Como aumentar seus leads com ações de marketing digital | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Como aumentar seus leads com ações de marketing digital

De tudo um pouco

De tudo um pouco

Na coluna De tudo um pouco, você encontra de viagens e tecnologia até moda e saúde. Mantenha-se informado com matérias das mais diferentes temáticas, com qualidade e um jornalismo informativo e 100% voltado para você.

Os leads são muito importantes para as empresas, que buscam incansavelmente aumentar o número de potenciais clientes que possuem.

Principalmente quando se trata de estratégias digitais, aliás, essa palavra sempre aparece, geralmente em torno de contextos como “gerar leads” ou “nutrir leads”, ou, ainda, “converter leads em clientes”.

São pautas tão importantes que as empresas estão cada vez mais atentas a elas, e as que não estão, precisam começar a fazer isso o quanto antes.

Lead é um termo que aparece sempre relacionado a um conceito muito importante para o Marketing Digital: o Inbound Marketing. Mas isso não é mera coincidência, uma vez que um lead só aparece por meio do marketing de atração.

Ele está distribuído pelas etapas do funil de vendas, e deve ser trabalhado do jeito certo para que se torne um cliente e aumente o faturamento dos negócios. Só que, para chegar até essa etapa, é preciso um trabalho bem-feito e com as estratégias corretas.

O primeiro passo é gerar os leads, mas, antes disso, é necessário entender qual é a importância dele para o marketing digital. É sobre isso que vamos falar, também dando algumas dicas para conquistar mais leads.

O que é lead?

Lead é uma pessoa que, em algum momento, demonstrou interesse pelo produto ou serviço de uma empresa. 

A partir disso, ela passa a ser vista como potencial cliente, portanto, lead é uma pessoa que tem chances de se tornar cliente, de fazer negócio.

Ela surge a partir de seu primeiro contato para saber informações a respeito de um produto ou serviço. Um exemplo é quando um usuário preenche um formulário para receber um e-book sobre rótulos personalizados.

Esta ação transformou um simples visitante de uma página em alguém com potencial para se tornar cliente. Dessa maneira, também podemos chamar de lead aquele visitante que realizou alguma ação dentro de um site ou blog de uma marca.

A importância do lead para o Marketing Digital

A partir do momento em que uma pessoa aceita fornecer alguns dados simples, como nome e e-mail, em troca de um material, ela se torna um contato valioso para aquela organização. Ela sinalizou que os conteúdos daquela empresa são valiosos para ela.

A partir disso, a marca deve intensificar essa relação, oferecendo mais conteúdos de qualidade, até que ele se convença e feche negócio. Mas veja bem, estes conteúdos não têm o intuito de empurrar algo para o lead, mas sim de trazer soluções para ele.

Em outras palavras, são conteúdos que potencializam as chances do lead fazer negócio, pois está lidando com alguém que se predispôs a ouvir a proposta. É isso que viabiliza a conversão e aumenta suas taxas.

Para conquistar leads, uma empresa de irrigação automática, por exemplo, precisa atrair o visitante até sua página e ajudá-lo de alguma maneira. É isso o que vai estabelecer uma relação de confiança com alguém que demonstrou interesse.

Com o passar do tempo a empresa vai nutrindo esse relacionamento, aumentando as chances de compra em médio e longo prazo.

Tipos de lead

Existem várias classificações e tipos de leads. Isso é algo que depende de uma empresa para outra. 

Dentre as principais características temos:

Information-Qualified Leads (IQLs)

Na fase inicial de sua classificação, um lead é considerado um IQL, porque ainda não possui informações suficientes para permanecer no funil de vendas.

São pessoas que não sabem muito sobre a empresa, sendo necessário nutri-las para se tornarem leads qualificados. 

Ou seja, se o lead quer saber mais sobreengrenagem helicoidal, a empresa deve oferecer conteúdos que esclareçam o assunto.

Marketing-Qualified Leads (MQLs)

Depois de nutrir os leads, ou seja, de oferecer conteúdos de qualidade para que se informem mais a respeito da empresa, seus produtos e serviços, aqueles que permanecem interessados são chamados de leads qualificados.

Pessoas que continuam demonstrando algum tipo de interesse, mas que ainda não estão prontas para comprar. 

Isso porque eles ainda precisam de informações adicionais e de certa assistência em marketing e vendas para tomar uma decisão.

São chamados de leads quentes e estão muito mais próximos de passar para a próxima etapa do funil de vendas.

Leads Qualificados em Vendas (SQLs)

Lead qualificado para venda é aquele que demonstra interesse imediato na compra denobreak industrial ou qualquer outro produto ou serviço. Ele pode ser considerado um prospect, que está prestes a se tornar um cliente.

O time de vendas já o analisou e qualificou para saber se ele está apto para se tornar cliente, portanto, a equipe de marketing já não precisa mais trabalhar com ele.

Dicas de ações para aumentar o número de leads

Aumentar o número de leads pode ser mais simples do que muitas empresas imaginam. Para isso, é necessário conhecer bem as estratégias e também o público-alvo.

É importante lembrar que todo empreendimento precisa aumentar a sua base de leads, pois estes são futuros clientes da empresa. São vendas que vão sustentar o negócio, pois é importante captar pessoas que queiram comprar.

Apesar de usar metodologias simples, algumas organizações ainda têm dúvidas sobre como fazer isso. 

Dentre as principais ações estão:

1 - Redes Sociais

As redes sociais concentram um grande número de pessoas interessadas em todo tipo de produto ou serviço, desde viga de madeira até peças para veículos.

Sendo assim, é importante que as empresas estejam presentes nas plataformas, pois elas ajudam a prospectar clientes, ou seja, atrair leads. 

Para isso, algumas ações são necessárias, como:

Para qualquer ação em Marketing Digital, é importante que a empresa saiba quem é a sua persona, ou seja, qual o perfil de cliente ideal.

Também é importante trabalhar em plataformas que o seu público-alvo está. Existem várias redes sociais, então as empresas devem estar naquelas onde o seu tipo de público costuma frequentar.

Depois disso, é importante gerar conteúdo e aproveitar as possibilidades que essas plataformas oferecem, como a divulgação de processador de alimentos profissional e outros produtos e serviços.  

2 - Produção de conteúdo

Além das redes sociais, as marcas podem usar outros canais para divulgar seus conteúdos, tais como blogs e sites. Independentemente de qual seja o canal, é imprescindível que esses conteúdos tenham qualidade.

Somente dessa forma é possível aumentar o número de leads, uma vez que os consumidores valorizam cada vez mais a informação.

Antes de fechar negócio, as pessoas querem saber mais informações a respeito de seus problemas e quais são as melhores soluções. 

Quando a empresa consegue entregar valor, ela melhora sua reputação e conquista confiança.

Por isso que quando o objetivo de uma empresa de manutenção de redutores é aumentar leads, ela precisa investir em conteúdo relevante.

Os sites, blogs e os perfis nas redes sociais devem ser recheados de materiais exclusivos, com informações valiosas, que esclareçam as dúvidas e demonstrem que a intenção da empresa não é apenas vender, mas ajudar de alguma maneira.

Esses materiais podem assumir diferentes formatos, como vídeos, planilhas, webinars, e-books e muitos outros.

3 - Formulários

Aumentar o número de leads de uma empresa também está relacionado aos cuidados na criação dos formulários que captarão os dados do potencial cliente. Pois se trata da transição que transforma um visitante em lead.

Quando o usuário chega a página do formulário, não quer algo muito longo e maçante. Portanto, ele não pode pedir muitas informações, somente dados básicos, como nome e e-mail.

4 - CTA

O CTA também é um elemento crucial para aumentar o número de leads, portanto, umaempresa de pintura predial deve se lembrar que se trata de algo mais visual do que textual, além de que o objetivo é fazer o visitante realizar uma ação.

O CTA deve estar localizado em uma parte estratégica da página, com cores que se destaquem e ajudem a converter. 

Também devem ser usados verbos de ação, como “Baixe agora mesmo”, “Clique aqui”, etc.

Conclusão

Os leads são parte fundamental das estratégias em Marketing Digital das empresas, pois é por meio deles que os negócios conseguem atrair mais clientes interessados, bem como aumentar o número de vendas.

Só que a concorrência na internet é muito grande, devido ao fato de hoje ser o principal canal de comunicação entre pessoas e empresas. Então, é aqui que entra a importância de saber gerar leads e vencer a concorrência.

Por meio de conteúdos valiosos e criativos, além do uso de algumas outras estratégias, é possível atrair a atenção de visitantes e transformá-los em potenciais clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comentarios

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 8 a 15 de julho

  • COROA -8 a 15 de julho

      (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) Este é um período de decisões importantes onde você coloca fim a todas as dúvidas anteriores, começa a focar mais em seus objetivos e vai à luta com mais entusiasmo, pois enfim depois de uma semana de difíceis situações chegou a hora de aproveitar melhor os novos caminhos que estão surgindo. No amor a alegria toma conta do seu relacionamento deixando tudo na mais perfeita paz, os dias que se seguem serão proveitosos em todos os sentidos.

  • CANDEIAS - 8 a 15 de julho

      (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO)  Bom momento para cuidar da sua saúde , pois o estado emocional pode ficar um pouco abalado esta semana devido a muitos assuntos pessoais, evite a rotina buscando diferentes situações que possam entreter você, é o que está faltando sim uma oportunidade para você se sentir melhor, expor seus pensamentos e até mesmo usar a sua criatividade. Infelizmente esta semana você vai estar dividido(a) entre o coração e a razão.

  • RODA - 8 a 15 de julho

     (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Uma fase de luz e raciocínio, momento de buscar a paz interior acima de tudo pois você precisa fazer mudanças em sua vida mas carrega muitas dúvidas sem eu coração. Chega uma hora em que é preciso decidir , tomar uma atitude para que a sua vida ande pois ficar na mesma situação por medo de arriscar, de sair da zona de conforto é um erro que compromete a sua evolução. Você precisa de uma resposta e a semana te trará a oportunidade de tê-la.

  • SINO - 8 a 15 de julho

     (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) Um período de muitas batalhas pessoais, apesar de inúmeras questões o seu coração precisa de uma resposta no amor, você ainda fica com algumas dúvidas pois não é fácil decidir a sua vida diante de tudo o que está te acontecendo, e as respostas estão surgindo em questões profissionais e tudo acontece de uma vez. É hora de colocar o pensamento no lugar, buscar na paz do raciocínio a melhor resposta para o momento e tudo o que for para o seu progresso deve ter prioridade no momento.

  • MOEDAS - 8 a 15 de julho

     (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) Uma fase de muitas lutas pessoais principalmente em questões amorosas pois você quer manter a paz acima de tudo e está enfrentando grandes lutas para conseguir alcançar seus objetivos. Com o passar dos dias tudo tende a ficar melhor só não se desespere diante das situações busque focar mais naquilo que realmente faça sentido para a sua vida. Em breve uma importante resposta em questão de novos aprendizados vai te trazer alegrias e entusiasmo.

  • ADAGA - 8 a 15 de julho

     (23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) Chegou a hora de progredir, de ir ao encontro de novas oportunidades, de virar o jogo diante das situações enfim a semana te traz importantes respostas que fazem mais sentido para os seus caminhos. No amor os dias que se seguem serão mais tranquilos e você consegue manter a paz para os seus caminhos deixando tudo na mais perfeita ordem entre você e a pessoa amada.Algumas questões particulares podem vir a te preocupar mas com o passar dos dias tudo pode ficar bem.

  • FERRADURA - 8 a 15 de julho

    (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) Fase de muita Fé e devoção, momento onde você busca a força interior em todos os sentidos, chegou a hora de refletir sobre a sua vida pessoal e ir em busca de todas as respostas para os seus caminhos. No amor uma nova resposta traz alegrias ao seu coração, você fica em paz depois de uma conversa franca e objetiva. Fase de progresso em questões profissionais e financeiras , novas oportunidades podem surgir por estes dias.

  • TAÇA - 8 a 15 de julho

      (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) Dias de alegrias e muita paz, chegou o momento de refletir sobre a sua vida pessoal, manter o equilíbrio acima de tudo e viver os bons momentos fugindo de questões que só embaralharam seus bons pensamentos. No amor deixe tudo acontecer e o passar dos dias sempre trazem melhores respostas, não se desespere tente manter o mesmo pensamento de sempre, a fase começa a se tornar positiva a partir de agora, basta ter Fé e manter seus bons pensamentos.

  • CAPELA - 8 a 15 de julho

     (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Momentos de fé e devoção, você se entrega às preces e busca dias melhores em seus caminhos, deixando de lado certos medos buscando na força da fé os seus melhores objetivos. Os dias que se seguem serão bem agitados porém será preciso manter a ordem, ir em busca daquilo que realmente faça mais sentido para a sua vida, deixando de lado certas questões que só atrapalham os seus pensamentos. Pense em você e nos seus projetos, afaste-se de certas pessoas que atrapalham seus bons planos.

  • PUNHAL -8 a 15 de julho

     (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) Esta será uma semana de muitas certezas enfim você vai conseguir decidir de vez uma importante questão pessoal, vai colocar fim às dúvidas que tanto te atrapalhavam e segue com mais entusiasmo diante das questões profissionais. No amor devido a certos imprevistos você prefere seguir, deixar pra lá certas situações que só te aborreceram e resolve recomeçar colocando certos pontos finais em problemas anteriores buscando a paz para o relacionamento.

  • ESTRELA - 8 a 15 de julho

      (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) Uma fase de luz e alegrias enfim a semana te traz a paz desejada, depois de um período de muitas lutas chegou a hora de ficar bem, ter uma trégua diante das situações acalmando assim seus pensamentos e sentimentos. A resposta ideal vem esta semana, o seu coração se alegra diante das situações e você segue com mais entusiasmo e deposita toda a confiança em seus novos projetos trabalhistas e também fica em paz com a pessoa amada.

  • MACHADO - 8 a 15 de julho

     (22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) Uma fase de luz e alegrias, de respostas favoráveis onde você consegue ficar bem, a semana promete ser de muita luz e muita paz interior, mesmo com tantos trabalhos pessoais tudo tende a acontecer de uma maneira favorável em seus caminhos. No amor depois de uma fase de muitas dúvidas as respostas começam a chegar de maneira positiva em seus caminhos, apenas deixe tudo acontecer o destino se encarrega de trazer as respostas certas pra você.