Roupas 3D: veja como a moda têm usado o ambiente digital para ganhar visibilidade | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Roupas 3D: veja como a moda têm usado o ambiente digital para ganhar visibilidade

De tudo um pouco

De tudo um pouco

Na coluna De tudo um pouco, você encontra de viagens e tecnologia até moda e saúde. Mantenha-se informado com matérias das mais diferentes temáticas, com qualidade e um jornalismo informativo e 100% voltado para você.

Sem dúvida, o vestuário feminino continua sendo o espaço no qual a moda ainda consegue refletir as principais mudanças, por ocupar a maior parcela e uma grande expressividade no mercado. Ao mesmo tempo, na última década, o guarda-roupa masculino se renovou de uma maneira brilhante por meio do trabalhado de grandes jovens designers. 


Nomes internacionais, como Alexander McQueen, são sinônimos de inovação nos desfiles e nas peças de roupa. Um dos mais belos exemplos dentro do trabalho do estilista foi o holograma 3D da modelo Kate Moss, exibido no final do seu desfile de Outono-Inverno em 2006. 


Ainda dentro do universo do estilista, seu último desfile, Plato's Atlantis, de 2010, foi um divisor de águas na utilização da tecnologia no design e na confecção de roupas, tanto na estrutura, quanto nas estampas. 


Outro exemplo que têm proporcionado novos ares na moda ao lado da tecnologia é a designer Iris Van Herpen. Utilizando materiais criados especialmente para suas coleções, ela se apropria de impressão 3D e formas de confecção totalmente manuais. 


Sem paciência de esperar que o mercado — que vêm sendo obrigado a se reinventar há algum tempo — indique um caminho, marcas e designers tomaram frente na busca por suas próprias soluções, principalmente, após a pandemia do novo coronavírus. 

Crise global 

A moda se deparou com diversas camadas de uma crise que vem se construindo ao longo dos anos. A tomada de consciência dos consumidores em relação ao fast fashion, o calendário sem fim de coleções e a busca por produtos com mais identidade está obrigando o mercado a rever sua cadeia de produção em todas as escalas. 


Falando em nomes internacionais, marcas como a Saint Laurent anunciou a saída das semanas de moda, no intuito de buscar uma maneira mais própria e possível de desfilar suas coleções. 

Moda e tecnologia 

Essas duas não são amigas de agora e já conseguiram atravessar novos caminhos para a visibilidade que vai além da roupa. 


No começo do ano, prestes a lançar seu novo álbum, a artista canadense Grimes anunciou a criação de um avatar, a WarNymph, que apareceria em seu lugar em entrevistas, vídeos, etc. 


Não demorou muito, a revista The Fade lançou uma edição em que a capa foi estampada pelo avatar, usando uma das peças de destaque do desfile da Balenciaga no fim de 2019. 


Ainda em 2019, a Louis Vuitton foi mais fundo: o designer Nicolas Ghesquière criou skins, espécie de roupa premium, para uma das personagens do jogo League Of Legends. A roupa nem sequer existiu na vida real, sendo produzida totalmente por meio de computação gráfica. 


Conhecida do público alternativo, a cantora Björk — que usa muitos modelos exclusivos da designer Iris Van Herpen — também ajudou a movimentar essa tendência. Como já era de se esperar, ela foi uma das primeiras, inclusive. 


Apostando em vídeos de realidade virtual, com direito a CGI avançados e roupas também desenhadas exclusivamente no ambiente digital, ela conseguiu dar outra dimensão para as pelas usadas em cada vídeo. 

Desfiles reformulados

Antes, lotados de fotógrafos, jornalistas, personalidades e fashionistas, os desfiles, agora, precisam ser repensados. Marcas como Balenciaga têm utilizado as redes sociais como propostas muito interessantes para exibir as coleções de uma maneira bastante criativa. 


Outro exemplo é a designer Anifa Mvuemba, que realizou um desfile com “modelos invisíveis” por meio de uma live no Instagram. As roupas foram desenvolvidas em 3D, como se ganhassem vida própria. 


Em 2015, um grupo de ativistas conseguiu projetar uma manifestação por meio de hologramas: uma multidão formada apenas por matéria luminosa, que foi capaz de chamar a devida atenção. 


O fato é que as tecnologias já existentes estão sendo usadas de maneiras muito criativas por parte dos designers e das equipes de marketing, sejam eles independentes ou agregados às maisons


Se a moda precisava de um motivo para fazer a tão esperada renovação, esse momento é agora e pode ser efetivo tanto economicamente, recuperando o mercado, quanto criativamente, oferecendo novas formas de aproximação com o público.

Comentarios

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - De 25 de junho a 1° de julho

  • COROA - 25 de junho a 1° de julho

    (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) - Os dias que se seguem serão de bons planos pessoais e voltados aos estudos e aprendizados, você quer o progresso e começa a somar os seus objetivos, raciocina diante das situações e busca novas respostas em seus caminhos. No amor o jogo será duro por estes dias, não será fácil lidar com as indecisões da pessoa amada, procure acalmar-se diante de tudo e deixe que o tempo se encarrega de mudar o que for preciso.

  • CANDEIAS - 25 de junho a 1° de julho

    (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) - Momento de luz e novidades ,fase de determinação e fé. Você muda o que for preciso e segue com mais decisões e acordos que favorecem o lado trabalhista. Muitas mudanças acontecem sim mas são para melhor, e até mesmo questões que antes te traziam muitas dúvidas nessa semana tudo se esclarece e você consegue dar importantes passos ao progresso pessoal.Questões familiares são resolvidas e no amor a paz reina esta semana.

  • RODA - 25 de junho a 1° de julho

    (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) - Dias de luz e alegrias, momento de paz e determinação, fase favorável para a sua criatividade e o destino avisa que é hora de explorar seus conhecimentos e focar em dias melhores buscando a paz interior acima de tudo. No amor uma nova luz traz a paz para o seu coração, você busca o equilíbrio diante das situações e procura entender a pessoa amada. Não se deixe levar pelo medo ou ansiedade, tudo ficará bem dentro de alguns dias.

  • SINO - 25 de junho a 1° de julho

    (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) - Com o tempo tudo começa a se resolver, você consegue esclarecer os assuntos e o que antes era complicado ganha uma nova resposta. Não é fácil lidar com algumas situações porém você pode vencer os seus medos encarando as situações. Agora é o momento de reorganizar a sua vida e transformar os seus dias em situações melhores. No amor evite complicar os seus caminhos, tente entender a pessoa amada e fuja de complicações.

  • MOEDAS - 25 de junho a 1° de julho

    (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) - Não se deixe levar pelo momento, existe uma luz alternativa em seus caminhos, procure focar em seus objetivos e acalme o seu coração. Com o passar dos dias tudo será esclarecido e você volta a ganhar a confiança de sempre. Conquiste o seu espaço com garra e determinação pois a sua capacidade permite isso, mas é preciso se desapegar de certas situações e focar em seus objetivos maiores buscando a luz e a espiritualidade.

  • ADAGA - 25 de junho a 1° de julho

    ( 23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) - Fase de respostas positivas, de questões familiares favoráveis e muitos esclarecimentos, momento de desapego de certas questões, você volta a acreditar na sua capacidade e busca dias melhores em todos os sentidos. Mudanças acontecem no meio do caminho e você encontra a paz interior. No amor é hora de tomar uma decisão mais favorável, os dias se passam rapidamente e demorar pode atrasar a sua sorte nessa questão.

  • FERRADURA - 25 de junho a 1° de julho

    (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) - Chegou  a hora de avaliar todas as questões, de mudar o que for preciso e seguir com fé e entusiasmo diante das situações. Vire a página, busque na sua fé as suas respostas, muitas vezes você encontrou dias melhores em seus caminhos quando se dedicou mais ao seu lado espiritual. Conquiste novamente o seu espaço, faça valer as suas palavras e tente reverter algumas situações. O seu destino pede progresso.

  • TAÇA - 25 de junho a 1° de julho

    (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) - Uma nova luz favorece o seu astral e você começa a tomar importantes decisões em seus caminhos. Controle os seus impulsos, vá ao encontro da luz e da determinação, nunca se deixe levar pela indecisão, pelos imprevistos busque sempre manter o seu foco, fazer com que tudo possa ser diferente em seus caminhos. Conquiste a sua paz novamente, você é capaz de mudar o que for preciso, é capaz de renovar os seus planos.

  • CAPELA - 25 de junho a 1° de julho

      (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) - Refaça os seus planos, invista em seu potencial, os dias que se seguem pedem mais determinação de sua parte, então é preciso fortalecer os seus caminhos, colocar em ordem os seus objetivos, favorecer o seu astral buscando a luz de sua espiritualidade. No amor uma nova resposta favorece os seus dias porém será necessário entender a pessoa amada, saber lidar com tudo de maneira positiva sem se prender a certas situações.

  • PUNHAL - 25 de junho a 1° de julho

    (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) - Momento de reorganização pessoal, você começa a pesar os prós e os contras de todas as situações, busca o equilíbrio acima de tudo e quer uma nova oportunidade nas questões profissionais. Bom momento para voltar-se ao lado espiritual onde seus caminhos ganham forças pois a sua Fé somada ao seu talento transforma os seus dias. No amor uma nova luz surge e te deixa mais tranquilo(a) diante das situações.

  • ESTRELA - 25 de junho a 1° de julho

    (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) - Fase de renovação e muita Fé, momento de luz e novidades que transformam os seus dias, infelizmente algumas mudanças mexeram um pouco com o seu astral, mas com o passar dos dias tudo volta ao normal. A sua capacidade de se reorganizar diante dos fatos mais uma vez te surpreenderá. Só tome cuidado para não misturar os setores da sua vida. Busque a paz em questões familiares, evite opinar em assuntos polêmicos.

  • MACHADO - 25 de junho a 1° de julho

    ( 22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) - Fase de boas decisões, de momentos de otimismo e muita fé, você se depara com questões que favorecem o seu coração, muda o que for preciso e encara uma nova jornada com mais equilíbrio e força. No amor uma nova resposta alegra o seu coração, te enche de esperança e otimismo. Os dias que se seguem serão marcados por novas respostas e também muito foco em seus objetivos, você conseguirá dar a volta por cima diante de uma importante questão.