6 curiosidades sobre ‘Hair Love’, vencedor da categoria de curtas animados no Oscar 2020 | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

6 curiosidades sobre ‘Hair Love’, vencedor da categoria de curtas animados no Oscar 2020

De tudo um pouco

De tudo um pouco

Na coluna De tudo um pouco, você encontra de viagens e tecnologia até moda e saúde. Mantenha-se informado com matérias das mais diferentes temáticas, com qualidade e um jornalismo informativo e 100% voltado para você.

Muito mais que uma animação sobre pentear os cabelos, o curta Hair Love, que ganhou o Oscar 2020, consegue falar, em pouco mais que seis minutos, sobre racismo, relação entre pais e filhos, representatividade e autoaceitação.

A história é simples, mas cheia de sutilezas: um pai que precisa aprender a lidar com os cachos da filha, Zuri, para ajudá-la a se arrumar para uma ocasião especial. Com a ajuda de um tutorial na internet e, depois de muitas dificuldades, o trabalho é feito e o desfecho é emocionante. Conheça, a seguir, algumas curiosidades sobre o enredo e a produção do curta.

Criador é ex-jogador da NFL

Nem todo mundo sabe, mas Matthew Cherry, que é um cineasta negro, já foi jogador de futebol americano. Ele jogou na posição de receptor em três temporadas da liga esportiva profissional de futebol americano.

Junto a ele, Karen Rupert, que é executiva na Sony e ocupa o cargo de vice-presidente de desenvolvimento criativo na multinacional japonesa, atuou na produção do filme.

Outras celebridades negras estiveram na produção

Além de Cherry e Karen, vários famosos participaram da produção do curta. Entre eles, estão a atriz norte-americana Yara Shahidi, o ator e cineasta Jordan Peele, a ex-modelo e atriz Gabrielle Union e o também ex-jogador profissional Dwyane Wade.

Busca por representatividade motivou sua criação

Em entrevistas, Cherry afirmou que sua inspiração para fazer o filme foi a viralização  de alguns vídeos de pais negros interagindo on-line com seus filhos. Ele contou que isso o fez perceber o quanto se fala pouco sobre esse assunto, embora a questão do cabelo afro seja uma preocupação comum desde sempre nessas famílias.

“Pais de todos os lugares podem se relacionar com isso da mesma maneira. Para mim, é uma história importante porque a representação é importante”, concluiu o cineasta. Com certeza, a vitória do curta conseguiu, pelo menos, chamar mais atenção para isso.

Cherry também destacou que esperava que a produção ajudasse a remediar a falta de representação no universo dos projetos animados. Ele quer inspirar outros profissionais da área a investirem nas temáticas que envolvem o dia a dia das famílias negras.

Projeto foi feito com financiamento coletivo

Sem recursos, o cineasta começou uma campanha do Kickstarter, uma das maiores plataformas de financiamento coletivo do mundo. Com a chamada da causa sobre a sub-representatividade na animação, ele conseguiu atrair mais de cinco mil doadores. 

Lançada em agosto de 2017, a campanha tinha a meta original de conseguir 75 mil dólares para cobrir os custos de produção do filme. No entanto, as doações superaram as expectativas e chegaram a quase 300 mil.

Curta foi ao ar nos cinemas antes de Angry Birds 2: O Filme

Em agosto de 2019, Hair Love foi reproduzido em vários cinemas antes de Angry Birds 2: O Filme, longa-metragem inspirado em um jogo de videogame. A intenção era mostrar o curta para pessoas que não seriam o seu público inicial.

Mãe é a única personagem que fala no filme

Apesar de não ser a protagonista e aparecer poucas vezes no curta, a mãe é a única personagem que fala no filme, o que gerou várias interpretações subjetivas nas críticas.

A dubladora que faz a voz da mãe, a atriz Issa Rae, inclusive, levantou uma polêmica ao reclamar da falta de mulheres nas categorias principais da premiação, em pleno 2020. 

O curta é distribuído pela Sony Pictures e está disponível no YouTube. Vale a pena ver!

Comentarios

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - De 25 de junho a 1° de julho

  • COROA - 25 de junho a 1° de julho

    (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) - Os dias que se seguem serão de bons planos pessoais e voltados aos estudos e aprendizados, você quer o progresso e começa a somar os seus objetivos, raciocina diante das situações e busca novas respostas em seus caminhos. No amor o jogo será duro por estes dias, não será fácil lidar com as indecisões da pessoa amada, procure acalmar-se diante de tudo e deixe que o tempo se encarrega de mudar o que for preciso.

  • CANDEIAS - 25 de junho a 1° de julho

    (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) - Momento de luz e novidades ,fase de determinação e fé. Você muda o que for preciso e segue com mais decisões e acordos que favorecem o lado trabalhista. Muitas mudanças acontecem sim mas são para melhor, e até mesmo questões que antes te traziam muitas dúvidas nessa semana tudo se esclarece e você consegue dar importantes passos ao progresso pessoal.Questões familiares são resolvidas e no amor a paz reina esta semana.

  • RODA - 25 de junho a 1° de julho

    (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) - Dias de luz e alegrias, momento de paz e determinação, fase favorável para a sua criatividade e o destino avisa que é hora de explorar seus conhecimentos e focar em dias melhores buscando a paz interior acima de tudo. No amor uma nova luz traz a paz para o seu coração, você busca o equilíbrio diante das situações e procura entender a pessoa amada. Não se deixe levar pelo medo ou ansiedade, tudo ficará bem dentro de alguns dias.

  • SINO - 25 de junho a 1° de julho

    (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) - Com o tempo tudo começa a se resolver, você consegue esclarecer os assuntos e o que antes era complicado ganha uma nova resposta. Não é fácil lidar com algumas situações porém você pode vencer os seus medos encarando as situações. Agora é o momento de reorganizar a sua vida e transformar os seus dias em situações melhores. No amor evite complicar os seus caminhos, tente entender a pessoa amada e fuja de complicações.

  • MOEDAS - 25 de junho a 1° de julho

    (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) - Não se deixe levar pelo momento, existe uma luz alternativa em seus caminhos, procure focar em seus objetivos e acalme o seu coração. Com o passar dos dias tudo será esclarecido e você volta a ganhar a confiança de sempre. Conquiste o seu espaço com garra e determinação pois a sua capacidade permite isso, mas é preciso se desapegar de certas situações e focar em seus objetivos maiores buscando a luz e a espiritualidade.

  • ADAGA - 25 de junho a 1° de julho

    ( 23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) - Fase de respostas positivas, de questões familiares favoráveis e muitos esclarecimentos, momento de desapego de certas questões, você volta a acreditar na sua capacidade e busca dias melhores em todos os sentidos. Mudanças acontecem no meio do caminho e você encontra a paz interior. No amor é hora de tomar uma decisão mais favorável, os dias se passam rapidamente e demorar pode atrasar a sua sorte nessa questão.

  • FERRADURA - 25 de junho a 1° de julho

    (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) - Chegou  a hora de avaliar todas as questões, de mudar o que for preciso e seguir com fé e entusiasmo diante das situações. Vire a página, busque na sua fé as suas respostas, muitas vezes você encontrou dias melhores em seus caminhos quando se dedicou mais ao seu lado espiritual. Conquiste novamente o seu espaço, faça valer as suas palavras e tente reverter algumas situações. O seu destino pede progresso.

  • TAÇA - 25 de junho a 1° de julho

    (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) - Uma nova luz favorece o seu astral e você começa a tomar importantes decisões em seus caminhos. Controle os seus impulsos, vá ao encontro da luz e da determinação, nunca se deixe levar pela indecisão, pelos imprevistos busque sempre manter o seu foco, fazer com que tudo possa ser diferente em seus caminhos. Conquiste a sua paz novamente, você é capaz de mudar o que for preciso, é capaz de renovar os seus planos.

  • CAPELA - 25 de junho a 1° de julho

      (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) - Refaça os seus planos, invista em seu potencial, os dias que se seguem pedem mais determinação de sua parte, então é preciso fortalecer os seus caminhos, colocar em ordem os seus objetivos, favorecer o seu astral buscando a luz de sua espiritualidade. No amor uma nova resposta favorece os seus dias porém será necessário entender a pessoa amada, saber lidar com tudo de maneira positiva sem se prender a certas situações.

  • PUNHAL - 25 de junho a 1° de julho

    (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) - Momento de reorganização pessoal, você começa a pesar os prós e os contras de todas as situações, busca o equilíbrio acima de tudo e quer uma nova oportunidade nas questões profissionais. Bom momento para voltar-se ao lado espiritual onde seus caminhos ganham forças pois a sua Fé somada ao seu talento transforma os seus dias. No amor uma nova luz surge e te deixa mais tranquilo(a) diante das situações.

  • ESTRELA - 25 de junho a 1° de julho

    (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) - Fase de renovação e muita Fé, momento de luz e novidades que transformam os seus dias, infelizmente algumas mudanças mexeram um pouco com o seu astral, mas com o passar dos dias tudo volta ao normal. A sua capacidade de se reorganizar diante dos fatos mais uma vez te surpreenderá. Só tome cuidado para não misturar os setores da sua vida. Busque a paz em questões familiares, evite opinar em assuntos polêmicos.

  • MACHADO - 25 de junho a 1° de julho

    ( 22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) - Fase de boas decisões, de momentos de otimismo e muita fé, você se depara com questões que favorecem o seu coração, muda o que for preciso e encara uma nova jornada com mais equilíbrio e força. No amor uma nova resposta alegra o seu coração, te enche de esperança e otimismo. Os dias que se seguem serão marcados por novas respostas e também muito foco em seus objetivos, você conseguirá dar a volta por cima diante de uma importante questão.