Como o Uruguai se tornou um exemplo no combate ao coronavírus na América do Sul | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Como o Uruguai se tornou um exemplo no combate ao coronavírus na América do Sul

De tudo um pouco

De tudo um pouco

Na coluna De tudo um pouco, você encontra de viagens e tecnologia até moda e saúde. Mantenha-se informado com matérias das mais diferentes temáticas, com qualidade e um jornalismo informativo e 100% voltado para você.

A pandemia de COVID-19 atrapalhou o progresso econômico da maioria dos países e espalhou medo entre os cidadãos. Diversas nações se viram obrigadas a colocar a população dentro de casa, em confinamento social, para evitar a propagação do novo coronavírus e o colapso do sistema de saúde.

Algumas nações lidaram melhor do que outras com o problema, encontrando formas de proteger a economia e a população. É o caso do Uruguai, cujo presidente, Luis Lacalle Pou, assumiu o cargo no começo de março, há pouco mais de 10 dias do início das contaminações no país.

Até a primeira semana de junho, o país contabilizava 811 diagnósticos positivos, pouco mais de 20 mortos e 8 novos casos por dia, sendo considerado, pelo site Endcoronavirus.org, um dos locais que conseguiram vencer a pandemia — ou se encontram prestes a fazê-lo.

Atitudes diferentes

Para começar, o presidente não minimizou os impactos e o potencial da doença. Isso fez toda a diferença para que sua equipe de governo pudesse adotar estratégias que colocassem o país sob emergência sanitária e cuidados preventivos.

A quarentena, por exemplo, não foi obrigatória, apesar de as aulas terem sido suspensas e os eventos com aglomerações de pessoas forem proibidos. As pessoas receberam a recomendação de ficar em casa e manter o distanciamento social, obedecendo-as.

As fronteiras foram fechadas e os cidadãos testados. Para se ter ideia, estima-se que o Uruguai testou três vezes mais pessoas do que o Brasil, considerado um dos epicentros da doença no mundo.

A realização de testes em massa é importante para poder separar, ou mesmo isolar, os indivíduos que estiverem com o novo coronavírus do resto da comunidade, dificultando a disseminação da doença. Há muitas pessoas que testam positivo e são assintomáticas. Mesmo sem sentir nada, acabam espalhando a COVID-19.

Estabilidade econômica

A iniciativa privada foi incentivada e o presidente criou um seguro para ajudar os contribuintes que perderam o emprego ou que viram sua fonte de renda ser drasticamente reduzida por conta das medidas protetivas que a pandemia demandou. 

O salário dos servidores públicos e a pensão dos aposentados também sofreram reajustes para que todos pudessem receber uma renda honesta, sem onerar os cofres públicos de forma dramática.

Retomada gradativa

Com a situação da COVID-19 considerada controlada no país, algumas atividades passaram a ser retomadas aos poucos ao longo de todo o Uruguai. Escolas, escritórios e indústrias reabriram, enquanto algumas modalidades esportivas foram liberadas para serem praticadas ao ar livre. 

Os uruguaios colaboraram para que a situação fosse revertida rapidamente, mantendo o isolamento e as medidas de higiene recomendadas pelos órgãos de saúde. O cenário não foi negligenciado ou a doença subestimada. 

Não houve pressa para reabrir o comércio e o governo não sucumbiu à pressão dos empresários, ajudando a proteger os cidadãos e o sistema de saúde nacional.

O site Endcoronavirus.org destaca que manter as pessoas em lockdown pode prejudicar a economia, mas é a maneira mais eficaz de conter a disseminação da COVID-19. Os locais que afrouxaram a quarentena antes de atingir o ápice da doença pagaram um preço alto por isso. 

Milhares de vidas foram perdidas, casos de estresse e doenças mentais/emocionais aumentaram consideravelmente, houve sobrecarga dos sistemas de saúde e funerário e perdas econômicas ainda maiores do que se não houvesse o confinamento social.

Se o governo e os cidadãos não entram em consenso e agem conjuntamente, o controle da pandemia e as sequelas que ela traz só pioram dia após dia.

Comentarios

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - De 25 de junho a 1° de julho

  • COROA - 25 de junho a 1° de julho

    (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) - Os dias que se seguem serão de bons planos pessoais e voltados aos estudos e aprendizados, você quer o progresso e começa a somar os seus objetivos, raciocina diante das situações e busca novas respostas em seus caminhos. No amor o jogo será duro por estes dias, não será fácil lidar com as indecisões da pessoa amada, procure acalmar-se diante de tudo e deixe que o tempo se encarrega de mudar o que for preciso.

  • CANDEIAS - 25 de junho a 1° de julho

    (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) - Momento de luz e novidades ,fase de determinação e fé. Você muda o que for preciso e segue com mais decisões e acordos que favorecem o lado trabalhista. Muitas mudanças acontecem sim mas são para melhor, e até mesmo questões que antes te traziam muitas dúvidas nessa semana tudo se esclarece e você consegue dar importantes passos ao progresso pessoal.Questões familiares são resolvidas e no amor a paz reina esta semana.

  • RODA - 25 de junho a 1° de julho

    (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) - Dias de luz e alegrias, momento de paz e determinação, fase favorável para a sua criatividade e o destino avisa que é hora de explorar seus conhecimentos e focar em dias melhores buscando a paz interior acima de tudo. No amor uma nova luz traz a paz para o seu coração, você busca o equilíbrio diante das situações e procura entender a pessoa amada. Não se deixe levar pelo medo ou ansiedade, tudo ficará bem dentro de alguns dias.

  • SINO - 25 de junho a 1° de julho

    (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) - Com o tempo tudo começa a se resolver, você consegue esclarecer os assuntos e o que antes era complicado ganha uma nova resposta. Não é fácil lidar com algumas situações porém você pode vencer os seus medos encarando as situações. Agora é o momento de reorganizar a sua vida e transformar os seus dias em situações melhores. No amor evite complicar os seus caminhos, tente entender a pessoa amada e fuja de complicações.

  • MOEDAS - 25 de junho a 1° de julho

    (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) - Não se deixe levar pelo momento, existe uma luz alternativa em seus caminhos, procure focar em seus objetivos e acalme o seu coração. Com o passar dos dias tudo será esclarecido e você volta a ganhar a confiança de sempre. Conquiste o seu espaço com garra e determinação pois a sua capacidade permite isso, mas é preciso se desapegar de certas situações e focar em seus objetivos maiores buscando a luz e a espiritualidade.

  • ADAGA - 25 de junho a 1° de julho

    ( 23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) - Fase de respostas positivas, de questões familiares favoráveis e muitos esclarecimentos, momento de desapego de certas questões, você volta a acreditar na sua capacidade e busca dias melhores em todos os sentidos. Mudanças acontecem no meio do caminho e você encontra a paz interior. No amor é hora de tomar uma decisão mais favorável, os dias se passam rapidamente e demorar pode atrasar a sua sorte nessa questão.

  • FERRADURA - 25 de junho a 1° de julho

    (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) - Chegou  a hora de avaliar todas as questões, de mudar o que for preciso e seguir com fé e entusiasmo diante das situações. Vire a página, busque na sua fé as suas respostas, muitas vezes você encontrou dias melhores em seus caminhos quando se dedicou mais ao seu lado espiritual. Conquiste novamente o seu espaço, faça valer as suas palavras e tente reverter algumas situações. O seu destino pede progresso.

  • TAÇA - 25 de junho a 1° de julho

    (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) - Uma nova luz favorece o seu astral e você começa a tomar importantes decisões em seus caminhos. Controle os seus impulsos, vá ao encontro da luz e da determinação, nunca se deixe levar pela indecisão, pelos imprevistos busque sempre manter o seu foco, fazer com que tudo possa ser diferente em seus caminhos. Conquiste a sua paz novamente, você é capaz de mudar o que for preciso, é capaz de renovar os seus planos.

  • CAPELA - 25 de junho a 1° de julho

      (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) - Refaça os seus planos, invista em seu potencial, os dias que se seguem pedem mais determinação de sua parte, então é preciso fortalecer os seus caminhos, colocar em ordem os seus objetivos, favorecer o seu astral buscando a luz de sua espiritualidade. No amor uma nova resposta favorece os seus dias porém será necessário entender a pessoa amada, saber lidar com tudo de maneira positiva sem se prender a certas situações.

  • PUNHAL - 25 de junho a 1° de julho

    (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) - Momento de reorganização pessoal, você começa a pesar os prós e os contras de todas as situações, busca o equilíbrio acima de tudo e quer uma nova oportunidade nas questões profissionais. Bom momento para voltar-se ao lado espiritual onde seus caminhos ganham forças pois a sua Fé somada ao seu talento transforma os seus dias. No amor uma nova luz surge e te deixa mais tranquilo(a) diante das situações.

  • ESTRELA - 25 de junho a 1° de julho

    (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) - Fase de renovação e muita Fé, momento de luz e novidades que transformam os seus dias, infelizmente algumas mudanças mexeram um pouco com o seu astral, mas com o passar dos dias tudo volta ao normal. A sua capacidade de se reorganizar diante dos fatos mais uma vez te surpreenderá. Só tome cuidado para não misturar os setores da sua vida. Busque a paz em questões familiares, evite opinar em assuntos polêmicos.

  • MACHADO - 25 de junho a 1° de julho

    ( 22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) - Fase de boas decisões, de momentos de otimismo e muita fé, você se depara com questões que favorecem o seu coração, muda o que for preciso e encara uma nova jornada com mais equilíbrio e força. No amor uma nova resposta alegra o seu coração, te enche de esperança e otimismo. Os dias que se seguem serão marcados por novas respostas e também muito foco em seus objetivos, você conseguirá dar a volta por cima diante de uma importante questão.