Como trabalhar a interação com o público durante o webinar | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Como trabalhar a interação com o público durante o webinar

De tudo um pouco

De tudo um pouco

Na coluna De tudo um pouco, você encontra de viagens e tecnologia até moda e saúde. Mantenha-se informado com matérias das mais diferentes temáticas, com qualidade e um jornalismo informativo e 100% voltado para você.

Se a sua empresa busca uma maneira eficiente de se comunicar com um grande número de pessoas ao mesmo tempo, promovendo uma palestra ou outro tipo de evento online, o webinar pode ser uma solução interessante.

Levando em consideração que a tecnologia é um elemento cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, e também dos estabelecimentos, torna-se fundamental encontrar maneiras de aproximar uma marca do seu público de modo simples e descomplicado.

Algumas ferramentas podem ser essenciais para isso, tal como o uso do e-mail marketing por um escritório de contabilidade, a disponibilidade de um chatbot no site de empresas de construção civil, o atendimento telefônico de uma clínica médica, etc.

Todas esses são canais de comunicação importantes com o público, podendo ser uma ótima oportunidade para transmitir informações e oferecer um suporte para os clientes. 

Nesse sentido, até mesmo as redes sociais hoje podem contribuir para que uma marca se relacione com os seus clientes. Mas nesses casos, a interação se torna limitada até certo ponto, já que todos esses contatos são sempre feitos de modo rápido e direto. 

Pode ser que a empresa queira passar um conteúdo importante para o seu público, que seria perfeitamente adaptável para uma palestra, por exemplo. Como não poderia deixar de ser, os clientes da marca podem estar distantes, em outras cidades ou até mesmo países.

Por isso, nesse cenário, entra a tecnologia e a sua aplicação em diversos elementos que facilitam o contato com as pessoas. Afinal, hoje é possível encontrar ferramentas eficientes de comunicação online, como é o caso do webinar. 

Isso quer dizer que se você estava se planejando para alugar um espaço, contratar uma equipe, providenciar alimentação e mais uma série de cuidados que devem ser tomados em um evento presencial, isso pode ser revisto e tornar a ocasião mais econômica e expansiva.

O webinar é uma excelente oportunidade para uma empresa se comunicar com os seus clientes e admiradores, por meio de uma transmissão online, que poderá ser vista em qualquer lugar do mundo, bastando que o espectador tenha acesso à internet. 

Dessa maneira, é possível que o estabelecimento se comunique de modo mais funcional e abrangente, podendo trazer resultados bastante positivos na interação com o seu público. 

Se você quer saber mais sobre o que é um webinar, sobre a importância da interação e como fazê-la com os espectadores, siga na leitura deste artigo e aposte no uso dessa ferramenta funcional.

O que é um webinar?

Quando uma empresa lança um novo modelo de compressor de ar industrial, ela precisará que o seu público saiba disso, utilizando elementos como anúncios ou pequenas propagandas para explicar sobre o produto.

Mas muitas vezes, é necessário que o cliente saiba o que é um compressor de ar e como ele pode ser aplicado nas mais diversas atividades dentro de uma indústria. Isso é o que se chama de educar os seus clientes, levando informações valiosas para ele. 

Como não poderia deixar de ser, transmitir esse conhecimento demanda tempo e exige uma ampla explicação, o que não é possível fazer apenas em uma mensagem de e-mail, por exemplo, já que a leitura do conteúdo poderia se tornar cansativa. 

Do mesmo modo, por telefone seria inviável, levando em conta que uma chamada é feita com um único cliente por vez. Por chatbot também seria uma tarefa difícil, pois a quantidade de mensagens enviadas seria enorme. 

Não à toa, surge uma solução eficiente no mercado, o webinar. Mas como ele funciona? É bastante simples: trata-se de um seminário realizado virtualmente, permitindo que várias pessoas assistam ao conteúdo abordado simultaneamente, onde quer que elas estejam.

O webinar, que também é chamado de webinário, funciona por meio de uma transmissão online, com recursos visuais e auditivos, onde o responsável por falar sobre revestimento em ACM, por exemplo, utiliza um computador, celular ou tablet para apresentar o assunto. 

Em comparação, é possível dizer que um webinar funciona tal como a programação da televisão, tendo seu conteúdo transmitido ao vivo, com tempo determinado, mas sendo exibido via internet e possibilitando uma interação mais direta com os espectadores. 

O webinar pode ter diferentes funções, podendo ser usado para fazer:

Nesse sentido, pensar no webinar como um formato de palestra virtual permite a comparação com uma presencial, de modo que se torna ainda mais fácil entendê-lo.

Do mesmo modo que o palestrante apresenta o seu conteúdo para uma grande quantidade de ouvintes em uma platéia, e abre um espaço no final da apresentação para responder dúvidas, o webinar é tudo isso feito de maneira online. 

Justamente porque ele é transmitido pela internet, possibilita que pessoas em qualquer lugar do mundo possam adquirir conhecimentos importantes, sobre como funciona e para que serve uma tradução juramentada, sem que elas precisem sair de casa.

A importância da interação com o público

Para criar uma identificação do público com a marca, é indispensável criar uma interação mais próxima com os espectadores. 

Ao apostar no webinar para promover a empresa, é possível desenvolver um contato com os potenciais clientes do estabelecimento, afinal eles estão dispostos a absorver o conteúdo que está sendo passado e a acompanhar mais de perto a sua atuação.

Assim, ao falar sobre um assunto de interesse geral e de fazer pesquisas de satisfação e do perfil dos clientes, a marca mostra o seu comprometimento com o público.

Disponibilizar ferramentas que permitam tirar dúvidas após a conclusão da apresentação por webinar é uma forma eficiente de promover a interação. 

Dessa maneira, além de demonstrar aos espectadores a disposição da sua loja de papel de parede em SP em tirar qualquer dúvida que surja, você também ganha a confiança dessas pessoas, e passa a ser uma referência para elas. 

Como desenvolver a interação pelo webinar

Para fazer um webinar, você precisará se conectar a uma plataforma especializada, criar a sua conta e agendar um dia e horário para a transmissão online. 

Depois, é necessário informar ao seu público sobre a apresentação que será realizada, para que eles possam se organizar e marcar presença.

Esse aviso pode ser feito via redes sociais, e-mail marketing, com uma publicação no seu site ou blog, etc. Qualquer meio de comunicação com o público é uma oportunidade para falar sobre o webinar. 

Ao emitir esse comunicado para os seus clientes, não deixe de ressaltar que será possível interagir com o apresentador do conteúdo ao final da apresentação, já que esse pode ser mais um estímulo para a participação das pessoas. 

Há várias maneiras de promover a interação no webinar, conforme veremos a seguir. 

Chat ao vivo

As plataformas desenvolvidas para webinar são compostas de diversas ferramentas, e o chat ao vivo é uma delas. 

Se durante uma apresentação sobre a importância de manter os equipamentos de segurança de uma empresa sempre em dia, um participante decidir perguntar sobre extintor de incêndio preço, ele poderá fazer isso no campo específico do chat.

Outros comentários também podem ser feitos no decorrer do webinar, de modo que o apresentador do conteúdo poderá interagir de maneira simples e rápida com os espectadores. 

Enquete ao vivo

Em um webinar existe a possibilidade inserir enquetes durante a transmissão, de modo que o responsável por abordar o conteúdo consiga ter uma melhor visão sobre as pessoas que estão acompanhando a apresentação. 

Esse tipo de ferramenta também ajuda a refletir e promover debates sobre um assunto, por exemplo o da criação de sistema para restaurante mais completo e eficaz.

Coletar dados

Se você precisa coletar os dados dos participantes do webinar, para enviar um material complementar ou mesmo para fazer uma pesquisa de satisfação posterior sobre o conteúdo que foi abordado, existe a possibilidade de inserir uma ferramenta para coleta de dados. 

Depois, é possível enviar informações pertinentes ao que foi apresentado, complementando o assunto para aqueles que estiveram presentes no evento online. 

Responder perguntas que ficaram pendentes

Se o tempo programado para a explicação sobre o funcionamento de aquecedores Campinas foi extrapolado, certamente algumas perguntas que foram enviadas para os participantes do webinar ficaram sem resposta.

Por isso, é interessante criar um conteúdo extra, seja um artigo ou um vídeo de perguntas e respostas, e enviar por e-mail para os espectadores, para que eles possam ter acesso a esse material. 

Pesquisas de opinião

Depois de um webinar concluído, você pode enviar uma pesquisa para os participantes, coletando informações sobre o que eles acharam da palestra e se possuem sugestões para os próximos eventos virtuais. 

Essa é uma forma eficaz de engajar o público, permitindo que ele interaja com a marca ao sugerir novas pautas, de modo que ele queira acompanhar mais de perto cada uma das apresentações online. 

O webinar é uma ferramenta de grande importância para que as empresas consigam se aproximar dos seus clientes e criem um relacionamento duradouro com eles. 

Por isso, não deixe de utilizá-lo no seu negócio para fortalecer a sua empresa e conquistar o seu público.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comentarios

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - De 25 de junho a 1° de julho

  • COROA - 25 de junho a 1° de julho

    (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) - Os dias que se seguem serão de bons planos pessoais e voltados aos estudos e aprendizados, você quer o progresso e começa a somar os seus objetivos, raciocina diante das situações e busca novas respostas em seus caminhos. No amor o jogo será duro por estes dias, não será fácil lidar com as indecisões da pessoa amada, procure acalmar-se diante de tudo e deixe que o tempo se encarrega de mudar o que for preciso.

  • CANDEIAS - 25 de junho a 1° de julho

    (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) - Momento de luz e novidades ,fase de determinação e fé. Você muda o que for preciso e segue com mais decisões e acordos que favorecem o lado trabalhista. Muitas mudanças acontecem sim mas são para melhor, e até mesmo questões que antes te traziam muitas dúvidas nessa semana tudo se esclarece e você consegue dar importantes passos ao progresso pessoal.Questões familiares são resolvidas e no amor a paz reina esta semana.

  • RODA - 25 de junho a 1° de julho

    (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) - Dias de luz e alegrias, momento de paz e determinação, fase favorável para a sua criatividade e o destino avisa que é hora de explorar seus conhecimentos e focar em dias melhores buscando a paz interior acima de tudo. No amor uma nova luz traz a paz para o seu coração, você busca o equilíbrio diante das situações e procura entender a pessoa amada. Não se deixe levar pelo medo ou ansiedade, tudo ficará bem dentro de alguns dias.

  • SINO - 25 de junho a 1° de julho

    (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) - Com o tempo tudo começa a se resolver, você consegue esclarecer os assuntos e o que antes era complicado ganha uma nova resposta. Não é fácil lidar com algumas situações porém você pode vencer os seus medos encarando as situações. Agora é o momento de reorganizar a sua vida e transformar os seus dias em situações melhores. No amor evite complicar os seus caminhos, tente entender a pessoa amada e fuja de complicações.

  • MOEDAS - 25 de junho a 1° de julho

    (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) - Não se deixe levar pelo momento, existe uma luz alternativa em seus caminhos, procure focar em seus objetivos e acalme o seu coração. Com o passar dos dias tudo será esclarecido e você volta a ganhar a confiança de sempre. Conquiste o seu espaço com garra e determinação pois a sua capacidade permite isso, mas é preciso se desapegar de certas situações e focar em seus objetivos maiores buscando a luz e a espiritualidade.

  • ADAGA - 25 de junho a 1° de julho

    ( 23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) - Fase de respostas positivas, de questões familiares favoráveis e muitos esclarecimentos, momento de desapego de certas questões, você volta a acreditar na sua capacidade e busca dias melhores em todos os sentidos. Mudanças acontecem no meio do caminho e você encontra a paz interior. No amor é hora de tomar uma decisão mais favorável, os dias se passam rapidamente e demorar pode atrasar a sua sorte nessa questão.

  • FERRADURA - 25 de junho a 1° de julho

    (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) - Chegou  a hora de avaliar todas as questões, de mudar o que for preciso e seguir com fé e entusiasmo diante das situações. Vire a página, busque na sua fé as suas respostas, muitas vezes você encontrou dias melhores em seus caminhos quando se dedicou mais ao seu lado espiritual. Conquiste novamente o seu espaço, faça valer as suas palavras e tente reverter algumas situações. O seu destino pede progresso.

  • TAÇA - 25 de junho a 1° de julho

    (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) - Uma nova luz favorece o seu astral e você começa a tomar importantes decisões em seus caminhos. Controle os seus impulsos, vá ao encontro da luz e da determinação, nunca se deixe levar pela indecisão, pelos imprevistos busque sempre manter o seu foco, fazer com que tudo possa ser diferente em seus caminhos. Conquiste a sua paz novamente, você é capaz de mudar o que for preciso, é capaz de renovar os seus planos.

  • CAPELA - 25 de junho a 1° de julho

      (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) - Refaça os seus planos, invista em seu potencial, os dias que se seguem pedem mais determinação de sua parte, então é preciso fortalecer os seus caminhos, colocar em ordem os seus objetivos, favorecer o seu astral buscando a luz de sua espiritualidade. No amor uma nova resposta favorece os seus dias porém será necessário entender a pessoa amada, saber lidar com tudo de maneira positiva sem se prender a certas situações.

  • PUNHAL - 25 de junho a 1° de julho

    (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) - Momento de reorganização pessoal, você começa a pesar os prós e os contras de todas as situações, busca o equilíbrio acima de tudo e quer uma nova oportunidade nas questões profissionais. Bom momento para voltar-se ao lado espiritual onde seus caminhos ganham forças pois a sua Fé somada ao seu talento transforma os seus dias. No amor uma nova luz surge e te deixa mais tranquilo(a) diante das situações.

  • ESTRELA - 25 de junho a 1° de julho

    (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) - Fase de renovação e muita Fé, momento de luz e novidades que transformam os seus dias, infelizmente algumas mudanças mexeram um pouco com o seu astral, mas com o passar dos dias tudo volta ao normal. A sua capacidade de se reorganizar diante dos fatos mais uma vez te surpreenderá. Só tome cuidado para não misturar os setores da sua vida. Busque a paz em questões familiares, evite opinar em assuntos polêmicos.

  • MACHADO - 25 de junho a 1° de julho

    ( 22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) - Fase de boas decisões, de momentos de otimismo e muita fé, você se depara com questões que favorecem o seu coração, muda o que for preciso e encara uma nova jornada com mais equilíbrio e força. No amor uma nova resposta alegra o seu coração, te enche de esperança e otimismo. Os dias que se seguem serão marcados por novas respostas e também muito foco em seus objetivos, você conseguirá dar a volta por cima diante de uma importante questão.