Qual a importância da alimentação saudável em tempos de pandemia? | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Qual a importância da alimentação saudável em tempos de pandemia?

De tudo um pouco

De tudo um pouco

Na coluna De tudo um pouco, você encontra de viagens e tecnologia até moda e saúde. Mantenha-se informado com matérias das mais diferentes temáticas, com qualidade e um jornalismo informativo e 100% voltado para você.

A pandemia global que atualmente atinge quase todo o mundo tem gerado muitas questões. Em especial, pode-se citar aquelas em relação à situação futura da economia e do modelo capitalista. Muito tem se questionado sobre o funcionamento do molde atual de produção e distribuição de bens para as futuras gerações

Vale lembrar que o coronavírus é um patógeno que tem profunda relação com o capital e a nossa alimentação. Sua origem, acredita-se,  são os mercados de carnes exóticas em Wuhan, na China. Dessa forma, talvez, não seja óbvio, mas é muito efetivo que essas questões comecem a ser feitas na cozinha.

Em primeiro lugar, num plano mais doméstico, cuidar da alimentação durante a crise global está associado à saúde individual. Em segundo, esse é um ponto importante porque a forma como nos alimentamos tem profunda relação com os modelos mercantis que agora são questionados.

Por que devemos comer bem durante o isolamento?

Não é segredo para ninguém que uma boa alimentação garante uma saúde integral. “Você é o que come” é um famoso ditado que ganha uma força extra no período de isolamento social. 

Por ser uma doença de fácil contágio, recomenda-se ficar em casa para combater à disseminação da COVID-19. Contudo, evitar o contato físico com as pessoas, trazer o trabalho para o lar e ter que lidar com a junção de diferentes rotinas num mesmo ambiente tem gerado hábitos negativos. 

Diversas são as manifestações de pessoas que relatam terem começado a beber todos os dias, por exemplo. Isso sem contar que, somente em São Paulo, o número de entregas de comidas prontas cresceu, em média, 20%. 

As razões para isso são muitas. Uma pesquisa da Unicamp, a Universidade de Campinas, revela que o estresse tem relação direta com a forma que nos alimentamos. É comum que pessoas com alto nível de tensão e preocupação consumam frituras, doces e carboidratos, no geral, como forma compensatória.

Ao mesmo tempo, uma alimentação rica em colesterol também contribui para o aumento do estresse. Isso porque, por ser um lipídio de origem animal, ele demanda mais de nosso corpo para ser processado e causa processos inflamatórios. 

Ou seja, é uma via de mão dupla: tanto o estresse pode causar o aumento dos níveis de colesterol no sangue, quanto esse aumento pode causar estresse. Nesse sentido, mais do que nunca, é essencial que se esteja atento ao que se come para não prejudicar a saúde física, mental e todo o sistema imunológico

O mercado de carnes é sustentável?

A resposta rápida para esse pergunta é não. O que aconteceu na China, com os mercados de Wuhan, é o epítome dessa discussão, mas ela começa bem antes. O consumo e a produção de carne no mundo é responsável por grande parte dos poluentes e da degradação do meio ambiente.

Estudos revelam que a quantidade de gases de efeito estufa emitidos pela indústria da carne no mundo é maior que a emissão de todos os automóveis juntos. Ou seja, comer menos carne, principal fonte de colesterol da alimentação humana, não é apenas um ato de cuidado com a própria saúde, como também com o futuro do planeta.

O ideal é que essa consciência seja construída aos poucos e com fontes confiáveis. É essencial que cada um faça sua própria pesquisa para entender de que formas o consumo de carne pode ser diminuído para a situação particular em questão. Também é recomendável que essa pesquisa envolva profissionais qualificados.

Uma mensagem que a pandemia trouxe é o quão estamos interligados. O vírus causador da COVID-19 nos lembra que a globalização é uma realidade não só econômica, mas também ambiental, pois nossas escolhas têm impacto mundial. 

Dessa forma, pensar na alimentação como ferramenta não só da saúde física e mental, mas também de transformação nos tempos de crise pode e deve ser praticado.

Comentarios

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 8 a 15 de julho

  • COROA -8 a 15 de julho

      (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) Este é um período de decisões importantes onde você coloca fim a todas as dúvidas anteriores, começa a focar mais em seus objetivos e vai à luta com mais entusiasmo, pois enfim depois de uma semana de difíceis situações chegou a hora de aproveitar melhor os novos caminhos que estão surgindo. No amor a alegria toma conta do seu relacionamento deixando tudo na mais perfeita paz, os dias que se seguem serão proveitosos em todos os sentidos.

  • CANDEIAS - 8 a 15 de julho

      (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO)  Bom momento para cuidar da sua saúde , pois o estado emocional pode ficar um pouco abalado esta semana devido a muitos assuntos pessoais, evite a rotina buscando diferentes situações que possam entreter você, é o que está faltando sim uma oportunidade para você se sentir melhor, expor seus pensamentos e até mesmo usar a sua criatividade. Infelizmente esta semana você vai estar dividido(a) entre o coração e a razão.

  • RODA - 8 a 15 de julho

     (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Uma fase de luz e raciocínio, momento de buscar a paz interior acima de tudo pois você precisa fazer mudanças em sua vida mas carrega muitas dúvidas sem eu coração. Chega uma hora em que é preciso decidir , tomar uma atitude para que a sua vida ande pois ficar na mesma situação por medo de arriscar, de sair da zona de conforto é um erro que compromete a sua evolução. Você precisa de uma resposta e a semana te trará a oportunidade de tê-la.

  • SINO - 8 a 15 de julho

     (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) Um período de muitas batalhas pessoais, apesar de inúmeras questões o seu coração precisa de uma resposta no amor, você ainda fica com algumas dúvidas pois não é fácil decidir a sua vida diante de tudo o que está te acontecendo, e as respostas estão surgindo em questões profissionais e tudo acontece de uma vez. É hora de colocar o pensamento no lugar, buscar na paz do raciocínio a melhor resposta para o momento e tudo o que for para o seu progresso deve ter prioridade no momento.

  • MOEDAS - 8 a 15 de julho

     (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) Uma fase de muitas lutas pessoais principalmente em questões amorosas pois você quer manter a paz acima de tudo e está enfrentando grandes lutas para conseguir alcançar seus objetivos. Com o passar dos dias tudo tende a ficar melhor só não se desespere diante das situações busque focar mais naquilo que realmente faça sentido para a sua vida. Em breve uma importante resposta em questão de novos aprendizados vai te trazer alegrias e entusiasmo.

  • ADAGA - 8 a 15 de julho

     (23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) Chegou a hora de progredir, de ir ao encontro de novas oportunidades, de virar o jogo diante das situações enfim a semana te traz importantes respostas que fazem mais sentido para os seus caminhos. No amor os dias que se seguem serão mais tranquilos e você consegue manter a paz para os seus caminhos deixando tudo na mais perfeita ordem entre você e a pessoa amada.Algumas questões particulares podem vir a te preocupar mas com o passar dos dias tudo pode ficar bem.

  • FERRADURA - 8 a 15 de julho

    (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) Fase de muita Fé e devoção, momento onde você busca a força interior em todos os sentidos, chegou a hora de refletir sobre a sua vida pessoal e ir em busca de todas as respostas para os seus caminhos. No amor uma nova resposta traz alegrias ao seu coração, você fica em paz depois de uma conversa franca e objetiva. Fase de progresso em questões profissionais e financeiras , novas oportunidades podem surgir por estes dias.

  • TAÇA - 8 a 15 de julho

      (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) Dias de alegrias e muita paz, chegou o momento de refletir sobre a sua vida pessoal, manter o equilíbrio acima de tudo e viver os bons momentos fugindo de questões que só embaralharam seus bons pensamentos. No amor deixe tudo acontecer e o passar dos dias sempre trazem melhores respostas, não se desespere tente manter o mesmo pensamento de sempre, a fase começa a se tornar positiva a partir de agora, basta ter Fé e manter seus bons pensamentos.

  • CAPELA - 8 a 15 de julho

     (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Momentos de fé e devoção, você se entrega às preces e busca dias melhores em seus caminhos, deixando de lado certos medos buscando na força da fé os seus melhores objetivos. Os dias que se seguem serão bem agitados porém será preciso manter a ordem, ir em busca daquilo que realmente faça mais sentido para a sua vida, deixando de lado certas questões que só atrapalham os seus pensamentos. Pense em você e nos seus projetos, afaste-se de certas pessoas que atrapalham seus bons planos.

  • PUNHAL -8 a 15 de julho

     (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) Esta será uma semana de muitas certezas enfim você vai conseguir decidir de vez uma importante questão pessoal, vai colocar fim às dúvidas que tanto te atrapalhavam e segue com mais entusiasmo diante das questões profissionais. No amor devido a certos imprevistos você prefere seguir, deixar pra lá certas situações que só te aborreceram e resolve recomeçar colocando certos pontos finais em problemas anteriores buscando a paz para o relacionamento.

  • ESTRELA - 8 a 15 de julho

      (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) Uma fase de luz e alegrias enfim a semana te traz a paz desejada, depois de um período de muitas lutas chegou a hora de ficar bem, ter uma trégua diante das situações acalmando assim seus pensamentos e sentimentos. A resposta ideal vem esta semana, o seu coração se alegra diante das situações e você segue com mais entusiasmo e deposita toda a confiança em seus novos projetos trabalhistas e também fica em paz com a pessoa amada.

  • MACHADO - 8 a 15 de julho

     (22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) Uma fase de luz e alegrias, de respostas favoráveis onde você consegue ficar bem, a semana promete ser de muita luz e muita paz interior, mesmo com tantos trabalhos pessoais tudo tende a acontecer de uma maneira favorável em seus caminhos. No amor depois de uma fase de muitas dúvidas as respostas começam a chegar de maneira positiva em seus caminhos, apenas deixe tudo acontecer o destino se encarrega de trazer as respostas certas pra você.