Para testar durante a quarentena: calcinhas e coletores menstruais | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Para testar durante a quarentena: calcinhas e coletores menstruais

De tudo um pouco

De tudo um pouco

Na coluna De tudo um pouco, você encontra de viagens e tecnologia até moda e saúde. Mantenha-se informado com matérias das mais diferentes temáticas, com qualidade e um jornalismo informativo e 100% voltado para você.

A tendência da sustentabilidade tem ocupado locais de destaque nas discussões sobre ecologia e, cada vez mais, tem sido aplicada em diversos nichos e setores do mercado. Os cuidados durante o período menstrual, frequente na vida de centenas de mulheres, inclusive, também foram impactados por esse novo pensamento.


Os absorventes tradicionais levam cerca de 100 anos para se decompor na natureza, uma vez que não são biodegradáveis. Uma mulher, durante a vida fértil, pode chegar a utilizar mais de 10 mil unidades. Trata-se de uma produção de lixo massiva. Além disso, os absorventes descartáveis frequentemente contêm substâncias que podem agredir a pele, causando coceiras, desconforto e até impactando a saúde feminina. 


Buscando formas de atingir o público feminino, que há anos se manifestava a favor de maneiras mais interessantes e sadias de menstruar, muitas empresas têm lançado produtos para o período menstrual. Entre eles, estão os coletores e as calcinhas absorventes, sobre os quais falaremos mais abaixo.

Coletores menstruais

O coletor menstrual é, de forma simplificada, um copinho feito de silicone hipoalérgico, capaz de coletar a menstruação. Ele deve ser inserido durante o período menstrual e, por ser maleável, se adapta ao interior do corpo feminino.


Para colocá-lo, basta fazer uma dobra. Como existem diversos tipos, para saber qual é a melhor para você, às vezes, é preciso fazer alguns testes e, então, inseri-lo na vagina. Não é necessário empurrá-lo até o colo do útero.


Quando inserido corretamente, o copinho abre, criando vácuo. A menstruação, então, é armazenada no seu interior, até o momento do descarte — que pode demorar doze horas, não mais do que isso.


Mulheres com ciclo muito intenso podem ter que esvaziar o copinho a cada seis horas. A maioria, no entanto, tende a fazer o descarte do sangue menstrual após cerca de oito ou dez horas.


Ao retirar o coletor, é preciso higienizá-lo com água fria e sabão neutro. Jamais utilize produtos agressivos à saúde ginecológica, nem sabonetes com cheiros fortes, cores vibrantes e afins. No primeiro e no último uso de cada ciclo, é preciso esterilizar o coletor em água fervente.


O coletor tem feito muito sucesso entre as mulheres por razões diversas: além de ser prático, permite mais liberdade de movimentação, não tende a causar desconforto, não precisa ser retirado na ida ao banheiro e, por manter o sangue isolado, não causa mau cheiro.


O cheiro forte que muitas mulheres sentem durante a menstruação é causado pelo contato do sangue com o algodão ou o oxigênio. Como nenhuma dessas coisas acontece durante o uso do coletor, a tendência é que o odor seja muito discreto.


O coletor não interfere na lubrificação, tampouco causa alterações no pH vaginal. Pode ser utilizado, por fim, até para dormir. Mulheres que nunca tiveram relações sexuais e que acabaram de ter filhos devem evitar a utilização do coletor menstrual. Fora isso, não há contraindicações.


É possível encontrar coletores menstruais com valores que vão de 70 a 150 reais. Não compre produtos do gênero pela internet, de vendedores que você desconhece, especialmente, se os preços forem baixos. 


Uma vez que se trata de um produto para uso pessoal e que estará em contato constante com o interior do seu corpo, ele precisa seguir rígidos padrões de qualidade.

Calcinha absorvente

Diversas marcas têm produzido as suas versões da calcinha absorvente. Os tecidos utilizados variam muito, mas são, em geral, antimicrobianos e compostos por várias camadas, capazes de absorver o sangue menstrual, guardá-lo e impedir que haja contato das roupas e da pele com os resíduos da menstruação.


Se bem cuidadas, ou seja, lavadas em água fria e secadas em secadoras ou ao ar livre, as calcinhas menstruais podem durar até cinco anos, a depender da qualidade do produto escolhido e da quantidade de ciclos menstruais enfrentados.


O ideal é fazer a higienização do produto com bastante sabão neutro. Não use amaciante nem produtos que podem causar reações alérgicas, afinal, as suas calcinhas estarão em contato com uma das partes mais sensíveis do seu corpo.


Os tecidos utilizados devem ser respiráveis. Por isso, fuja de calcinhas de plástico ou vendidas por valores muito baixos.

Comentarios

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 30 de julho a 6 de agosto

  • COROA - 30 de julho a 6 de agosto

     (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) Fase de revoluções onde você vira o jogo e busca respostas de uma maneira mais agressiva, é preciso ter cautela com as palavras para não ter problemas maiores. Cuidado para não confundir o seu relacionamento amoroso com suas questões profissionais. Bom momento para cuidar da sua saúde física e espiritual, buscando o equilíbrio para lidar com algumas questões particulares. Questões familiares são melhores resolvidas depois de uma conversa amiga.

  • CANDEIAS - 30 de julho a 6 de agosto

     (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) O momento não te favorece muito, porém tudo pode mudar dentro de um determinado tempo, basta você saber lidar com todas as situações e não se precipitar diante dos fatos. Cuide-se mais em questões profissionais, fuja do comodismo e arrisque um pouco mais, as questões que te rondam podem não estar favoráveis mas isso não quer dizer que você não tenha a capacidade para dar a volta por cima. Saiba lidar com todas as situações.

  • RODA - 30 de julho a 6 de agosto

     (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Fase de renovação, de entusiasmo e muita fé, você se depara com boas respostas porém os dias esclarecem os assuntos e você passa a se preocupar menos, tudo começa a fazer mais sentido enfim até mesmo há uma melhora nas questões de saúde. O momento é de bons pensamentos, bons sentimentos enfim aquela nuvem de preocupações familiares começa a se dissipar e os dias ficam melhores, mais oportunos.

  • SINO - 30 de julho a 6 de agosto

     (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO)  Momento de renovação, de fé e entusiasmo, você volta a agir diante das situações, consegue mudar o que for preciso e vai um pouco mais além daquilo que você precisa. As mudanças favorecem o seu astral, mas você precisa resolver certos assuntos pendentes, encarar de frente certas situações que acabaram te trazendo uma certa dor de cabeça. No amor tente entender a pessoa amada, muitas vezes voc~e age com grosseria sem necessidade.

  • MOEDAS - 30 de julho a 6 de agosto

     (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) Você tende a mudar a sua maneira de agir nas questões profissionais, está mais tranquilo(a) diante dos assuntos financeiros porém ainda enfrenta certas dificuldades em particular. Controle-se diante dos fatos, busque a paz acima de tudo, deixe o tempo agir e liberte-se do passado vivendo uma vida mais equilibrada no presente. No amor tudo tende a ficar bem dentro de alguns dias, os relacionamentos começam a acontecer de maneira positiva.

  • ADAGA - 30 de julho a 6 de agosto

    ( 23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) Fase de fé e determinação, momento de luz e boas energias astrais, você busca novidades para os seus caminhos, está decidido(a) a inverter as situações e seguir uma nova jornada muito mais positiva. Garra e determinação não vão faltar neste momento de mudanças radicais e sentimentos fortes e intensos, será preciso fôlego para seguir com seus bons planos. No amor será preciso tomar cuidado com as palavras pois sem querer você pode ofender a pessoa amada.

  • FERRADURA - 30 de julho a 6 de agosto

    (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) Dias de luz e alegrias, momento de boas realizações e novidades que mudam o seu astral, é hora de agir diante das questões, favorecer a sua vida de maneira positiva. Concentre-se mais em seus objetivos, busque a paz espiritual para os seus caminhos, não se deixe levar pelos imprevistos que rondam a sua vida. Esqueça o passado e viva o presente, corra atrás dos seus objetivos com mais intensidade e muita fé.

  • TAÇA - 30 de julho a 6 de agosto

     (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) Será preciso muito equilíbrio e muita compreensão de sua parte para virar o jogo diante das questões, não se deixe levar pelos fatos, faça o que for preciso para vencer seus obstáculos, deixe pra lá tudo aquilo que só atrapalha os seus caminhos, vá viver as suas oportunidades de maneira positiva sem se deixar levar pelos acontecimentos. Mudanças em sua maneira de pensar e de agir, reviravoltas favoráveis que trazem a ti uma alegria a mais para continuar, para criar uma nova história.

  • CAPELA - 30 de julho a 6 de agosto

     (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Você decide seguir com mais fé e entusiasmo, porém ainda enfrenta certas situações de maneira firme e decidida, sabe que está enfrentando grandes batalhas porém ainda mantém o foco dos seus objetivos. Mudanças costumam acontecer em seus caminhos para que você aprenda a se desapegar de situações nada favoráveis. Tente manter o foco dos seus objetivos e se liberte de tudo aquilo que de uma certa maneira te perturba.

  • PUNHAL - 30 de julho a 6 de agosto

     (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL)  Momento de reorganizar seus planos buscando o equilíbrio diante de todos os assuntos.No amor tente ser compreensivo(a) para não resultar num término desnecessário. Tudo tem o tempo certo para acontecer portanto não insista em algo que ainda está longe de te dar uma resposta positiva, você pode estar perdendo tempo e outras boas oportunidades que com certeza te trarão melhores respostas profissionais e financeiras.

  • ESTRELA - 30 de julho a 6 de agosto

     (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO)  Fase de amor e fé, momento de boas realizações e de novidades que esclarecem os seus ideais, é hora de seguir em frente, aceitar os fatos e virar o jogo com mais entusiasmo e alegria, embora ainda existam certas questões a serem resolvidas você segue a sua intuição e as respostas surgem de maneira satisfatória em seus caminhos. Na busca de dias melhores tudo começa a acontecer de maneira positiva, você se liberta dos seus medos e encara uma nova jornada.

  • MACHADO - 30 de julho a 6 de agosto

     ( 22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) Boas vibrações, maravilhosas respostas, momento de luz e alegrias, fase de paz, de união e reviravoltas favoráveis em seus caminhos. Mudanças necessárias e oportunas surgem e você se depara com situações agradáveis que incentivam os seus bons projetos. Cuide-se bem sempre e não se deixe levar pelos imprevistos ao seu redor, continue focado(a) em seus objetivos pois você já sentiu que tudo tende a dar certo. No amor novas respostas surgem porém seu foco é outro nos dias de hoje.