Saiba como investir no maquinário do seu negócio | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Saiba como investir no maquinário do seu negócio

De tudo um pouco

De tudo um pouco

Na coluna De tudo um pouco, você encontra de viagens e tecnologia até moda e saúde. Mantenha-se informado com matérias das mais diferentes temáticas, com qualidade e um jornalismo informativo e 100% voltado para você.

As ferramentas, os equipamentos, máquinas e os sistemas de automação fazem parte do conjunto de maquinário dos empreendimentos, sendo extremamente importante para a facilitação de tarefas em vários ramos, como construção civil, indústria e comércios.

Desde a Primeira Revolução Industrial na Inglaterra, no final do século XVIII e início do século XIX, a introdução da máquina a vapor transformou as rotinas produtivas, principalmente as indústrias têxtil e locomotiva, substituindo o trabalho artesanal pela manufatura em larga escala.

Com o passar dos anos e o aprimoramento técnico, assistimos o incremento do maquinário, com as linhas de montagem para a produção em série, aspectos do fordismo, durante a Segunda Revolução Industrial. 

Nesse sentido, não somente a produtividade foi modificada, mas também a própria economia, com o barateamento de produtos e as mudanças nas formas de consumo.

Durante a Terceira e Quarta Revolução Industrial, o maquinário se aprimorou ainda mais, com serviços de usinagem CNC(Comando Numérico Computadorizado), o uso de computadores e redes inteligentes que promoveram a integração das máquinas.

Hoje em dia, as máquinas e equipamentos possuem conexão direta à internet, além de muitos softwares de Inteligência Artificial, bem como a introdução da robótica, elementos que transformaram completamente as rotinas de produção.

Atualmente, percebe-se que a tecnologia dos maquinários é capaz não só de reduzir custos e aumentar a qualidade, mas também contribuir com o desenvolvimento sustentável, diminuir os riscos no ambiente de trabalho e oferecer garantias nunca antes imaginadas para os clientes.

Diante disso, é importante saber como investir no maquinário do seu negócio, para aproveitar todas essas vantagens e acompanhar as tendências, transformações e mudanças no mercado.

Acompanhe o artigo abaixo e aprenda a escolher o maquinário ideal para a sua empresa.

Mas por qual motivo devo investir em um maquinário?

Investir em um maquinário é fundamental para o desenvolvimento do seu negócio, independentemente do setor de atuação. 

Por exemplo, uma construtora depende de uma caçamba basculantepara armazenar os resíduos sólidos e encaminhá-los corretamente, assim como uma indústria necessita de máquinas e equipamentos para a fabricação dos produtos.

Ou seja, um maquinário adequado é capaz de oferecer muitos benefícios para sua empresa, tais como:

De acordo com uma pesquisa realizada na Universidade de Oxford, referente ao percentual do PIB investido em ferramentaria, equipamentos e máquinas, há um aumento de 0,3% no Produto Interno Bruto anualmente, o que representa um retorno de 30% dos investimentos em maquinário.

Isso representa muito mais do que qualquer aumento associado a demais investimentos e inovações. Muito disso, deve-se à relação direta de que bons maquinários proporcionam crescimentos mais rápidos.

Portanto, ter uma máquina CNC, uma ferramenta, ou um equipamento adaptado para as suas necessidades é algo obrigatório para os empreendimentos que desejam se destacar no mercado e obter sucesso.

5 dicas para investir em um maquinário adequado

Entretanto, ao mesmo tempo em que o investimento em máquinas e equipamentos pode beneficiar o seu negócio, uma aquisição mal planejada pode prejudicar e atrapalhar o crescimento da empresa. 

Por isso, é imprescindível ter um projeto muito bem organizado, antes de tomar qualquer decisão.

Abaixo, separamos algumas dicas para te ajudar a investir em um maquinário adequado para o seu empreendimento. Confira!

1 - Identifique as reais necessidades do seu negócio

O primeiro passo é identificar as reais necessidades do seu negócio para definir os objetivos do investimento. 

Ou seja, se a intenção é ter um local de trabalho mais organizado e limpo, para melhorar a otimização do espaço e a produtividade, pode ser interessante ter um coletor de pó para lixadeira.

Por isso, vale a pena perceber o porquê do investimento e saber como as máquinas irão ajudar a sua empresa a ser mais bem sucedida no mercado. Além disso, é importante ter conhecimento do capital disponível para investir.

As necessidades precisam ser vistas de uma maneira mais abrangente. Até porque investir em um maquinário apenas com objetivos a curto prazo pode não ser a melhor opção.

Por exemplo, se há a necessidade de mover algum equipamento, de maneira esporádica, o aluguel de munck pode ser muito mais viável que a compra do maquinário. Sendo assim, verifique as necessidades e faça um planejamento antecipado do seu investimento.

2 - Busque ajuda de especialistas

Uma das dúvidas mais comuns é escolher quais são as máquinas certas. Essa decisão é bastante complexa e, geralmente, não é feita somente por uma pessoa. 

Por isso, recomenda-se buscar por opiniões de especialistas, em especial quando não temos muito conhecimento sobre os principais equipamentos.

Desse modo, o especialista irá realizar uma análise profunda das atividades da sua empresa e decidir qual é a solução mais adequada para o seu negócio. 

No caso de transporte de máquinas, por exemplo, é recomendável ter muncks e equipamentos capazes de suportar grandes pesos.

Além disso, fatores como o volume de produção, a estrutura das instalações físicas, quantidades de funcionários, variedade de produtos e recursos disponíveis também entram na análise dos especialistas.

3 - Faça a manutenção das máquinas

Muitas vezes, não é necessário investir em um maquinário totalmente novo, sendo possível recuperar os equipamentos com processos de manutenção de máquinas industriais

Dessa forma, o seu negócio irá economizar bastante e, ao mesmo tempo, ter um bom rendimento e ótimas vantagens.

Aliás, as manutenções preventivas são fundamentais para assegurar a qualidade de funcionamento das máquinas e, ao mesmo tempo, contribuir para evitar o consumo exagerado de energia elétrica (o que ocorre em equipamentos com falhas).

A manutenção de redutores é um dos procedimentos mais importantes nas indústrias, visto que esses dispositivos são responsáveis por diminuir a velocidade de rotação dos acionadores, garantindo o completo funcionamento de máquinas industriais, como pontes rolantes, escadas, guindastes, entre outros.

4 - Vá além dos preços

Hoje em dia, é muito fácil encontrar todo tipo de informação, especialmente na internet. Por isso, não economize energias na hora de pesquisar o melhor orçamento para o seu maquinário e constatar as opções disponíveis.

Uma dica é acompanhar o site das empresas, as redes sociais e até mesmo entrar em contato com os vendedores, na intenção de negociar possíveis descontos ou pacotes.

Além disso, vale a pena visitar feiras de equipamentos e passar um tempo avaliando as máquinas de perto. Isso ajuda na hora de comparar a funcionalidade do maquinário com as reais necessidades da sua empresa.

Nunca deixe o preço ditar com quem fechar negócio. Afinal de contas, nem sempre a máquina mais cara tem a melhor qualidade, ou a mais barata, a pior. Conheça mais sobre as marcas de equipamentos e pesquise também pela reputação e opinião dos clientes.

5 - Conheça as opções de investimento

Existem alguns órgãos brasileiros que ajudam os empreendedores na realização de investimentos a longo prazo, diante de algumas condições especiais. 

Para a aquisição de maquinário, o programa de crédito mais indicado é o Finame, criado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social).

A linha financia a compra de equipamentos de fabricação nacional, desde que estejam cadastrados no banco de dados. 

O Finame também é oferecido por bancos privados, em condições semelhantes ao BNDES, permitindo que o empreendedor faça compra diretamente pela internet, com fornecedores credenciados.

É importante verificar a estimativa do volume de produção da máquina (normalmente, a maioria dos fabricantes fornece essa informação), bem com o tempo de retorno do investimento, com base no preço de suas mercadorias e quantidade de produção.

Desse modo, é possível ter uma visão mais clara de quanto é preciso para ter um bom ROI (Retorno sobre Investimento), mesmo que a longo prazo.

Conclusão

O planejamento é fundamental para o investimento adequado em máquinas, mas é preciso agir também. Afinal de contas, para concretizar o seu projeto, é necessário fazer as pesquisas necessárias e partir para a ação.

Mesmo assim, não é um processo simples - até porque é um investimento a longo prazo, que exige uma visão mais ampla do negócio, da produtividade e das perspectivas de crescimento da empresa.

Além do mais, após fazer o investimento no maquinário, é preciso focar em um treinamento da equipe, para usar os equipamentos corretamente. 

A aplicação correta das funcionalidades de cada máquina é essencial para a qualidade das tarefas e na garantia final dos produtos.

Portanto, o empreendedor que faz a aquisição de maquinário precisa estar consciente desse período de aprendizado de seus colaboradores, para ter a certeza de que os equipamentos serão usados adequadamente.

Caso contrário, é possível ter grandes prejuízos, ao invés de benefícios. Sendo assim, considere o treinamento como parte do seu planejamento para investir.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comentarios

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - De 25 de junho a 1° de julho

  • COROA - 25 de junho a 1° de julho

    (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) - Os dias que se seguem serão de bons planos pessoais e voltados aos estudos e aprendizados, você quer o progresso e começa a somar os seus objetivos, raciocina diante das situações e busca novas respostas em seus caminhos. No amor o jogo será duro por estes dias, não será fácil lidar com as indecisões da pessoa amada, procure acalmar-se diante de tudo e deixe que o tempo se encarrega de mudar o que for preciso.

  • CANDEIAS - 25 de junho a 1° de julho

    (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) - Momento de luz e novidades ,fase de determinação e fé. Você muda o que for preciso e segue com mais decisões e acordos que favorecem o lado trabalhista. Muitas mudanças acontecem sim mas são para melhor, e até mesmo questões que antes te traziam muitas dúvidas nessa semana tudo se esclarece e você consegue dar importantes passos ao progresso pessoal.Questões familiares são resolvidas e no amor a paz reina esta semana.

  • RODA - 25 de junho a 1° de julho

    (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) - Dias de luz e alegrias, momento de paz e determinação, fase favorável para a sua criatividade e o destino avisa que é hora de explorar seus conhecimentos e focar em dias melhores buscando a paz interior acima de tudo. No amor uma nova luz traz a paz para o seu coração, você busca o equilíbrio diante das situações e procura entender a pessoa amada. Não se deixe levar pelo medo ou ansiedade, tudo ficará bem dentro de alguns dias.

  • SINO - 25 de junho a 1° de julho

    (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) - Com o tempo tudo começa a se resolver, você consegue esclarecer os assuntos e o que antes era complicado ganha uma nova resposta. Não é fácil lidar com algumas situações porém você pode vencer os seus medos encarando as situações. Agora é o momento de reorganizar a sua vida e transformar os seus dias em situações melhores. No amor evite complicar os seus caminhos, tente entender a pessoa amada e fuja de complicações.

  • MOEDAS - 25 de junho a 1° de julho

    (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) - Não se deixe levar pelo momento, existe uma luz alternativa em seus caminhos, procure focar em seus objetivos e acalme o seu coração. Com o passar dos dias tudo será esclarecido e você volta a ganhar a confiança de sempre. Conquiste o seu espaço com garra e determinação pois a sua capacidade permite isso, mas é preciso se desapegar de certas situações e focar em seus objetivos maiores buscando a luz e a espiritualidade.

  • ADAGA - 25 de junho a 1° de julho

    ( 23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) - Fase de respostas positivas, de questões familiares favoráveis e muitos esclarecimentos, momento de desapego de certas questões, você volta a acreditar na sua capacidade e busca dias melhores em todos os sentidos. Mudanças acontecem no meio do caminho e você encontra a paz interior. No amor é hora de tomar uma decisão mais favorável, os dias se passam rapidamente e demorar pode atrasar a sua sorte nessa questão.

  • FERRADURA - 25 de junho a 1° de julho

    (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) - Chegou  a hora de avaliar todas as questões, de mudar o que for preciso e seguir com fé e entusiasmo diante das situações. Vire a página, busque na sua fé as suas respostas, muitas vezes você encontrou dias melhores em seus caminhos quando se dedicou mais ao seu lado espiritual. Conquiste novamente o seu espaço, faça valer as suas palavras e tente reverter algumas situações. O seu destino pede progresso.

  • TAÇA - 25 de junho a 1° de julho

    (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) - Uma nova luz favorece o seu astral e você começa a tomar importantes decisões em seus caminhos. Controle os seus impulsos, vá ao encontro da luz e da determinação, nunca se deixe levar pela indecisão, pelos imprevistos busque sempre manter o seu foco, fazer com que tudo possa ser diferente em seus caminhos. Conquiste a sua paz novamente, você é capaz de mudar o que for preciso, é capaz de renovar os seus planos.

  • CAPELA - 25 de junho a 1° de julho

      (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) - Refaça os seus planos, invista em seu potencial, os dias que se seguem pedem mais determinação de sua parte, então é preciso fortalecer os seus caminhos, colocar em ordem os seus objetivos, favorecer o seu astral buscando a luz de sua espiritualidade. No amor uma nova resposta favorece os seus dias porém será necessário entender a pessoa amada, saber lidar com tudo de maneira positiva sem se prender a certas situações.

  • PUNHAL - 25 de junho a 1° de julho

    (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) - Momento de reorganização pessoal, você começa a pesar os prós e os contras de todas as situações, busca o equilíbrio acima de tudo e quer uma nova oportunidade nas questões profissionais. Bom momento para voltar-se ao lado espiritual onde seus caminhos ganham forças pois a sua Fé somada ao seu talento transforma os seus dias. No amor uma nova luz surge e te deixa mais tranquilo(a) diante das situações.

  • ESTRELA - 25 de junho a 1° de julho

    (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) - Fase de renovação e muita Fé, momento de luz e novidades que transformam os seus dias, infelizmente algumas mudanças mexeram um pouco com o seu astral, mas com o passar dos dias tudo volta ao normal. A sua capacidade de se reorganizar diante dos fatos mais uma vez te surpreenderá. Só tome cuidado para não misturar os setores da sua vida. Busque a paz em questões familiares, evite opinar em assuntos polêmicos.

  • MACHADO - 25 de junho a 1° de julho

    ( 22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) - Fase de boas decisões, de momentos de otimismo e muita fé, você se depara com questões que favorecem o seu coração, muda o que for preciso e encara uma nova jornada com mais equilíbrio e força. No amor uma nova resposta alegra o seu coração, te enche de esperança e otimismo. Os dias que se seguem serão marcados por novas respostas e também muito foco em seus objetivos, você conseguirá dar a volta por cima diante de uma importante questão.