Benefícios da robótica na automação industrial | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Benefícios da robótica na automação industrial

De tudo um pouco

De tudo um pouco

Na coluna De tudo um pouco, você encontra de viagens e tecnologia até moda e saúde. Mantenha-se informado com matérias das mais diferentes temáticas, com qualidade e um jornalismo informativo e 100% voltado para você.

A automação industrial está ganhando cada vez mais espaço nas fábricas, devido ao crescimento das tecnologias e o aprimoramento de softwares inteligentes, que proporcionam maior produtividade, com redução de custos.

A história da indústria sempre esteve atrelada com o desenvolvimento de novas formas de produção. Mas foi a partir do século XX, que os computadores, servomecanismos e controladores programáveis passaram a fazer parte da automação.

Hoje em dia, as empresas de automação industrial utilizam os computadores como algo básico, em conjunto com sistemas avançados de inteligência artificial (IA) e robótica. 

Ou seja, é possível garantir a comunicação entre as máquinas e, ao mesmo tempo, introduzir uma tecnologia de ponta em todos os processos de produção.

Os chamados robôs industriais são capazes de aprimorar atividades como solda, corte, movimentação de materiais, entre outras coisas. Como consequência, tem-se uma significativa melhora na qualidade dos produtos.

Além disso, os robôs são responsáveis pela realização de tarefas mais arriscadas. Uma garra robótica, por exemplo, pode suportar um grande peso, facilitando todo o processo e, com isso, garantindo a segurança dos colaboradores.

O artigo de hoje vai tratar mais sobre os benefícios da robótica na automação industrial e mostrar outras vantagens dessa tecnologia. Continue lendo!

O que é automação industrial?

A automação industrial consiste na aplicação de tecnologia nas produções fabris, com o intuito de melhorar a qualidade de produção e reduzir custos de operação.

Os primeiros sistemas de automação foram idealizados no final do século XIX, com a Segunda Revolução Industrial e a introdução das linhas de montagem nas indústrias Ford. 

Nessa época, muitas tarefas manuais passaram a ser realizadas por máquinas adaptadas, com o objetivo de melhorar a eficiência produtiva.

Com o passar dos anos, as linhas de montagem foram substituídas por outros dispositivos, como os relés e contatores, permitindo uma automação mais sofisticada e completa.

Em meados da década de 1970, os primeiros computadores comerciais foram usados para controlar os grandes sistemas de automação. 

No entanto, devido à dificuldade de programação e os altos custos de manutenção, os computadores foram substituídos pelos Controladores Lógico Programáveis (CLP).

Nos dias de hoje, tem-se o aprimoramento da robótica, que permitiu uma produção ainda mais precisa. Para melhorar a automação nas fábricas, é necessário:

A partir dessas considerações, é possível ter um ótimo projeto de automação industrial e contribuir para o crescimento da indústria.

Também é recomendada a contratação de empresas especializadas, para consultar as condições do mercado e as necessidades da fábrica, para avaliar as melhores tecnologias a serem empregadas. Por isso, é preciso atenção total ao planejamento de automação.

A relação entre automação industrial e a robótica

Os primeiros robôs teleoperados foram desenvolvidos em 1954, por George Devol, dando as bases para o Unimate, de uso industrial e comercial. 

Esse robô começou a funcionar na linha de produção da General Motors, em 1961, com a colagem de peças quentes de metal nos chassis dos carros.

O Unimate pesava 1800 kg e obedecia a comandos gravados em fitas magnéticas. Mas não demorou muito para que novas tecnologias substituíssem o Unimate. Em 1966, Joseph Weizenbaum lança o Eliza, o primeiro programa de Inteligência Artificial.

Com o passar dos anos, a linha de robôs foi aprimorada tecnologicamente, até nos deparamos com os sistemas inteligentes que temos hoje, altamente precisos e capazes de realizar tarefas finas e complexas.

A automação faz uso de sistemas eletrônicos, mecânicos e elétricos para a otimização e produtividade dos processos produtivos e redução de custos. Logo, a robótica se torna uma aliada perfeita nessa tarefa. 

Para uma fábrica de janelas de alumínio, por exemplo, a automação pode produzir artigos muito mais duráveis e resistentes, com menor desperdício de matéria-prima e com menos investimento. Isso tem consequência na lucratividade, impactando positivamente a indústria.

Grande parte dessas modificações tecnológicas são possíveis com o avanço da robótica, que é considerada a principal responsável pela mutação dos meios de produção, muito por conta de sua versatilidade.

Por conta do sistema lógico, inteligente e informático dos robôs, eles podem ser reprogramados para atuar em uma infinidade de tarefas. 

Assim, na montagem de tubulações industriais, a robótica pode aparecer na comunicação entre os equipamentos ou na geração de relatórios de desempenho.

Com o auxílio da inteligência artificial, a robótica aparece em um estágio muito mais avançado da automação, permitindo que uma máquina tenha conhecimento sobre sua própria existência. 

Mesmo que os robôs ainda não possam pensar como os humanos, eles podem ajudar na tomada de decisões mais assertivas, na realização de tarefas programadas e na minimização de erros, proporcionando uma revolução nos moldes de produção industrial.

3 vantagens da robótica na automação industrial

A automação industrial oferece muitas vantagens às fábricas, ainda mais quando aliada à robótica. Nesse sentido, ela pode ser colocada em várias aplicações, como em um painel elétrico industrial, por exemplo.

A seguir, separamos alguns dos principais benefícios do uso de robôs em processos de automação. Confira!

1 - Muito mais segurança aos colaboradores

A robótica é capaz de eliminar algumas tarefas consideradas perigosas, como movimentação de cargas e equipamentos pesados, instalação de instalações elétricas, trabalhos em altura, etc. Dessa maneira, é possível diminuir o riscos humanos nas fábricas.

Por esse motivo, existem robôs especialmente projetados para auxiliar na segurança, com sensores, alarmes e dispositivos para alertar em situações perigosas. Com isso, mais do que evitar acidentes, é possível promover um ambiente de trabalho adequado.

Além da aplicação das automações, os projetos precisam seguir as normas regulamentadoras previstas, como é o caso da NBR 5410, que versa sobre instalações elétricas industriais de baixa tensão.

Em conjunto com os robôs, dá para extinguir as situações de risco, para melhor produtividade nas fábricas e desempenho dos funcionários.

Vale dizer que a robótica também é capaz de proporcionar segurança contra interferências externas. Por exemplo, a proteção do perímetro limitado e barrar a entrada de pessoas não autorizadas, através de um controle de acesso biométrico.

Tanto que algumas soluções de automação são especialmente voltadas para segurança, como a instalação de câmeras, sensores e dispositivos de prevenção e combate a incêndio.

2 - Redução de custos

Muitas pessoas acreditam que o investimento em equipamentos robotizados e de automação é alto e, por conta disso, demoram para implementar as melhorias em suas fábricas. 

Mas o retorno sobre investimento (ROI) é bastante proveitoso, visto que a tecnologia é capaz de diminuir os gastos a médio e longo prazo.

Uma fábrica de mangueiras, por exemplo, pode ter uma automação para diminuir o desperdício de matéria-prima e, assim, aproveitar o máximo dos recursos. Ou seja, produz-se mais, com menor custo.

Além disso, a automação industrial e a robótico podem agendar manutenções preventivas e outros cuidados com os equipamentos, aumentando a vida útil das máquinas. 

Dessa forma, tem-se uma redução nos investimentos com máquinas novas, o que é ótimo para a receita das indústrias.

3 - Aumento da produtividade

Um dos principais objetivos da aplicação da robótica na automação industrial é justamente o aumento da produtividade, sendo possível garantir agilidade às atividades mecânicas e, ao mesmo tempo, aumentar a qualidade.

Além do mais, a robótica também permite a execução de tarefas mecânicas de um modo muito mais preciso, evitando a ocorrência de erros que, geralmente, são causados por falhas humanas.

A programação das máquinas robóticas também pode ser feita conforme às necessidades de cada produção. Com isso, tem-se umas peças com alto nível de detalhamento e qualidade, o que afeta positivamente os lucros.

Devido à repetibilidade da automação, o robô irá realizar exatamente o mesmo movimento, garantindo a padronização da produção, aumentando a fabricação em série.

Conclusão

A automação industrial caminha a passos largos nos dias de hoje, por conta do avanço da tecnologia e do aprimoramento técnico de equipamentos. 

A partir de 1954, com o surgimentos dos primeiros robôs, foi possível integrar ainda mais os meios automatizados nos processos de produção, tornando as fábricas inteligentes.

Como consequência, houve uma significativa redução de custos nas atividades produtivas, bem como aumento da qualidade, o que impactou positivamente as indústrias, com maior lucratividade e desempenho.

A robótica também foi capaz de melhorar a segurança, permitindo a realização de tarefas de risco por máquinas, protegendo os colaboradores e melhorando o ambiente de trabalho.

Com todas essas vantagens, é cada vez mais comum o investimento em automação industrial aliado à robótica, promovendo trabalhos de alta qualidade.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comentarios

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 8 a 15 de julho

  • COROA -8 a 15 de julho

      (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) Este é um período de decisões importantes onde você coloca fim a todas as dúvidas anteriores, começa a focar mais em seus objetivos e vai à luta com mais entusiasmo, pois enfim depois de uma semana de difíceis situações chegou a hora de aproveitar melhor os novos caminhos que estão surgindo. No amor a alegria toma conta do seu relacionamento deixando tudo na mais perfeita paz, os dias que se seguem serão proveitosos em todos os sentidos.

  • CANDEIAS - 8 a 15 de julho

      (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO)  Bom momento para cuidar da sua saúde , pois o estado emocional pode ficar um pouco abalado esta semana devido a muitos assuntos pessoais, evite a rotina buscando diferentes situações que possam entreter você, é o que está faltando sim uma oportunidade para você se sentir melhor, expor seus pensamentos e até mesmo usar a sua criatividade. Infelizmente esta semana você vai estar dividido(a) entre o coração e a razão.

  • RODA - 8 a 15 de julho

     (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Uma fase de luz e raciocínio, momento de buscar a paz interior acima de tudo pois você precisa fazer mudanças em sua vida mas carrega muitas dúvidas sem eu coração. Chega uma hora em que é preciso decidir , tomar uma atitude para que a sua vida ande pois ficar na mesma situação por medo de arriscar, de sair da zona de conforto é um erro que compromete a sua evolução. Você precisa de uma resposta e a semana te trará a oportunidade de tê-la.

  • SINO - 8 a 15 de julho

     (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) Um período de muitas batalhas pessoais, apesar de inúmeras questões o seu coração precisa de uma resposta no amor, você ainda fica com algumas dúvidas pois não é fácil decidir a sua vida diante de tudo o que está te acontecendo, e as respostas estão surgindo em questões profissionais e tudo acontece de uma vez. É hora de colocar o pensamento no lugar, buscar na paz do raciocínio a melhor resposta para o momento e tudo o que for para o seu progresso deve ter prioridade no momento.

  • MOEDAS - 8 a 15 de julho

     (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) Uma fase de muitas lutas pessoais principalmente em questões amorosas pois você quer manter a paz acima de tudo e está enfrentando grandes lutas para conseguir alcançar seus objetivos. Com o passar dos dias tudo tende a ficar melhor só não se desespere diante das situações busque focar mais naquilo que realmente faça sentido para a sua vida. Em breve uma importante resposta em questão de novos aprendizados vai te trazer alegrias e entusiasmo.

  • ADAGA - 8 a 15 de julho

     (23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) Chegou a hora de progredir, de ir ao encontro de novas oportunidades, de virar o jogo diante das situações enfim a semana te traz importantes respostas que fazem mais sentido para os seus caminhos. No amor os dias que se seguem serão mais tranquilos e você consegue manter a paz para os seus caminhos deixando tudo na mais perfeita ordem entre você e a pessoa amada.Algumas questões particulares podem vir a te preocupar mas com o passar dos dias tudo pode ficar bem.

  • FERRADURA - 8 a 15 de julho

    (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) Fase de muita Fé e devoção, momento onde você busca a força interior em todos os sentidos, chegou a hora de refletir sobre a sua vida pessoal e ir em busca de todas as respostas para os seus caminhos. No amor uma nova resposta traz alegrias ao seu coração, você fica em paz depois de uma conversa franca e objetiva. Fase de progresso em questões profissionais e financeiras , novas oportunidades podem surgir por estes dias.

  • TAÇA - 8 a 15 de julho

      (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) Dias de alegrias e muita paz, chegou o momento de refletir sobre a sua vida pessoal, manter o equilíbrio acima de tudo e viver os bons momentos fugindo de questões que só embaralharam seus bons pensamentos. No amor deixe tudo acontecer e o passar dos dias sempre trazem melhores respostas, não se desespere tente manter o mesmo pensamento de sempre, a fase começa a se tornar positiva a partir de agora, basta ter Fé e manter seus bons pensamentos.

  • CAPELA - 8 a 15 de julho

     (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Momentos de fé e devoção, você se entrega às preces e busca dias melhores em seus caminhos, deixando de lado certos medos buscando na força da fé os seus melhores objetivos. Os dias que se seguem serão bem agitados porém será preciso manter a ordem, ir em busca daquilo que realmente faça mais sentido para a sua vida, deixando de lado certas questões que só atrapalham os seus pensamentos. Pense em você e nos seus projetos, afaste-se de certas pessoas que atrapalham seus bons planos.

  • PUNHAL -8 a 15 de julho

     (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) Esta será uma semana de muitas certezas enfim você vai conseguir decidir de vez uma importante questão pessoal, vai colocar fim às dúvidas que tanto te atrapalhavam e segue com mais entusiasmo diante das questões profissionais. No amor devido a certos imprevistos você prefere seguir, deixar pra lá certas situações que só te aborreceram e resolve recomeçar colocando certos pontos finais em problemas anteriores buscando a paz para o relacionamento.

  • ESTRELA - 8 a 15 de julho

      (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) Uma fase de luz e alegrias enfim a semana te traz a paz desejada, depois de um período de muitas lutas chegou a hora de ficar bem, ter uma trégua diante das situações acalmando assim seus pensamentos e sentimentos. A resposta ideal vem esta semana, o seu coração se alegra diante das situações e você segue com mais entusiasmo e deposita toda a confiança em seus novos projetos trabalhistas e também fica em paz com a pessoa amada.

  • MACHADO - 8 a 15 de julho

     (22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) Uma fase de luz e alegrias, de respostas favoráveis onde você consegue ficar bem, a semana promete ser de muita luz e muita paz interior, mesmo com tantos trabalhos pessoais tudo tende a acontecer de uma maneira favorável em seus caminhos. No amor depois de uma fase de muitas dúvidas as respostas começam a chegar de maneira positiva em seus caminhos, apenas deixe tudo acontecer o destino se encarrega de trazer as respostas certas pra você.