Exercícios físicos para manter os idosos saudáveis e ativos durante a quarentena | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Exercícios físicos para manter os idosos saudáveis e ativos durante a quarentena

De tudo um pouco

De tudo um pouco

Na coluna De tudo um pouco, você encontra de viagens e tecnologia até moda e saúde. Mantenha-se informado com matérias das mais diferentes temáticas, com qualidade e um jornalismo informativo e 100% voltado para você.

Em poucas semanas, a população idosa teve que se manter em confinamento social e suspender exames de rotina a fim de não ir a hospitais e correr o risco de ser contaminado pelo novo coronavírus. Até o dia 18 de junho, a COVID-19 já havia contaminado mais de 8 milhões de pessoas e provocado mais de 440 mil óbitos em todo o mundo.  


Nesse contexto, as saídas de casa foram proibidas ou permitidas somente em ocasiões extremamente necessárias, tais como buscar alimentos e medicação. Com isso, aqueles que mantinham práticas de atividades físicas, como caminhada, hidroginástica, dança e musculação, tiveram uma mudança abrupta em suas rotinas.


Se a prática de exercícios físicos era um hábito importante para garantir a saúde física e mental, no confinamento social, ela ganhou ainda mais importância, na medida em que se restringem às atividades para manter o corpo ativo. 


Porém, essa necessidade continua, especialmente para os idosos. Recomenda-se uma média de 150 minutos semanais de exercícios, que podem ser divididos em diferentes dias da semana. Confira algumas dicas para que os idosos consigam seguir praticando essas atividades durante a quarentena.

Caminhadas

Na velhice, a fraqueza muscular pode atrapalhar a independência funcional e reduzir a qualidade de vida dos idosos. Por isso, as caminhadas são uma das principais atividades para manter a massa e o tônus muscular. 


Na quarentena, é possível realizar caminhadas dentro de casa ou do apartamento. Estabelecer uma rota para ser completada dentro da residência durante a caminhada é uma maneira de limitar um espaço, para não atrapalhar, nem ser atrapalhado por outros. Para quem tem quintal ou uma área de recreação, vale usar dessas regiões para realizar a atividade.

Exercícios de fortalecimento

Durante o confinamento social, cresceu o número de canais na internet com exercícios de fortalecimento, especialmente, para a coluna e as coxas. Esses tipos de exercícios são importantes para ajudar na mobilidade, na força e no relaxamento da coluna. 


É importante buscar canais confiáveis, com profissionais habilitados, para elaborar esses exercícios, alertando os cuidados para os idosos realizá-los da maneira correta a fim de evitar lesões posteriores. É fundamental lembrar que cada pessoa possui um organismo e deve respeitar os próprios limites. Buscar canais de cursos de educação física de universidades públicas pode ser uma boa opção.

Levantamento de peso

Esse é um exercício bastante popular entre idosos nas academias de ginástica. Para os que não possuem pesos em casa, recomenda-se substituí-los por pacotes de alimentos, como feijão e sal, ou detergente a fim de realizar o fortalecimento da massa muscular dos braços.


Se possível, é recomendável realizar esses exercícios em frente a um espelho, de modo a verificar se a postura e a condução está correta e, assim, minimizar os erros.

Agachamento e equilíbrio

Outro exercício simples e com resultados importantes é o agachamento. Seguindo alguns exercícios de ioga, o idoso pode permanecer em pé, abrir ligeiramente as pernas,  unir as mãos e agachar o mais próximo que conseguir em relação ao chão. Para quem tem problemas nas articulações e não consegue se aproximar do chão, procure sentar e levantar.


Exercitar o equilíbrio é outra função importante dos exercícios, especialmente, para a população idosa, que sofre quedas com mais frequência em relação aos adultos. Caminhar sobre uma linha reta no chão é um jeito de realizar isso. Permanecer na ponta dos pés, por alguns segundos, é outra forma que, além de trabalhar o equilíbrio, também fortalece a panturrilha.

Lembretes importantes

Todo exercício físico requer cuidados fundamentais, como o uso de roupas e tênis adequados e confortáveis, além da realização do aquecimento, a fim de evitar lesões posteriores.Manter a hidratação durante essas atividades também é importante.


Outra recomendação é alternar os exercícios entre os membros superiores e os inferiores, como forma de evitar a sobrecarga de uma determinada parte do corpo.

Comentarios

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 8 a 15 de julho

  • COROA -8 a 15 de julho

      (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) Este é um período de decisões importantes onde você coloca fim a todas as dúvidas anteriores, começa a focar mais em seus objetivos e vai à luta com mais entusiasmo, pois enfim depois de uma semana de difíceis situações chegou a hora de aproveitar melhor os novos caminhos que estão surgindo. No amor a alegria toma conta do seu relacionamento deixando tudo na mais perfeita paz, os dias que se seguem serão proveitosos em todos os sentidos.

  • CANDEIAS - 8 a 15 de julho

      (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO)  Bom momento para cuidar da sua saúde , pois o estado emocional pode ficar um pouco abalado esta semana devido a muitos assuntos pessoais, evite a rotina buscando diferentes situações que possam entreter você, é o que está faltando sim uma oportunidade para você se sentir melhor, expor seus pensamentos e até mesmo usar a sua criatividade. Infelizmente esta semana você vai estar dividido(a) entre o coração e a razão.

  • RODA - 8 a 15 de julho

     (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Uma fase de luz e raciocínio, momento de buscar a paz interior acima de tudo pois você precisa fazer mudanças em sua vida mas carrega muitas dúvidas sem eu coração. Chega uma hora em que é preciso decidir , tomar uma atitude para que a sua vida ande pois ficar na mesma situação por medo de arriscar, de sair da zona de conforto é um erro que compromete a sua evolução. Você precisa de uma resposta e a semana te trará a oportunidade de tê-la.

  • SINO - 8 a 15 de julho

     (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) Um período de muitas batalhas pessoais, apesar de inúmeras questões o seu coração precisa de uma resposta no amor, você ainda fica com algumas dúvidas pois não é fácil decidir a sua vida diante de tudo o que está te acontecendo, e as respostas estão surgindo em questões profissionais e tudo acontece de uma vez. É hora de colocar o pensamento no lugar, buscar na paz do raciocínio a melhor resposta para o momento e tudo o que for para o seu progresso deve ter prioridade no momento.

  • MOEDAS - 8 a 15 de julho

     (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) Uma fase de muitas lutas pessoais principalmente em questões amorosas pois você quer manter a paz acima de tudo e está enfrentando grandes lutas para conseguir alcançar seus objetivos. Com o passar dos dias tudo tende a ficar melhor só não se desespere diante das situações busque focar mais naquilo que realmente faça sentido para a sua vida. Em breve uma importante resposta em questão de novos aprendizados vai te trazer alegrias e entusiasmo.

  • ADAGA - 8 a 15 de julho

     (23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) Chegou a hora de progredir, de ir ao encontro de novas oportunidades, de virar o jogo diante das situações enfim a semana te traz importantes respostas que fazem mais sentido para os seus caminhos. No amor os dias que se seguem serão mais tranquilos e você consegue manter a paz para os seus caminhos deixando tudo na mais perfeita ordem entre você e a pessoa amada.Algumas questões particulares podem vir a te preocupar mas com o passar dos dias tudo pode ficar bem.

  • FERRADURA - 8 a 15 de julho

    (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) Fase de muita Fé e devoção, momento onde você busca a força interior em todos os sentidos, chegou a hora de refletir sobre a sua vida pessoal e ir em busca de todas as respostas para os seus caminhos. No amor uma nova resposta traz alegrias ao seu coração, você fica em paz depois de uma conversa franca e objetiva. Fase de progresso em questões profissionais e financeiras , novas oportunidades podem surgir por estes dias.

  • TAÇA - 8 a 15 de julho

      (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) Dias de alegrias e muita paz, chegou o momento de refletir sobre a sua vida pessoal, manter o equilíbrio acima de tudo e viver os bons momentos fugindo de questões que só embaralharam seus bons pensamentos. No amor deixe tudo acontecer e o passar dos dias sempre trazem melhores respostas, não se desespere tente manter o mesmo pensamento de sempre, a fase começa a se tornar positiva a partir de agora, basta ter Fé e manter seus bons pensamentos.

  • CAPELA - 8 a 15 de julho

     (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Momentos de fé e devoção, você se entrega às preces e busca dias melhores em seus caminhos, deixando de lado certos medos buscando na força da fé os seus melhores objetivos. Os dias que se seguem serão bem agitados porém será preciso manter a ordem, ir em busca daquilo que realmente faça mais sentido para a sua vida, deixando de lado certas questões que só atrapalham os seus pensamentos. Pense em você e nos seus projetos, afaste-se de certas pessoas que atrapalham seus bons planos.

  • PUNHAL -8 a 15 de julho

     (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) Esta será uma semana de muitas certezas enfim você vai conseguir decidir de vez uma importante questão pessoal, vai colocar fim às dúvidas que tanto te atrapalhavam e segue com mais entusiasmo diante das questões profissionais. No amor devido a certos imprevistos você prefere seguir, deixar pra lá certas situações que só te aborreceram e resolve recomeçar colocando certos pontos finais em problemas anteriores buscando a paz para o relacionamento.

  • ESTRELA - 8 a 15 de julho

      (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) Uma fase de luz e alegrias enfim a semana te traz a paz desejada, depois de um período de muitas lutas chegou a hora de ficar bem, ter uma trégua diante das situações acalmando assim seus pensamentos e sentimentos. A resposta ideal vem esta semana, o seu coração se alegra diante das situações e você segue com mais entusiasmo e deposita toda a confiança em seus novos projetos trabalhistas e também fica em paz com a pessoa amada.

  • MACHADO - 8 a 15 de julho

     (22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) Uma fase de luz e alegrias, de respostas favoráveis onde você consegue ficar bem, a semana promete ser de muita luz e muita paz interior, mesmo com tantos trabalhos pessoais tudo tende a acontecer de uma maneira favorável em seus caminhos. No amor depois de uma fase de muitas dúvidas as respostas começam a chegar de maneira positiva em seus caminhos, apenas deixe tudo acontecer o destino se encarrega de trazer as respostas certas pra você.