que você aprenda a se desapegar de situações nada favoráveis. Tente manter o foco dos seus objetivos e se liberte de tudo aquilo que de uma certa maneira te perturba.

  • PUNHAL - 30 de julho a 6 de agosto

     (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL)  Momento de reorganizar seus planos buscando o equilíbrio diante de todos os assuntos.No amor tente ser compreensivo(a) para não resultar num término desnecessário. Tudo tem o tempo certo para acontecer portanto não insista em algo que ainda está longe de te dar uma resposta positiva, você pode estar perdendo tempo e outras boas oportunidades que com certeza te trarão melhores respostas profissionais e financeiras.

  • ESTRELA - 30 de julho a 6 de agosto

     (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO)  Fase de amor e fé, momento de boas realizações e de novidades que esclarecem os seus ideais, é hora de seguir em frente, aceitar os fatos e virar o jogo com mais entusiasmo e alegria, embora ainda existam certas questões a serem resolvidas você segue a sua intuição e as respostas surgem de maneira satisfatória em seus caminhos. Na busca de dias melhores tudo começa a acontecer de maneira positiva, você se liberta dos seus medos e encara uma nova jornada.

  • MACHADO - 30 de julho a 6 de agosto

     ( 22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) Boas vibrações, maravilhosas respostas, momento de luz e alegrias, fase de paz, de união e reviravoltas favoráveis em seus caminhos. Mudanças necessárias e oportunas surgem e você se depara com situações agradáveis que incentivam os seus bons projetos. Cuide-se bem sempre e não se deixe levar pelos imprevistos ao seu redor, continue focado(a) em seus objetivos pois você já sentiu que tudo tende a dar certo. No amor novas respostas surgem porém seu foco é outro nos dias de hoje.